segunda-feira, 2 de novembro de 2015

[Resenha - Galera Record] A Vingança de Mara Dyer

Postado por Ju às 11:00
Esta resenha não possui spoilers deste livro ou dos livros anteriores da trilogia. Porém, caso não tenha lido os outros volumes, aconselho que pule a sinopse.


Título: A Vingança de Mara Dyer
Autora: Michelle Hodkin
Tradução: Glenda D'Oliveira
Livro #3 da trilogia Mara Dyer
Editora: Galera Record

Terceiro e último volume da trilogia Mara Dyer. A série mescla paranormalidade, conspiração e romance para contar a história de uma adolescente com poderes especiais. Elogiada pelas autoras das séries Divergente e Instrumentos Mortais, Michelle Hodkin cria aqui uma trama surpreendente, onde nada é o que parece. Depois de descobrir que consegue matar apenas com o pensamento, assim como seu namorado é capaz de curar com a mesma facilidade, Mara Dyer é capturada por uma inescrupulosa médica, que a faz passar por uma série de testes e experimentos. Mas Mara não está sozinha. Outros jovens com poderes igualmente extraordinários são usados como cobaia. Com a ajuda deles, e de um velho inimigo, ela consegue fugir e parte em busca de vingança.

Vou contextualizar vocês apenas sobre o início da história do primeiro volume, tanta coisa acontece na trilogia que tive que "roubar" essa parte da minha primeira resenha... rs...

Mara Dyer (esse não é o nome dela, aliás, como avisa antes de contar sua história) é uma garota de 17 anos que sente que precisa dividir o que passou com o mundo. Então, decide nos contar isso através de livros, mudando nomes e omitindo datas. 

- A verdade deve ser dita, ainda que ninguém acredite. (...) As pessoas que não acreditarem podem amar, ou odiar, ou não dar a mínima e simplesmente esquecer o que leram. Mas talvez alguém como a gente leia e aí vai saber que não está sozinho. Ou talvez alguém que não é igual a nós leia e acredite, e fique sabendo a respeito de pessoas como nós.

No início do primeiro volume, Mara acaba de passar por um trauma. Sua melhor amiga, seu namorado e a irmã dele morreram em um acidente. Um desabamento de um antigo sanatório, que eles resolveram explorar. Mara não se lembra nem do motivo de estar naquele lugar, nem de nada que aconteceu. A única coisa que sabe é que foi a única que saiu praticamente ilesa - ao menos fisicamente.

A garota tem a impressão de estar enlouquecendo. Não pode nem se olhar no espelho, pois vê os amigos refletidos nele. E não pode contar isso para ninguém: sua mãe é psicóloga e a internaria para que fizesse um tratamento psiquiátrico ao menor sinal de um distúrbio. Como último recurso, Mara convence a família de que uma mudança é exatamente o que ela precisa - para ajudá-la, todos aceitam a ideia e providenciam um novo começo na Flórida. Mas os problemas de Mara não ficam para trás.

As escolhas que você faz mudam você.

A narrativa da autora, como nos outros livos, é extremamente viciante. O livro é realmente muito bem escrito, os capítulos são curtos e todo mundo sabe como é isso de "vou ler só mais um capítulo", né? De repente, quando a gente percebe, o livro terminou. 

Mas, apesar da fluidez da narrativa, não foi sempre que consegui acreditar no que estava sendo narrado. Houve algumas revelações bem importantes neste volume, mas a maior parte delas eu já presumia. De três, duas eu já tinha adivinhado, mas uma delas me deixou realmente de boca aberta. A autora insere algumas cenas do passado, digamos que são lembranças de um passado bem distante. Elas sustentam a história que ela criou, mas confesso que não engoli muito a premissa não... mas as outras coisas me convenceram - achei as personagens bem construídas e acreditei nas relações que surgiram entre elas.

- Você não entende o que me dá. (...) É como se fosse um espelho, que me mostra quem quero ser, em vez de quem sou. (...) Quando olho para mim mesmo, não vejo nada. (...) Quando você me olha? Você vê tudo. (...) Preciso ser a pessoa que sou quando estou com você. (...) Vai ver às vezes só conseguimos ver a verdade sobre nós mesmos se alguém nos mostra para onde olhar.

Sobre o final da trilogia, apesar de ter sido satisfatório, algumas coisas ficaram em aberto. Não dá para saber o que aconteceu com alguns dos personagens secundários mais importantes, e isso acabou me incomodando um pouco. Entendi que o foco não estava neles, e provavelmente não foram mencionados porque a autora quis dizer que a vida deles continuava como sempre foi... e isso me deixa um pouco mais arrasada... rs...

- O vilão é o herói da própria história. (...) Ninguém pensa em si mesmo como uma pessoa má. Todo mundo tem razões para fazer o que faz.

Não vou dizer que a leitura não valeu a pena, porque valeu sim, mas estaria mentindo se afirmasse que a trilogia alcançou minhas expectativas. Mas conheço pessoas apaixonadas por esses livros, que não tiveram o mesmo problema que eu tive para acreditar que tudo poderia ser real, então aconselho que leiam para tirar suas próprias conclusões.

21 comentários:

  1. Tenho muitas expectativas quanto à essa trilogia e quase certeza que irei adorar, mas venho adiando a leitura, com medo de me decepcionar. Você afirmou que a leitura é viciante e isso me conquista mesmo se a trama não for engenhosa. Quero ler e ter a mesma reação que vc, ficar d e boca aberta, ainda que eu possa sacar uma outra coisa.
    adorei sua resenha
    meuamorpeloslivros.blogspot.com.br
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Ouvi muitas pessoas dizerem o mesmo: que muitas coisas não foram convincentes. Eu confesso que não tenho muita vontade de ler esse livro, mas quem sabe um dia me animo. Mas pelo menos a leitura foi de alguma forma proveitosa.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adoro quando a autora tem uma escrita viciante, como você mesma disse, a gente lê 1 capítulo , e fala só mais um, só mais um, e acaba lendo o livro todo. hehe

    Não conhecia essa trilogia, quero ler!
    Parabéns pela resenha.

    Beijos♥
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo fala dessa série! Que é uma das melhores que já leram. Eu nem cogitei a ler até que saísse o último livro. Eu acho melhor ler tudo junto quando tem mistério e suspense, porque se passar muito tempo você pode esquecer os detalhes do livro anterior!!!! Mas com certeza irei ler essa série!!! É uma das favoritas de uma resenhista nossa!

    =)

    Every Little Book

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ju! Adorei a resenha! Embora não me considere uma pessoa vingativa, gosto muito de histórias que envolvem vingança, pois são sempre muito intensas. Também gosto de finais em aberto, ainda que seja para os personagens secundários, pois acho que estimulam a imaginação. Acredite, mesmo dizendo que a trilogia ficou aquém das tuas expectativas, a tua resenha despertou a minha curiosidade. Até porque, adoro os livros dessa editora! Beijos!
    http://leituras-compartilhadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Ju!!!
    Eu estou louca para ler essa trilogia, e mesmo com suas ressalvas, eu ainda quero ler loucamente! Você resenha muito bem! Fico tão feliz de ter conhecido seu blog!

    Bjus!
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ju.
    Estou louca para ler essa trilogia. Até já olhei para comprar mas parece que o primeiro livro está esgotado em todos os sites que olhei. Primeiro por causa das capas, e depois pelo enredo. É umq pena que a autora deixou algumas coisas em aberto e que você não ficou totalmente satisfeita com a trilogia. Espero que minha opinião seja diferente hehe. E sei bem como é isso de só vou ler mais um capitulo hehe. Gostei bastante da sua resenha.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Amiga eu não conheço essa série, embora eu já tenha visto muita gente falar bem. Mas eu não sei se é meu gênero de leitura. Acho que teria que ler as primeiras resenhas para poder conhecer a estória e avaliar sabe? Acho que ai sim me arrisco até em ebook mesmo. Mas eu não li nada da autora até agora. Preciso conhecer, mas gostei do seu ponto de vista, ainda mais sabendo que tem mistérios, revelações e romance que eu adoro.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/dia-de-quot-14-bruxa-da-noite-nora.html

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ju!

    Ainda não li nenhum desses livros de Mara Dyer, mas tenho muito interesse em lê-los. Essa autora escreve muito bem e a fama dessa trilogia é maravilhosa. Parabéns pela escrita!

    Abraços!
    http://surpresasnaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju... mais uma vez quero dizer o quanto eu amo as capas dessas séries em consequência disso fiquei completamente curiosa pela leitura dos livro e quero fazer o quanto antes que eu puder rs... fiquei com o pé atrás quando disse que algumas coisas ficaram meio que abertas, com relação aos personagens secundários, mas ai só lendo o livro para saber se vou ter o mesmo sentimento. Acontece é que esses livros estão sendo desejados já faz um tempinho e eu não queria comprá-los separados sabe... então vou esperar minhas férias... porque daí vou conseguir comprar os três de uma vez rs... adorei a sua resenha... os quotes foram bem escolhidos, fiquei ainda mais curiosa... Xero!!

    ResponderExcluir
  11. Oi! Já tinha visto a respeito do livro, mas nunca parei paa ler uma resenha. apesar de você ter instigado minha curiosidade eu fiquei com um pouco de receio de ler a trilogia.

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  12. Oláá
    Sua resenha está ótima, uma pena que as leituras não alcançaram suas expectativas, já ouvi falar do livro e da trilogia em geral e tenho uma leve curiosidade

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Ju,

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro e apesar dos comentários positivos em relação a essa série não faz meu estilo, mas que bom que gostou...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju, adorei conhecer seu blog, já estou te seguindo. Ainda não comecei esta série, mas acho as capas lindíssimas!

    Beeijo, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju,

    Eu tenho certa curiosidade sobre a série, ela já foi muito bem indicada para mim - e sua resenha é mais uma que atiça minha curiosidade, apesar das ressalvas - mas são tantos volumes que eu já fiquei meio perdido e sinto que fiquei para trás. Tenho que me mexer!

    Dois abraços!

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Estou doida para ler a trilogia e ontem mesmo li uma resenha sobre o segundo livro. Confesso que minhas expectativas estão bem altas com relação aos livros e essa, com certeza, será minha próxima aquisição. <3
    Parece ser uma situação um tanto sufocante a enfrentada pela personagem e isso de não explicar o fim dos personagens secundários me incomoda bastante em uma leitura mas continuo doida para lê-lo.

    Um beijo!
    Adriana.
    Crônica sem Eira

    ResponderExcluir
  17. Oi Ju,
    Já vi alguns comentários da trilogia por ai e bem fiquei curiosa, mesmo não alcançando suas expectativas, tu dizendo que vale a pena, me faz pensar que posso ir sem sede ao pote, que de repente goste muito. Mas vou ficar ligada pra não cair um tombo muito grande. Achei linda essa capa, além de misteriosa. Bela resenha. Boas leituras.

    Beijos Elis
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ooi,
    Eu gostei muito da premissa dessa trilogia! Não conhecia ainda mas acho que vou lá na sua primeira resenha dar uma olhada e conhecer melhor a história.

    https://corujasdebiblioteca.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi, Ju!
    Já vi vários comentários sobre essa série e li algumas resenhas, mas ainda não senti curiosidade de conhecer a série. Minha pilha de não lidos está tão grande que estou deixando para começar novas séries só ano que vem. :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  20. Ai Ju, desde que saiu o primeiro volume eu quero ler estes livros mas aí tem tanta coisa para ler e como tem que comprar, hahahh, eu vou deixando para depois. Mas eu quero ler esta saga e tanto que está na minha lista de desejos. Eu achoque sobre os personagens secundários é como você disse, muitas vezes eles se pegam mesmo nos principais, mas talvez não fosse difícil deixar só um resquício de como os outros ficaram, né?

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Juju, sua linda, tudo bem
    Ah, você leu o último livro!!!! Vou concordar com a Di, eu adoro as capas dessa trilogia!!!! Que pena Ju, que a autora não a convenceu em determinados momentos da trama. O enredo é muito interessante, eu fiquei tentando imaginar a situação de ela não conseguir explicar o que estava acontecendo com ela e ao mesmo tempo ter que evitar a mãe, que poderia não entendê-la e prejudicá-la. Parece aqueles livros que não são perfeitos, mas que de alguma forma prendem a nossa atenção. Por isso, quando tiver tempo (milagre) vou dar uma oportunidade ao primeiro volume, quem sabe. Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo