sexta-feira, 9 de maio de 2014

[Resenha - Geração] Como Viver Eternamente

Postado por Ju às 21:30
Título: Como Viver Eternamente
Autora: Sally Nicholls
Tradução: Lidia Luther

"Meu nome é Sam. Tenho onze anos. Coleciono histórias e fatos fantásticos. Quando você estiver lendo isso, provavelmente já estarei morto.". Sam ama fatos. Ele é curioso sobre óvnis, filmes de terror, fantasmas, ciências e como é beijar uma garota. Como tem leucemia, quer saber fatos sobre a morte. Sam precisa de respostas das perguntas que ninguém quer responder. "Como Viver Eternamente", é o primeiro romance de uma extraordinária e talentosa jovem autora. Engraçado e honesto, este é um livro poderoso e comovente, que você não pode deixar de ler. A autora tem apenas 23 anos e embora seja seu primeiro livro, ele está sendo lançado em 19 países, dirigido a crianças, adolescentes e adultos.

Sam tem onze anos e é a terceira vez em sua curta vida em que precisa conviver com a leucemia. Ele sabe que vai morrer - seu médico já disse a ele e à família que sua expectativa de vida é de até um ano. Mas o garoto não se revolta, muito pelo contrário. Apesar de sentir uma necessidade enorme de ter respostas a algumas perguntas, decide viver sua vida da melhor maneira possível. E possui uma fé no futuro que falta a muita gente. Ele não fica preocupado, pois não encara a morte como um fim, mas como um recomeço. 

Não é que esteja com medo. Será apenas uma volta ao que era antes de alguém nascer e ninguém tem medo antes de nascer.

Sam tem aulas em casa três vezes por semana. Quando sua professora sugere que ele e o único outro aluno, Félix, escrevam sobre si mesmos, o garoto se empolga e decide escrever um livro, para contar a experiência que está vivendo.

Como Viver Eternamente é muito tocante. É impressionante a forma com que o Sam lida com sua doença. O mais perfeito é que não é como se ele fosse um adulto - as listas do garoto demonstram bem a fase em que ele está. É uma criança com desejos que nem acredita realmente que conseguirá realizar, alguém que ama completamente sua família e se preocupa com a dor que eles possam estar sentindo. Essa parte deve ser muito difícil, ter que lidar com toda a dor em volta de você, sem poder fazer nada para diminuí-la. 

Não que a família de Sam esteja lidando mal com a situação. Mas sempre é difícil ter que se despedir, e ele sente a tristeza deles às vezes. A narrativa da autora é super fluida e a gente se envolve na história sem nem perceber. Adorei que ela tenha dado à Bella, a irmã de oito anos do garoto, uma personalidade super geniosa, e o fato de ela se sentir injustiçada por ter que ir à escola ou por não ganhar presentes como o irmão, porque uma criança não conseguiria não prestar atenção em coisas assim. 

A diagramação está linda, tem detalhes muito bonitos, como desenhos feitos por Sam, seu pai e sua irmã (não é uma história real, ok, foram feitos por ilustradores), as listas do Sam como se tivessem sido escritas à mão, pequenos bilhetes com as perguntas que ninguém responde... A capa também está linda, a Geração se superou. =)

O principal assunto do livro não é a morte. É a vida e tudo o que ela pode oferecer. Não foi um livro que me deixou melancólica, foi um livro que me deu esperança, e também me mostrou um exemplo a ser seguido. Indico para leitores de qualquer idade.

Deus é como um grande médico. Faz as pessoas ficarem doentes só para depois fazê-las melhorar. (...) Não importa para Deus se você morrer, porque você acaba indo para o Céu, que é onde Ele vive, de qualquer maneira.

15 comentários:

  1. Li o livro e achei muito tocante, a fome pela vida, a fome de fazer tudo o que se pode alcançar é uma verdadeira lição de vida
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ai meu deus, já to com ele aqui pra começar a ler e a chorar por todos os ductos. O livro parece realmente ser muito tocante, vi isso na sua resenha, e o sam parece ser um garotinho fofo. Vai me doer ler este livro :(

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Esse livro trás uma das historias mais comoventes que já li. Muito lindo mesmo. A escrita da Sally é muito sensível.
    Bjs...

    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  4. Adorei a capa ficou muito bonita, eu não conhecia o livro, mas achei interessante, com certeza vou procurar pra ler.

    PS: a resenha ficou ótima.

    ResponderExcluir
  5. Olá, ainda não conhecia o este livro, mas só de ler a sinopse, já podemos perceber que o livro deve ser muito emocionante. Eu acho que leria, achei a capa até legal, não leria por agora, mas quem sabe mais para frente rs, Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju. Eu fiquei imaginando uma coisa. Mas ao chegar no final e ler a palavra morte, percebi que talvez esteja totalmente enganada. Agora tu me deixou curiosa! u.u

    hahaha. Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju! Fiquei tocada com sua resenha também! Quando li a Culpa é das estrelas, por exemplo, o povo aqui de casa, me disse que eu gostava de ler livros que me deixassem triste! Eu respondi que não, que era um livro lindo!
    Então entendo quando vc coloca que não te deixou triste e sim te deu esperança! Quero muito ler! Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Realmente um exemplo a ser seguido pois muitos encaram isso como o fim e perdem de viver oportunidades maravilhosas
    www.portaldebeleza,com

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece emocionante. Gostaria de ler por completo.

    Beijos

    http://vanvariedades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não gosto muito desse tipo de romance que é meio que um livro de auto-ajuda tmb, sabe? Tipo a pessoa tá sofrendo tanto e vc ai reclamando da vida. hahahaha

    www.umbigosemfundo.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ai, parece ótimo, mas é triste? haha
    Pq eu ando evitando livros muito tristes rsrs. Se for algo mais pra ver o lado bom da vida até arrisco rs.

    ResponderExcluir
  12. Esse livro parece ser super interessante! Vou colocar na minha lista! :)
    Beijos
    www.salada-frutas.com.br

    ResponderExcluir
  13. LINDONA...ADOREIII,SUA RESENHAS FICAM DEIXANDO A GENTE C VONTADE VER O QUE VAI ACONTECER NO RESTANTE DA HISTORIA...KK VC ARRASA MENINA...GOSTO DESSE TIPO D LEITURA BJS
    WWW.ZILANDRAMAKES.COM.BR

    ResponderExcluir
  14. Pela descrição não me animou, mas como você disse que em vez de trazer melancolia trouxe esperança melhorou! rs
    Beijos

    Little Bit of Glamour

    ResponderExcluir
  15. Adorei sua resenha! Vou colocar esse livro na minha lista.
    XoXo
    Mah
    http://mah-in-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo