quarta-feira, 14 de maio de 2014

[Resenha - Rocco] Divergente

Postado por Ju às 19:00
Título: Divergente
Autora: Veronica Roth
Livro #1 da trilogia Divergente
Tradução: Lucas Peterson
Editora: Rocco

Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções dedicadas ao cultivo de uma virtude – a Abnegação, a Amizade, a Audácia, a Franqueza e a Erudição. Aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação, os jovens são submetidos a um teste de aptidão e devem escolher a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas. Para Beatrice, a difícil decisão é entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é - não pode ter os dois. Então, faz uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma. Durante a iniciação altamente competitiva que se segue, Beatrice muda seu nome para Tris e se esforça para decidir quem são realmente seus amigos - e onde se encaixa na sua nova vida um romance com um rapaz fascinante, porém perturbador. Mas Tris também tem um segredo, que mantém escondido de todos, pois poderia significar sua morte. Ao descobrir um conflito crescente que ameaça destruir sua sociedade aparentemente perfeita, ela também aprende que seu segredo pode ajudá-la a salvar aqueles que ama... ou destruí-la. 

Nossa protagonista nasceu em um mundo em que a humanidade quase se destruiu. Resquícios de uma guerra podem ser vistos em todo o mundo que ela conhece. Como solução para o fim dos conflitos, foram criadas as facções, com um objetivo muito nobre: estar sempre atento a seus defeitos e lutar contra eles e, ao mesmo tempo, trabalhar suas melhores qualidades, com o objetivo de utilizar seus talentos para estar sempre em harmonia com pessoas diferentes. Todos teriam a oportunidade de escolher uma forma de viver suas vidas - desde que essa forma se encaixasse em uma das cinco opções disponíveis.

Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade. (...) Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição. (...) Os que culpavam a duplicidade formaram a Franqueza. (...) Os que culpavam o egoísmo geraram a Abnegação. (...) E os que culpavam a covardia se juntaram à Audácia.

Os pontos fortes de cada facção definiram as tarefas que seriam designadas a seus integrantes. Por exemplo, como a principal qualidade cultivada pelos membros da Abnegação era o altruísmo, foram considerados incorruptíveis e ficaram responsáveis pelo governo. Os que pertenciam à Erudição se tornaram professores e pesquisadores, e assim por diante.

Ao completar 16 anos, todos os jovens podem mudar suas vidas cumprindo algumas etapas. Primeiro, precisam se submeter a um teste de aptidão. O resultado desse teste não precisa ser dividido com ninguém, e é como um teste vocacional: sugere um caminho a ser seguido, mas não obriga ninguém a segui-lo. No dia seguinte, acontece uma cerimônia, em que cada um faz sua escolha. 

A partir daí não dá para voltar atrás. Embora cada um seja livre para escolher, é necessário pensar bastante sobre isso. Caso um jovem escolha uma facção diferente daquela em que viveu desde seu nascimento, terá que se separar de sua família. O lema "facção antes do sangue" é levado muito a sério. E existe uma iniciação que definirá se a pessoa será realmente aceita, ou se será rejeitada. Nesse último caso, se torna um sem-facção - uma pessoa praticamente invisível que não possui o necessário para ter uma vida decente, e que só é designada para trabalhos que todos os outros se recusam a fazer.

Podem me chamar de pessimista, mas desde o início não tive fé nenhuma nesse sistema. Achei muito inocente as pessoas acreditarem que poderiam se dividir de acordo com apenas cinco padrões de comportamento. E, infelizmente, é difícil pensar em um mundo sem pessoas suficientemente idiotas e egoístas dispostas a passar por cima de tudo e de todos para ter mais poder.

Meu pai costuma dizer que aqueles que desejam o poder e o alcançam vivem com medo de perdê-lo. É por isso que devemos entregar o poder àqueles que não o desejam.

Como distopia é um dos meus gêneros literários preferidos, estava realmente curiosa e ansiosa para conhecer a história de Divergente. Confesso que me decepcionei um pouco. Vejo as pessoas idolatrando tanto o livro que achei que fosse me apaixonar por ele, só que isso não aconteceu.

Mas também não cheguei a odiar a leitura. Só não consegui me conectar completamente com o livro. Mesmo assim, o li em menos de 24 horas (ele tem 502 páginas). Gostei bastante de algumas personagens, principalmente das principais: Tris e Quatro - pessoas cheias de conflitos que fizeram com que eu me apaixonasse por elas.

Há uma diferença clara entre alguém que não tem medo e alguém que toma atitudes, apesar do medo.

Fiquei absurdamente feliz por não encontrar um triângulo amoroso. Não sei porque, mas quase todos os escritores do mundo passaram a acreditar que triângulos são as coisas mais legais do mundo. Para meu azar, os odeio com todas as minhas forças. Quando surge a oportunidade de acompanhar o nascimento de um romance, me sinto realizada. 

Quem quer que seja, gosto dele. Agora é mais fácil admitir isso a mim mesma, no escuro, depois de tudo o que aconteceu. Ele não é doce, gentil ou especialmente bondoso. Mas é esperto e corajoso e, embora tenha me salvado, tratou-me como uma pessoa forte. Isso é tudo que eu preciso saber.

Tenho uma coisa muito importante a dizer sobre a Veronica - ela é uma daquelas escritoras cruéis que ficam matando personagens para partir o coração do leitor. Então, preparem-se para sentir dor. Pretendo ler os outros dois livros da série imediatamente, e espero que a autora me surpreenda.

Os seres humanos, de uma maneira geral, não conseguem ser bons por muito tempo antes que o mal penetre novamente entre nós e nos envenene.

12 comentários:

  1. Graças uma opinião diferente, já tava pensando: Não é possivel, nem tem uma opinião diferente?! Mas ta gostei do ponto de vista, e não li o livro ainda, to querendo poeira a poeira, assim como fiz com JV e espero não me decepcionar, irei sem sede ao pote.
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tomei um spoiler tão grande dessa série que estou totalmente desmotivada a ler. Quem sabe daqui a uns anos quando eu esquecer...

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Interessante a resenha, minha mãe ama ler

    seguindo seu blog e fanpage (BEAUTIFULBLOGS)
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir
  4. Hummmm acredito no mesmo que vc, não sei acho que é muita utopia criar um mundo assim, não sei se leria esse.

    ResponderExcluir
  5. Nao é meu estilo de livro... Acho que eu nao vou ler... gosto mais de comedias e romances agua com açucar...
    Beijos
    www.salada-frutas.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Você gosta de ler mesmo para ler um livro tão grande em apenas 24 horas. Eu sinceramente já gosto de histórias mais amenas, sem tanta ficção.

    Beijos

    http://vanvariedades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha Ju. Assisti o filme de Divergente essa semana e curti bastante, mas ainda não decidi se pretendo ler os livros. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Eu quero muito assistir o filme, é bem o estilo que eu gosto.
    XoXo
    Mah
    http://mah-in-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Está todo mundo falando desse livro, estou super curiosa...
    Prefiro ler o livro do que assistir o filme...
    Beijos

    Little Bit of Glamour

    ResponderExcluir
  10. Eu estou bem ansiosa pra ler a trilogia, é um estilo que me atrai. Quando vi que vc tinha resenhado vim correndo ler (mas só agora consegui comentar rs!).
    A princípio me lembrou um pouco a trilogia Feios, vc já leu? Claro que há diferenças imensas, mas algumas coisas são parecidas: fim do mundo, protagonista adolescente e menina, que tem que tomar decisões importantes para o resto da vida...
    Por outro lado, também já ouvi muito falar que Divergente não é tão bom quanto Jogos Vorazes, nem nos livros nem nos filmes. O que me dá impressão é que Divergente quis seguir essa linha tão na moda, mas não conseguiu emplacar tanto sucesso.
    Por fim, incrível mesmo como vc consegue ler rápido Ju, fico impressionada. Até a resenha do segundo livro vc já postou!
    bjos

    ResponderExcluir
  11. Eu to numa enrolação tão grande pra ler esse livro que nossa, tenho os 3 livos já e nem sei quando vou começar. Saber o final da trilogia antes de começar acabou comigo. Não sei como ler tentando não me apegar a protagonista. #difícil

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  12. Eu pretendo ler essa trilogia, mas não tão já. Vou esperar aparecer uma boa promoção para comprá-lo. Eu queria muito ler, mas depois que li um monte de resenhas negativas sobre o ultimo livro, mudei de ideia. Ainda quero ler, mas não tenho pressa.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo