sexta-feira, 13 de novembro de 2015

[Resenha - Globo Alt] Redoma

Postado por Ju às 22:00
Título: Redoma
Autora: Meg Wolitzer
Tradução: Alexandre Raposo
Número de páginas: 288
Editora: Globo Alt

Se a vida fosse justa, Jam Gallahue estaria vivendo sua vida tranquila em Nova Jersey, assistindo a séries e abraçando seu namorado, Reeve Maxfield. Ela não estaria infeliz e sem vontade de se levantar da cama, nem estaria em um internato para adolescentes “emocionalmente frágeis”. Mas a vida não é justa, Jam perdeu seu primeiro amor e está completamente perdida. A mudança de escola parece a única possibilidade de recuperação para a garota, que passou quase um ano mergulhada em tristeza. No entanto, ela odeia a nova rotina e decide levar tudo com o menor esforço possível. Por isso, Jam fica surpresa quando descobre que foi selecionada para a exclusiva e lendária aula de “Tópicos Especiais em Inglês”, da misteriosa Sra. Quenell. A turma tem mais quatro estudantes, todos com histórico de traumas ainda piores que os de Jam. Mesmo assim, a professora parece não se importar com a fragilidade de seus alunos quando escolhe o livro que trabalhará durante o semestre: A redoma de vidro, de Sylvia Plath. O romance, que narra a série de eventos que levariam a estudante Esther Greenwood a um colapso nervoso, parece a opção mais improvável, para adolescentes que ainda estão superando experiências difíceis. Além das discussões sobre o livro, cada aluno tem a tarefa de escrever em um diário entregue pela professora. E é esse trabalho que leva Jam e seus amigos desajustados à Redoma. Repleto de referências ao clássico de Sylvia Plath, Redoma é um romance sobre o primeiro amor, o sofrimento, o amadurecimento e os problemas de aceitação na adolescência. É também uma história sobre como a amizade pode ajudar a superar os piores traumas da vida.

Jam é uma garota que perdeu seu namorado (desde a primeira página ela nos conta que ele morreu) e depois disso se afundou em uma tristeza profunda. Não suportava mais nenhum tipo de convívio social, e após ser tirada da escola e não ter tido sucesso com aulas particulares, acaba sendo mandada para um internato para adolescentes "emocionalmente frágeis e altamente inteligentes", o Celeiro. 

Ao ser acordada por sua colega de quarto para que não perdesse o primeiro dia de aula, e ser questionada por ela sobre qual seria sua primeira aula, descobre que foi selecionada para uma matéria super exclusiva, que só é ministrada quando a professora quer fazer isso, e nunca tem mais de cinco ou seis alunos na classe.

A disciplina é "Tópicos Especiais em Inglês", e a professora é a Sra. Quenell, que parece ter mais de 70 anos e tem uma atitude diferente dos outros professores da escola. Ela não quer menos que o melhor que seus alunos possam oferecer, e demonstra que não vai pegar mais leve por causa dos problemas deles ao anunciar a escritora que é a única que lerão durante o semestre: Sylvia Plath, que se suicidou aos 30 anos e escreveu um livro em que demonstrou todo o seu isolamento: A redoma de vidro

Além disso, precisarão escrever com regularidade em um diário que deverá ser devolvido no final do semestre, mas que não será lido pela professora. Os cinco jovens ficam receosos a princípio, só que acabam descobrindo que o método da Sra. Quenell esconde muitas surpresas e pode ser exatamente o que eles precisam para se recuperar de seus traumas.

Achei esse livro genial, e nem sei bem como falar sobre ele. Primeiro, preciso dizer que ele prova que é possível escrever um livro único com menos de 300 páginas trabalhando muito bem os personagens e o enredo. Também mostra que não é necessário encher o livro de mimimi só porque os protagonistas são adolescentes "problemáticos". Todos os personagens principais têm problemas, alguns bem mais graves que outros, mas nenhum deles fica se lamentando pelos cantos e dizendo que ninguém passou pelo que ele passou. Todos amadurecem durante o enredo, e entendem o valor da amizade. Constroem lindos relacionamentos entre eles, focados na honestidade, na cumplicidade e no companheirismo.

A narrativa me ganhou desde o prólogo, quando Jam citou a Redoma, sem dizer nada sobre ela. E claro que não sou em quem vai explicar o significado desta palavra que dá nome ao livro, mas se quiserem saber é só procurar a sinopse completa por aí - tirei essa parte ao colocá-la aqui no blog. Realmente evito a leitura de sinopses, e adorei que essa parte tenha sido uma surpresa para mim, então vou dar a vocês o direito de escolha.

Foi uma leitura intensa. Fui praticamente sugada para dentro do livro, eu simplesmente precisava descobrir quais eram os traumas de Jam e de seus colegas, e acabei me surpreendendo muito - principalmente com a história da Jam, que é a última a ser revelada. O livro mostra que a vida nem sempre é como queremos, mas isso não é motivo para estacionar e não se entregar a novas experiências. Redoma me fez refletir bastante, e é uma leitura que recomendo para adolescentes e adultos.

20 comentários:

  1. To louca por esse livro. Quero muito ler. Além de que achei a capa maravilhosa.
    Gosto muito desse gênero e principalmente quando (vou usar suas próprias palavras) eles sugam a gente. Esse ar de mistério, imagino eu, que tenha deixado melhor ainda o livro.
    Preciso dele!
    Bjss

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie, Ju!
    Há algum tempo estou com muita vontade ler esse livro. Não sei nem porque, simplesmente senti vontade e fiquei fisgada pelo que tinha lido por aí. A sua resenha só confirma essa minha ânsia. Gosto de livros únicos e que aborde temas densos de um jeito inovador, viciante, simples e às vezes intenso. Quando vi a sua resenha meus olhos se encheram. Acho que motiva quando vemos outras pessoas gostando do livro que estamos a fim de ler.
    Anyway, a premissa do livro me chamou a atenção. As vezes também não leio a sinopse para não descobrir coisas do livro antes da hora. Fiquei super curiosa para saber o significado da palavra Redoma e os traumas do personagens!! *-*
    Beijin...
    http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu amo essa editora mas ainda não havia visto esse livro, nossa, ele tem tudo o que eu gosto, fiquei mega interessada nele, eu sempre leio sinopse (não sei como você consegue não ler kkk) mas às vezes tem exceção kk às vezes a capa e o título me ganham e nem me lembro da sinopse =D mas voltando ao assunto, fiquei muito curiosa com Redoma e já super quero ler.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Este está na minha lista, junto com o livro A Redoma de Vidro. Estou super curiosa pela leitura. Acho que vai ser algo bem tocante e especial. Já sei do que se trata os dois livros e estou muito empolgada. Adorei a resenha.

    beijos

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ju.
    Eu ainda não conhecia esse livro mas vou dar uma chance. Gostei bastante do enredo e fiquei curiosa para saber o que vai acontecer no fim do ano. Mas quero ler principalmente por você ter dito que a autora mostrou que dá para escrever uma boa história em um livro único, coisa que ultimamente parece impossível para os autores.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Nossa, só estou imaginando toda a trama, assim como as situações que ocorreram no livro que levaram a reflexão. Estou muito curiosa com o livro, pois gosto de histórias assim, bem desenvolvidas e reflexivas, que posso extrair algo de bom da trama.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  7. Oláá
    Essa capa está linda e estou curiosa desde que lançou, depois de sua resenha fiquei ainda mais curiosa haha ótima dica e que bom que curtiu

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar da obra, porém a capa já é bem linda e me despertou uma curiosidade do que as coisas podem significarem. Não é de um gênero que eu costume ler muito mas a sua resenha me deixou bem curiosa, pois é um tipo de escola bem diferenciado na trama.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei saber sobre o livro,é tão bom quando gostamos da leitura, amo livros que nos fazem refletir, é sempre bom ler as vezes, hehe Fiquei muito curiosa.

    Beijos
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiie, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas amei. Adorei saber mais sobre o livro e doida para saber o que eles vão escrever no diário haha.

    Parabéns pela resenha, me deixou com vontade de quero mais.

    Beeijos


    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  11. Olá! Adorei conhecer o livro através da sua resenha. Uau. O modo como apresentou o enredo e os valores que o livro lhe trouxeram me deixou realmente animada para lê-lo. Estou evitando ampliar ainda mais minha meta de leitura, mas não posso ignorar uma obra que – com menos de 300 páginas – procura levar aos leitores uma mensagem de esperança. Com certeza pretendo ler.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, esse livro parece ter uma carga emocional grande e enredo bem traçado, adorei a sua escolha por não colocar a sinopse toda, e eu ameiii saber que não sou a única que não curte ler muito as sinopses (o medo de estragar a surpresa é imensa) kkkkkkk.
    Gostei muito da sua resenha, fiquei bastante curiosa para saber o porque do diário e do nome Redoma.

    Vou anotar por aqui e quando surgir oportunidade irei atrás para ler.

    Beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  13. Olá Ju!!

    Achei alguém que também não lê sinopses!! Eba!! kkk

    Eu amei sua resenha, amei a proposta desse livro e vou comprar com certeza!! Adoro esse tipo de trama e escrito com inteligencia, que você deixou bem claro existir!!

    Bjus!
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    também não leio sinopses, mas dessa vez fiquei curiosa, exatamente por vc ter dito que não a colocou completa...hehehe...

    quando vi o livro achei exatamente que era algo cheio de mimimi...adolescentes, problemas, etc.... que bom que me enganei nesse ponto! não gosto das reclamações e choradeiras!!!

    amei sua resenha!!!

    bjs

    Eu Pratico Livroterapia


    ResponderExcluir
  15. Oi Ju, tudo bem?

    Não conhecia esse livro, mas achei bem interessante, pois parece nos fazer refletir bastante. Gostei dos personagens ser bem construídos e não ter aquele mimimi de "você não sabe pelo qual eu passei". Sinceramente, detesto personagens dramáticos e que acham que ninguém está sofrendo mais que eles.

    Fiquei bem curiosa para saber o significado por trás do título do livro, mas não vou procurar uma sinopse mais completo. Acho bem legal essa surpresa, de entendermos ao ler o livro.

    Beijinhos,

    Rafa || || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju!!!
    Que resenha cativante, eu também fiquei curiosa com a história de Jan, e o significado da palavra? Confesso que também evito muito ler sinopses que elas são as campeãs, de falar demais até que muitas resenhas que vejo! Vou anotar a dica que parece mesmo muito intensa essa leitura! Beijos <3

    ResponderExcluir
  17. Adolescentes problemáticos ou traumatizados, quando realmente tem problemas é algo sério, porque eles costumam levar isso pela vida inteira se não forem bem tratados. Esse modo que a professora lida com os alunos é bom para poder estimular a cura desses trauma, em vez de colocarem ele lá no fundo e trancar, principalmente porque trancados eles podem voltar caso não tenham sido curados adequadamente. E quando voltam, destroem de vez a pessoa. E o interessante são os laços de amizades criados e a construção de uma nova pessoas com mais confiança e amor. Laços de amizades, bem feitos, são essenciais para toda vida.
    Beijos.
    Kátia.

    ResponderExcluir
  18. Oi Ju! Primeira vez que vejo a respeito deste livro e confesso que fiquei bem curiosa a respeito da trama. A forma como falou dos segredos do Jam me deixaram roendo unhas, rs. Sou louc para descobrir segredos quando estou lendo

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  19. Oi flor! O que você contou do livro me fez lembrar um filme que assisti na globo. com a mesma temática, mas os alunos liam o livro de Anne Frank. Por isso mesmo me interessei ainda mais pela resenha e pelo livro. Achei muito bacana o desenrolar da história e quero conhecer mais de perto. =)

    Sua resenha está mais do que perfeita! *-*
    Abraços!

    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem? Amo leituras reflexivas e caramba fiquei com muita vontade de ler esse livro. Seus comentários me deixaram ainda mais empolgada e uau, quero esse livro para ontem Ainda mais se citam plath!
    beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo