sábado, 7 de novembro de 2015

[Resenha - Petit Editora] Morreu e não sabia

Postado por Ju às 12:00
Título: Morreu e não sabia
Autor: José Manuel Fernández
Tradução: Olga Cafalcchio

Quando João descobre que seu melhor amigo está namorando Elisa, o grande amor de sua vida, fica transtornado. Sem que o casal perceba, começa a segui-los por todos os lugares: na escola, no bairro, nas ruas. Numa dessas obsessivas perseguições, às escondidas, João se distrai e, ao atravessar uma rua, acaba atropelado. Desencarnado, ele não percebe sua nova condição. Um militar, também desencarnado, vai ajudá-lo a descobrir o que aconteceu, mas o jovem só tem um sentimento: vingança.


Quando divulguei o lançamento desse livro, percebi todo tipo de reação nos comentários. É um livro espírita, mas é diferente dos outros que costumo resenhar, os acontecimentos não são ligados a nenhuma vida passada. É a trajetória de um espírito desde o momento em que desencarna (ou seja, "morre") até o momento em que aceita plenamente sua nova realidade e segue seu caminho.

Mas como pode alguém morrer e não saber? Alguns tipos de morte, segundo o que nos foi comunicado pelos espíritos através principalmente das obras de Kardec, causam mais perturbação que outras. Principalmente mortes repentinas e violentas. Esse nível de perturbação faz com que o espírito não perceba sua situação. Como depois de desencarnar continua pensando e sentindo, acredita que ainda pertence ao mundo material. 

É o caso de João, que ao seguir seu melhor amigo e uma amiga por quem é apaixonado (mas com quem nunca teve nada), e que segundo a visão distorcida dele o estariam traindo por ficarem juntos, é atropelado. O desencarne é imediato, mas João não percebe que aquilo aconteceu com ele. Acredita que está tão vivo quanto sempre esteve, e começa a caminhar na direção oposta.

E assim começamos a acompanhá-lo em sua jornada, de início vingativa, até que consegue entender tudo o que se passou. Ele é ajudado por encarnados e desencarnados em sua trajetória. O livro nos demonstra que Deus não permite que ninguém fique desamparado. Algumas etapas precisam ser vencidas, mas o auxílio sempre chega, podendo levar mais ou menos tempo para que o espírito perceba isso. Quanto mais ele se afunda em maus pensamentos, mais difícil é ajudá-lo.

Sim, claro que a premissa da história é espírita e algumas pessoas podem preferir não ler por causa disso. Mas indico a leitura para os que têm curiosidade de conhecer algo sobre o assunto, já que o autor foi bem claro em suas explicações no decorrer da narrativa. A leitura flui muito bem apesar de todos os esclarecimentos apresentados, mesmo porque a história não é interrompida para que eles sejam fornecidos, eles fazem parte dos diálogos.

Achei o livro muito bem escrito. As folhas são brancas, mas como o tamanho da fonte é bom a leitura foi confortável. Não encontrei nenhum erro de revisão. Recomendo a leitura, desde que você não se sinta ofendido com o tema. O livro trata de assuntos como amor, amizade, perdão e melhoramento pessoal, coisas que causam sempre boas reflexões.

23 comentários:

  1. Oie!
    A colunista do blog recebeu esse livro e ainda está na metade da leitura. Ela já até fez alguns comentários sobre como o protagonista morreu e como agiu diante disso.
    Ela está gostando muito do livro.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu não tenho restrições com romances espíritas por serem espíritas, ao contrário, já li vários de que gostei. O problema que percebo é que alguns não trazem uma escrita muito caprichada. Já li alguns com erros grosseiros de português. Mas acho que não é o caso desse livro, pois você disse que ele é bem escrito. Fiquei muito interessada em saber o que acontece com João em sua trajetória depois de morto. A mensagem do livro parece ser ótima. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Hei Ju!
    Até hoje não li nenhuma história é espírita, não que eu nao goste, afinal nunca li, mas por falta de oportunidade mesmo.
    Gostei do que foi falado do livro Morreu e não sabia, acho que vou ate tentar ler pra ver se eu gosto. Amei oq vc disse que a historia mostra que Deus não permite que ninguém fique desamparado! Além de uma historia interssante, é um meio para aprendermos mais sobre o assunto e seguir em frente.
    Beijos

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ju.
    Eu sou uma das que não me interessei pleo lançamento por ser livros espirita. Como sou evangélica e não acredito em reencarnação, fica meio incoerente eu ler um livro cujo tema seja esse. Mas que bom que você gostou e indica ele. Ah e folhas brancas também seria um problema para mim.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curiosa, sempre tive muita curiosidade sobre o espiritismo e vira e mexe pego algum livro que fale um pouco sobre o tema. De início achei que esse livro fosse se tratar de alguma comédia, mas pela sua resenha percebi que não é bem o caso. Mesmo assim quero saber como João vai deixar os sentimentos ruins de lado e partir em paz :)
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
  6. Ui, a sinopse me chamou a atenção porque a principio, pelo nome do livro, achei que se tratava de um livro espirita, daqueles doutrinários. Adorei a premissa da vingança!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi seu comentário, Ivi... pelo jeito você deve ter lido só a sinopse mesmo, porque é um livro que fala da doutrina espírita sim, como deixei bem claro na resenha.

      Excluir
  7. Olá nunca li ainda nenhum livro espirita, mas esse várias coisas me chamaram atenção, uma delas é capa . Gostei mesmo quando começar deixar esse gênero entrar em minha vida de uma vez irei colocar em minha lista, beijos!

    http://clubedolivro15.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gostamos muito da sua resenha!
    Você contou sobre o enredo e sua opinião sobre o livro. Gostamos muito de você ter contado que o livro pode ser lido por todos os públicos, pois o autor explica a doutrina, mas isso acontece sem atrapalhar o contexto e o andamento da histótia, coisa que às vezes ocorre nesse gênero literário. Aliás a história parece ser muito interessante, pois fala de crescimento espiritual!

    ResponderExcluir
  9. Olá Flor
    Tudo bem?
    Eu sou espirita assumida, então estou acostumada com tipo de leitura, na verdade apesar da resenha ser ótimo, a historia pra mim não e algo novo, já li diversos livros e quando se trata de uma historia parecida com a do João, geralmente são muitos parecidas, mas talvez de uma chance a este, pois faz muito tempo que não leio um livro espirita, adorei a resenha minha linda *u* gostei do fato de você ter puxado o tema, pois outras pessoas podem se interessar ou conhecer mais do assunto, não pra muda a religião dela e etc, mas e sempre bom ter conhecimento sobre tudo um pouco!
    Beijinhos
    resenhaatual.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, sabe que nunca li nenhum livro espírita e nunca senti vontade, mas esse livro é diferente, sinto muita vontade de conhecer essa trama, pela sinopse e pela sua resenha eu me interesse bastante, espero ter a oportunidade de conferir um dia desses!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem?
    Eu não tenho preconceito em relação ao livro ser espírita, já alguns deste gênero por sinal. Entretanto, a premissa do livro não me atraiu muito, mas daria uma chance a leitura se tivesse oportunidade. Sua resenha está muito bacana, elá está bastante detalhada, deixando claro os pontos fundamentais da leitura. Parabéns pelo trabalho.

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Sua resenha está muito boa. Mas eu não leio romance espirita. Não acredito em nada do que é abordado e por muitas vezes, eles confrontam as minhas convicções. Por isso não me interessei pela leitura.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oláá
    Ouvi falar bem do livro e bem interessante os temas que a autora aborda, nunca li nada do gênero mas fiquei curiosa por esse, parece ser bem interessante e ótima resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oii,
    Achei a história desse livro muito bacana. Leria com certeza. Parabéns pela resenha, está ótima.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Ooi,
    Não gosto muito de livros com forte ligação religiosa mas achei a premissa deste muito interessante, vou anotar aqui na minha lista kk
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  16. Olá, vou ser sincera com você eu não gosto de ler livros espíritas mas isso não quer dizer que eu não saiba reconhecer um bom livro, eu ainda não conhecia esse e pela sua resenha eu fiquei surpresa, eu achei a capa muito bonita e na verdade, me parece ser um enredo de um filme, fiquei realmente curiosa com esse livro, só não digo que já coloquei na lista de próximas comprar porque eu tenho algumas outras prioridades, mas tenho uma lista onde anoto todos os livros que me chamam atenção e depois que consigo comprar os desejados eu volto nessa e dou uma vasculhada, então quem sabe eu leia esse em breve? gostei da dica.

    ResponderExcluir
  17. Oii Tudo bem?
    Nossa esse livro tem uma capa muito impactante o titulo também, parece ser dos bons.
    Amei a resenha e apesar de não ser um gênero que costumo ler gostei da premissa.
    Bjs.
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. A história parece realmente interessante, em demonstrar todo o caminho do João até a aceitação de sua situação. Eu realmente não gosto desse tipo de leitura, mas a mensagem que o livro passa no contexto geral é válido.

    ResponderExcluir
  19. Comecei a ler e estou adorando!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Olá. Confesso que nunca li nenhum livro espirita e na verdade eu não tenho curiosidade em ler também. Quem sabe um dia, não sei. Mas para quem curte, este livro tem uma premissa bem bacana. E o titulo é bem atrativo também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Oi Ju! Muito bem escrita sua resenha. Achei interessante a forma que você abordou o tema do livro e nos contou sobre o que ele trata. o Gênero não me ofende, acho que a literatura é livre e deve estar disponível à todos os gostos. Só acho que não seria uma escolha dentre outra que tenho. Pelo menos por enquanto.

    Um abraço pra ti!
    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi amada!
    Ju achei a proposta bem diferente, geralmente os livros são sobre vidas passadas ou sobre a doutrina em si, agora um espirito depois que desencarna é uma novidade! Fiquei curiosa para ler! Beijos.
    Paula Juliana

    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo