Esta resenha não possui spoilers deste livro ou do livro anterior da série. Caso você não tenha lido o primeiro livro, não aconselho a leitura da sinopse.
Resenha de O Peculiar
Título: Não-Sei-Quê
Autor: Stefan Bachmann
Tradução: Ana Carolina Mesquita
Livro #2 (e último) da série O Peculiar
Editora: Galera Record
Pikey Thomas não tem nada. Nem família nem amigos... nem dois olhos normais. Mas sua visão, quem diria, tem algum valor. Seu olho cinzento, capaz de enxergar o que não está à sua frente, pode ser de alguma valia para o irmão de Hettie — o corajoso aventureiro Bartholomew Kettle. Alguma valia para o nobre que o adotou. E Pikey faria qualquer coisa para escapar do passado, qualquer coisa por uma nova chance. O destino dessas três crianças está prestes a se entrelaçar. E o resultado pode acabar com o mundo das fadas e o dos homens.
Realmente adorei o primeiro livro da série. Gostei tanto que corri para comprar esse assim que terminei de ler. Infelizmente, não curti tanto a leitura desse livro quanto a de O Peculiar. Houve alguns motivos para isso, mas o principal foi o seguinte: Não-Sei-Quê tem 317 páginas e, durante mais de 130, um dos protagonistas do livro anterior, Bartholomew, parecia ter sido simplesmente esquecido pelo autor.
Fiquei tão agoniada com isso que confesso que nem consegui prestar muita atenção na história. Uma nova personagem, muito importante para o enredo, é apresentada, e eu só queria saber porque o Barthy estava sendo ignorado. E, bem, quando ele surgiu, digamos que saber o que aconteceu com ele não me deixou plenamente satisfeita... porque o destino do garoto fez com que outra pessoa fosse ignorada pelo autor, o que realmente não me agradou.
Este segundo volume se passa, em maior parte, no mundo das fadas (tive essa impressão, pelo menos)... e que mundo mais sem graça e irritante. Ninguém parece ser nem um pouco feliz naquele lugar, é um clima de desconfiança e de "eu sou melhor do que você" o tempo todo. Mesmo assim, a leitura fluiu bem para mim, mas não me senti mega empolgada como no outro volume.
Depois de falar sobre tudo o que eu não gostei, vamos à parte legal da história... rs... Os protagonistas amadurecem muito, principalmente no caso da Hettie, a irmã do Barthy. A garota aprende a acreditar em si mesma e percebe que, assim, pode fazer coisas de que nunca imaginou ser capaz. Ela precisa aprender a se virar, e tem muito sucesso nisso. Começa o livro como alguém que se deixa ser levada pela maré, mas acaba se transformando em uma pessoa que está sempre atenta às oportunidades para controlar seu destino.
Barthy, no início da história (quer dizer, na parte da história em que ele ressurge), parece ter se transformado em uma sombra de quem ele foi um dia, mas desde o momento em que consegue se ligar a um fio de esperança começa a mudar e a retomar sua personalidade corajosa e obstinada.
- Se você gostasse de tudo que acontece com você, seria a pessoa mais medíocre do mundo. Milhares de coisas irão acontecer com você; algumas serão boas, outras, ruins, e outras serão completamente horrendas, mas todas elas... Todas levam a algum lugar.
O final do livro é bem fechado, mas eu esperava por algumas revelações que não vieram. As coisas que eu queria saber e não foram esclarecidas não afetaram o desfecho em si, mas sou curiosa e vou ter que me conformar com a dúvida eterna, já que a série já foi finalizada.
Oi Ju
ResponderExcluirNão conhecia esse livro e achei bem interessante :)
A capa super lindinha e a sua resenha ficou ótima!
Beijinhos
Renata
Escuta Essa
Olá, Ju :D não conhecia o primeiro nem esse segundo. Que pena o autor ficar esquecendo de alguns personagens.
ResponderExcluirNão me empolguei muito no livro mesmo sabendo das coisas boas dele :/
Bjs
Www.horadaleitur.blogspot.com.br
Oi Ju, acho essas capas tão lindas! Pena que não gostou tanto da continuação apesar de tê-lo lido rapidamente. Vou ver se leio o primeiro volume da série, que foi o que mais te agradou. Adorei a sua resenha!! <3
ResponderExcluirBeijos
www.estantedarob.com.br
Nossa, mas ninguém é feliz no mundo das fadas? Que chato =( Acho que eu li a sua resenha do primeiro livro e fiquei empolgada com essa série que eu não conhecia. Confesso que a resenha desse segundo livro me desanimou um pouco =(
ResponderExcluirbeijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Oi Ju, tudo bem?
ResponderExcluirEu não tenho uma vontade imensa de ler essa série, mas leria sem expectativas. O primeiro livro foi bem melhor pra você e que chato isso do autor esquecer alguns personagens. A premissa dessa série é legal e quem sabe leu quando achar uma promoção bacana dos livros. Tem séries que também fico querendo saber algum detalhe esquecido e é tão ruim não poder saber, já que a série foi finalizada. Em suma, parabéns pela resenha.
Beijos
Leitora sempre
Oxi, é uma duologia? Eu jurava que ia ter mais livros. Ah, sacanagem! Depois dessa até "descogitei" a possibilidade de ler, principalmente por causa dos personagens ignorados. Alguém ensina pro autor que isso não se faz!!!!! Não pode abandonar nossos queridinhos.
ResponderExcluirEsse ano preciso ler um steampunk pro desafio. Já tinha descartado Alma?, agora esse. Me indica algum?
Beijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Oi Jú,
ResponderExcluirFico muito frustrada quando sinto que o autor(a) deixou alguma personagem que gosto muito pra escanteio e no caso específico dessa obra, pior ainda foi a justificativa pela qual deixou o Barthy de lado. Outra coisa que vc colocou e que me desmotiva a ler os dois livros, mesmo gostando demais de fantasia, é o fato de ser um mundo de fadas chato, onde parece que todos querem provar o tempo todo que são os melhores.
Gosto muito das sua resenhas por que você é sempre sincera e da uma visão ampla da obra para os seus leitores.
Beijos
Tânie Bueno
www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br
Oii!
ResponderExcluirEu não conhecia esse livro e gostei dessa capa, achei ela bem divertidinha e tals, mas confesso que a história toda não me atraiu não. Odiei saber que o autor excluiu esse personagem durante uma parte do livro :( Poxa, acho isso desnecessario. Uma pena que o final não respondeu todas as suas duvidas :(
Mesmo com a evolução dos personagens, eu não leria não.
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Oi, Ju! Tudo bem? Acho a capa desse livro muito bonita, mas não sei se o leria! Fiquei chateado ao saber que o autor ignora o protagonista do livro anterior por diversas páginas desse livro e não gostei de algumas coisas que você também não gostou e citou na resenha, mas enfim curti bastante sua resenha! :)
ResponderExcluirAbraço
http://tonylucasblog.blogspot.com.br/
poxa Ju sinto muito que o livro não foi o que vc esperava. odeio quando vou ler o segundo livro e ele é "pior" do que o primeiro, mas pelo menos os personagens amadureceram na medida do possível.
ResponderExcluirgostei da capa desse livro tbm *---*
Seguindo o Coelho Branco
Oi Ju!
ResponderExcluirQuando lemos um livro e gostamos muito, começamos a ler o segundo volume cheios de expectativas que, às vezes, não são correspondidas. Acho que hoje em dia todos querem escrever sagas, sendo que, muitas vezes, um único livro daria conta do recado.
Beijos,
Fernanda
www.oprazerdaliteratura.com.br
Oi, Ju! Não conhecia essa série, mas parece legal.
ResponderExcluirQue pena que não respondeu todos os seus questionamentos. É bem ruim quando isso acontece.
Bjin da B
Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios
Oi Ju... tudo bem??
ResponderExcluirBom não me lembro se sabia sobre os livros... mas é ruim quando vc meio que se frustra com um livro a qual esperava algumas respostas e não teve e jamais terá... eu fico meio chateada... pq aconteceu comigo e você fecha o livro com um ponto de interrogação desenhado na mente... pelo menos é assim que acontece comigo... eu não me interessei muito pelo enredo do livro... xero.
Oiii
ResponderExcluirAdorei sua resenha, muito sincera e bem escrita.
Não conhecia o livro mas sinceramente depois de apresentar os "defeitinhos" não fiquei muito empolgada, já o outro, o primeiro, esse sim vou correr para ler!
Bjocas
Dani (A Estante do Manuel)
Oi, Ju!
ResponderExcluirDe cara gostei muito da capa e da proposta. Pena saber que a leitura não foi tão agradável quanto a do primeiro livro. Poxa, e abandonar um personagem? Tudo bem que o Stephen King diz que devemos matar os queridinhos, mas esquece-los é sacanagem kkkk. Enfim, adorei sua resenha.
Abraços
www.estantejovem.com.br
Oi Ju, tudo bem? Pena que esse segundo livro não funcionou muito bem... nossa, que chato isso que o autor fez, de ignorar o personagem e depois ele aparecer praticamente do nada e sem uma explicação muito boa e quanto ao mundo das fadas, também me desanimou um pouco. Mas que bom que os personagens amadureceram e gostei muito do quote, achei super verdadeiro.
ResponderExcluirBeijinhos,
Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?
Oi Ju!
ResponderExcluirAcho as capas desses livros são lindas, mas não sinto muita vontade de lê-lo. Pena que você não gostou muito da continuação, acho muito errado quando esquecem um personagem, sem nenhuma explicação. =/
Beijos ♥
Livros e blablablá