sexta-feira, 5 de junho de 2015

[Resenha - Jangada] O Tempo Que Nunca Foi

Postado por Ju às 23:00
Este livro apresenta uma realidade alternativa, e a sinopse conta coisas que mudaram na vida da protagonista. Não considero spoilers, mas talvez alguém ache melhor não ler. O restante da resenha não possui spoilers deste livro ou do livro anterior da série.


Título: O Tempo Que Nunca Foi
Autoras: Kelly Moore | Tucker Reed | Larkin Reed
Tradução: Martha Argel | Humberto Moura Neto
Livro #2 da trilogia Amber House
Editora: Jangada

Depois da morte da avó, Sarah Parsons vai morar em Amber House - a centenária propriedade que pertence à sua família há gerações, onde Sarah é assombrada por ecos fantasmagóricos do passado. Mas Sarah começa a ter uma sensação de que algo está de alguma forma... errado. As coisas estão muito diferentes - e melhores - para Sarah e sua família: sua tia Maggie está viva; seus pais estão casados - e felizes; sua avó morreu depois de uma vida longa, produtiva e respeitada. Mas outras coisas estão muito diferentes, e não mudaram para melhor! A América do Norte é um conjunto de nações separadas, onde a Confederação dos Estados Americanos ainda luta contra a segregação e o racismo, e o nazismo prevalece em toda a Europa. Nesse mundo, Sarah é assombrada por visões de um tempo em que o mundo era muito melhor - um tempo que ela sabe que nunca existiu. Com memórias confusas e uma enorme sensação de déjà-vu, Sarah percebe que fez uma escolha que transformou tudo - e agora ela tem que escolher tudo outra vez. Com a ajuda de Amber House, que lhe traz visões de seus antepassados, e seu amigo de infância, Jackson, ela consegue se lembrar de como as coisas deveriam ser e planejar uma ousada missão que vai redefinir o universo mais uma vez. Sarah precisa descobrir o que mudou e como pode corrigir isso, antes que seja tarde demais... Uma jornada eletrizante que vai deixar você sem fôlego até o capítulo final.

O Tempo Que Nunca Foi é o segundo livro da trilogia Amber House. Foi lançado no ano passado, mas só agora tive a oportunidade de ler. O que posso dizer para vocês é o seguinte: no final do primeiro volume, algo muito importante acontece, e a história de toda a humanidade acaba sendo alterada. Imaginem só, o livro se passa na época atual, mas o mundo está completamente diferente: os nazistas dominam toda a Europa; os Estados Unidos não existem, o sul e o norte são áreas políticas separadas, e no sul ainda imperam oficialmente o racismo e a segregação racial. Celulares não existem! Muita coisa na área de tecnologia não foi descoberta.

A avó de Sarah morre e a garota vai morar em Amber House com sua família - provavelmente não para sempre, há um motivo forte para essa decisão ter sido tomada. A casa é praticamente um personagem, ela conversa (de um jeito inédito, para mim, de abordar viagens no tempo) com algumas mulheres da família. Sarah começa a sentir que tudo parece simplesmente errado - e Amber House começa a confirmar suas impressões.

Esse livro é muito louco, praticamente tudo na vida da Sarah está diferente.  Conhecemos uma realidade alternativa, basicamente um universo paralelo mesmo, em que as coisas aconteceram de outra forma. E, na verdade, quanto à vida em família da garota, as coisas estão melhores. Isso causa um grande conflito na protagonista, pois tem medo de tentar consertar as coisas que mudaram para pior no mundo, e acabar afetando de forma negativa sua vida e a vida dos que ela ama.

- A mudança é uma coisa estranha. (...) Ela tem um preço, às vezes em sangue, e podemos nem mesmo perceber que ela começou, até estarmos imersos nela. Ela exige coragem, mas não a coragem de liderar a mudança. Só a discreta coragem diária de dar o próximo passo, e então o seguinte, mesmo estando com medo, mesmo querendo desistir. Ir até o fim.

A capa é quase perfeita. Ilustra um momento crucial na história, só não imagino a protagonista loira desse jeito. Na capa do primeiro volume, existe um efeito dourado no título e nos nomes das autoras. Neste, o efeito é prateado. Até isso combinou com as estações em que a história se passa, outono e inverno, respectivamente. A fonte é de um tamanho confortável, e o espaçamento é ótimo. As folhas são amarelas e não encontrei erros.

A leitura demorou um pouco para fluir para mim. O mundo está tão detestável que foi difícil aguentar ler todas as cenas. Mas, a partir de um determinado momento, quando dá para perceber um amadurecimento na Sarah, quando ela começa a se lembrar de como era antes e não se dispõe a perder toda a coragem e determinação daquela garota (que passa a chamar de Sarah 1), a narrativa ganha ritmo. Um ótimo ritmo, por sinal, a partir daí ficou difícil interromper a leitura. 

- Dé-jà-vu. (...) Alguns dizem que é tipo um curto-circuito no cérebro, que faz você achar que está se lembrando de algo que não aconteceu. Mas tem gente que diz que talvez você esteja se lembrando de algo que todas as outras pessoas esqueceram.

Então cheguei ao final, e realmente enlouqueci. Sério, gente, porque as autoras fizeram essa maldade absurda com o leitor? rs... O jeito que a história termina é mais que cruel, o final do primeiro livro foi tranquilo de encarar, mas estou feliz por ter demorado a ler esse - pelo menos o lançamento do último volume está mais próximo. Infelizmente, não tão próximo assim, já que não encontrei nenhuma informação sobre isso, nem mesmo uma data prevista de lançamento no exterior. Se alguém por acaso souber de algo, por favor me conte nos comentários.

13 comentários:

  1. Oooi Ju!

    Não conhecia o livro ainda, achei muito legal esse universo paralelo que você citou, mas gente como viver sem certas tecnologias.
    Gostei muito de saber que a personagem amadureceu, acho péssimo uma série e a personagem não crescer nem um pouco.

    ODEIOOO finais assim hahahaha. Espero que lancem logo o ultimo :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!

    Já tinha lido sua resenha anterior e o livro já havia me chamado atenção, adorei saber da continuação. Ainda não li nada com viagens no tempo, acho que esse seria um bom livro para começar. Afinal, você disse que é inédito e eu nunca li nada assim. Gostei de saber sobre o amadurecimento da personagem, isso deixa a história mais interessante. Mal posso esperar para lançaram o terceiro e matar a sua curiosidade, rs.

    Beijos,
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju...
    Nossa.... sua empolgação nesse resenha é contagiante... tenho muita vontade de ler essa série... mas sem saber da previsão de lançamento do terceiro livro fica mais complicado né... mas eu gostei da premissa.... esse mundo alternativo ou paralelo que você citou muito me interessa.... gostei de saber que a personagem amadurece e enfrenta os desafios com muita coragem... adoro histórias que envolvem casa que praticamente tem vida... xero!

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju, não conhecia este livro, mas gostei de saber que o mundo onde ele se passa é totalmente diferente e louco, acho que só por isso eu já leria essa trilogia <3 Vou esperar que o ultimo livro seja lançado para dar uma chance para eles *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, tudo bem?

    Não conhecia essa trilogia, mas já me interessei. A começar por essa capa linda, mesmo você não vendo a protagonista loira desse jeito, a história parece ser bem diferente, a começar por essa realidade paralela e segundo pela casa que é quase uma personagem.

    Que bom que depois que o ritmo do livro melhorou você não conseguiu mais largá-lo, e nossa, é péssimo quando os autores terminam livros assim... por isso que ultimamente tenho evitado começar a ler série que não esteja terminada.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  6. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    Nossa, a acasa está viva!!!!!! Que máximo!!!! Não sei se fico empolgada com essa informação ou se fico com medo, risos... Eu lembrei muito do filme Efeito Borboleta e do De volta para o Futuro, lendo sua resenha. Porque em ambos os filmes, os personagens principais sofrem o mesmo dilema. Mas no fim, nós sabemos a resposta, embora seja amargo, seja difícil, não podemos pensar só em nós, ela tem que fazer o que é certo. Eu consegui sentir o seu desespero, preciso ler esse livro o quanto antes!!! Adorei a resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Juuh, adorei a dica!
    Mas com certeza não irei iniciar essa série agora. Sério, fico pra morrer com a maldade no coração desses autores rs.
    O livro parece mesmo muito louco e ao mesmo tempo empolgante. Adoro viagens no tempo, e estou curiosa para conhecer esse futuro totalmente arcaico rs

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  8. Ah, Ju! Para de me mostrar livro da Jangada sobre viagem do tempo que eu fico querendo ler. rsrsrs Já basta Tempest! :/
    Lembro que pirei nessa capa quando vc divulgou os lançamentos, mas não sabia que era volume 2, agora fico querendo o 1, principalmente porque parece ser fisicamente lindo. #soudessas
    Nem imagino esse mundo tão pirado que ela encontrou, deve ter sido bem estranho. E que bom que a personagem amadureceu e evoluiu.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ju!

    Só leio comentários positivos sobre essa série, acredita? Entretanto, ainda não tive a oportunidade de começá-la. Espero poder fazer isso em breve. Você me deixou ainda mais ansioso, moça, hahahaha! Excelente (e instigante) resenha!

    Um abraço,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oiii
    Não conhecia essa trilogia, mas já quero ler. Fiquei curiosa com a narrativa e com os personagens, achei super diferente uma casa conversar com algumas mulheres.
    Mas a pior coisa é esperar a continuação e ela nem ter previsão :(
    Amei a resenha e preciso dos livros para já!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Jú,

    Que capa mais linda!! Sou realmente ligada em imagens e cores e esta capa me tocou. Gostei dessa coisa de transitar em uma realidade alternativa como você colocou, basicamente um universo paralelo, por mais que fique uma sensação, talvez estranha, deve ser interessante.
    Durante a leitura da sua resenha fui me empolgando a comprar os livros e começar a leitura, mas aí me deparo que o último livro ainda não foi lançado e não se tem a informação de quando o será, então vou esperar lançar o último livro para que eu possa adquiri-los e ler na sequência. (odeio ficar esperando a continuação ser lançada, hahaha).

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Tenho um amigo que é super fã dessa série, mas confesso que ela não me chama a atenção. A capas são mesmo lindas, mas a história não me chama a atenção. Ainda mais pela leitura não ter sido fluida no inicio, acho que eu não leria. Isso me desmotiva um pouco.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ju eu acho lindas as capas do livro, sobre a sinopse do livro me senti bem curiosa com as maldades nesse mundo a ponto de a leitura não fluir. Uma premissa muito interessante da protagonista poder mudar o mundo, agora com mais curiosidade do que nunca com esse final. Mas vou me conter e esperar sair o último livro. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo