Título: Um momento, uma manhã
Autora: Sarah Rayner
Tradução: Maria de Lourdes Inda Botelho
Editora: Fundamento
(Selo Onyria)
Número de páginas: 312
7:44. É hora do rush no trem de Brighton a Londres. Um evento irá mudar para sempre a vida de três passageiras. Sem ter mais o que fazer e por força do hábito, Lou analisa discretamente os passageiros. Perto dela, está um casal. A mulher parece distraída e o marido, ao seu lado, acaricia carinhosamente a mão dela. De repente essa cena quase íntima é interrompida abruptamente: o homem tem um infarto. Karen, a mulher, não consegue reagir. O que há de errado com Simon? O trem para. Os paramédicos chegam. Alheia ao alvoroço que está acontecendo em outro vagão, Ana deixa sua revista de lado. Por que o trem parou? Ela tem uma importante reunião e não pode se atrasar. Depois do tumulto na chegada à estação, Ana e Lou acabam compartilhando um táxi para Londres. São duas desconhecidas unidas pelo episódio daquela manhã: Lou testemunhou os últimos momentos de vida de um homem, cuja mulher, Karen, é coincidentemente a melhor amiga de Ana. E assim os destinos dessas três mulheres se entrelaçam, tal como os passageiros que se cruzam nas estações. Para Karen, Ana e Lou, a partir daquele momento, naquela manhã, a vida não será mais a mesma... Uma história emocionante e envolvente sobre família, amor, perda e, acima de tudo, sobre a força das amizades forjadas pelas circunstâncias da vida. Assim como o trem, a vida precisa seguir em frente. E Karen, Ana e Lou sabem disso.
Não consigo situar vocês melhor na história do que a sinopse desse livro. Faz tempo que não vejo uma tão perfeita, que só fala realmente dos acontecimentos essenciais. Normalmente só leio as sinopses depois de terminar de ler o livro, então podem confiar em mim e ler essa, é completamente sem spoilers. De qualquer maneira, vou tentar resumir.
Lou está no trem de 7:44 que vai de Brighton a Londres. Ela precisa pegá-lo quatro vezes por semana para trabalhar. É terapeuta, e tem o hábito de observar as pessoas durante o trajeto. Perto dela, está um casal que lhe chama a atenção pelo carinho que percebe entre eles. De repente, o homem tem um infarto. A ajuda chega rapidamente, mas não há nada a ser feito, a morte foi imediata.
O trem precisa ser desocupado e Lou acaba dividindo um táxi com uma desconhecida, Ana, que estava no trem, mas em outro vagão, e fica sabendo por ela de todos os detalhes do acontecido. Quando estão finalmente chegando a seu destino, o celular de Ana toca. É sua melhor amiga, Karen, com uma notícia aterrorizante: seu marido, Simon, acaba de falecer. Eles eram o casal que Lou observava.
O livro é muito bem escrito, todos os fatos são bem amarrados. Ele é narrado em terceira pessoa e acompanhamos a vida dessas três mulheres durante uma semana (depois existe um epílogo). Então, temos sete partes, cada uma representando um dia da semana, com indicações de horários.
Foram colocados flashbacks das vidas das três dentro dessas partes. Foi tranquilo identificar se tratava-se de passado ou presente na maior parte do tempo, porque quando havia alteração entre um e outro eram colocados alguns asteriscos para separar a narração. Só achei um pouco confuso entender algumas vezes, quando mudava o dia ou a hora e o texto se iniciava com uma cena do passado, sem nenhum aviso.
Foram colocados flashbacks das vidas das três dentro dessas partes. Foi tranquilo identificar se tratava-se de passado ou presente na maior parte do tempo, porque quando havia alteração entre um e outro eram colocados alguns asteriscos para separar a narração. Só achei um pouco confuso entender algumas vezes, quando mudava o dia ou a hora e o texto se iniciava com uma cena do passado, sem nenhum aviso.
A autora aborda temas importantes no livro, como alcoolismo, violência doméstica e homossexualidade (focando na dificuldade de assumir a opção sexual perante a família e a sociedade em geral). A leitura fluiu muito bem para mim. Após a morte repentina do Simon, as protagonistas acabam tendo que parar para repensar suas vidas. Incrivelmente, Karen, a viúva, é a que tem menos problemas a enfrentar. Mesmo que tenha perdido um companheiro de 20 anos, ao menos sabe que teve 20 anos muito felizes ao lado dele. Lou e Ana não podem dizer que os últimos anos de suas vidas tenham sido felizes de verdade.
Não foi uma leitura emocionante como pensei que fosse ser, mas o livro é extremamente envolvente e me fez refletir bastante. Ele nos faz pensar sobre a fragilidade da vida, que pode ser interrompida a qualquer momento, e sobre o quanto é importante viver cada dia da melhor forma possível.
Nunca li esse livro mas pela sua resenha vejo que ele aborda temas bem interessantes como essa amizade que o destino coloca na nossa frente, em como cada segundo da vida temos que valorizar as pessoas que amamos.
ResponderExcluirMe pareceu um bom livro, cheio de lições para nos deixar.
Um abraço
Camila Bernardini Coelho
Olá!
ResponderExcluirApesar de a leitura não ter sido emocionante, como você imaginava, fico feliz que ela tenha sido uma leitura envolvente e reflexiva. Eu gosto muito de livros assim.
Por incrível que pareça, ainda não li nenhum livro com o tema Alcoolismo e tenho muita curiosidade. Acho que, quando um autor sabe trabalhar bem o tema da homossexualidade é muito legal.
Adorei a resenha e espero ler esse livro, tenho quase certeza que vou gostar.
Beijos
Um Oceano de Histórias
Oi Ju...
ResponderExcluirRealmente para morrer basta estar vivo... podemos acordar, mas não sabemos se iremos voltar para dormir... foi isso que pensei no decorrer da resenha... esse livro foge completamente da minha zona de conforto, mas eu achei interessante a abordagem que o traz... fala da história de três mulheres distintas que por algum motivo se encontraram... não sei se eu leria no momento, mas confesso que a minha curiosidade foi despertada... Xero!!!!
http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/
Oi
ResponderExcluirGosto muito de livros que trazem assuntos pertinentes como o alcoolismo, a violência doméstica e a homossexualidade. Hoje em dia vivemos em um mundo onde esses assuntos devem ser tratados na literatura também!
bju
www.lelendolido.com.br
Olá, Ju.
ResponderExcluirEu achei a capa desse livro tão linda, Simples e perfeita. Eu também quase nunca leio as sinopses dos livros, principalmente se o livro for da Arqueiro, eles contam quase tudo na sinopse. Me interessei muito em ler esse livro, gosto de livros assim, que unem vários personagens e usam suas vidas ao longo da história para passar mensagens importantes. Se der eu vou ler.
Este livro parece ser muito bom. Essas histórias intrelaçadas são muito interessantes, principalmente quando o autor consegue entrelaçar perfeitamente.
ResponderExcluirParabéns.
Bjs
Kátia www.caminhandoentrelivros.com.br
Wou!!! Sua resenha me encantou, mas lista de leitura grande sabe como é. Muitos livros pouco tempo, então não sei se vai rolar essa leitura por agora.
ResponderExcluirJá seguindo o seu blog flor. ;)
Abraços,
♥♥♥♥
Blog:http://ossegredosdoslivros.blogspot.com.br/
Olá Ju! Não conhecia esse livro, mas gostei bastante de sua resenha. De fato, é mt fácil esquecer o qt a vida é curta e frágil. Que devemos aproveitar cada momento como se fosse o último e que td pode mudar qd vc menos espera. Qt as outras questões, é incrível saber que ainda tem gente que tem vergonha de falar a respeito, mesmo com tanta propaganda falando para denunciar violência e tal.
ResponderExcluirCom a questão da sinopse, eu sou mt curiosa e, ao contrário de vc, sempre leio antes de td... rs
Bjks!
Hanna Carolina.
Oi, flor! Gostei muito da sua resenha. Eu me interessei por esse livro quando o vi entre os lançamentos da Fundamento. Vendo sua opinião, percebo que é mesmo uma leitura envolvente e que cumpre seu papel em fazer o leitor refletir sobre delicados temas da vida. :) Uma pena que não seja tãooooo emocionante quanto poderia, mas anotei a dica.
ResponderExcluirBeijos!
http://www.myqueenside.blogpost.com
Adorei a sinopse e a resenha! O interessante é que, quando vi a capa e li o título, achei que não fosse gostar. Mas ao ler a sinopse já me despertou interesse, e com a leitura da resenha, acabei decidindo que quero ler a obra, pois parece apresentar questões que nos levam a refletir sobre a vida, e eu gosto muito disso. Já está na minha lista!
ResponderExcluirhttp://leituras-compartilhadas.blogspot.com.br/
Menina que reviravolta foi essa. vidas cruzadas literalmente!! Gostei! Sua resenha me deixou bem interessada pelo livro, mesmo não tendo sido tão emocionante como você mencionou, acho que gostaria de saber o que se passa com estas mulheres.
ResponderExcluirCai de amores pela capa. hehe Achei delicada. *-*
Uma braço!
Pensamentos Valem Ouro
Adoro a capa desse livro e gosto muito de histórias que nos deixam com uma reflexão sobre nossas próprias vidas. Com certeza vou querer ler esse livro.
ResponderExcluirBjs, Glaucia.
www.maisquelivros.com
Que trama mais sensível e intensa parece ser. Eu não fazia ideia sobre a existência dessa obra, então adorei poder ler sua resenha, pois amei mesmo a trama. Quero muito ler, os assuntos tratados são bem fortes.
ResponderExcluirbeijos
www.apenasumvicio.com
Oii, eu ja tinha visto este livro antes mais não dei muita atenção a ele , talvez por não ter curtido tanto a capa , mais gostei de sua resenha , pelo que pude ver é um livro muito envolvente e que passa mensagem bacana , mais não sei se o leria , quem sabe num outro momento
ResponderExcluirBeijos
Que capa mais linda!!!!
ResponderExcluirComecei a ler a resenha e achei que a história seria muito emocionante, daquelas que nos arrebatam e não saem mais da nossa cabeça. Mas parece que não foi exatamente assim para você né? Pelo menos foi uma boa leitura e fez refletir, além de me deixar com a maior vontade de ler :)
Anotei a dica.
Beijinhos,
Lica
Ooi,
ResponderExcluirGosto muito de livros que nos fazem refletir. No momento estou mais uma fase de livros mais leves, mas gostei bastante da premissa dele e vou deixar anotado aqui.
Vitória Zavattieri