sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

[Resenha - Companhia das Letras] Ensaio sobre a cegueira

Postado por Ju às 11:00
Título: Ensaio sobre a cegueira
Autor: José Saramago
Editora: Companhia das Letras

Sinopse: Um motorista, parado no sinal, subitamente se descobre cego. É o primeiro caso de uma "treva branca" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos vão se descobrir reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas. O Ensaio sobre a cegueira é a fantasia de um autor que nos faz lembrar "a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam". José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti. Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, face à pressão dos tempos e ao que se perdeu - "uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos". (retirada da contracapa do livro)

Vocês sabem que eu não tenho nenhuma formação em literatura. Acredito que, no caso específico de falar sobre esse livro, tal formação seria útil. Claro, eu poderia pesquisar sobre Saramago na internet antes de fazer a resenha. Mas não é essa a proposta do blog. Gosto de falar simplesmente da minha experiência como leitora, e dessa vez não será diferente.

Estranhei bastante a estrutura do livro no início. O autor usa a pontuação de um modo peculiar. Diálogos, às vezes diálogos longos, são colocados no meio dos parágrafos e só contam com vírgulas para separá-los - as vírgulas são colocadas tanto no meio da frase de uma personagem, quanto para separar a fala de uma pessoa e de outra. Levei um certo tempo para me habituar, e claro que essa estrutura demanda mais atenção que o normal na leitura, mas no fim deu tudo certo, e eu consegui ler como se houvesse travessões.

Em Ensaio sobre a cegueira, um homem perde a visão de repente enquanto espera o sinal abrir. O caso logo dá início a uma epidemia de cegueira. As pessoas atingidas são colocadas em quarentena, separadas do resto do mundo. Quem conviveu com os cegos também é isolado. As condições em que essas pessoas precisam viver são completamente absurdas. Ninguém aceitaria se aproximar delas, então são alojadas em um antigo manicômio, em que caixas de comida são colocadas algumas vezes ao dia (pelo menos isso deveria acontecer). Não existe ninguém para auxiliá-los nas necessidades mais básicas, ou para limpar o lugar. Os cegos também são avisados de que não serão fornecidos remédios de qualquer espécie, nem socorro médico em emergências. Eles mesmos devem se organizar como acharem melhor. 

Se não formos capazes de viver inteiramente como pessoas, ao menos façamos tudo para não viver inteiramente como animais.

No meio de tantas pessoas que não conseguem enxergar, uma mulher finge ter sido atingida pela epidemia para poder acompanhar o marido, o médico que atendeu o primeiro cego. É pelos olhos dela que vemos todos os seres humanos perderem a humanidade pouco a pouco, se renderem a seus instintos animais e mostrarem o seu melhor ou o seu pior lado.

Gostei bastante da leitura, embora o livro tenha uns trechos bem nojentos. Quase vomitei em momentos nos quais essa única mulher que conservou a visão vomitou. As descrições são muito bem feitas e houve partes bem difíceis de ler, mas foi uma experiência de leitura diferente e super enriquecedora. Com certeza vou querer conhecer outras obras do autor.

Se antes de cada acto nosso nos puséssemos a prever todas as consequências dele, a pensar nelas a sério, primeiro as imediatas, depois as prováveis, depois as possíveis, depois as imagináveis, não chegaríamos sequer a  mover-nos de onde o primeiro pensamento nos tivesse feito parar.

16 comentários:

  1. Gosto muito da história do Saramago e morro de vontade de ler todos os livros dele, ainda acho que um dia vou comprar todos os livros dele de uma vez! Já assisti ao filme adaptado desse livro (que aliás ficou incrível) na escola. Eu queria assistir só depois de ler o livro, mas infelizmente ou felizmente assisti antes, o que aumentou ainda mais a vontade de lê-lo! xD
    Parabéns pela resenha x]

    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    tenho muita vontade de ler esse livro, tentei começar minha saga por Saramago por O Evangelho Segundo Jesus Cristo, mas a leitura acabou não fluindo muito... ainda estou na peleja de lê-lo. Ótima resenha. ;)

    Samantha Monteiro
    http://www.wordinmybag.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Ju tudo bem ?
    Te indiquei à um selo lá no blog :p Dá uma conferida lá.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/2013/12/selo-liebster-award.html

    Beijos, Carlos.

    ResponderExcluir
  4. Noossa eu amo o Saramago e este livro ( que ainda não li ) está na minha lista faz um tempinho!!!
    Achei super interessante o tema central do livro, creio que é uma mensagem e tanto para a sociedade excludente que nós temos.
    Outra coisa que me chamou atenção foi a estrutura do livro, acredito que seja um tipo de recado do autor ( O saramago adora fazer isso), já que ele vai retratar um mundo tão excludente e possamos dizer tão desorganizado, a escrita do livro não deveria ser diferente, uma forma de situar o leitor ao que ele vai encontrar no decorrer do enredo!!!
    Amei de verdade!!!

    Beijos!!!

    meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju,
    tudo bem?
    Eu conheço esse livro de nome, mas nunca li nenhum comentário sobre ele, a sua resenha é o primeiro contato que tenho com essa história.
    Não tem problema você não não ser formada em literatura, pois ai podemos ver o livro sobre um outro prisma.
    Parece ser um livro bem forte, cru. Pelo que contou, temos cenas chocantes.
    O comportamento da sociedade foi horrível.
    Vou querer um dia ler esse livro, só não sei se terei estômago para isso.
    Beijinhos.
    Cila- leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, eu já ouvi falar bastante deste livro, mas nunca tive a oportunidade de ler, além da capa que eu não gostei, a historia não conseguiu chamar a minha atenção, quem sabe um dia rs
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!
    Li esse livro para o desafio que fiz este ano.
    A leitura é muito forte e descritiva.
    Também tive dificuldades com a questão da construção ortográfica do texto, mas foi só no início, depois me acostumei.
    Se quiser conhecer o meu ponto de vista da trama, passa lá no blog, =D
    Bj!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. O Livro é bem forte e intenso pela sua resenha!
    Conheço o filme, mas o livro ainda não tive a oportunidade de ler!
    Amei conhecer um pouco e talvez eu leia sim!
    Saiu LI ATÉ A PÁGINA 100: Amazônia Arquivo das Almas - Paul Fabien que é o livro do Sorteio!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/12/li-ate-pagina-100-amazonia-arquivo-das.html
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Este é o livro que estou lendo no momento. No começo achei que fosse de terror. Depois me acostumei com o tema e também com a estrutura (achei essa estrutura mais fácil de ler do que o livro Orgulho e Preconceito)

    ResponderExcluir
  10. Oi Jú, tenho muita vontade de ler este livro. Sem dúvida, parece ser muito forte, é uma história triste e pesada...
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Saramago é um dos meus escritores favoritos (se não o mais mais!). Ele tem mesmo um estilo de escrita único, ninguém consegue fazer igual. É sim uma leitura que demanda mais atenção, não é do tipo que se lê rapidamente. E esse estilo se mantêm em todos os livros dele.

    Ensaio sobre a Cegueira é um livraço, eu amei. Tinha grandes expectativas com o filme, e achei que ficou bem bom. Você soube que, quando Saramago assistiu a premiére com Fernando Meirelles, até chorou de tanto que gostou? ohnnn!

    Outros que já li do Saramago foram As Intermitências da Morte, Memorial do Convento e O Ano de 1993. Caso queira ler algum desses, indico começar com Intermitências da Morte. Apesar do tema é bem leve e, acredite, até mesmo hilário em vários trechos! Se quiser qualquer um desses, posso te emprestar! :)
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Nunca li nada do autor, mas me pareceu ser bem interessante essa história. Quero em breve ter a oportunidade de ler!
    Amei sua resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Olá Ju tudo bem ?
    Conheci o Saramago, por um professor de meu que adora algumas citações dele. Confesso que enho muita vontade de ler apesar de muitos falarem que a escrita é bem densa e às vezes até um pouco difícil. Isso não diminuiu em nada minha vontade de ler algum livro do autor. De fato não conhecia esta obra dele e a sinopse já me encantou e sua resenha me deixou mais animado ainda !
    Beijos, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    Ps: Não fique com receio de responder aquela tag, qualquer coisa é só usar as mesmas perguntas. O importante é interagir :p

    ResponderExcluir
  14. Esse é um dos livros que está há tempos na minha wishlist, mas ainda não consegui comprar com um preço bacana, por isso não consegui ler, mas pretendo fazer isso em 2014.
    Beijos, boas leituras e FELIZ 2014!

    ResponderExcluir
  15. Saramago para mim é o melhor autor brasileiro,sou apaixonada pelos livros dele e esse é o meu preferido. Realmente,a leitura dele é bem complicadinha,a primeira vez que li um livro dele fiquei totalmente perdida,mas agora já me acostumei.Quem não curte muito essa leitura complicada,super recomendo o filme que tem o mesmo nome do livro,muito impactante e bem fiel ao livro! Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju, nunca li nada do Saramago. O enredo é bem interessante, nunca tinha visto nada parecido, mas eu tenho la minhas duvidas se eu leria este livro.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo