quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

[Resenha - Novo Conceito] De coração para coração

Postado por Ju às 14:00
Título: De coração para coração
Autora: Lurlene McDaniel
Tradução: Luana Guedes
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Da autora best-seller Lurlene McDaniel, De coração para coração fala de perdas, amor e renovação. Fala também da maneira como esses sentimentos tão complexos se entrelaçam, nos momentos mais difíceis, nas relações familiares e de amizade. Elowyn e Kassey são grandes amigas, que dividem tudo. Mas uma coisa Elowyn não contou para Kassey: ao tirar a carteira de motorista, ela marcou a opção “doadora de órgãos”. Kassey descobre esse detalhe da vida da amiga da maneira mais trágica – quando o desejo de Elowyn está prestes a ser atendido. Arabeth nunca teve a sorte de ter uma melhor amiga. Com o coração doente, ela leva uma vida protegida de tudo e de todos. Até que, aos 14 anos, recebe o telefonema que tanto esperava — mas inicialmente ela e sua mãe não sabem a quem devem agradecer. Quando os mundos dessas três meninas e de suas famílias se cruzam, suas vidas se transformam de maneira nunca imaginada. Kassey, especialmente, encara os fatos como uma forma de manter viva a memória de sua querida amiga. Ela passa a compartilhar da nova vida de Arabeth, ao mesmo tempo em que ajuda a aliviar o sofrimento da família de Elowyn e a compreender a sua própria dor. (Fonte: site da editora)

Elowyn acaba de completar 16 anos, e os pais a presenteiam com um carro (lembrem-se de que nos Estados Unidos as pessoas podem dirigir legalmente com essa idade). Ela tem um namorado que ama, mas com quem briga constantemente. Um dia, ao vê-lo com outra garota na saída do cinema, sai sem querer ouvir nenhuma explicação e começa a dirigir sem rumo. Acaba em uma estrada em um dia chuvoso, e sofre um acidente. Sua morte cerebral é confirmada, e os pais e sua melhor amiga descobrem que ela optou por doar seus órgãos. 

Arabeth há muito tempo não consegue ter uma vida normal. Desde os oito anos, seu coração mostrou-se bem enfraquecido e ela teve que deixar muitas brincadeiras de lado. Agora, aos 14, tem que ficar sempre em casa e convive com uma máquina de oxigênio todos os dias. Nem se lembra de como é ser saudável. Corre risco de vida, e sua única esperança é um transplante de coração. E a morte de Elowyn torna isso possível.

Quando comecei a leitura do livro De coração para coração, estava gostando muito. Me emocionei bastante com os primeiros acontecimentos. Até que tudo muda com a morte de Elowyn. O livro perdeu um pouco do brilho para mim. Ela era uma pessoa tão cheia de energia, que senti muita falta dela no enredo. É claro que, sem a morte da garota, não haveria como a história se desenvolver. Afinal, o tema principal abordado pela autora é a doação de órgãos. Mesmo assim, demorei para me conformar. 

As personagens têm conflitos muito ricos, e quando começam a interagir têm que aprender a lidar com eles. Arabeth está vivendo o fenômeno da memória celular, que ainda não é cientificamente aceito, apesar de ser relatado por vários receptores de órgãos.

- Às vezes, um fenômeno relatado por pacientes de transplantes é que começam a ter memórias que pertenciam ao doador ou a agir de forma semelhante a ele. (...) É mais comum em transplantes de coração.

Isso faz com que as pessoas que conheceram Elowyn vejam sinais de sua presença em Arabeth. Gestos, palavras e gostos em comum que surgiram misteriosamente após a cirurgia, causam um pouco de confusão na cabeça de todos.

A narrativa do livro é um pouco lenta. Acompanha o ritmo de Arabeth, afinal, ela está se recuperando de uma cirurgia complicada e tem que conviver com a ameaça da rejeição do órgão transplantado. Então, embora não se lembre de já ter se sentido tão bem, precisa se cuidar. 

Achei que tudo se resolveu bem no final, as personagens conseguiram superar suas dificuldades e seguir em frente. Gostei da leitura, mesmo que o livro não seja tão tocante quanto eu esperava. 

Resenha postada no skoob.

23 comentários:

  1. Adorei a sua resenha! Não conhecia esse livro, e nunca li nada parecido com isso. Acho que a história tem tudo para ser legal mesmo, só fiquei um pouco desanimada por o livro ficar mais lento depois da morte da garota.. Parecia que ia ser vem emocionante, mas aparentemente não é bem assim..
    Procurarei me informar mais pra saber se compro ou não esse livro (:

    depoisdeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!

    Muito interessante a premissa do livro. Nunca li nada com esse tema e me chama a atenção. Pena que não foi tudo o esperava. Deve ser mesmo uma situação bem difícil e lenta pela possibilidade da rejeição. Ótima resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju,
    A capa do livro não tinha me chamado a atenção, mas eu nunca tinha parado para ver, de fato, uma crítica/ resenha. Me pareceu ser MUITO tocante! Que pena não ter sido tanto pra você. Eu fiquei super curiosa com essa história, eu adoro ler um drama. rs Gosto de ler 'sicklits' porque retratam muito o valor da vida, sabe? Enfim, acho que fui conquistada por mais um livro... Eu quero!
    Beijo
     Just Carol

    ResponderExcluir
  4. Amo livros com essa temática e com certeza sei que vou gostar desse!
    Resenha incrível, que só aumentou minha vontade de ler!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Gostei do tema do livro mas não sou fã de livros lentos. Gosto de livros que nos empolguem, com vontade de ler a cada segundo com o coração batendo forte.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nunca li um livro nessa temática, não sei se eu iria gostar...
    Acho que livros lentos são meio complicados pra mim, já que eu sou bem lenta UISDHAUISHDIASD

    Beeijos!
    http://lendocomaolly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju!

    Achei diferente a premissa e fiquei curiosa, bj!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju,

    Nossa não sabia do que se tratava o livro e depois de sua resenha, fiquei chocada, tipo eu preciso ler esse livro parece ser em diferente de outros e com certeza irei chorar um pouco, choro em livro que mechem com meu emocional.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Pelo titulo parece ser uma historia mais emotiva,
    mas pelo que li de sua resenha, não é tãoo marcante assim.
    Mesmo assim espero poder ler um dia, me interessei,
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju,
    tudo bem?
    Eu já vi essa capa, mas acho que é a primeira resenha que leio. Esse tema é natureza humana pura!!! É muito dolorido, uma morte ser necessária para manter outra vida. desperta tantos sentimentos contraditórios, sinceramente não sei o que pensar.
    Uma pena que não foi bom até o final.
    mesmo assim, parece ser uma boa história.
    beijinhos.
    Cila- leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá como vai ?
    Bom não sou fã dos romances confesso, e este livro me pareceu um pouco que "romântico demais" sabe ? Gosto mesmo é de uma aventura, ação, fantasia.
    Beijos, Carlos

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Tem romance?
    Não vi você comentar sobre algum romance, apesar da menina que recebeu o transplante ser nova.
    Gostei da resenha!
    Beijo, Mari Scotti

    mariscotti.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, considero que só tem romance no início do livro, Mari.

      Excluir
  13. Esses dramas não são muito para mim, mas até leio!
    Gostei da resenha flor e me deixou curiosa!

    PS: Resenha quentinha de Insurgente - Divergente - Livro 2 - Veronica Roth
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/12/resenhainsurgente-divergente-livro-2.html
    Passa lá e comento que RETRIBUO a visita!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Aaaah Ju já fiquei triste desde quando soube que a Elowyn morreu, mesmo que o enredo se desenvolveria a partir daí, mas eu acredito que a autora deve ter trabalhado bem a Elowyn então a gente acaba sentindo falta e fica um pouco vazio o livro! Apesar de não ter lido o livro ainda, fiquei com essa impressão!!
    Ótima resenha JU!!

    Beijos!!!

    meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha e sua sinceridade no tocante às suas impressões do livro, nunca li nada parecido e seria interessante ler sobre o assunto. Nunca tinha ouvido falar ou visto esse livro. Apesar de ter ficado curioso com a história não é um livro que eu compraria. Bom, quem sabe no futuro...?!

    Beijos

    Emmanuel

    ResponderExcluir
  16. Nossa Ju
    O livro tem uma temática bem bacana. Eu sou doadora de órgãos,toda a minha família sabe disso e acho bacana quando exploram esse tema.
    Fiquei super curiosa para ler esse livro.
    Parabéns pela resenha!

    Beijinhos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  17. Que capa mais fofa é essa? Parace ser um livro interessante, apesar de as vezes eu não gostar de ritmo meio lento.. mas quem sabe heheh
    ótima resenha, gostei!

    xx
    http://www.theyoungcouture.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Adorei a resenha! Fiquei encantada pela história,ainda mais pq adoro um drama! Achei muito interessante a autora abordar sobre esse tema,entrará para minha lista de desejos com toda a certeza! Beijos

    ResponderExcluir
  19. Achei super interessante! Relações familiares e amizade, histórias entrelaçadas, morte que significa muito para a história e desencadeia fatos novos... Que pena que vc não gostou tanto Ju... A narrativa lenta me incomoda, mas acho que mesmo assim, vou procurar pra ler.

    ResponderExcluir
  20. Não tinha gostado muito da capa, mas até que me interessei pela sinopse, mas ainda assim não está no topo da minha lista de interesses.
    Mas quem sabe um dia, né.
    Beijos e boas leituras

    ResponderExcluir
  21. Acho complicado quando autores resolvem pegar situações polêmicas e não conseguem se aprofundar a ponto de convencer o leitor, mas já que no geral as coisas se resolveram, o livro pelo menos foi bem finalizado, como numa rotina de ginástica artística, tecnicamente muito bem executado, mas sem merecer aqueles pontos extras que garantem um medalha ou, nesse caso, mais estrelas e um coração de favorito.
    Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi Ju! Adorei a resenha, é um assunto que deve ser mais abordado em livros, e achei bem interessante a "Memória Celular" eu nunca ouvir falar sobre isso, e agora que eu sei me deu vontade de ler o livro. Quanto ao fato da Elowyn morrer, me lembrou outro livro que estou lendo agora, que a moça morreu nas duas primeiras paginas, nem deu tempo de conhecer um pouco mais sobre ela...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo