domingo, 15 de novembro de 2015

[Resenha - Nova Fronteira] Morte no Nilo

Postado por Ju às 13:00
Título: Morte no Nilo
Autora: Agatha Christie
Tradução: Newton Goldman
Editora: Nova Fronteira
Número de páginas: 258

Bela, rica e inteligente, a jovem herdeira Linnet Ridgeway parece conseguir tudo o que quer. No entanto, quando rouba o noivo de sua melhor amiga e se casa com ele sem pensar duas vezes, talvez Linnet esteja indo longe demais... Em sua viagem de lua de mel num cruzeiro pelo rio Nilo, no Egito, o casal apaixonado se depara com uma série de antagonistas interessados em sua fortuna e em provocar sua infelicidade. Então Linnet é encontrada morta, com um tiro na cabeça. O detetive Hercule Poirot, que por acaso também estava no navio, entra em ação para tentar montar mais esse quebra-cabeça.

Estava com muita saudade dos livros da Agatha Christie, e principalmente de um dos detetives da literatura que mais amo: Hercule Poirot. Ele pode ser arrogante e muito convencido às vezes, como vocês com certeza perceberão ao ler um dos livros em que está presente. Nesse, por exemplo ele é questionado sobre como sabe uma determinada coisa e responde; "Porque sou Hercule Poirot e não necessito de informações". É extremamente inteligente, observador e perspicaz, e sabe como ninguém identificar o que as pessoas estão sentindo. Consegue dizer não apenas quando estão mentindo para ele, mas também porque. Não teve como ele não me conquistar desde o primeiro livro.

Só consegui ler agora mais um caso de Poirot graças à Rose, do blog Fábrica dos Convites, que me convidou para participar de um projeto criado pela Ju, do blog Literata': Tá na estante, não leu? Seu amigo escolheu. Obrigada, Rose, pelo convite! Logo farei a postagem com as minhas indicações, mas ainda não tenho cinco blogueiros para indicar, por isso ela ainda não foi ao ar. Se alguém quiser participar, é só me dizer que eu convido! rs... 

Agora voltemos a Morte no Nilo. Nele, conhecemos Linnet Ridgeway, uma mulher de 20 anos extremamente rica que tem basicamente tudo o que quer. Ao conhecer o noivo de sua amiga, decide que gostaria de tê-lo também. O livro salta da parte em que eles se conhecem até a parte em que já estão casados e em lua-de-mel, então não sabemos o que aconteceu exatamente nos dois meses que separam um acontecimento do outro. Só sabemos que temos um casal extremamente apaixonado que vive atormentado pela presença de Jacqueline de Bellefort, ex-noiva de Simon e obviamente ex-amiga de Linnet, que faz questão de segui-los pelo mundo. 

Conhecemos um número enorme de personagens, mas lá pelo meio do livro eu já não me confundia mais com eles. Que é mais ou menos quando acontece o assassinato de Linnet, e Poirot, que estava de férias no mesmo navio em que ela e seu marido viajavam, acaba se juntando a um policial para investigar o caso - mas é claro que desvenda tudo sozinho... rs... 

Para variar, a autora dá um nó gigante na cabeça do leitor... a gente acaba desconfiando basicamente de todo mundo. Confesso que dessa vez até consegui desconfiar da pessoa certa também, mas acontece que a autora me convenceu de que eu estava errada. Ainda bem que Poirot confia bem mais nos seus instintos do que eu.

Foi uma ótima leitura, nunca esperaria menos de uma obra da Agatha. É um livro que a gente não tem como largar antes de chegar ao fim. Primeiro fiquei na expectativa de como o assassinato aconteceria, e depois fiquei louca para desvendar o que tinha acontecido. 

Me senti uma idiota no final, já que realmente o leitor recebe várias pistas excelentes no decorrer da narrativa - o que me consola é que obviamente também recebemos pistas falsas... rs.. Amo tudo o que já li da autora e recomendo muito seus livros, são inteligentes e não são sangrentos, o que é muito importante para mim. 

14 comentários:

  1. Olá, Ju.
    Eu amo a Agatha, é a minha favorita de todos os tempos. Eu já li quase todos os livros dela e nunca descobri quem era o culpado hehe. Quanto ao Poirot, ele é o único personagem arrogante e metido da ficção que eu amo de paixão. Não tem como não se encantar com ele e admirar sua capacidade na hora de resolver os crimes. Esse livro eu já li tem um tempo e não consegui descobrir o final hehe. Eu já participei do projeto e adorei, mas se quiser me indicar de novo eu aceito hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada da autora, sério!!! Cresci ouvindo elogios para a escrita dela, mas nunca parei para ler e eu acho que um pouco desse meu desinteresse é em função do que você falou na resenha: ela dá um nó na sua cabeça e você desconfia de todo mundo... Não sei se consigo lidar com isso, não quero me sentir uma idiota no final... hahahahahaha
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiie linda,

    Sabe, eu nunca li nenhum livro da Agatha Christie, nunca me interessei rs (não me julguem). Adorei a sua resenha, viu? Mas acho que não por agora vou conhecer o famoso detetive Hercule Poirot.

    Beeijos

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    sempre paquero os livros dela, mas nunca compro hahah. Um dia espero ter a oportunidade de ler algum.

    Adorei sua resenha.
    Beijos
    Blog Não Vivo Sem Livros

    ResponderExcluir
  5. olá, tudo bem?

    Os livros da Agatha estão há séculos na minha lista, mas nunca li nenhum. Sendo que amo suspense, e todos falam que seus livros são ótimos, e esta coleção de capa dura, são linda. Já vi na livraria e fiquei muito interessada. Gostei muito da premissa deste e volume, e sua resenha ajudou a aguçar ainda mais meus interesse. Parabéns.

    beijos

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju! Nunca li nada da Agatha e sou super curiosa...Sempre vejo as pessoas falando bem sobre as suas obras. Esse livro é bem do estilo que gosto e fiquei super curiosa para o desenrolar da história. Será que eu saberia segui as pistas? Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, que bom ver que você gostou do livro. Eu nunca li nada da autora mas morro de curiosidade de ler um de seus livros, acho que seria interessante começar por esse, parece ser bem cativante ainda mais para mim que adoro um bom romance policial!

    Beijo

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  8. Oiiie
    Ótima resenha, que bom que curtiu a leitura e eu sou bem curiosa para ler algo da Aghata por sempre ver resenhas sobre os livros dela, esse tem um enredo interessante e que me deixou bem com vontade haha valeu pela dica

    BEIJOS
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Há quanto tempo não leio Agatha Christie! Gosto muito de suas tramas, pois são muito inteligentes. Aprendi a gostar dos livros dela com o meu pai. Lendo a tua resenha, até me deu vontade de voltar a ler as histórias de Poirot. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li nada dessa autora, que vergonha! Tenho que aproveitar que algumas editoras estao relançando os livros com capas tão bonitas e ler logo. Não curto tramas com muitos personagens, mas que bom que uma hora dá para lembrar bem. rs
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Oie, nunca li nada da autora e sempre me sinto culpada por isso. A lista de livros desejados dela só aumenta rsrs. Bem, não gosto de livros sangrentos e saber que os livros da autora não partem para isso é motivador.

    Fiquei interessada na história, mas não sei quando lerei.
    beijos, Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Faz tempo que eu estou com vontade de ler algum livro da Agatha Christie, esse me pareceu bem interessante!

    Abraços, Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu até me candidataria para participar do Tá na estante não leu, amigo escolheu, mas já estou participando de outro :/
    Até hoje só tive a oportunidade de ler um livro da Agatha e gostei muito da leitura. Esse é um livro que acho que vou gostar.
    Acho fascinante a forma como a Agatha consegue mexer com nossa mente como se fosse marionetes, possuímos vários suspeitos e nunca são quem pensamos ser, é incrível.
    Vou anotar essa dica, pois ainda desconhecia esse título.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. Hercule Poirot é o melhor detetive de investigação. É impossível uma pessoa ao ler os livros não passar a gostar dele. Eu sou fã do cara e aguardo ansiosa o dia em que verei um filme de uma das suas investigações!
    Tenho dois livros da autora aguardando aqui para ser lido, mas infelizmente ainda não conferi esse da autora. :(

    Beijos e até logo! :*
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo