quinta-feira, 9 de abril de 2015

[Resenha - Galera Record] Síndrome Psíquica Grave

Postado por Ju às 23:45
Título: Síndrome Psíquica Grave
Autora: Alicia Thompson
Tradução: Fabiana Colasanti
Editora: Galera Record

Leigh Nolan, estudante de psicologia, tem tendência a analisar demais as coisas, especialmente quando isso envolve o sexo oposto. Exemplo: por que Andrew, seu namorado de mais de um ano, nunca a convida para passar a noite com ele e dar o próximo passo no relacionamento — leia-se transar? E por que ela passou a ter sonhos eróticos com Nathan, o colega de quarto de Andrew que tanto a odeia? Fatos agravantes incluem: outros alunos de psicologia supercompetitivos, uma professora que precisa urgentemente de análise e uma colegial que acha que a Leigh é ingênua. Diagnóstico? Síndrome psíquica grave: uma aflição na qual uma aluna de psicologia, sobrecarregada por condições, efeitos e desordens, começa a analisar exageradamente a própria vida.

Leigh é uma garota que está no primeiro semestre de psicologia. Ela decidiu se matricular na mesma faculdade que seu namorado de colégio, com quem se relaciona há mais de um ano. Mas as coisas começaram a dar errado: eles quase não têm tempo para se ver e, quando fazem isso, por que será que ele se contenta com dez minutos de amassos ao invés de convidá-la para passar a noite com ele? Não já passou da hora de dar mais um passo no relacionamento? Além dessa bagunça na vida pessoal, Leigh ainda tem que se adaptar a alguns colegas de faculdade - especialmente uma - que parecem ter um ego maior que tudo e que fazem questão de demonstrar que são superiores.

Como se ela já não tivesse coisas demais com que lidar, percebe que sua faculdade tem uma abordagem diferene da que imaginou: aparentemente, espera-se que os alunos já tenham toda a sua vida acadêmica planejada no início do curso. Uma professora, sabendo que ela pretende fazer estudos relacionados a adolescentes, oferece a Leigh uma vaga em um programa de orientação que acontece em uma escola. Mas será que ela está pronta para isso?

Confesso para vocês: na maior parte do tempo, eu não gostei da Leigh. Sinceramente, achei que os problemas dela não eram tão grandes assim, nem difíceis de resolver. O namorado da garota é um ser intragável, dá a ela a mesma atenção que daria a uma lâmpada que funciona perfeitamente. Isso fez com que o relacionamento deles ficasse além do meu entendimento. Mas quando terminei a leitura parei para pensar e, bem, já mantive um relacionamento por puro comodismo. Então, quem sou eu para querer que essa garota tomasse uma atitude, não é mesmo? Felizmente, eu mudei, e a Leigh também mudou. A personagem amadurece bastante durante a narrativa.

Talvez não fosse um problema se todas as mínimas coisas não tivessem uma racionalização, opinião, ou algum tipo de significado assustador por trás. Talvez eu devesse apenas deixar para lá.

O que a faz mudar é, principalmente, o tal programa de orientação para adolescentes. É vendo o outro que a Leigh consegue se enxergar e aceitar que sua vida, no momento, não é bem como ela gostaria. A orientanda de Leigh a intriga e parece desprezá-la, e esse desprezo dá forças à garota para se tornar uma pessoa melhor, alguém que realmente será capaz de ajudar os outros a superarem suas dificuldades.

A narrativa de Síndrome Psíquica Grave é fluida, mas eu esperava mais dele. Achei que encontraria um livro bem divertido e com um romance fofo, mas de romance de verdade ele teve apenas alguns momentos. E, apesar de ter seus trechos divertidos, na maior parte do tempo eu quis esganar as pessoas. Não posso negar que ele me causou reações, mesmo que nem sempre tenham sido agradáveis. Não funcionou completamente para mim, mas no fim acabei gostando da leitura.

17 comentários:

  1. Ainda não conhecia o livro, para ser bem sincero, mas achei divertida a proposta da história e o trecho que você colocou no meio da resenha. Relacionamentos são sempre complicados e ser passivo nessas situações não é positivo. Quero ler para ver como a protagonista se mexeu para mudar.

    Abraços,
    Felipe Matheus
    A Hora do Livro

    ResponderExcluir
  2. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    O que mais chamou minha atenção na sua resenha foi o fato de esses adolescentes do programa contribuírem para a mudança da personagem. Fiquei curiosa em como funciona esse programa, pois achei um pouco arriscado colocar pessoas sem experiência para orientar adolescentes com problemas de verdade. Não sei se o livro aprofunda essa questão e dá foco ao programa. Uma pena não ter tanto romance, adoro romance. Mas parece ser uma leitura leve, para ler sem expectativas, no momento daquelas ressacas literárias....
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cila, tem alguém mais experiente que coordena o programa. As adolescentes não são jogadas na mão das estudantes não. E o programa funciona muito bem, pelo menos para a Leigh e para a sua orientanda, que são as pessoas que acompanhamos mais de perto. =)

      Excluir
  3. Oi Ju, tudo bem?

    Eu lembro do lançamento desse livro, mas ainda não li. Pelo que você narrou acredito que não gostaria muito da personagem, mas só lendo mesmo para saber. Fico feliz que ela aprendeu e que com o programa pode tornar-se uma pessoa melhor. Também imaginava que teria um romance fofo, mas pelo que li isso não aconteça. Por enquanto não compraria o livro, mas vamos ver se mudo com o tempo.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  4. Olá Ju, eu esperava que esse livro fosse com um romance fofinho e que a protagonista realmente tive algum serio problema, mas pelo visto me enganei em tudo e fiquei sem saber se realmente é uma leitura para mim...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, tudo bem? É meio complicado quando a gente não gosta logo de uma personagem, e tem vontade de esganá-la, mas que bom que ela conseguiu amadurecer em alguns quesitos e achei interessante que através da sua orientanda ela conseguiu mudar algumas coisas nela mesma.

    Não é um livro que eu compraria, mas se caísse em minhas mãos acho que daria uma chance para ele.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  6. Fiquei bem divida, por um lado me despertou interesse, a questão dos conflitos, de se analisar, por outro penso que talvez sentisse tédio e perdesse a vontade de terminar a leitura.
    http://quadrofeminino.com/

    ResponderExcluir
  7. Ju lindona já vi que irei me irritar com a protagonista, mas é bem isso que comentou, muitas vezes nos acomodamos, pois mudar requer coragem. O fato da protagonista amadurecer já me incentivou a ler o livro, e ver as mudanças que fez em sua vida. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju!
    Esse livro é novidade para mim, mas uma ótima novidade. Pena que não gostou da protagonista e quando isso acontece, pelo menos comigo, estraga boa parte da leitura. Fiquei curioso para saber o final. Como ficou esse relacionamento deles? Como sempre, resenha perfeita.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Juju!
    Pelo visto a leitura te deixou bem dividida. Achei interessante a sua menção sobre o namoro que a Leigh mantinha por comodismo, quem sabe essa história ajuda alguns leitores a perceberem coisas sobre seus próprios relacionamentos?
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju!!!! Tudo bem linda?
    Esse livro chamou minha atenção, pois achei ele bem diferente de todas as resenhas que já fez para nós. Bem curiosa para ler.
    Beijos
    .

    ResponderExcluir
  11. Esse livro eu pedi pra Dreh, mas não recebi os livros de março até hoje. :D hahahahaha! Queria ler também, mas vi que não ia dar conta e passei pra ela. Mesmo não tendo funcionado 100% pra vc, se valeu a pena já tá bom. Me interessei pelo enredo, mas tenho medo de me irritar com a protagonista tb (e não tenho essa experiência atenuante pra dar uma ajuda. rs).
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ju!
    Eu gostei da capa desse livro, e confesso que assim como você, também achei que seria uma leitura leve. Mas pelo visto não, né.
    Parece ser mais uma leitura reflexiva e que mexe com os nervos. kkkkk
    Já vi que a protagonista pelo menos por um tempo posa de vítima do mundo, detesto isso também. Pessoas dramáticas demais, que acham que os seus problemas são maiores que o de todo mundo. Agora eu já não sei se leio ou não o livro, vou pensar mais um pouco. rs

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro e se tem romance quero ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nique, se você ler apenas em busca de romance vai acabar se decepcionando... como eu disse, não é algo muito presente no livro.

      Excluir
  14. Ainda não conhecia o livro, mas pela sinopse parece ser bem interessante. Gosto de livros assim, com uma temática diferente, saindo do clichê. Analisar a própria vida é algo que fazemos sem nem perceber, em alguns momentos devíamos simplesmente parar e viver, concorda? Sua resenha ficou ótima. Beijos, Érika

    www.queroseralice.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju,

    Não conhecia este livro e fiquei curiosa para saber se é psicologa, pois escrever sobre o tema me parece exigir uma pesquisa mais apurada para quem não é da área, mas enfim.
    Muito chato quando esperamos algo mais da obra e nos frustamos. Como você acho que eu me irritaria um pouco com Leigh, caraca, decidir entrar em uma determinada somente pq o namorado estuda lá demais para mim e demonstra um pouco de falta de amor próprio, afinal acredito que precisamos fazer as coisas primeiro por nós e depois pelo e para os outros. Mas, ainda bem que ela percebeu algumas coisas a tempo, não é? E graças ao grupo de adolescentes. É incrível e lindo o quanto podemos aprender com o que vivamos e com o observar as experiências dos outros.
    Diante da leitura da sua resenha e da confiança que tenho em vc não creio que obra seja algo que eu leria, pelo menos agora, quem sabe no futuro.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabnueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo