sexta-feira, 12 de junho de 2015

[Resenha - Fundamento] Brotherband 1: Os Exilados

Postado por Ju às 23:30
Título: Brotherband 1 - Os Exilados
Autor: John Flanagan
Editora: Fundamento

O pequeno e franzino Hal nunca conheceu o pai, um dos maiores guerreiros que defenderam o reino de Escândia. Bem diferente dele, Hal em nada se parecia com um forte e bravo lutador, características valorizadas por seus conterrâneos, tradicionalmente valentes homens do mar. Isso e mais o fato de ele ser filho de uma escrava vinda de Araluen o tornava um estrangeiro em seu país. Mesmo sentindo-se exilado entre seu povo, havia algo que aproximava Hal dos outros garotos: o Brotherband, ou "irmãos em armas" - um conjunto de treinamentos que simulava as atividades da tripulação de um barco, com equipes que competiam entre si em testes de resistência e força e aprendiam as habilidades necessárias para se tornarem guerreiros invencíveis. Rejeitado pelos líderes dos demais grupos, Hal junta-se a seu grande amigo Stig e a outros renegados e forma o próprio time. Mas um fato inesperado vai mudar o destino dessa equipe incomum e levá-la a navegar por mares perigosos, rumo a aventuras incríveis e batalhas ferozes. Uma nova geração desafia a antiga, renegados se tornam lendas e mais uma aventura começa!

Alguém reparou no nome do autor e no que está escrito lá em cima na capa? Sim, comecei a ler mais uma série do John Flanagan! *-* Todo mundo que visita o blog com frequência sabe que sou completamente viciada em Rangers, e não podia deixar passar a oportunidade de ler Brotherband. Embora esta série não tenha ganhado meu coração de cara como a outra, gostei muito do que encontrei, e acho que ela ainda tem chances de conseguir me encantar de verdade.

Hal está prestes a completar 16 anos, e isso marca a vida de todos os garotos na região em que ele vive. Isso porque é nesta idade que eles participam de um treinamento para aprender as habilidades de seu povo - navegação e luta. O nome deste treinamento é Brotherband, e ele funciona como uma competição, em que os rapazes formam "times" - que se tornam também tripulações de navios durante certo período - e lutam para se destacar. Depois de finalizá-lo, ficam aptos a trabalhar em qualquer navio escandinavo.

Esse momento de sua vida fascina e assusta um pouco o garoto... afinal, ele nunca foi aceito pela maior parte das pessoas de sua idade. Seu pai foi um grande marinheiro e guerreiro, serviu no navio do Erak (se alguém leu Rangers sabe de quem estou falando), mas morreu há muitos anos atrás. Hal vive com a mãe, que não é muito bem vista - chegou na Escandinávia como escrava, e foi comprada e libertada por aquele que se tornou seu marido. O preconceito dirigido a ela é enorme e atinge seu filho também. Ele não é visto como alguém que pertence àquele lugar.

Hal é um personagem fascinante. Apesar de ser um pouquinho arrogante em alguns momentos, e nesses momentos achar que sabe mais que os outros, na maior parte do tempo ele é muito agradável. Está sempre disposto a ajudar quem precisa dele e não hesita em abrir mão de algo para fazer o que é certo. Sim, ele dá mancadas, é um adolescente e ainda está aprendendo a lidar com a vida, mas é extremamente inteligente e generoso. 

Temos muitos personagens no livro. Alguns dos mais velhos tiveram participações marcantes em Rangers, mas os mais novos nasceram depois dos acontecimentos narrados por lá. Vinte e oito garotos participam do treinamento, mas é claro que não conhecemos todos com profundidade. Os que ficam na mesma equipe de Hal têm mais destaque, mas também dá para conhecer bem uns dois de cada uma das outras equipes. Ainda temos os treinadores; Thorn, um grande amigo do pai de Hal que se torna seu mentor e mais algumas pessoas, mas não se preocupem com isso. Todos os personagens são muito bem caracterizados e não dá para confundi-los. Quer dizer, a não ser que se trate de dois irmãos gêmeos que gostam de confundir as pessoas... rs... 

Apenas duas coisas me fizeram não curtir tanto a leitura. A primeira foi que o lugar e as pessoas receberam mais de uma denominação. No caso do lugar, Escândia/ Escandinávia e, no caso das pessoas escândios/ escandinavos. Achei que isso ficou meio confuso, ainda que existam as duas denominações para a mesma região. Como neste livro temos personagens em comum com Rangers, e na outra série sempre foram usados os termos Escandinávia e escandinavos, acho que isso poderia ter sido mantido. Fora isso, não encontrei nenhum outro problema de revisão. 

A segunda coisa foram os termos de navegação utilizados. A leitura fluiu menos para mim nos trechos em que estavam presentes, mas isso é meio que inevitável... e o autor providenciou um glossário de termos náuticos, que foi colocado no início do livro e que não permite que o leitor fique perdido em nenhum momento, já que pode sempre consultá-lo. Acho que superarei esse problema à medida que for avançando na série, pois tenho a impressão que grande parte dela se passa no mar e, assim, vou acabar me familiarizando com as expressões. Em todo o restante do livro, a leitura fluiu muito bem, o que realmente não foi nenhuma surpresa para mim. Afinal, se a narrativa do John não me agradasse, eu não teria lido os 12 livros de Rangers já publicados.

Nesta série, ele continua dando muito valor à amizade. E também é dado muito destaque ao fato de um líder só poder ser considerado realmente assim caso tenha o respeito de seus liderados. Parte da história é finalizada nesse livro, mas o desfecho dos últimos acontecimentos fica para o livro seguinte, o que faz com que eu me sinta muito feliz por já tê-lo aqui. Logo venho contar minhas impressões sobre ele para vocês.

16 comentários:

  1. Heey!
    Adorei a premissa do livro e o enredo parece ser fascinante! Não vejo a hora de conhecer Hal =)
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    Haha, gente 12 volumes de RANGERS É PRA FALIR COM A MINHA VIDA. Tenho uma amiga que adora a série, e ela ja me indicou, mas como não tenho nenhum, quando penso em ler e ter que comprar todos, sofro. Acho o enredo de ambas super chamativa. Adoro o catálogo da Fundamento. E as edições são lindas <3 Quero muito conhecer a história do Hall, mas no momento não estou financeiramente aberto a compras KKKKKKKKK. Mas vou anotar a dica :3 Ainda mais sabendo que o autor tem essa narrativa tão sufocante a ponto de te prender por 12 livros <3 Quero comprovar.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Oiii!

    Ju, acho que vc é a unica blogueira que conheço que já leu essa série gigantesca que é Rangers, TODAS as vezes que vejo na saraiva lembro de você. hahahaha
    É ótimo quando o nosso autor favorito lança mais livros e saimos correndo para comprar. Ele gosta de uma série né?
    hahahaha
    Pena que esses pequenos detalhes te fez não curtir tanto a leitura.
    Gostei de ver os valores que o autor prega no enredo.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju

    Pois é, eu ainda quero ler Rangers, mesmo não curtindo muito livros que se estendam durante vários e vários volumes. Achei o plot desta nova série ainda mais atrativo pra mim, já que gosto muito desses temas e navegações seriam um prato cheio. Quem sabe eu dê uma chance.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!
    Eu tenho muita vontade de ler Rangers, parece ser uma série muito legal. Não conhecia esse livro ainda, mas também fiquei com vontade de ler!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, tudo bem? Eu te admiro por ter lido os 12 livros de Rangers, não é muito para mim, e espero que essa série consiga te conquistar como a outra, mesmo que nesse primeiro livro, isso não tenha acontecido ainda.

    Enfim, não faz muito meu estilo histórias de navegações e tudo mais, mas achei a ideia das competições interessantes. E gostei de saber que mesmo com tantos personagens, não ficamos perdido e sem saber quem é quem.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  7. Oiii
    Meu Deus, você leu todos os livros de Rangers :o Sou louca para ler essa série, mas confesso que me da um pouco de preguiça em pensar que tem tantos livros hahah
    Não conhecia Brotherband, mas gostei da premissa. Espero que a história te contagie como aconteceu na outra série.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Pow a capa desse livro é bem legal :)
    gostei da sua resenha, bastante positiva pra mim e me animou para a leitura e olha q eu nem conhecia a série, mas já to tentada a ler haha.
    adoro livros nesse estilo e acho que vou me aventurar assim que der.
    e como ainda não li nada do autor, vou tentar começar por esse ou por rangers.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    OMG, uma nova série do John *__*. Sou mega super apaixonado por ROA, mas infelizmente ainda não consegui terminar pois os livros são mega caros, quase 50 cada O_O. Li 9 e pretendo terminar a série até o final do ano que vem. Quem não conhece Erak? O cara é foda! HAHAHA Concordo que as vezes ele trabalha temas muito específicos, como a navegação nessa série, e os treinamentos de arqueiro em ROA (lembra nos primeiros livros, quando ele falava e falava e falava sobre como era ser um arqueiro? Tipo isso). Não vejo a hora de começar essa série, mas antes vou terminar Rangers, pois vai que aparece algum personagem de lá nessa nova aventura?

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ju lindona apenas li o primeiro livro da série Rangers e pretendo terminar todos. Adorei a escrita do autor, e essa série sendo do mesmo, vou acompanhar. Gosto dessa valorização da amizade utilizada nos livros. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju,
    olha não conheço a serie Rangers, mas já li algumas de suas resenhas que me despertaram interesse. Agora tu vem com mais está serie, que seria o que, um spin-off?
    Interessante como a aventura começa para Hall, pois sua região treina os garotos para navegarem e lutarem, os aptos iram para um grande jornada, mas nem por isso eles perder a chance de lutarem pelo seu posto, tendo muita ação.
    Bom, mesmo gostando de livros com aventuras, com uma dinâmica alta, não consegui me ligar a este livro. Mas vou aguardar, vai que na próxima resenha eu me mude de ideia.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos Ana Zuky
    SA Revista

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, tudo bem?
    Não conhecia o livro e o autor e embora tenha achado a premissa interessante, acredito que a história não prenderia a minha atenção. Fiquei pensando também na quantidade de personagens destacados em cada grupo, não curto quando são tantos, mesmo sendo bem caracterizados, sempre fico meio perdida.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Ju, esse livro parece ser bem legal, ainda não li nada do autor, mas acho que em breve vou querer ler Rangers e quem sabe depois esta serie também *---* Gostei da resenha e de você destacar os pontos que você não gostou da leitura, acho que no próximo livro você já se acostume com os termos náuticos =)

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju, acho que não iria gostar muito desse livro, já li alguns outros com termos técnicos sobre determinada coisa ou ação e isso me tira a concentração, além disso essa inconstância com a denominações não me agrada e me deixaria confusa tbm, contudo o livro não parece ser de todo ruim, quem sabe um dia eu me aventura :)

    ResponderExcluir
  15. Dona Juliana, a senhora está proibida de me fazer ler as demais resenhas dessa série! Eu preciso de Rangers, reler o 1 e ler os demais, mas justamente quando eu ia pedir a Fundamento tirou da lista de pedidos. Até tenho interesse nessa (como vc mesma disse, a escrita do cara é boa!), mas sabendo que tem personagens que aparecem em Rangers prefiro ler na ordem.
    Adorei, foi pra lista e já tô desesperada com a quantidade. rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju, tudo bom?

    Oba, série nova! Adoro as suas indicações da Editora Fundamento, te contei que acabei comprando Rangers por causa das suas indicações? Tenho os dois primeiros, mas ainda não os li. Espero lê-lo em breve. Livro anotado. Mas como você disse que há personagens que aparecem em Rangers, prefiro ler a outra série primeiro, rs.

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo