terça-feira, 20 de maio de 2014

[Livro x Filme] Divergente

Postado por Ju às 20:00
Resolvi falar eventualmente no blog sobre adaptações de livros para o cinema. Não entendo de filmes, serão apenas opiniões breves de uma espectadora, ok? Vamos começar com Divergente?

Não vou falar novamente sobre o básico da história para vocês, quem quiser saber do que se trata o livro (sem spoilers) é só clicar aqui e ler a resenha. Acho que ficar repetindo incomodaria quem acompanha o blog. Então, vou focar nos sentimentos que o filme me proporcionou, e no quanto a adaptação foi fiel (ou não).

Quando li Divergente, curti bastante a história, mas não consegui me conectar com o livro. Faltou alguma coisa. Em compensação, o filme me fisgou completamente desde o início. Eu ri, me emocionei, senti a expectativa das personagens.

Curti o trabalho dos atores. Achei a atriz que faz a Tris (Shailene Woodley) perfeita (embora não seja nada baixinha), deu para acompanhar todo o processo pelo qual a personagem passa para descobrir quem realmente é. 


E, obviamente, saí do cinema apaixonada pelo Quatro (Theo James), embora tenha achado que fizeram uma modificação inadequada na tatuagem dele. 



Sobre o enredo, o espírito do livro está na tela, e muitas cenas são realmente idênticas. Mas, sim, houve modificações. As únicas que não me agradaram foram as que surgiram no final, achei que tiraram um pouco do impacto. Fora isso, achei o filme uma versão muito melhorada do livro, com todo o sentimento de que eu senti falta durante a leitura presente.

Gostei do visual também, a sede da Audácia é bem parecida com o que eu imaginei, e a parte da cidade em que a Abnegação está também. A primeira vez em que o trem apareceu fiquei toda boba, e a cena da roda-gigante ficou linda (mesmo que tenha sido alterada).



Realmente gostei do filme, vocês já assistiram? Me contem o que acharam! =)

12 comentários:

  1. Muito interessante o post! Ainda não li o livro, nem assisti o filme e fiquei curiosa para conhecer ambos. É surpreendente quando leio uma opinião de alguém que gostou mais do filme do que do livro, pois sempre é o contrário, e fiquei curiosa para assistí-lo também, mas pretendo ler o livro primeiro rs
    Parece que a adaptação ficou mesmo ótima, gostei do trailer!
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi.

    Ainda não vi o flime e nem li o livro, mas pelo que vejo ambos são bons.
    Bom que o flime te surpreendeu o que é raro nas adaptações.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi..
    As adaptações nunca nós agradam 100%..normal.
    Eu ainda não assisti Divergente e nem li o livro.
    Talvez eu até assista antes de ler..rs

    Blog: livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
    Fanpage: facebook.com/livrosvamosdevoralos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!

    Eu gostei do filme, principalmente das atuações. Mas achei o roteiro fraco e a edição um pouco confusa. Como fui com meu marido consegui me colocar no lugar de quem não tinha lido o livro e ele muitas vezes ficava "que coisa sem pé nem cabeça". Mas eu gostei no geral e estou mais empolgada com o próximo, já que será outro roteirista e diretor.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oieee, eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro e também não consegui assistir ao filme, quero ler o livro primeiro e depois assistir ao filme kkkk, espero gostar dos dois, mas tenho certeza que vou gostar mais do livro, como sempre acontece kkkk, Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, tudo bem???
    Eu amei o filme mesmo com algumas modificações... Eu gostei de algumas cenas serem tão parecidas ou igual ao livro... Teve uma cena que senti falta, mas tudo bem porque as que mais gostei foram colocadas... o final foi bem modificado, mas achei que ficou bom... enfim... foi uma das melhores adaptações que assisti... Xero!!!

    ResponderExcluir
  7. De tanto spoiler que me contaram, sinceramente, perdi a vontade de ler o livro. Não digo que não vou ler nunca, mas vou deixar pra decidir se deixo mesmo de lado ou leio mais pra frente. Mas ouvi muitos comentários positivos em relação ao filme, se brincar acabo vendo o filme primeiro dessa vez.

    Beeijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju

    Ainda não li os livros e nem vi o filme e pelos trailers dá pra perceber que o filme ficou bem feito. Mas como se trata de uma adaptação cinematográficas as modificações são sempre feitas e nem sempre agradam os fãs dos livros.

    Bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, tudo bem?
    Ju, eu amei o filme!!!!!!!!! Eu ainda não li o livro, o que sei é o que leio nas resenhas. Então, para mim, ao ver o filme, estava conhecendo a história pela primeira vez e fiquei presa a cada cena. Eu também estou apaixonada pelo Quatro, adorava quando ele lutava com ele mesmo, e, no final, decidia sempre por ajudá-la. E quando terminava de ajudar, saia de perto. Ah!!!!!!!!!!!! Não me batam, mas ainda não li Jogos Vorazes, mas já vi um dos filmes. O filme divergente me conquistou muito mais!!!!!!
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju,
    Não li o livro e não assisti ao filme, mas pretendo em breve.
    Li sua resenha e gostei bastante pois colocou os pontos que faltou na sua opinião, estou lendo muitas elogios a adaptação do livro, acredito que a produção realmente caprichou.
    Enfim gostei bastante da sua opinião.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju! Concordo em tudo que disse sobre o filme, só discordo de ser melhor que o livro, mais isso foi o que aconteceu com vc e sua opinião! Respeitada!
    Eu ameiiiiiiii o filme, achei os atores perfeitos, Theo é meu Quatro todinho e Tris também! Estão de parabéns! Gostei das modificações, é claro que faltou algumas coisas e personagens que não tiveram destaque ou que não apareceram, mais é normal acontecer!
    Uma coisa que eu pensei quando assisti, foi que a paisagem e os cenários foram maravilhosos, quando eu imaginei, eu pensei tudo em escala menor, sabe? Regou no cinema, era tudo grandioso, a cerca, por exemplo, na minha cabeça era uma cerquinha! ahhahaha Lá era master! O mesmo dentro da audácia! ahahha
    Parabéns pela crítica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju,

    sempre falam muito dessa dualidade livro x filme.
    Tenho que admitir que na maioria das vezes o livro ganha, para mim. Não sei de Divergente, pois não li o livro nem vi o filme, não sou muito fã de distópicos.
    Mas gostei da sua análise e de que o filme te prendeu mais que o livro.

    Beijos,

    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo