quarta-feira, 18 de novembro de 2015

[Resenha - Novo Conceito] A Desconhecida

Postado por Ju às 23:30
Título: A Desconhecida
Autor: Peter Swanson
Tradução: Leonardo Gomes Castilhone
Editora: Novo Conceito

Uma história sombria, em uma atmosfera romântica e um quê de Hitchcock, sobre um homem que fora arrastado para uma trama irresistível de paixão e assassinato quando um antigo amor reaparece. Em uma noite de sexta-feira, a rotina confortável e previsível de George Foss é quebrada quando, em um bar, uma bela mulher senta-se ao seu lado. A mesma mulher que desaparecera sem deixar vestígios vinte anos atrás. Agora, depois de tanto tempo, ela diz precisar de ajuda e George parece ser o único capaz de salvá-la. Será que ele a conhece o suficiente para poder ajudá-la?

Este é um livro que eu não teria solicitado para resenha (só de citar Hitchcock na sinopse já seria eliminado), mas este mês recebi todos os lançamentos da Novo Conceito e acabei conseguindo arrumar coragem para ler. Embora em alguns momentos eu tenha ficado bem aflita e neurótica com qualquer ruído, não foi tão difícil realizar a leitura como imaginei que seria. A narrativa é fluida e mantém o leitor interessado durante todo o tempo. 

A Desconhecida tem como protagonista George Foss, que após um dia de trabalho vê uma mulher em um bar que se parece muito com sua ex-namorada da faculdade, que desapareceu misteriosamente. Acaba descobrindo que trata-se sim dela, e que sua presença no bar não é uma coincidência: ela ressurgiu para lhe pedir ajuda para sair de uma situação mega complicada. George não consegue lhe negar socorro, e esse é o começo de episódios muito perigosos em sua vida.

A narrativa no livro se intercala entre presente e passado, e fiquei extremamente agoniada por não saber o que tinha acontecido há vinte anos atrás e não conseguir formar uma opinião sobre o que estava vendo acontecer no presente do protagonista, já que só bem mais para o final do livro tudo o que ocorreu é revelado. Na verdade, desde o início achei que George era um tanto quanto maluco. Ele aceita ajudar uma mulher que aparentemente já aprontou com ele antes, fazendo uma coisa mega arriscada para que ela possa ficar em segurança. Com certeza eu não me comportaria de forma tão generosa (nem tão tapada).

A divisão entre as duas épocas fica bem clara para o leitor, o presente e o passado são retratados em capítulos separados, sendo que nos que se referem ao passado a fonte foi colocada em itálico. A letra é de um tamanho bom para a leitura e as folhas são amareladas. O cabelo na capa tem um significado importante.

Temos personagens que representam realmente o pior do ser humano. Gente tão ruim que faz alguns outros personagens parecerem até bonzinhos, embora não sejam pessoas nada honestas. O autor conseguiu me fazer odiar várias pessoas, mas não consegui gostar de verdade de ninguém.

No final, um personagem aparentemente desvenda todo o mistério do enredo, e expõe com bastante lógica acontecimentos que não tem como comprovar. Mas, depois dessa exposição, me deparei com um final aberto. Não sei se o autor tinha a intenção de fazer com que existisse uma possibilidade de continuação, mas não encontrei nenhuma informação sobre a existência de uma. 

Embora eu tenha gostado da maior parte da leitura, encontrei algumas pequenas falhas na narrativa, mas dada a natureza da história talvez essas falhas tenham sido até mesmo propositais. Fiquei um pouco frustrada com a forma como o livro terminou, mas no fim a leitura valeu a pena, embora não seja meu gênero de livro preferido.

11 comentários:

  1. Oiee ^^
    Também não é um dos meus gêneros favoritos, mas acho que alguns livros merecem exceção, né? Não sei se seria o caso desse livro, pois a premissa dele não me chama a atenção, por mais que você tenha gostado. Vou colocar na listinha, mas não prometo nada...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Qdo vi Hitchcock, me interessei. Mas qdo vi antigo amor reaparece, fiquei meio bléh. Porém, pelo q entendi, ñ tem romance no livro, eba! Outro coisa q gostei foi o fato da divisão de tempo, eu gosto, parece q aumenta o ar de mistério de suspense. esse entrou pra lista. ;D


    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  3. Olá, esse também não é meu gênero preferido mas digo que fiquei curiosa com essa leitura, quero conhecer melhor esses personagens e entender melhor essa trama, parece ser intensa e instigante.

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Nossa, o final não foi tão bom... bom, estou curiosa com a história, e ainda vou dar uma chance para saber se vou gostar da trama. Pena que não se mostrou o que imaginava.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu já queria muito ler essa obra, depois de conferir sua resenha a vontade só aumentou. É a primeira que leio, e achei demais não ser o tipo de leitura que você costuma ler, e mesmo assim o livro ter te surpreendido.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem?
    Eu estou lendo esse livro no momento e ainda não tenho uma opinião formada sobre a história... fiquei meio com o pé atrás em ver que você se decepcionou com o final, mas estou torcendo para que eu não decepcione e goste!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  7. Oi Juuuuuu! To bem curiosa com esse livro, eu já sabia que não era seu estilo preferido, mas é um dos meus, então to querendo muito ler logo, pior... ou melhor que chegou tanta coisa boa aqui em casa e juntos que nem sei por onde começar! ahaha
    Fiquei meio assim com esse fim aberto que disse, pq odeio quando isso acontece, mas espero ficar aflita e mergulhar nessa leitura! Ótima resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Juju, sua linda, tudo bem
    A primeira coisa que notei foi a capa e pensei: boa coisa não vem desse cabelo com um título desse, risos... Pelo visto tem mais suspense do que terror e se conseguiu te prender a atenção o tempo todo e inclusive te deixou alerta para os ruídos externos, durante a leitura, é porque a trama deve ser muito boa!!!!! Pena que o final ficou com um desfecho aberto. Você me deixou bem curiosa para saber o motivo pelo qual ela desapareceu, pois ele ainda assim a ajudou. Dica mais do que anotada!!!!! Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Achei bem interessante esse livro, mas como você disse, eu não seria tão tapada! hahahaha
    Que pena que o livro tem alguns furos, pois o enredo parece ser interessante, e o fato do mistério só ser revelado no final da mais suspence ainda.

    ResponderExcluir
  10. Oi flor, eu estou aqui babando pelo livro,amo de paixão livros de suspense com esse teor denso, com assassinatos e pessoas ruins assim,hahaha. Final aberto é realmente ruim, mas as vezes como você disse foi intencional, não para ter uma continuação, mas para que os leitores pensem em várias possibilidades de desfechos. Eu leria sem penar duas vezes e já adicionei aqui na minha listinha, essa editora arrasa, preciso saber o que essa mulher é de verdade e coitado do rapaz, se meteu em uma fria pelo que li na sua resenha e sinopse. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oiii, tudo bem ?
    Não sou chegado muito a esse tipo de livro, mas quem sabe não leio ele kk A capa sem dúvidas é chamativa, o contexto em si também, mas o final aberto não deu certo 😂.

    Bjs,
    Túlio.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo