segunda-feira, 30 de novembro de 2015

[Resenha - Galera Record] O Aprendiz

Postado por Ju às 23:30
Título: O Aprendiz
Autor: Taran Matharu
Tradução: Edmo Suassuna
Livro #1 da série Conjurador
Editora: Galera Record
Número de páginas: 350

Ele pode invocar demônios. Mas consegue vencer uma guerra? Primeiro volume da série Conjurador, O aprendiz é um prato cheio para os fãs de Harry Potter, O Senhor dos Anéis e outros clássicos da fantasia. Com referências a jogos de RPG, Pokémon e Skyrim, o romance mescla a magia dos mundos fantásticos com criaturas poderosas em duelos de tirar o fôlego. Fletcher é um órfão de 15 anos e, para sua surpresa, conseguiu invocar um demônio do quinto nível. O problema é que apenas os nobres deveriam ser capazes de conjurar criaturas e usá-las na guerra contra os orcs. Mas plebeus como Fletcher também podem ser conjuradores, e o garoto consegue uma vaga na Academia Vocans, uma escola de magos que prepara seus alunos para os campos de batalha. Lá, ele irá enfrentar o bullying dos nobres, mas também aprenderá feitiços e fará amigos incomuns, como anões e elfos. Além de se provar digno de uma boa patente na guerra, Fletcher e seu grupo de segregados precisam se unir e vencer o preconceito que sofrem na desigual sociedade de Hominum.

Uma guerra está acontecendo. Um tipo de lutador é essencial para que a vitória chegue: o conjurador. Conjuradores são humanos capazes de usar magia, que se origina não de si mesmos, e não de elementos como água, fogo, terra e ar, mas sim de criaturas treinadas por eles, chamadas de demônios (nada a ver com o sentido usual da palavra), que lhes emprestam sua energia. Essas criaturas podem ser de muitos tipos, e possuem graus variados de poder. Os humanos que têm aptidão para ser conjuradores também já têm um determinado grau de controle sobre elas, o que lhes permite controlar demônios mais ou menos poderosos.

Esta aptidão deveria se concentrar nos nobres, mas como eles são escassos plebeus começaram a ser testados. E existem os que descobrem sua habilidade de forma completamente incomum, como nosso protagonista, Fletcher. Ele acaba tendo sorte e sendo patrocinado por um general, que também é professor na única escola de magia disponível, que tem seu foco no treino de magos de batalha, e consegue uma vaga na Academia Vocans. Não que faltem vagas por lá, o período de formação é de apenas dois anos e são apenas doze alunos em cada ano - não foram encontradas mais pessoas aptas a cursá-la. 

Fletcher nunca imaginou que esse poderia ser seu destino, ele é um órfão que foi acolhido por um ferreiro e pensou que nunca faria nada além do trabalho que lhe foi ensinado, mas depois de entrar na escola procura se dedicar ao máximo. Acaba fazendo amizades inusitadas - inclusive com um anão e uma elfa - e descobrindo que o mundo em que vive esconde muitos mistérios e jogos de interesses.

O Aprendiz é o volume um da série O Conjurador. Sei que um livro com referências a Tolkien e a Harry Potter tem grandes chances de não alcançar as expectativas geradas por ele, mas felizmente não foi o que aconteceu. Adorei a forma como o autor abordou a magia, achei bem diferente ela precisar da energia de um demônio para acontecer. E amei o jeito como foi explicada a ligação entre esses demônios e os humanos ou seres de outras raças que os controlam.

Por falar em outras raças, o autor conseguiu trabalhar o racismo de uma forma não usual - ao invés de abordar as diferenças geradas por cor da pele ou nacionalidade, ele se concentrou no conflito entre humanos, elfos e anões, raças que têm alguns motivos para desconfiar umas das outras. Os representantes de cada uma delas aos poucos vão descobrindo que os representantes das outras não são tão ruins como imaginavam. Conseguem ver a essência das pessoas com quem convivem, mesmo que por um tempo reduzido, e acabam conseguindo refletir melhor a respeito de seus preconceitos.

A narrativa é extremamente fluida e ágil, as descrições foram muito bem feitas e consegui visualizar tanto o ambiente quanto os personagens. Temos muita ação, incluindo algumas batalhas. O protagonista e seus amigos próximos são pessoas corajosas e leais, que lutam para fazer o que é certo. No final do livro, foi colocada uma lista de todos os tipos de demônio que conhecemos durante a leitura, com detalhes sobre eles.

Gostei demais da leitura. As folhas são brancas, mas eu estava tão envolvida com o enredo que esse detalhe não me atrapalhou. Não encontrei erros de revisão. A única coisa que me deixou enlouquecida foi o final do livro. O autor preparou uma reviravolta que me deixou um tanto quanto desesperada pela continuação. Espero que ela chegue logo por aqui.

20 comentários:

  1. Olá, eu não conhecia essa série ainda e por esse primeiro livro parece que vai ser maravilhosa, a tua resenha me ganhou =D achei o enredo muito interessante e fiquei curiosa com toda a história.

    ResponderExcluir
  2. Já imagino esse livro tornando-se um seriado ou filme RSrs Ótima resenha.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acredita que isso de conjurador me lembrou mesmo muito Pokémon?! Mas achei a ideia super interessante e eu amo fantasia. Serão quantos livros?!
    Estou curiosa com esss livro e com certeza vou comprar futuramente.
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, pelo que pesquisei será uma trilogia. A publicação do segundo está prevista para maio de 2016 no exterior.

      Excluir
  4. Oi!
    Já tinha visto essa série por ai, mas nunca tinha parado pra reparar nela.
    Vendo sua resenha agora percebi que essa série tem tudo pra ser ótima, ainda mais com elementos de Harry Potter e o senhor dos anéis.
    Gostei muito dessa pegada de humanos, elfos e anões para lidar com o tema preconceito, e também por você citar que tem muitas guerras e cenas de ação, pois sinto muita falta disso nos livros hoje em dia que tem magia como tema, a magia vence tudo e quase não há lutas ou guerras de verdade.
    Gostei bastante da série mesmo, e pelo fato de ter uma reviravolta no final fiquei mais curiosa ainda, espero que possa ler antes de chegar o segundo por aqui ;)
    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá ^^
    Só leio elogios do livro, mas ainda não li.
    Que pena que as folhas são brancas :/

    Beijão,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu simplesmente estava com dúvidas sobre colocar esse livro na minha lista de leitura. Parecia interessante, mas ando lendo alguns livros decepcionantes, sua resenha me fez mudar de ideia.

    Voltou para lista de compras

    Beijos, Vanessa
    http://amamosaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ola achei bem interessante este livro ainda não o conhecia , mais para ser bem sincera não curto muito livros de fantasia, prefiro livros mais realistas sabe ,talvez em um outro momento eu o leia ,por hora deixarei a dica passar
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie, Ju! Tudo numa nice?!
    Eu comecei a ler esse livro há algum tempo, mas estanquei. No meio desse ano as leituras não estavam fluindo para mim e a minha vida estava muito bagunçada.
    Bem, eu realmente estava gostando demais desse livro e como você consegui visualizar tanta coisa com as descrições, gostei de verdade e por vezes queria estar lá pelo simples fato de que gosto de cenários medievais. Quando eu vi a palavra demônios pela primeira vez não fez muito sentido para mim por causa da concepção que já criamos sobre. Eu gostei dos anões ahaha *-* E achei interessante o autor abordar esse aspecto do preconceito das pessoas. Aquele carinha da vila (que esqueci o nome agora) de Fletcher dá muito trabalho. Acredito que ele ainda vai arranjar muito problema para o nosso protagonista.
    Ah, eu nunca li HP e nenhum livro de Tolkien então não digo nada sobre expectativas e nem comparações. Mas esse livro é muito bom!! :D
    Vou tentar retomar a leitura o mais breve possível porque eu acho a estória agradável demais e porque você me deixou super curiosa para conhecer esse final!!
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retome a leitura sim, tenho certeza que não vai se arrepender! ;) Beijo!

      Excluir
  9. Oi, não conhecia o livro, mas a capa e o ato de conter magia e da coisa do humano usando o poder de um bicho ter me lembrado Pokemon(siiiiim,amo), me fez querer ler o livro. Não é uma leitura que eu tenha urgência de comprar para ler, estou com a estante cheia de series e trilogias paradas, mas gostei muito da indicação.

    bjs



    ResponderExcluir
  10. Gostei da história. Deu vontade de ler o livro.
    A capa tá bem legal também.
    deve ser muito bom mesmo para não se importar com as páginas brancas rsrs
    bjs
    Diário de uma Psicopedagoga - http://goo.gl/Xkq1YH

    ResponderExcluir
  11. Oii.
    Gosto bastante de fantasias, e sou uma jogadora de RPG, gosto muito de ler essas histórias especialmente para me inspirar quando crio minhas aventuras, achei bem interessante a forma como eles fazem magia nesse livro, e fiquei bem curiosa, mas não sei se esse contesto de bullying vai me agradar, eteu um pouco cansada disso, sabe. Vou passar a dica também para meu marido.
    Até a próxima ^^

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Estou babando nesse livro desde o lançamento! Esta é a primeira resenha que li e ameiiii... tenho certeza que vou amar essa história, mas confesso que a Galera tem me decepcionado muito com as folhas brancas de seus livros. Elas me cansam muito e por mais envolvida que esteja com a leitura acabo tendo de largar por conta do desvio na retina que cobra um preço bem alto quando me aventura nas branquinhas... rsrs...

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Tudo bom?
    Não tenho lido muitos livros de fantasia, já li muito e do nada enjoei e parei totalmente de ler!
    Adoro livros com esse final que nos deixa a ponto de matar alguém pela continuação! Espero que seja a altura né?
    Sabe que eu não me importo com folhas brancas? Sou acostumada a ler no Kobo, então a folha branca não me incomoda de forma alguma!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Amiga quando eu vi esse livro sendo lançado ele já me chamou bastante atenção e eu sinceramente fiquei maluca para fazer a leitura dele. Eu comprei ele e acho que provavelmente estarei lendo ano que vem, porque agora já tenho minhas leituras agendadas, mas me parece ser um gênero muito bom. Ainda se tratando de fantasia/ação e tudo mais, eu adoro. Sem contar que sua resenha me deixou ainda mais afim de fazer a leitura desse livro. Espero poder gostar bastante viu?! Eu gostei dos detalhes que você falou do livro e também achei legal ter a descrição dos seres no fim das páginas. Acho muito legal quando os autores fazem isso. Enfim...vamos ver...Mas a capa é MARAVILHOSA !!!!!! hahahaha

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-guerra-dos-fae-chamado-as-armas.html

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Por mais que eu não goste muito desse gênero, fiquei curiosa para ler o livro. Não o conhecia até então, mas ver que você gostou tanto e que ficou doida com o final me deixou animada para ler. Mas não sei se o leria agora, acho que esperarei a continuação ser lançada primeiro *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu amo livros de fantasia eu acho que a maioria dos meus livros são do mesmo gênero, eu me interessei bastante na história.

    Flores ao Chão

    ResponderExcluir
  17. Oiie Ju,

    Como a sinopse fala, quem gosta de HP com certeza vai amar essa séria, e eu sou dessas pessoas. Ameei o livro gente. Adoro isso que tenho super poderes, magias, adoro mesmo. E a capa?? Linda demais. Vou tentar lê-lo, mas só depois de ter todos, porque não quero ficar ansiosa para ler kkk .

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  18. Oi Juju, sua linda, tudo bem,
    Falou em Harry Potter, estou aqui, risos... Assim que vi a capa já me apaixonei pelo livro e eu já tinha lido alguma resenha que me fez colocá-lo na minha lista. Concordo Juju, é bem diferente a forma como eles conseguem praticar a magia, dependendo desses demônios e o fato de não serem muitos os que possuem a habilidade chamou minha atenção. Mais o que mais gostei foi a autora tratar de preconceito no livro. Estamos sempre em guerra, os povos nunca se entendem, seja pela cor da pela, pela nacionalidade, pela religião, é tudo tão confuso e tão desumano. Tenho certeza de que irei adorar o livro. Adorei sua resenha!!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo