quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

[Resenha - Novo Conceito] Esc@ndalo

Postado por Ju às 22:00
Título: Esc@ndalo
Autora: Therese Fowler
Tradução: Henrique Amat Rego Monteiro
Editora: Novo Conceito

Sinopse: Amelia Wilkes tem um pai rigoroso que não permite que ela namore, mas isso não a impede de viver um romance secreto com o cativante Anthony Winter. Desesperadamente apaixonados, os dois sonham uma vida juntos e planejam contar tudo sobre seu amor aos pais de Amelia... Mas só depois que ela completar dezoito anos — e for legalmente reconhecida como adulta. No entanto, a paixão do casal é exposta mais cedo do que o previsto... Eles são jovens, andam grudados aos seus celulares e postam todo tipo de informação — inclusive aquelas informações mais particulares, que só deveriam dizer respeito a eles mesmos — até que o pai de Amelia encontra fotos de Anthony, nu, no computador de sua filha. Poucas horas depois, Anthony é preso. Apesar dos protestos de Amelia, seu pai usa de todo o poder e influência entre os policiais, e entre os meios de comunicação, para transformar Anthony em um pervertido que caçava sua inocente filha. De mãos atadas, cabe aos dois apaixonados arriscar uma última saída, ousada e perigosa, e apagar a acusação de sexting que Anthony recebeu. (retirada do site da editora)

Sabem aquela lei básica da vida que diz que todo o mal que você faz aos outros acaba retornando para você? Pois é, tem gente que aprende isso da pior forma possível em Esc@ndalo.

Eu acho que vou levar muito tempo para me recuperar dessa leitura. Quando cheguei ao final, descobri que a história foi baseada em alguns fatos reais, apesar das personagens serem imaginárias. O filho da autora foi preso, acusado de sexting, e isso a inspirou a escrever o livro.

Sexting (contração de sex e texting) (...) refere-se a divulgação de conteúdos eróticos e sensuais através de celulares. Iniciou-se através das mensagens SMS de natureza sexual e com o avanço tecnológico tem-se aumentado o envio de fotografias e vídeo, aos quais aplica-se o mesmo termo. (...). É uma prática cada vez mais comum entre jovens e adolescentes. (Fonte: wikipédia)

Amelia e Anthony são dois jovens apaixonados que estão no último ano do colégio. Sonham com um futuro juntos, já têm tudo planejado. Eles querem mudar-se para Nova York no ano seguinte, estudar artes dramáticas na NYU e, depois, conseguir trabalhar na Broadway. Eles têm um relacionamento já há um ano, mas os pais de Amelia não sabem de nada. O todo-poderoso Harlan Wilkes, dono de um império, nunca permitiria que sua filha se relacionasse com um garoto tão insignificante como Anthony, que só conseguiu estudar em um colégio tão bom quanto o de Amelia devido ao fato de sua mãe lecionar lá.

Um dia, ele consegue acesso ao notebook da filha, e acaba encontrando fotos de Anthony, nu. Mais que depressa ele confronta Amelia, a faz admitir que o garoto havia feito isso sem o consentimento dela, chama a polícia e inicia uma confusão que toma dimensões que ele nunca imaginaria. Anthony precisa enfrentar uma acusação séria e corre o risco de ser fichado como criminoso sexual. Mas isso é só o começo.

Ele a amava acima de qualquer coisa. Ela o amava. Por que isso não fora o bastante para superar tudo? A realidade era trágica e errada.

No início do livro, eu odiei a Amelia. Eu queria entrar no meio da conversa dela com o pai e gritar que ela era uma covarde que não admitia que tinha um namorado!!! Mas ela só precisou de um tempo para começar a agir direito. E eu passei a gostar dela.

Amei o Anthony durante todo o livro. Ele é um cara extraordinário, que está disposto a qualquer sacrifício para que ninguém (além dele mesmo) se prejudique com essa história. Extremamente inteligente e responsável.

Também amei a Cameron, a melhor amiga de Amelia. Uma garota realmente corajosa. Não hesita nem por um minuto em fazer o que for necessário para que Amelia e Anthony tenham a chance de um futuro.

A história me pegou de jeito. Achei incrível a narrativa da autora, a forma com que ela captura o leitor e o faz realmente viver os acontecimentos. Ela me levou ao desespero quando eu vi que o livro estava acabando mas, no fim, me deixou satisfeita com o final.

O assunto apresentado no livro é super relevante. Felizmente, eu vivi minha infância e minha adolescência sem a presença de celulares e computadores, e não tive que presenciar coisas assim. O verdadeiro escândalo nessa história foi um fanático se sentir pessoalmente ofendido pelos atos de um casal, e querer usá-los como exemplo. Lamentável.

O resto se resolveria; ela realmente acreditava que isso aconteceria. Verdade e justiça, esses eram os alicerces de seu país, certo?

Sobre a capa... vocês sabem que me irrito com capas que não respeitam as descrições do livro. Até a mãe do Anthony o descreve como "um jovem Antonio Banderas", então é claro que ele não tem nada a ver com esse garoto da capa, que mais parece um surfista. E essa cena não existe no livro. Eu realmente não acho que Esc@ndalo tenha algo a ver com Romeu e Julieta. Não tem nada daquela coisa de famílias rivais. Só um pai maluco que acha que a filha não tem capacidade para escolher alguém para dividir a vida. E que age de forma mais que exagerada, por se recusar a acreditar na verdade.

Recomendo muito a leitura. O sexting é algo que precisa ser discutido. Espero que Esc@ndalo ajude as pessoas a conhecerem um pouco mais sobre o tema.

Resenha postada no skoob.


16 comentários:

  1. Oi Ju,

    Bem desde do lançamento do livro eu fiquei louca pra ler, só pela capa e quando descobrir que tinha haver com Romeu e julieta, mas depois de sua resenha descubro, que não é bem isso que acontece, mas mesmo assim ainda quero lê-lo, espero que eu goste, nunca li nada nesse estilo.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que legal, primeiramente eu amei a capa, muito lindaaaa <3 E adorei a resenha e o tipo do livro, eu gosto bastante deste tipo de romance e quero ler em breve hahaha

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Adoro Romances!
    Esse parece o tipo que gosto muito!
    Adorei a resenha e os quotes, sempre olho os trechos, para ver se vou gostar do tipo de escrita!
    Beijos
    Tem Coluna nova no Blog: http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/12/li-ate-pagina-100-mascara-vida-nao-e-um.html
    Passa lá para ver e deixe sua opinião!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju.
    Já tinha lido algumas resenhas desse livro e o que mais me chocou, foi saber que é baseado em fatos reais.
    Pelo que você descreveu,o livro parece ser bem intenso. Vou ver se consigo ler.
    Parabéns pela resenha!
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!

    Eu gostei da história desde que li a sinopse no lançamento e soube o que inspirou a autora a escrevê-la. Concordo contigo que sexting é algo que deve ser discutido, pois tem sido motivo até de suicídio. Gostei dos personagens e do romance. Os proibidos são ótimos!

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que livro forte Ju! Realmente quem vê a capa pensa em ser um romance água com açúcar... Eu nunca ia me interessar se não tivesse lido sua resenha! Acho que deve prender a atenção pela história... fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  7. A capa é bonita, mas que pena que não tem a ver com o livro... Me interessei muito pelo livro, acho muito legal quando são abordados assuntos atuais. Achei sacanagem também o fato da Amélia não assumir o romance e deixar o pai dela chamar a polícia, cretina ela, né? rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie Ju eu não estava muito curiosa pra ler esse livro!! Vi algumas resenhas negativas dele e achei que não valia a pena, sem dizer que não gostei da capa. Mas com sua resenha já fiquei com muita vontade de lê-lo!!! Nossa e só pela sua resenha eu já estou detestando o pai da Amélia!!!!!!! E amando o Anthony!!!
    Eu detesto quando uma capa não condiz nada com um livro e quando ficam comparando o livro com outro!!!
    mas tudo bem!! Já entrou pra minha lista!!!

    Beijos!

    meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi JU!!
    Este livro me chama bastante a atenção pois tenho curiosidade de ler, e já li algumas resenhas sobre a historia e confesso que estou com bastante dúvida..Pois as opiniões sobre são bem " amaram ou odiaram"...Mas por enquanto não irei compralo.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá Ju!
    Meu deus, não sabia que era baseado em alguns fatos reais! Agora sim eu preciso ler esse livro, rs.
    Adoro livros que nos ensinam mais sobre algum assunto, ou nos mostram uma versão diferente de um assunto, como em A Culpa é das Estrelas ou Como eu Era Antes de Você... São livros que marcam na minha vida, e acho que esse marcará também!
    Ótima resenha :)
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. A capa realmente engana, não esperaria que a história fosse tão intensa. ainda bem que o final é satisfatório. Com certeza o questão do sexting tem de ser mais abordada, mas acredito também que as pessoas devem tomar cuidado com o que colocar em meios eletrônicos e na web, como é dito no filme A Rede Social: na internet, escrevemos as coisas à tinta. Colocar algo em qualquer meio eletrônico que seja é dar ferramentas para pessoas maldosas nos prejudicarem, então todo cuidado é pouco, pois assim como uma coisa escrita à caneta, é muito difícil de realmente apagar o que está na internet e nos computadores.
    Amei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie Ju
    Nossa, muito boa sua resenha. Eu fiquei interessada quando vi esse lançamento, mas é a primeira vez que leio uma resenha dele. O tema envolvido é polêmico e que desperta a atenção do leitor.
    Parabéns pela resenha.

    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  13. Detesto capaz que não respeitam o livro, mais que generica essa então né? não sei como os autores se permitem isso! Eu gostei de sua resenha, já tinha visto outras mas essa foi a q mais me fez querer ler a obra ♥ E sobre o pai dela (conheço uma peste que é bem assim, incrivel como há pessoas sem noção né?) lerei, espero confirmar isso hahah
    agora, eu não confio em minha mãe me filmando (pq nossas mães queridas adoram fazer a gente pagar mico mostrando pros outros hahahah) imagino um namorando, amante, marido. Jamais. Mas fico com pena dessas garotas que vemos ai, expostas por pessoas q elas confiram. Muita gente faz, a diferença é q alguns caras não tem indole e mancham a pessoa... sexting é um coisa complicada, espero gostar da leitura também!
    Um abraço!
    Pan
    http://pansmind.blogspot.com/2013/11/sorteio-de-natal-amazonia-arquivo-das.html

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju.
    Eu só passei a me interessar por essa história quando soube que o filho da autora tinha passado pela mesma situação, mas no momento estou evitando dramas.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  15. Que legal sua resenha. Já tinha visto várias vezes esse livro na blogosfera, mas nunca dei muita atenção. Agora sei do que se trata o livro. Acho super legal colocar temas na literatura. Ainda não conhecia muito sobre esse termo" sexting" mas se isso acontece aqui no Brasil, com certeza deveria ser mais discutido.

    Sobre a capa, também ficaria irritada. Acho que devem ter um minimo de coerência entre o conteúdo e a capa. Outra coisa que me irrita são sinopses que dão uma ideia errada do que se trata o livro. Acho que tudo isso deve ser feito com muito cuidado, para não enganar nos leitores.

    Parabéns pela resenha. Ainda vou ler esse livro.

    Beijos
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Quero MUIIIITO ler esse livro. Sabe quando você tem certeza que vai se apaixonar pelo livro? Senti isso assim que li a sinopse, e já o adicionei à minha wishlist. E só li resenhas positivas sobre o livro, o que me deixou ainda mais ansiosa. Pretendo ler em 2014 : )

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo