segunda-feira, 8 de junho de 2015

[Resenha - Novo Conceito] Apenas um Ano

Postado por Ju às 17:00
Esta resenha não possui spoilers deste volume ou do volume anterior. Caso não tenha lido o primeiro livro, aconselho que pule a sinopse.

Resenha de Apenas um Dia.

Título: Apenas um Ano
Autora: Gayle Forman
Tradução: Ana Paula Doherty
Livro #2 da duologia Apenas um Dia
Editora: Novo Conceito

Em Apenas um Dia, os momentos de paixão entre Allyson e Willem foram interrompidos de maneira abrupta, lançando a jovem em um abismo de questionamentos e dor. Agora a história é contada pela voz de Willem. Sem saber exatamente o que o atraiu na garota de olhos grandes e jeito comportado, o rapaz inicia uma busca obsessiva por pistas que levem até a sua Lulu mesmo sem saber sequer o seu nome verdadeiro. Enquanto tenta compreender o mistério que os separou, Willem se esforça para costurar relacionamentos desgastados e procura respostas para o futuro. Mais do que uma aventura de verão, o encontro em Paris significou para ele o início da vida adulta. Da mesma autora dos best-sellers Se Eu Ficar e Para Onde Ela Foi, Apenas um Ano reúne todos os ingredientes de um romance imperdível: viagens, saudade, encontros, desencontros e amor.

Em Apenas um Dia, conhecemos a história de Willem e Lulu; acompanhamos seus encontros e desencontros. Em Apenas um Ano, a autora nos mostra parte da história pelos olhos de Willem. Não dá pra dizer mais sem revelar algo do primeiro livro.

Amei Apenas um Dia, mas confesso para vocês que me decepcionei com a leitura deste volume. Na verdade, ele cumpre exatamente o que promete, eu é que queria mais. No início, custei a conseguir engolir o que estava lendo. Além disso, personagens com atitudes autodestrutivas costumam me irritar profundamente, e o Willem já começa o livro assim. 

Felizmente, ele progride bastante durante a narrativa. Aprende a ter responsabilidade e compromisso, tanto consigo mesmo quanto com as outras pessoas. No início está completamente sem rumo, mas consegue se encontrar e descobrir um caminho que gostaria de seguir.

Acompanhamos várias viagens dele, e adorei algumas pessoas que ele conheceu nelas, especialmente a Kate, uma garota norte-americana que ele conhece no México. Ela lhe dá uma carona mesmo sem saber nada sobre ele e é a primeira a fazê-lo acordar para a vida.

- Essa sua teoria de que a vida é regida pelo acaso, será que isso não é uma grande desculpa para a passividade? (...) Suspeito que, lá no fundo, você sabe exatamente porque está aqui, sabe exatamente o que quer, mas não quer se comprometer, não quer sem comprometer com o querer, muito menos com o ter. Porque essas duas possibilidades são assustadoras.

Obrigada por existir, Kate! E por dar uma sacudida nesse Willem, se não fosse por isso eu não o aguentaria (a louca que fala com os personagens).

A parte do livro que eu mais gostei foi acompanhar a montagem de uma peça teatral. Sinto saudade do teatro, e qualquer coisa desse tipo que encontro nas minhas leituras me ajuda a minimizá-la. Fora que com essas cenas veio Max, uma garota que deu um pouquinho de suavidade e diversão à história.

Enfim, não tenho muito mais o que dizer. Talvez, se tivéssemos de vez em quando o ponto de vista da Lulu para quebrar um pouco a narrativa, eu teria gostado mais da leitura. A Gayle nos oferece no final apenas algumas linhas após o fim do livro anterior. Pelo menos é uma duologia com um livro extra, o 2,5, que se chama "Just One Night" (Apenas uma Noite). Segundo a Amazon, tem 55 páginas. Acho que vou acabar comprando em inglês mesmo, porque preciso de um fechamento melhor para essa história.

10 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Ju! Estou ansiosa para ler Apenas Um Dia e Apenas Um Ano! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. eu tinha muitas expectativas com a história, mas nem todas foram cumpridas e isso meio que me deixou esperando por um terceiro livro!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!

    Eu não li nada da autora, mas as vezes parece que é um padrão dela fazer esse tipo de coisa. Duologia e sempre com outra visão e sempre com uma qualidade inferior do que nós esperamos né? Uma pena isso.
    Gostei da sua sinceridade mas vou deixar passar.
    Vou ler o proximo livro dela, lançado pela Arqueiro, para conhecer a escrita da autora.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!
    Ainda não li nenhum destes dos dois livros da Gayle mas estou louca para ler! Uma pena que você tenha se decepcionado com o segundo. Aconteceu o mesmo quando li "Se eu ficar", estava com as expectativas altas demais... Espero que no extra você encontre um final melhor pra a história!
    Um beijo
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju! Eu achei os livros lindos, mas espera outra coisa desse segundo, eu queria mais do que apenas aqui fim, então agora espero que venha um terceiro livro por aí, mas tudo bem, gostei dessa obra, porém o primeiro é meu favorito, as partes de teatro foram uma das coisas que mais gostei tmbm! Linda resenha! Saudades de vir aqui! Beijos
    Paula Juliana - Overdose
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    Não acredito Ju, parece que essa autora é polêmica nas suas duologias, agrada em um volume e nem tanto no outro. Mas sabe, eu gosto de ver o ponto de vista dos dois personagens, consigo me envolver mais com eles, pois temos a oportunidade de saber o que ele estava pensando quando fez algo, ou quando disse algo. Eu sempre fico com a impressão que os conheço. Fiquei rindo aqui com vocês conversando com eles. Sua resenha ficou ótima!!!!!!1
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Ju, espero poder ler essa duologia, mesmo você não tendo gostado tanto deste segundo pelo menos o primeiro pelo que comentou deve estar bem melhor <3 Adorei a sua resenha *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  8. Ju, não li nenhum dos livros e sinceramente não tenho muito interesse. Chato que você se decepcionou.. É muito ruim terminar uma leitura frustada =/
    Ain o teatro <3 Se eu pegar o livro e acompanhar só essa parte, eu consigo? haah
    Também sindo saudade demais!

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  9. Virei fã desde Se Eu Ficar. Ela escreve maravilhosamente bem e eu fico sempre de queixo caído. To morrendo de vontade de ler esse livro. Mas que maldade da autora em dar só mais umas linhazinhas a mais sobre o final huahuahua

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ola Ju a autora sempre com essa mania de no segundo livro colocar a versão do protagonista sem dar um fechamento para o primeiro livro, foi assim com Se eu Ficar, odiei o segundo livro, gostaria do desfecho dos dois primeiro e depois a versão dele. Vou esperar sair todos os livros para ler. Mas fico feliz em ver que o protagonista amadurece e graças a Kate. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo