Autor: Santiago Nazarian
Ilustrações: Lestrange
Editora: Galera Record
Sinopse: No Colégio Pentagrama estudam lobisomens, vampiros, bruxas e zumbis. Pode parecer bem divertido, mas não para um moleque que cai lá de para-quedas, sem saber a verdadeira natureza de seus colegas. Ludo é um garoto descolado, um pouquinho estranho, que foi expulso de seu colégio anterior. Fanático por filmes de terror, ele não acharia lá tão ruim virar um desses monstros, mas aos poucos ele vai percebendo que, na vida real, a coisa é bem mais sinistra. Em Garotos Malditos, primeiro romance juvenil do sorumbático autor paulistano Santiago Nazarian, os limites da adolescência, as descobertas sexuais e os valores da amizade são discutidos com humor, terror e, é claro, muita insanidade. (retirada da orelha do livro)
Ludo estudava em um colégio muito religioso e rigoroso, cheio de regras. Sempre foi conhecido por lá, já que era considerado um pouquinho estranho para os padrões de um ambiente assim - além de ser completamente fanático por filmes de terror e amar bandas que mais ninguém conhece, o garoto usa uma franja que cobre boa parte de seu rosto e tem um piercing no lábio inferior. Isso ainda era tolerado, mas quando ele ousou quebrar uma regra bem clara da escola, foi expulso. Sua mãe decide, então, encontrar um colégio em que ele se encaixe. Descobre o Colégio Pentagrama e acredita que seja o lugar perfeito para seu filho - os alunos de lá se vestem como ele, e parece ser um lugar mais liberal.
Só que, por trás das aparências, o novo colégio de Ludo é um lugar bem sinistro. O garoto não sabe exatamente o que está acontecendo, mas todos os novos colegas o chamam de nulidade e ele não consegue entender o significado disso. Até que chega o momento de sua primeira excursão da escola, para a Ilha da Carcaça, e ele começa a entender que está cercado de monstros de todos os tipos.
Assistir a filmes de terror sempre foi divertido, mas participar de um não era nada bacana.
A primeira vez que ouvi falar desse livro foi na semana passada. Estive no I Encontro de Blogs de Letras, organizado pelo PublishNews e pelo PavaBlog. Lá, tivemos a oportunidade de conhecer o autor e participar de um bate-papo com ele. O Santiago é mega simpático, dá para perceber que ele ama o que faz. Mesmo que os livros dele não tenham muito a ver comigo, fiquei com muita vontade de lê-los. Quando fui autografar os exemplares que ganhei, perguntei ao autor se uma pessoa muito medrosa conseguiria ler os livros, e ele disse que sim com tanta segurança que eu precisava mesmo tentar. E adorei a experiência.
Na verdade, o livro é bem diferente do que eu esperava. Os adolescentes só assumem sua face 'vampiro/lobisomem/zumbi/qualquer monstro que você imaginar' em uma pequena parte da história. O autor o escreveu tendo como público-alvo garotos que gostam de filmes de terror. Realmente, não é uma leitura indicada para garotas muito delicadas. Ludo fala palavrões e tem pensamentos, digamos, "impuros", a respeito de algumas mulheres. A "namorada" que ele arruma é um ser nojento, que não para de vomitar... rs... Sim, o livro tem coisas bem bizarras.
Apesar disso, gostei demais da leitura. A narrativa do Santiago me conquistou, os capítulos são curtos e rápidos de ler. No início de cada um deles, tem uma ilustração. Já falei um milhão de vezes por aqui que amo livros ilustrados. As ilustrações de Garotos Malditos são lindas, e retratam muito bem partes importantes da história. É um livro bem divertido, até quando uma pessoa maluca corre atrás de outra para fazê-la em pedaços... rs...
- Nem mais um passo ou eu jogo os contratos todos na água.Ela comprimiu os olhos, intrigada. Então acenou com a mão para que eu esperasse um segundo. Desligou a motoserra.- Assim está melhor, não estava conseguindo te ouvir.
Quando eu pensei que tudo já estava resolvido, me deparei com um fato que me lembrou do susto final que normalmente acontece nos filmes de terror. É um livro inteligente, que me surpreendeu bastante. Espero que vocês tenham a oportunidade de ler.
Resenha postada no skoob.
Resenha postada no skoob.
Bom Natal ...
ResponderExcluirErnesto
Oi Ju!
ResponderExcluirA trama parece ter um diferencial, mas não curto esse estilo sobrenatural, nem assisto a filmes de terror, rs.
Bj!
http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br
Eu to numa onda assim sobrenatural e amei a premissa!
ResponderExcluirParabéns pela resenha! Ficou ótima!
E muito legal quando o livro surpreende a gente!
PS: Resenha quentinha de Insurgente - Divergente - Livro 2 - Veronica Roth
http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/12/resenhainsurgente-divergente-livro-2.html
Passa lá e comento que RETRIBUO a visita!
Beijos
Um livro mais para garotos? Com acontecimentos bizarros?
ResponderExcluirGostei, uma boa oportunidade para fugir da zona de conforto na leitura.
Beijos.
Leituras da Paty
Oie Ju!!
ResponderExcluirParece ser um livro bem legal!! mas acho que me encaixo na classe de meninas delicadas, rsrsr e me assustaria um pouco com esse livro! rsr! Mas quem sabe eu não venha ter a oportunidade de lê-lo e me apaixone por ele?!! Tem livros que nos surpreendem!
Beijos!!
meudiariojk.blogspot.com.br
Cara, eu simplesmente como todos os lançamentos dessa editora, mas esse passou despercebido. Eu NUNCA tinha lido nada acerca dele. kkkkkk
ResponderExcluirE essa capa? Ela parece super bizarra!
Livro que não é para garotas delicadas? Esse é dos meus então! Já gostei!
Ando correndo do sobrenatural, mas daria uma chance a ele.
bjus
terradecarol.blogspot.com
Oie, eu gostei da tematica do livro, acho legal livros de lobisomens, vampiros etc... kkkk mas não gostei desta capa kkk, que capa horrorosa kkkkk
ResponderExcluirBom dia Ju,
ResponderExcluirNão conhecia esse livro e sua resenha me deixou bem curioso, também gostei da capa dele, dica anotada....abraços.
devoradordeletras.blogspot.com.br
Olá!
ResponderExcluirEu gosto de sobrenatural.Não conhecia o livro, a sinopse não me atraiu muito, mas o que me fez dar uma chance a ele foi a sua resenha.Pois adoro livros fortes
Beijinhos
Oi Ju,
ResponderExcluirtudo bem?
Sempre que passo por aqui, conheço novas histórias. Essa história não faz o meu gênero, acho que não o leria. Mesmo assim desejo sucesso ao autor.
Beijos.
Cila- Leitora Voraz
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Olá
ResponderExcluirGostei muito da história, mas achei mas indicado para o público adolescente!
Bjo
Como não gosto de filme de terror e vou mais para o lado de meninas delicadas,fiquei meio receosa com esse livro! Gostei da capa,achei bem interessante!
ResponderExcluirHum, não sei se gostei... A princípio me pareceu "mais do mesmo": adolescentes e seres fantásticos. Mas se te surpreendeu, sinal que tem coisa nova e boa! :)
ResponderExcluirUma vez vi uma entrevista do autor e achei ele diferente da maioria dos autores super enérgicos ou super tímidos que divulgam os seus livros, ele tem uma postura mais relaxada e, como você mesmo disse, ele claramente ama o que faz. Só fui fãs de filmes de terror quando eu era bem mais nova, tipo antes dos 10 anos de idade, depois disso não tive muito mais energia para gastar com eles, na verdade, é muito pior com filmes de suspense, destes passo longe hehe
ResponderExcluirO livro parece ser muito divertido, meio - desculpa a comparação, sequer li quaisquer dos livros, mas fiquei com essa impressão - um Monster High para garotos, mas sem focar muito nos monstros.
Amei a resenha!
Beijos
Oi Ju! Eu adorei o livro, sou bem eclética em relação a gêneros de livros, e admito que não recuso filmes de terror! Leria com certeza, a história é bem legal e adoro lobisomens, zumbis e vampiros. Só não gostei da capa haha.
ResponderExcluir