sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

[Resenha - Prumo] Legend

Postado por Ju às 18:00

Título: Legend
Autora: Marie Lu
Tradução: Ebréia de Castro Alves
Editora: Prumo

Sinopse: Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos. (Fonte: site da editora)

Não teve nada em Legend que eu não gostei. Mas isso também não quer dizer que eu tenha achado o livro perfeito. Na verdade, faltou alguma coisa nele. Acredito que explicações. Bom, é uma série, então provavelmente os próximos livros resolverão isso.

Em 2130 d.C., o mundo se tornou diferente. O motivo, não sei dizer. O livro fala de alguns fenômenos naturais, mas imagino que exista algo além disso. As pessoas têm seu futuro determinado aos 10 anos, que é quando fazem uma Prova que vai avaliar o quanto seus genes valem o investimento do governo em sua formação. Nessa Prova, as crianças passam por testes físicos, fazem uma prova por escrito e, por fim, participam de uma entrevista. Sua pontuação final determina se cursarão apenas o ensino médio, se poderão frequentar a faculdade, se farão parte da elite e terão os melhores empregos. Algumas pessoas são reprovadas, e mandadas diretamente para campos de trabalho. Quando isso acontece, as famílias recebem uma indenização e nunca mais ouvem falar delas. Curiosamente, a quase totalidade das reprovações acontecem entre as famílias mais pobres... será que existe um motivo oculto para isso?

Ao mesmo tempo, a República tem que enfrentar cada vez mais surtos de misteriosas pragas (que também só aparecem nas áreas mais humildes, uma vez que os ricos sempre são vacinados contra elas). O governo precisa estar também sempre atento às Colônias, áreas que estão sempre em conflito com a República. O Primeiro Eleitor está no poder há tanto tempo que ninguém imagina que ele um dia sairá de lá. O fato é que ele é eleito sempre para um novo mandato...

Day é um garoto de 15 anos que foi reprovado na prova. Só que ele conseguiu fugir de seu destino, e se tornou uma espécie de justiceiro. Comete crimes contra a República, mas sempre para ajudar outras pessoas. É o criminoso mais procurado do país, porém ninguém sabe como é seu rosto nem de onde veio.

June é uma garota prodígio. A única pessoa conhecida que conseguiu o máximo de pontos possíveis na prova. Formou-se no ensino médio em bem menos tempo que o normal, e já é uma veterana na faculdade, embora as pessoas normalmente não comecem a frequentá-la antes dos 16 anos. E ela não frequenta qualquer faculdade, mas a melhor de todas. Aquela que é destinada apenas às mentes mais preciosas que a República consegue localizar.

O destino dos dois se cruza quando June se junta aos responsáveis pelo rastreamento e captura de Day. A partir daí, fazemos muitas descobertas junto com esses dois. Eu, na verdade, fiz algumas descobertas antes deles... rs... Mas nada que tenha me feito gostar menos da leitura.

O trabalho gráfico está lindo demais, vocês precisam ver Legend por dentro! *-* A narrativa fez com que eu não conseguisse parar de ler e, como o livro não é muito longo, terminei rapidinho... Agora, aqui estou eu, desesperada para ler Prodigy! *-* Acho que vai ser muito melhor do que o primeiro livro, não tem como não ser, se vocês soubessem como Legend terminou entenderiam! hahaha... 

Cada dia significa novas 24 horas. Cada dia quer dizer que tudo é possível de novo. Você pode aproveitar cada instante, pode morrer num instante, e tudo se resume a um dia após o outro.

18 comentários:

  1. Eu amo uma série, principalmente essas que fazem a gente ir correndo comprar o outro!

    Amei a Resenha! Depois de Divergentes quem sabe eu leia esse! Culpa sua!

    Saiu Entrevistando meus Autores - O Prazer da Literatura Nacional - Luiz Henrique Mazzaron!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/12/entrevistando-meus-autores-o-prazer-da.html
    Passa lá e comente! Retribuo visita!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!

    Só tenho lido e ouvido elogios sobre essa distopia. Já tenho meu exemplar e quero ver se leio logo. Esses jogos de poder sempre me chamam a atenção e fiquei curiosa sobre Day. A diagramação é linda mesmo. Ótima resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju

    Eu gosto muito de histórias de ficção científica futurista e essa série parece ser um ótimo exemplo deste gênero.
    Sua resenha foi incrível e me fez acompanhar June e Day e agora quero muito ler o livro!

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  4. Quanto a história não sei se faz muito meu tipo, mas a capa faz! Que linda.
    Parabéns pela resenha, muito bem-feita!
    Adorei o blog e já estou seguindo.

    Beijão!
    www.enfimepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Bom,pelo jeito é muito bom esse livro... eu gosto de livros que explicam bem sabe, não aquela narrativa chata, mas algo que nos dê animo pra continuar lendo e parece ser esse o caso deste livro. Gostei a menina prodígio, já achei interessante :P Vou adicioná-lo a lista...

    Beeijos!
    http://lendocomaolly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu estou com esse livro aqui pra ler, recebi esses dias e tenho que concordar com relação ao trabalho gráfico: lindo! O aspecto de "sujeira" nas folhas, tudo. Estou cheia de distopia aqui pra ler, então não sei quando vou realizar a leitura desse livro, mas terá que ser algum dia!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ainda não ali essa serie, mas eu mega apaixonei pelas capas!!!! Elas são super simples, mas encantadoras!! Nossa achei a temática super interessante: aos 10 anos poder saber como vai ser o futuro! Acredito que era bom pra quem se saia bem na prova, mas como no caso de Day, não foi muito bom!! Que bom que a narrativa prende o leitor, isso conta muito em um livro!! rsrs Amei Ju! Quero ler!!

    meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gostei da postagem ;) Infelizmente ainda não tenho esse livro.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  9. Eu simplesmente AMO DISTOPIAS e Ficção, estes livros futuristas eu curto demais, acho tudo tão legal e emocionante!!! Amei sua resenha, tenho que ler este livro kkkkk, apesar das criticas, creio que irei gostar !!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Eu amo uma distopia também. Embora as histórias parecem um pouco iguais,mas ainda não consegui enjoar ;).

    ResponderExcluir
  11. Essa série já me foi altamente recomendada, por isso mesmo a ganhei de presente de tanto que a pessoa me recomendou hsuahusa
    Mas considerando que distopias sempre têm o poder de me deixar mal com o destino dos personagens, resolvi não lê-la esse ano, mas será minha leitura de janeiro. =D
    Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju,
    tudo bem?
    Esse livro já estava na minha lista. Eu adorei a história dele, mas agora com sua resenha, fiquei com o coração apertado, com tanta injustiça acontecendo na República.
    Gostei desse personagem e acho que junto com a mente brilhante de June, eles poderiam fazer grandes coisas!!!!!
    Vou ler com certeza.
    Beijinhos.
    Cila- leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    É triste quando um livro nos deixa sem explicações, você sente que algo está faltando, mas é bom saber que fora isso o livro é bom!
    Eu já tinha ouvido falar dessa série e agora estou com um gostinho de quero mais para conhecer.
    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  14. Olá Jú!
    Nossa lendo sua resenha me lembrou bastante (não que eu tenha lido) mas o que eu ouço falar sobre a série Divergente. Curto muito aventuras futuristas e apocalipticas como essa que recomenda, meio que mistura um pouco de Jogos Vorazes também!
    Não vou dizer que já está na minha lista de leituras, mas vou procurar saber mais sobre o livro, para definir se o leio ou não!

    Abraço
    Claudinei Barbosa
    http://resenhandoecontando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju!

    Ainda não me aventurei no mundo distópico, mas pretendo fazê-lo por uma mais light, rsrs.
    Bj!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju,

    eu vi esse livro, só que infelizmente ele não chamou muito a minha atenção, acredito por se tratar de um estilo que não é muito o meu.
    Mas parabéns pela resenha, está muito boa, e talvez as explicações que parecem faltar, cheguem no próximo livro.

    Beijos,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. AMEEEEEEEEEEEEEEI esse livro, se tprnou um dos meus favoritos. Eu sou apaixonada por distopias, e adorei essa. A distopia foi bem interessante, a segregação das pessoas, o modo como os menos favorecidos vivem, a questão da desigualdade na saúde. E o romaaance ah, foi tão leve, tão fofo. Amei amei amei <3

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo