domingo, 15 de dezembro de 2013

[Resenha - Novo Século] O Julgamento de Lúcifer

Postado por Ju às 12:00

Título: O Julgamento de Lúcifer
Autor: Adriano Moura
Editora: Novo Século


Sinopse: Três líderes religiosos convidam Lúcifer a participar de um programa de TV. No estúdio da BGTV, tentam convencê-lo a assumir a responsabilidade por crimes praticados pela humanidade nos últimos dois mil anos. Pedofilia, charlatanismo, tortura e corrupção são crimes cometidos por personagens que se dizem portadores da palavra de Deus, o que o diabo desmente com sua astúcia e um controle remoto capaz de controlar TVs, computadores e celulares ao redor do mundo. O julgamento de Lúcifer é um reality show surrealista em forma de livro, ou um romance que pode ser encenado ou lido em voz alta, porque nasceu no teatro e não esconde essa identidade. Como pode também, sob uma luminária, ser motivo para reflexões silenciosas. Com uma linguagem repleta de metáforas e simbologias, o romance faz referências à cultura pop, bíblica e literária para apresentar personagens que transformam a vida em ficção a fim de justificar seus atos. Caberá ao leitor escolher em quem ou em quê acreditar. (Fonte: site da editora)

O livro me conquistou no primeiro parágrafo do prólogo, que dizia que o personagem principal estava em Florença exclusivamente para ver o Davi, de Michelangelo. Tive que reconhecer que ele sabia o que admirar. O Davi é um dos maiores exemplos de beleza que já vi. Fiquei meia hora de boca aberta, só olhando para ele. No final do prólogo, senti arrepios. A última frase dele me surpreendeu e me chocou. 

Em O Julgamento de Lúcifer, o diabo é convidado para um reality show. O objetivo da produção é que ele assuma a culpa por todo o mal que atinge a humanidade. Querem provar que o homem é, por natureza, bom; que a influência de Lúcifer é que causa todos os males. Mas, surpreendentemente, ele se recusa a fazer isso. Diz que nunca interferiu em nenhum acontecimento da Terra, que só esteve lá duas vezes: uma para tentar Jesus e outra para tratar de assuntos particulares.

Seus acusadores no programa são os primeiros a terem seus pecados revelados. Apesar de, atualmente, serem grandes líderes religiosos, têm um passado do qual não conseguem se orgulhar. 

Por mim, tudo bem expor o fato de que todo ser humano tem um lado ruim. Eu estava encantada com a narrativa até quase o final do livro. Não vou contar, claro, estragaria a leitura de vocês. Mas acho que o autor realmente exagerou na dose. Não é preciso ser fanático para achar esse final ofensivo. Se bem que eu acho que algumas pessoas não o verão como ofensivo e, sim, como justo. Depende da percepção e das crenças de cada um.

O Julgamento de Lúcifer nasceu no teatro. Durante a leitura eu ficava imaginando como seria vê-lo encenado (a história foi encenada antes de virar livro). Acho que deve ter sido uma boa peça, o texto é fácil de ser visualizado. O livro é bem curto, tem só 86 páginas, portanto, a leitura é bem rápida. Não percebi erros de ortografia, e gostei muito da capa. Só acho, mesmo, que o final estragou a história, que estava indo tão bem. 

Todo mundo tem uma escolha, mas é preciso coragem para escolher o certo. O certo, às vezes, implica renunciar à liberdade ou à vida, preço caro demais para os covardes.

16 comentários:

  1. Uaaau Ju essa capa é bem medonha! hehehe
    Mas o livro parece ser bem interessante!
    Nossa eu adoraria ver uma encenação desse livro!!
    Pensei em lê-lo e talvez encená-lo ano que vem na facu!! Parece ser super divertido!!!
    Gostei mesmo! É uma pena que o final tenha estragado o livro! Mas acho que para um teatro é só fazer uma adaptação!!!!
    Beijos!!!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar nesse livro! Primeiramente me pareceu bem interessante.. só fiquei preocupada com esse "final ofensivo" pois eu sou inclinada ao catolicismo e as vezes me irrito facilmente, dependendo do que for hahah só não sei se compraria, talvez ler em PDF um dia.. acho que vou por na minha lista de leitura sim. (: obrigada pela dica!

    xx
    http://www.theyoungcouture.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju. Eu fiquei curiosa com este livro desde o lançamento, achei a história muito original. Só não sabia que era um texto pra teatro, deve ser bem legal. Vou tentar ler também, ainda mais sabendo que é bem curtinho.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro nem o autor, e nem a capa nem a sinopse me atraíram muito, mas, anyway. Gostei de alguns pontos que você abordou na escrita: o expor que todos tem um lado ruim e que a leitura é rápida. Mas infelizmente, por enquanto não vá entrar na minha wishlist, mas, quem sabe um dia né?
    Beijos e boas leituras.

    ResponderExcluir
  5. Oi Jú,
    Legal entrar em contato com mais um livro e autor desconhecidos para mim. A princípio pela sua resenha parece ser interessante, mas confesso que não me senti seduzida a ler este livro, pelo no momento.
    Beijos
    Tânia Bueno
    http://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!
    Muito, muito boa sua Resenha!
    E o livro chamou bem minha atenção, além de ser curtinho e vc falou que imaginou ele em uma peça de teatro, eu amo teatro, acho que iria gostar.
    Além do mais gosto de livros intensos e polêmicos!
    Parabéns flor!
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/11/resenha-easy-tammara-webber.html

    ResponderExcluir
  7. Nossa Ju, essse título é bem pesado, acho que deve ser uma história de arrepiar.
    Sinceramente não é o tipo de leitura que me agrada, mas eu seria até capaz de ler só pra saber sobre esse final que você achou ofensivo, fiquei muito curiosa....se vc quiser me contasr em off não vou me importar rsrsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. OI, eu não gostei nem um pouco, acho estas coisas muito serias, e eu não leria um livro de falaria desse jeito kkk, acho que isso atrai coisas ruins kkkk

    eu não leria !!! Abraços

    ResponderExcluir
  9. Ai Ju! fiquei curiosa com esse livro! Por se pequeno e pela temática realmente dá pra visualizar uma peça se desenrolando. Adorei! Não sei se vou achar o final ofensivo, quero muito ler pra saber! Eu vejo muitas pessoas vestindo essa capa religiosa e pondo a culpa em mil coisas e nunca e si. Gente q acha q vai pro céu por orar e ir a missa todos os domingos mas não tem solidariedade com o próximo e ainda faz coisas vis por ai... enfim, quero muito ler!
    Bjus bjus!
    Pan
    Pan's Mind - Sorteio Amazônia - Arquivo das Almas
    Gincana de Filmes

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju,
    tudo bem?
    A capa realmente é convidativa, a história bem diferente e instigante. Acho que irá gerar vários questionamentos. Uma pena o final ter desandado. Mesmo assim, fiquei curiosa, quero ler o livro.
    beijinhos.
    Cila- leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa Ju
    O que adianta o livro ser bom e no final o autor exagerar?
    Fiquei curiosa com a história!
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju,

    Não sei se seria um livro que eu leria. Não gosto de nada que envolva religião, até pq não tenho nenhuma, e sou contra essa de que todo ser humano nasce bom. Somos os únicos responsáveis pelo de bom e mal que fizermos, nesse caso, acho que ficaria do lado de Lúcifer. ;)
    Beijos,

    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não gostei da capa,é um pouco medonha.Além disso,não leria esse livro porque não gosto de me meter com essas coisas! Beijos :D

    ResponderExcluir
  14. Sua resenha é ótima, mas não gostei da história, nem do título, nem da capa. Ainda bem que é curto, pois se eu ganhasse para ler acabaria desistindo rapidinho! rs

    ResponderExcluir
  15. Me assustei com o titulo do livro haha
    Mas achei a história toda muito interessante e eu leria o livro só para saber o final dessa história haha Fiquei bem curiosa.
    Beijos Ju.

    ResponderExcluir
  16. Apesar de ser um livro curto, não é um que me atraia. Percebi que o autor quis ser impactante e deixar uma marca em seus leitores, mas provavelmente essa marca variará de acordo com suas percepções. De qualquer forma, que bom que o prólogo foi tão satisfatório e que ele fala de Florença. =D
    Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo