Título: Garota Online
Autora: Zoe Sugg
Tradução: Débora Isidoro
Um romance sobre crescer e se apaixonar na era digital. Como Garota Online, Penny escreve um blog no qual desabafa seus sentimentos mais íntimos sobre amizade, meninos, os dramas do colégio, sua família maluca e os ataques de pânico que começaram a dominar sua vida. Quando as coisas vão de mal a pior, sua família a leva para Nova York, onde ela conhece Noah, um garoto lindo que toca guitarra, e com quem ela parece ter muito em comum. De repente, ela percebe que está se apaixonando — e escreve sobre cada momento dessa história em seu blog, de maneira anônima. Só que Noah também tem um segredo, que ameaça arruinar o disfarce de Penny para sempre.
Sabem aqueles livros que têm uma história simples, sem nada demais, mas que acabam te encantando e te fazendo suspirar? Garota Online é um deles. Comecei a ler sem nenhuma expectativa e fui surpreendida a cada página. O enredo me envolveu de verdade, o livro me fez rir e chorar. Mas só chorei quase no final, a maior parte do tempo a história é bem divertida.
A protagonista, Penny, tem 15 anos, vive no Reino Unido, e é daquelas com talento para dar vexame. É altamente desastrada (o que me lembrou muito de mim mesma), e acaba conseguindo conviver com isso, mas um dia passa do limite do aceitável, sofre uma humilhação na frente de grande parte dos alunos de sua escola que não acredita que vá conseguir superar. Esse acontecimento, e a forma como as pessoas reagem a ele, lhe mostra que já é hora de abrir mão de alguns relacionamentos em sua vida.
Só que essa não é a pior coisa que ela precisa enfrentar. Sofreu, há algum tempo, um acidente de carro com sua família, o que lhe fez começar a ter ataques de pânico, que tem esperanças de conseguir resolver sem precisar alarmar seus parentes. A garota gosta dos pais e do irmão, confia neles, só não quer lhes dar mais uma preocupação. Essa parte tem tudo a ver com a autora, no blog dela tem uma postagem bem legal sobre ataques de pânico - um mal que ela precisou enfrentar por seis anos e meio.
O que realmente mantém a sanidade de Penny é seu blog secreto. Nele, escreve anonimamente sobre todos os dramas que precisa enfrentar. Usando o pseudônimo de Garota Online, pode se abrir de verdade com seus leitores - e normalmente recebe deles gentileza, coisa que não está muito disponível para ela no mundo real. Mas seu melhor amigo sempre a apoia, e é o único que sabe de todos os seus segredos.
Felizmente, aparece uma oportunidade de deixar os problemas - pelo menos momentaneamente - para trás. Os pais de Penny têm uma empresa de organização de casamentos, e são contratados para organizar um casamento em Nova York - é uma emergência, então eles precisam partir imediatamente, e voltarão apenas na véspera de Natal. É o tempo que a garota precisa para se recuperar dos últimos acontecimentos e arrumar forças para voltar à escola.
A narração é em primeira pessoa, e entre os capítulos às vezes são colocadas postagens do blog. Tudo é bem gostoso de ler, a Penny é do bem, e com o tempo acaba percebendo que o que ela escreve ajuda muita gente além dela mesma.
Toda vez que você posta alguma coisa online, você tem uma escolha. Ou pode fazer disso uma alavanca para elevar o nível de felicidade no mundo, ou pode usar como uma ferramenta para destruir essa felicidade. (...) da próxima vez que você for postar um comentário, uma atualização ou compartilhar um link, pergunte a si mesmo: isso vai contribuir para a felicidade no mundo? Se a resposta for não, por favor, delete. O mundo já tem tristeza demais. Você não precisa contribuir para isso.
O romance que acompanhamos é mega fofo! Parece coisa de conto de fadas! Só não é perfeito porque o Noah tem sim um segredo. Sinceramente, a Penny só não percebe porque não quer perceber, desde o início eu soube que segredo era. Está muito na cara, mas essa parte ser previsível não atrapalha em nada a leitura.
Pela primeira vez, sinto que minha vida é minha de verdade, que estou no comando do meu destino. Não estou mais reagindo ao que todo mundo faz ou diz. (...) Finalmente estou escrevendo meu próprio roteiro.
O livro passa lições ótimas, como não julgar, principalmente sem saber todos os fatos. A autora soube mesmo transmitir essa mensagem, ela demonstra de um jeito que a gente pensa: "credo, que gente cretina, julgar desse jeito"... Mas, em seguida, ela nos faz passar por testes, e eu, particularmente, não passei. Julguei, sim, e não estava certa em todos os casos. Me senti tão próxima da protagonista que, embora acreditar em algumas coisas tenha partido o meu coração, não consegui discordar dela sempre.
Adorei a leitura, as páginas passaram sem que eu percebesse. Em certo momento duvidei que a Zoe fosse conseguir finalizar a história direito, mas ela me surpreendeu até o fim, e fez o final ser bem fechadinho. Não sabia que o livro tinha sido escrito por uma vlogueira, mas fiquei curiosa para conhecer o canal dela depois de ler. É bem legal, focado em moda e beleza, vocês podem visitá-lo clicando aqui. Lembrando que ela é britânica e os vídeos estão em inglês. Deixo o trailer do canal para vocês. =)
Hey!
ResponderExcluirEu adoro livros assim, rsrs, nada como superar as expectativas ^^
Abraços!
Blog - Desbravando o Infinito
Oi Ju,
ResponderExcluireu estou com este livro aqui na fila esperando para ser lido, mas não sabia que o livro era tudo isso, engraçado, diferente, mesmo tendo o clichê, e alem de tudo passando um teste e mostrando o outro lado.
Olha depois daquele mistério do carinha que tava na cara, eu fiquei mais curiosa, quero saber também. rs
Acho que depois desta resenha vou colocar ele como o próximo. Eu amei a resenha!
Beijos Ana Zuky
SA Revista
Ju acho que perdi alguma coisa do livro, eu definitivamente não fazia ideia de qual o segredo do Noah, não sei, eu imaginava que fosse algo mais no sentido de coração partido kkkkkkkk (espero que isso não seja spoiler rs). Enfim, eu amei essa história e também achei super fofo o romance dos dois. Mas o que mais gostei fou o melhor amigo da Penny, o Eliott, ele é um personagem incrível e muito bem construído. Terminei essa história apaixonada por cada pedacinho por mais impossível que pudesse ser ♥
ResponderExcluirOOoi!!
ResponderExcluirEu tenho vontade de ler esse livro, já até peguei duas vezes aqui para levar mas acabei comprando outros.
Gostei desse enredo até porque, acho que blogueiros se identificam mais né? hahaha
achei o enredo muito doce e aqueles livros que lemos depois de uma leitura pesada, ou até mesmo quando queremos algo mais rápido.
Fiquei muito feliz com o fato da autora ter conseguido te surpreender com o final do livro. É ótimo quando isso acontece.
A resenha tá ótima!
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Ju confesso que a sinopse não havia me atraído para a leitura, mas sua resenha me conquistou pelos termas abordados e a maneira como a autora conduziu a história, fluindo bem e com um final satisfatório. Sem contar esse romance fofo ( adoro ). Já está em minha lista de leitura. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oi, Ju!
ResponderExcluirEu quis ler o livro pela capa e só agora fui descobrir do que se tratava. kkkkkkkkkkkkk
Gosto de histórias que passem boas lições. A parte previsível dando pra relevar tá tudo certo. E romance fofo já me conquista.
Não sabia também que a autora era vlogueira, bom que ela mostra essa questão de como o blog é importante pro blogueiro.
Beijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Olá Ju, o livro parece ser bem fofinho e leve mesmo, não sabia que se tratava de uma vlogueira, mas achei legal ela ter colocado um pouco de suas experiencia no livro, acho que isso aconteceu principalmente na parte dos ataques de panico e do blog =) Vou coloca-lo na listinha de desejados e quem sabe consiga lê-lo em breve.
ResponderExcluirVisite "Meu Mundo, Meu Estilo"
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirApesar de não fazer muito meu estilo de livro e de ter uma capa com muita informação visual, eu meio que fiquei curioso para conferir o livro por envolver blog e vida online. Gostei de saber que a autora teve propriedade para escrever sobre os ataques de pânico, pois isso dá mais veracidade para a protagonista e suas emoções. Gostei também de entre os capítulos terem postagens de blogs, isso deve ser algo diferente e bem divertido de ler.
Abraços,
Matheus Braga
Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/
Oii Ju, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a apresentação do sotaque dela, e esse sotaque britânico, é demais. É sempre muito legal quando a gente vê um blogueiro/vlogueiro escrevendo um livro. Sei lá, eu fico feliz e orgulhoso por eles, mesmo sem conhecê-los.
Enfim, o livro parece ser bem fofinho mesmo... já tenho vontade de ler há algum tempo, e acho que de uma forma ou de outra acabamos nos identificando com a Penny. Gostei da mensagem que o livro passa que não devemos julgar e achei interessante os testes... porque mostra que as vezes julgamos sem mesmo perceber ou ter a intenção de fazer isso. O romance parece ser super fofinho também.
Amei essa frase, e acho que todos os blogueiros e na verdade, todos que usam redes sociais deviam seguir: "a próxima vez que você for postar um comentário, uma atualização ou compartilhar um link, pergunte a si mesmo: isso vai contribuir para a felicidade no mundo? Se a resposta for não, por favor, delete. O mundo já tem tristeza demais. Você não precisa contribuir para isso."
Beijinhos,
Rafa
Eu achei o livro super fofo, apesar do Noah ter uma mentalidade de 12 anos. Achei ele muito infantil para quem já é maior de idade. Mas o livro é um passatempo divertido. Adorei.
ResponderExcluirbeijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Oi Ju. Eu sou uma chorona as vezes, já me imagino chorando horrores no final huahusuh.
ResponderExcluirCara você não é a primeira a falar bem desse livro, to pensando em adquirir na bienal se der, pois é tanta coisa que nem sei por onde começar.
Ah como eu adoro finais fechadinhos, pq quer me matar e deixar ponta solta.
Seguindo o Coelho Branco
Oi Juju, sua linda tudo bem
ResponderExcluirVocê mudou o meu dia, vou sair de casa com outra cabeça. Esse trecho que colocou me tocou. Sabe, ela se refere a postagem, mas ele se encaixa para tudo na vida. Se parássemos para pensar exatamente isso que ela disse, antes de falar algo com alguém, sobre alguém ou fazer algo, nossa, acho que o mundo seria melhor. Pois prefiro acreditar que todos escolheriam deletar tudo de ruim e só fazer e falar coisas boas. Amei sua resenha, adorei essa história, já a conhecia e já sabia que ela era vlogueira.
Não vejo a hora de ler.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Bem, eu estou um pouco dentro desse mundo blogueiro, então fiquei curiosa pra ler a obra por conta disso. Mas sinceramente não sei se conseguiria encarar. Não tem dragões, nem lutas de espada, fica complicado ): Hahaha brincadeiras à parte, amei sua resenha. Não gostei muito da capa, e estou indo conhecer o canal da autora.
ResponderExcluirCom carinho,
Celly.
http://melivrandoblog.blogspot.com/
Olá, Ju! Tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não li esse livro, mas estou muito curiosa para conhece-lo. Eu acompanho o canal da Zoe a algum tempo, então vi todo o processo de propaganda do livro, porém como depois ela revelou que o livro tinha sido escrito por um ghost writer perdi um pouco da vontade de ler o livro. Mas como as criticas sobre ele estão sendo muito boas, pretendo comprar em breve :D
Luz e literatura!
Beijos
Ah, sério? Como nem sabia da existência do canal não sabia disso... que chato! :/
ExcluirOi Ju, tudo bem??
ResponderExcluirQue legal que você curtiu o livro e até chorou... livros que nos emocionam e nos faz refletir é tão bom não é mesmo? Fiquei pensando na protagonista e na forma ela achou bom expor seus pensamentos mesmo que anonimamente... as vezes isso é revelador até para quem faz... percebi que temo uma amizade linda e um romance fofinho... eu não tenho a pretensão de ler o livro, mas fiquei curiosa com o segredo do rapaz... xero!