quinta-feira, 5 de novembro de 2015

[Resenha - Butterfly] Cara de um, focinho do outro

Postado por Ju às 20:00
Título: Cara de um, focinho do outro
Autor: Marcos Fernandes
Editora: Butterfly
Número de páginas: 192

Quem nunca teve um animal de estimação e compartilhou com ele os momentos mais incríveis de sua vida? Um segredo, uma alegria... E até uma dor? Pois é sobre essa relação amorosa entre os tutores e seus animais de estimação que trata este livro. Uma relação antiga, mas que em momento algum da história da humanidade foi tão intensa. Muitos dizem que o animal é o espelho de seu tutor. Mas o que faz com que essa relação seja tão forte? Existe alguma energia que os une? O que a ciência fala sobre essa união? “A fidelidade que os animais dispensam a seus tutores humanos é indescritível, pois resgatam a pessoa das regiões mais sombrias de seus problemas e angústias, motivando a vida a seguir seu curso novamente”, explica o autor, que também é veterinário e psicanalista. Descubra mais sobre essa relação de amor e fidelidade que ultrapassa o tempo e a razão. Você vai se surpreender. 

Cara de um, focinho do outro foi uma leitura bem diferente do que eu esperava. Não sei porque, mas pensei que o livro fosse focar apenas em histórias de animais e seus tutores, mas não foi o que encontrei. É algo muito mais completo e complexo. O autor trata de diversos temas, e nos dá uma nova visão sobre a convivência com os animais de estimação - tratando especificamente de cães e gatos.

Gostei muito da parte que trata da humanização desses animais, me fez ter uma visão bem mais ampla sobre isso. Segundo Marcos, ver o animal como um membro da família e, além disso, ter mais expectativas sobre ele do que ele pode suprir é altamente prejudicial, e pode fazer com que o animal perca seus instintos. Existe um capítulo que trata da importância de refletir antes de ter um animal, pensando em que tipo (cão ou gato, de raça ou srd) se adaptará melhor à rotina do tutor. O autor fala ainda de inconsciente coletivo e de campos mórficos, que permitem ligações que não podemos entender e explicam, por exemplo, porque um animalzinho consegue pressentir a chegada de seu dono, mostrando que estamos ligados a eles de uma forma especial.

São 192 páginas com uma letra bem grande, o que permite que o livro possa ser lido bem rapidamente. Temos várias fotos, a maior parte de tutores com seus cães e gatos, mas elas não estão ilustrando nada específico. O livro cita trechos de histórias de pessoas com seus animais, mas não diretamente através do depoimento dessas pessoas, são relatos feitos pelo autor. Marcos é psicanalista e médico veterinário, e uniu essas duas coisas à homeopatia para proporcionar um diagnóstico e um tratamento mais completos. Em seu consultório, o PSICAVETH, utiliza "a clínica homeopática para o paciente animal e a psicanálise para o seu tutor, contribuindo assim para o diagnóstico e tratamento das enfermidades do corpo e da alma de ambos".

Uma das coisas que vemos no livro é o fato de que animais e tutores podem apresentar semelhanças de aparência física, psíquica e de doenças ou sintomas. Sobre a aparência física, a percebo mais quando se trata de cães. Quem nunca viu um cachorro que era realmente a cara do dono? Uma ex-vizinha minha tinha uma cachorrinha que era a cara dela, toda vez que via as duas ficava impressionada. Foram feitos estudos sobre isso, e a maior parte das pessoas conseguiu ligar os animais corretos a seus tutores.

Sobre a semelhança psíquica, o autor diz que "é muito comum os seres humanos influenciarem no comportamento de animais domésticos". Coisas como ansiedade, medo e depressão podem ser transmitidas de um para o outro. E a respeito da semelhança de doenças ou sintomas, Marcos testemunha que já presenciou casos de animais que apresentam apenas sintomas de doenças dos tutores, ou que manifestam doenças similares ou até a mesma doença.

Foi uma leitura extremamente interessante, que indico para todos. Aliás, o autor cita que ainda existe bastante preconceito com gatos. Então deixo para vocês uma foto minha com o Baco no dia seguinte ao que ele chegou aqui em casa, só para ilustrar como esses animais são "traiçoeiros e interesseiros"... se você tem preconceito com esses animaizinhos, reveja isso. Conviver com um companheiro felino é tudo de bom. E com um companheiro canino também. Escolha o que tem mais a ver com você e tenha uma vida muito mais feliz. =)


17 comentários:

  1. Ai que bacana, só estou com mais vontade de ler!
    Gostaria de entender como os nossos bichinhos sentem que estamos por perto.
    Concordo que o ser humano pode influenciar o animal, queria também entender o motivo disso.
    Amo gatos, amo cachorros, amo todos os animais ♥
    Preciso ler esse livro! Amei a resenha!
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
  2. Amiga eu estava bem interessada em ler esse livro, porque eu tinha muita ligação com o meu cachorro Beethoven que parecia que entendia tudo que eu sentia, principalmente quando estava triste. Vivia comigo. Me esperava no portão enquanto eu não voltava da escola enfim...Mas depois que ele foi sacrificado por ter ficado doente, eu fiquei bastante triste pela perda sabe e ai quando vi esse livro fiquei bem interessada, porque queria entender essa relação entre o homem e o cachorro. Espero poder ter a chance de ler, porque me parece ser muito bom. Mas não sei, pelas coisas que vc disse eu imaginei outra coisa do livro, mas mesmo assim vou ler para ter uma ideia, porque não adianta julgar sem antes ler né? E adorei a foto com o seu gato, embora eu não curta muito. Mas mesmo assim bichinho é para ser amado né? hehehe

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-perdao-mortal.html

    ResponderExcluir
  3. Olá Ju,
    Estou com esse livro em casa para ler e com grandes expectativas. Tenho quatro cães e sei que, pelo menos dois, estão humanizados. Isso me incomoda um pouco, mas agora é tarde. Gostei da sua opinião, esta bem interessante.
    É sim, os cães tem semelhanças grandes. Minha cachorro tem o mesmo tipo de alergia que eu e, tenho certeza, quando estou doente também fica. Espero ler em breve e gostar.
    Beijos
    Mileumdiasparaler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oiiie
    Adorei sua resenha e parece ser uma leitura muuuito gostosa, uma pena que existe tanto preconceito com gatos né? eu amoo, tenho desde que me entendo por gente, no momento estou com dois <3
    Bela dica de leitura

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju! Que livro bacana! Só quem tem animal de estimação em casa, sabe a ligação que criamos com eles. São membros da família também! Amo gatos, tínhamos um em casa, mas a maldade humano o levou :( Enfim, seria bom que mais pessoas pudessem ler este livro e passassem a amar mais essas criaturas lindas! Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu estou super mega curiosa com esse livro, ainda mais eu que sou louca por cães e gatos, eu acho totalmente injusto quando as pessoas falam que gatos são traiçoeiros, pra mim eles são as coisas mais lindas e amadas do mundo. Tenho certeza que vou amar o livro, e sua foto está linda!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Nossa que interessante, esse foi um dos livros que estava interessada em ler desde que descobri do lançamento \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  8. Que máximo esse livro. Na vida eu só tive, e ainda tenho jabuti. Tenho medo de cachorro e alergia a pelo. É comum as pessoas acharem que eles não entendem nada, não demonstram nada, afinal são répteis. Mas todo dia quando chego em casa, chamo seu nome e ele se vira pro lado que estou, isso pra mim quer dizer muito. É um amor inexplicável.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  9. Quando vi uma divulgação do livro também achei que seria somente sobre animais e seus tutores. Saber que é mais completo que isso me fez ficar com um pouco mais de vontade de ler.
    Não era um livro que eu pensava que entraria em minha lista, mas sua resenha levantou alguns pontos interessantes como a semelhança entre animal e o dono, então o livro entrou para a minha lista.

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  10. Já tive muitos animais de estimação, mas muitos deles acabaram tendo vida curta :/ Sempre fiquei bem destroçada quando um pet meu morria ou ficava doente; com o tempo acabei me recuperando, mas ainda tenho medo de adotar mais um e acabar sendo trágico de novo :'(
    Tive a oportunidade de solicitar esse livro, mas acabei não fazendo isso... Espero ter a oportunidade de ler um dia. Gostei muito da resenha!
    Beijos <3
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Não gosto de ler livros sobre cachorros, acredito que seja por ter trauma, já que eu presenciei um terrível acidente com o meu cachorro. Eu evito ao máximo leituras desse tipo, porque sempre acabo chorando horrores. Só de assistir filmes me deixam triste :(

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi JU!!
    Tadinho dos gatinhos e que lindo o seu!!!!!! Amo meu gatinho e meu cachorrinho, são minhas preciosidades e vivem muito bem juntos! Amei a proposta do livro e é diferente do que eu esperava tmbm!! Vou solicitar amada! Ótima resenha!!! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Essa obra não me chamou a atenção quando foi lançada, tanto que não solicitei, e mesmo depois de sua resenha não tive vontade de ler, infelizmente. Agora, parece ser uma leitura incrível para quem é mais apegado aos bichinhos.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju
    Tudo bom?
    Pedi esse livro a editora e assim como você pensei que fosse uma história envolvendo animais e não o que você nos apresentou na resenha e confesso que fiquei impressionada, pois realmente tem muitos animais que são realmente a cara de seus donos, mas não sabia que por termos uma ligação tão forte eles poderiam apresentar as mesmas doenças que a gente.
    Amei de paixão
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Eu achei a premissa desse livro muito bacana, eu nunca tinha visto nada igual. Eu sou apaixonada nos meu animais de estimação, e vou adorar ler esse livro.

    ResponderExcluir
  16. Oii Ju!

    Que linda!! Eu tenho dois gatinhos tb!! Um bem pretinho que achei na rua quase morto, já tem 7 anos, é um gatão e ainda tem quem chegue aqui na minha casa e fique incomodado por ele ser preto e traiçoeiro, é mole!?

    Eu não costumo ler esse tipo de livro, já li alguns no passado, gosto muito, mas na correria de parcerias (vc sabe como é) acabam ficando para segundo plano :(

    Vou anotar esse aqui! <3

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  17. Lindo o Baco! <3
    Eu amo animais, seja gatos ou cachorros e não consigo compreender porquê se tem um preconceito maior com os gatos, principalmente os pretos. O.o
    Algumas raças de cachorros também sofrem preconceito, eu mesmo enfrentei bastante preconceito por parte das pessoas quando o meu cachorro Hero tava vivo ainda, ele era da raça pitbull, então imagina como as pessoas o tratavam e ele nunca foi violento com ninguém e mesmo assim eu vivia escutando opiniões e conselhos idiotas! O.O Cheguei a escutar até mesmo de uma vizinha que devia dar ele para uma pessoa quando ainda era um filhote e ficava dentro de casa comigo. -_-
    Dava para perceber que era uma questão de não saber diferenciar que o cachorro só é violento se for com ele assim. Nunca tive problemas com ele enquanto esteve vivo, infelizmente ele morreu nesse ano envenenado pela picada de uma cobra que estava escondida dentro do meu pátio. Ainda me machuca muito lembrar disso.
    Adorei a sua resenha e acho que já falei até demais...

    Beijos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo