sábado, 11 de abril de 2015

[Resenha - Galera Record] Eva

Postado por Ju às 22:00
Título: Eva
Autora: Anna Carey
Tradução: Fabiana Colasanti
Editora: Galera Record
Livro #1 da trilogia Eva

A guerra dos sexos está apenas começando... No futuro, uma praga mortal aniquilou a população da terra. Homens e mulheres seguem segregados. Os meninos são mandados para campos de trabalho forçado. As meninas, para Escolas onde aprendem uma profissão chave na reconstrução mundial. Mas as aparências enganam... E Eva está prestes a descobrir que a verdade pode ser muito mais terrível do que o vírus que varreu seu país. Está prestes a descobrir que seu futuro pode ser mais parecido com a da primeira mulher a levar seu nome...

Será que alguém já percebeu o quanto eu amo distopias? rs... Se não perceberam, bem, eu amo. Adoro vislumbrar esses mundos pós-apocalípticos que, afinal, são todos futuros possíveis para a humanidade, se continuarmos sendo irresponsáveis com o planeta. Em Eva, uma praga dizimou 98% da população. Muitas crianças ficaram órfãs, e foram divididas pelo sexo. 

Os meninos foram simplesmente enviados para campos de trabalhos forçados, são eles que trabalham na construção de moradias seguras para as pessoas mais privilegiadas que sobreviveram. As meninas foram enviadas para Escolas, onde estudam por 12 anos. Depois desse período, existe uma cerimônia em que atravessam uma ponte e se mudam para um outro grande prédio, em que supostamente passariam mais quatro anos aprendendo uma profissão, para depois se integrar à sociedade exercendo tarefas de sua escolha. Na véspera de sua formatura, Eva acaba fazendo uma descoberta perturbadora, e isso altera completamente seu destino.

- Às vezes parece que tudo o que preciso saber eu não sei. E todas as coisas que sei estão completamente erradas.

O livro me encantou desde o início. Me senti tocada por toda a pureza e inocência que pude ver nas meninas, que passaram anos se esforçando para fazer o seu melhor e sonham com a liberdade e com a felicidade. Detalhe: felicidade sem homens em suas vidas, desde que entraram na escola elas nunca viram um. Têm até aulas com o tema: "Perigos de Meninos e Homens", em que relações amorosas são desencorajadas e os homens são mostrados como seres completamente manipuladores e sem coração. Sim, é esse o nível desse mundo. O único homem bom, justo, generoso e, porque não, perfeito, é o Rei. Esse elas precisam realmente idolatrar, pois é quem lhes permite ter a vida que têm. Mas é óbvio que um ser tão esplendoroso jamais faria uma maldade, então nunca sequer passou pela cabeça das garotas o destino que os garotos precisam enfrentar desde bem pequenos.

É interessante demais ver um pouco do mundo pós-praga criado pela Anna. Ela não o revela completamente, vai nos fornecendo apenas alguns detalhes. Imagino que até o final da trilogia teremos uma visão bem abrangente deste futuro criado por ela; o descobriremos junto com a Eva.

Acho que o que mais mexeu comigo nessa história foi que tanto as meninas, quanto os meninos, não recebem nenhum tipo de amor ou carinho. Claro que isso já é presumível no caso dos meninos. Mas até com as meninas, que vivem toda a sua vida nas Escolas, demonstrações de afeto não acontecem. Isso realmente cortou meu coração. Essas crianças/ adolescentes precisavam viver apenas de suas lembranças de pais amorosos, se é que tinham tido a sorte de conviver com pais assim.

- O amor é só... - procurei as palavras certas - gostar muito de alguém. Sentir que aquela pessoa tem importância para você, como se o seu mundo fosse ser mais triste sem ela.

A narrativa da autora é mega envolvente, ela conseguiu me manter interessada durante toda a leitura. Mesmo estando com uma gripe daquelas, obriguei meus olhos a se manterem abertos para conhecer ao menos o final do primeiro volume que, preciso dizer... me surpreendeu de um jeito absurdo e me deixou enlouquecida! Agora só me resta brigar com a gripe por mais tempo, porque não vai dar para esperar ela passar para ler Uma Vez, o segundo livro da trilogia. Logo conto para vocês o que achei dele. 

- "O tempo, em si, é neutro" (...) E "nossa geração terá de se lamentar não apenas pelas palavras e ações odiáveis das pessoas más, mas também pelo espantoso silêncio das pessoas boas".- Martin Luther King, Jr.

13 comentários:

  1. Oi Ju, falou em distopias meus olhos brilham, é um dos meus gêneros preferidos! Fiquei curiosa para saber se as meninas vão descobrir a verdade dos meninos e se em algum momento eles vão conseguir se juntar pelos seus direitos.
    Beijos
    Porão da Liesel

    ResponderExcluir
  2. nunca tinha visto, parece otimo!

    http://yesvaldoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oie Ju! tudo bem?
    Eu também adoro distopias! Fico imaginando o que vou fazer da vida se as coisas ficarem realmente ruins... Eva parece ser tão legal! Já conhecia o livro, to querendo comprar faz tempo! Eu querooo! kkk

    http://fofokicesliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, tudo bem? Gostei muito da sua resenha e eu também amo trilogias, entretanto, são tantas e não tenho dinheiro para comprar todas (é duro ser pobre... rsrs).

    Já tinha lido uma resenha sobre esse livro no blog da Giulia e me interessei bastante. Acho interessante a divisão pelo sexo, embora seja bem cruel e extremo. Também deve cortar o coração saber que essas crianças nunca conheceram o amor, nunca receberam palavras de afeto verdadeiro.

    É interessante quando a autora vai nos mostrando o universo aos poucos, ficamos com aquela expectativa de saber mais.

    Melhoras com a sua gripe e espero que possa ler logo o próximo volume!!

    Beijinhos,

    Rafa // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!
    Ahhh gente, bate aqui porque DISTOPIA também é minha praia <3
    Há tempos venho namorando esse livro, só não comprei ainda porque estou desempregado, mas já vi ótimas resenhas sobre e estou na expectativa de quando correr pra adquirir. Assim que meu emprego sair, ele ta na lista dos que eu quero adquirir. Me apaixonei pela historia da Eva pelo pouco que vi, e esse lance de guerra dos sexo tem muito pano pra comentar *-*
    Anna Carey que me aguarde!

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha Ju. Parece ser uma distopia bem interessante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, tudo bem?

    Adorei sua resenha e não sabia que Eva era um distopia. Como você adoro esse gênero e também acredito, que se a humanidade continua com essa devastação, é bem provável que aconteça algo distópico.

    Quando vi o lançamento desse livro acreditava ser um romance - não li sinopse e nem tinha lido nenhuma resenha - e ao ler sua resenha fiquei muito animada para ler, tanto que vou adicionar aqui na minha lista e comprar em breve.


    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    Nossa, adorei sua resenha, ela está super emocionada. Fiquei com o coração partido também quando você falou que eles não recebiam amor, carinho, nada. E o que mais doí, é que já li uma resenha desse livro com spoiler, então, eu sei o que Eva descobriu, horrível!!!!! E eu não sabia sobre a continuação, já até pesquisei e coloquei os dois na minha lista, preciso ler esses livros!!!!
    Eu tive três contatos com distopias: dois livros nacionais, que são meus queridinhos (Cerberus e Demônios não choram), acho que posso chamá-los de distopia. E a Trilogia O Teste.
    E agora posso afirmar: esse gênero é muito forte, muito cruel, mexe demais comigo. Por isso eu também adoroooooooooo distopias, espero ler mais daqui para frente.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju,
    Gostei da resenha muito da sua resenha, e tenho uma impressão que já tinha ouvido falar dele. porém não sabia que era uma distopia. Já anotei o nome aqui na lista.

    Abraços. www.ricsonronny.tk

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, tenho vontade de ler este livro desde que vi o lançamento, porém não fazia nem ideia do que se tratava, sabe aquela coisa de julgar pela capa? Então...kkkk Mas sua resenha me instigou ainda mais, parece ser uma narrativa gostosa, mesmo achando que essa falta de informação sobre o universo criado pela autora iria me irritar. Bom, de qualquer forma adoro distopias e esta já está entre as que quero ler!

    ResponderExcluir
  11. Eu realmente gosto de distopias, mas séries estão fora da minha lista faz um tempo hahaa! Essa parece bem interessante principalmente por esse fator de uma sociedade separada entre homens e mulheres... Imagino se os fatores psicológicos disso são bem aproveitados, ainda mais sendo um Rei no poder! Acho que vou esperar suas resenhas dos outros dois, e ver se quer mesmo colocar esse livro na lista de leitura! =]

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, não costumo ler muitas distopias mas sempre que leio fico envolvida na história. Faz um tempinho que tenho vontade de ler Eva, mas na correria, sempre me esqueço do livro. Curti muito a resenha e fiquei ainda mais ansiosa para ler. Vou adicionar o livro no skoob para não esquecer e poder ler em breve. Aguardo sua resenha do segundo livro.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ju!
    Também adoro distopias, desde as mais clássicas até as atuais. Gostei imensamente da proposta da autora. Fico pensando no caso de irmãos sendo separados por serem de gêneros diferentes. Como sempre, arrasou na resenha.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo