quinta-feira, 23 de abril de 2015

[Resenha - Pandorga] O Garoto dos Olhos Azuis

Postado por Ju às 19:30
Título: O Garoto dos Olhos Azuis
Autora: Raiza Varella
Editora: Pandorga

Bárbara é linda, loira e bem-sucedida. Desde que assistiu a uma cerimônia de casamento pela primeira vez, ainda criança, seu sonho é apenas um: percorrer o tapete vermelho da igreja, vestida de noiva. Porém, contrariando todas as suas expectativas, ao ser abandonada no altar, a vida de Bárbara desmorona. Ela decide voltar à cidade natal e passa a viver com os irmãos e mais dois amigos. Todos homens. Com a ajuda de Vivian, uma espécie de Barbie Malibu, Bárbara tenta superar sua decepção amorosa recente e uma da adolescência, que volta com tudo à sua memória: o garoto dos olhos azuis. Será que o cavalo branco só passa uma vez? É isso que Bárbara vai descobrir com bom humor, jogo de cintura e uma pitada de neurose, em O Garoto dos Olhos Azuis.

Bárbara é uma advogada criminalista de 25 anos muito bem-sucedida que tem um grande sonho: se casar na igreja. Desde que assistiu a um casamento, ainda criança, encantou-se pela cerimônia e adquiriu um hábito: observar o noivo (eu também tenho essa mania, adoro ver um noivo emocionado).  Ela até se arrisca a prever se um casamento será feliz dependendo do comportamento do noivo no altar. Então claro que não fica nada satisfeita ao entrar na igreja e perceber que seu noivo não está olhando para ela... mas isso não a prepara para o que está por vir: quando o padre pergunta se alguém tem algo contra aquela união, sua melhor amiga começa a chorar desesperadamente, e o homem que ela pensou que sairia da igreja como seu marido sai do altar para consolá-la. Babi é abandonada na frente de todos os seus amigos, familiares e colegas de trabalho.

A situação não pode piorar, certo? Que nada, pode sim. Porque Babi mora (há aproximadamente 5 anos) e trabalha com a infeliz que roubou seu noivo. Pelo menos o casamento seria o início das suas férias e ela é a dona do apartamento que dividem em São Paulo. Sai de lá imediatamente, dá um prazo para a traíra e a outra amiga (vamos chamá-la de a sonsa) deixarem o imóvel e volta para a casa de sua mãe, no interior de Santa Catarina. Mas fica com medo de toda a bondade que ela demonstra, rs, e acaba resolvendo se mudar para o apartamento que os irmãos dividem com mais dois caras em Florianópolis, e pensar em como recomeçar sua vida.

Se não leram a sinopse, ainda não entenderam o título, né? "Garoto dos Olhos Azuis" é um apelido que Babi deu para um garoto desconhecido que a salvou de uma humilhação horrorosa quando ela tinha 11 anos. Um garoto que ela pensou que sairia da sua cabeça quando ela fosse uma mulher casada. E, para quem pensou que a maré de azar da Babi tinha passado, tenho mais uma coisa a dizer: a garota que causou a humilhação mora no mesmo prédio dos irmãos dela. Pois é. E assim chegamos ao fim do que a sinopse revela - e ao fim do que eu vou revelar também.

Houve momentos em que adorei a Babi, mas algumas vezes eu quis realmente torcer o pescoço dela. No início, entendi completamente sua crise de autopiedade, da qual ela foi obrigada a sair pela família. Aliás, a família dela é espetacular, nem sei de quem gostei mais. Só digo que nem a avó é do tipo que leva desaforo para casa - ela não hesita em entrar numa briga para defender os netos, apesar de ser uma pessoa completamente amorosa com eles. Os pais de Babi a apoiam em tudo (até quando ela escolhe um noivo cafajeste de quem ninguém nunca gostou). E os irmãos são extremamente ciumentos, controladores e adoráveis, até em sua rabugice.

Voltando à Babi. O que me irritou nela foi a insegurança que teimava em aparecer, direcionada a quem não a merecia. Eu sei, é compreensível depois de ter que enfrentar uma traição do tamanho que ela enfrentou. Mas, puxa, ainda bem que a pessoa a quem ela direcionou toda essa insegurança via através dela e não estava disposta a desistir, porque no que dependesse da garota o enredo acabaria tendo um desfecho diferente.

Fazia tempo que eu não entrava com tanta intensidade em uma história. Ri muito, cheguei a dar gargalhadas absurdas e a assustar o pobrezinho do meu gato. Chorei mais de uma vez, pois o livro tem partes realmente tocantes. Suspirei bastante, depois da tragédia acontece um romance mega fofo. E também houve momentos que me causaram revolta e desespero, em que vi o pior que um ser humano pode oferecer. Não só um ser humano, a propósito. 

Alguns fatos são bem previsíveis, mas isso não tirou o encanto da história em nenhum momento. E, em compensação, alguns acontecimentos são completamente surpreendentes. O livro tem folhas amarelas e letras do tamanho ideal. No início dos capítulos, além de um detalhe fofo nos números, encontramos citações - uma mais perfeita do que a outra, aliás. Comecei a ler esse livro sem nenhuma expectativa, a editora que o escolheu para ser enviado. Então, sim, fui completamente surpreendida. Com certeza foi uma das minhas melhores leituras do ano, O Garoto dos Olhos Azuis conta uma história que realmente me encantou. Leiam!

17 comentários:

  1. Oi Juju!!!
    Li só os 2 últimos parágrafos da resenha porque essa é uma das minhas próximas leituras e também quero ser surpreendida, mas já fiquei mega empolgada porque confio no seu bom gosto :)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  2. Pela sinopse me parece um caso de auto abandono entre o passado e tentativa de futuro com o amor. Parece ser uma história onde nos prende aos solavancos e nos apaixona pela heroína.
    Vou ler, pois meu filho o comprou. Estou na fila.

    Meu blog: desabafodaspalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ju lindona amei essa resenha , menina que fase dessa protagonista hein kkkkk, o fato do livro ter garantido boas risadas já me ganhou. Que bela amiga essa dela hein. Já anoitei a dica e quero rir muito assim como você no livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!
    Acabei de ler um livro bem previsivel em alguns fatos também e como você, não senti que isso afetou a leitura, pelo contrário, me deu novos ares do que explorar. O catálogo da Pandorga é bem escasso pra mim e não conheço muito dos livros deles. Esse por exemplo, nunca tinha ouvido falar, mas fiquei curioso por mais da historia de Barbara. Vou caçar mais resenhas para me informar. O gênero não faz muito meu tipo, mas fiquei curioso e quero mais informações *-*

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Ju <3
    Amei sua resenha!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas achei a premissa e a capa interessantes. Não deve ser fácil para a protagonista enfrentar tudo isso. Mesmo com o fato de ela ter irritado um pouco, percebi que gostou muito da leitura e isso me anima a ler. Quando lemos um livro sem expectativas e ele acaba encantando, acredito que é uma das melhores leituras que temos. Parabéns pela resenha, ela me animou em conhecer mais dessa história.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  7. É autora nacional, Ju? Não conhecia o livro e se dependesse da capa e da sinopse eu sequer me interessaria (pegam uma imagem bonita e botam uma fonte feia com cara de serviço amador). Mas lendo sua resenha percebi que o livro vai mais a fundo do que inicialmente aparenta. Não sei se eu ficaria incomodada com as atitudes da protagonista, mas pelo menos tentaria enxergar com esse olhar de quem passou por poucas e boas pra tentar entender como vc fez.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Nem conhecia o livro e depois dessa resenha me senti incentivada em apostar nele! Eu gosto de tramas assim, que nos façam rir e encarnar na história. Tenho que admitir que eu me irrito bem facilmente com alguns protagonistas. Espero superar esse problema hahah
    Aliás, eu adoro personagens que lidam com a parte criminal dentro da justiça ;D

    Beijos,
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    Você já sabe que está na minha lista dede que o recomendou. Mas agora lendo sua resenha, eu entendi.
    Primeiro: como assim é tudo o que você vai revelar também? Você anda muito má, risos....
    Preciso dizer também, embora a capa seja bonita, ela não é condizente com a história, se eu fosse a editora e a autora, mudaria, pois pode estar afastando leitores.
    Agora sim, o livro: amei!!!!!! Adorei sua resenha!! Já me apaixonei por esse garoto de olhos azuis (embora você tenha escondido ele de mim na sua resenha, risos... vou palpitar, ele é um dos que dividem o apartamento com os irmãos dela, ou ele mora no mesmo prédio, ou ela o encontrará por causa do irmãos). E adorei esses irmãos, gente nem os conheço, kkkkkk Mas é só para garantir, vai que você quer pegar eles também.
    O melhor livro que leu no ano? Nem precisava dizer mais nada, louca, desesperada para ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ei Ju, também não esperava grande coisa desse livro, mas a sua resenha já me fez mudar de ideia. Parece ser excelente. Equilibrado entre o drama e a comedia.
    Adorei!

    Bjin da B

    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios

    ResponderExcluir
  11. A sinopse e a capa não atraíram muito, mas lendo sua resenha, confesso que fiquei muito curiosa. Adoro leitura que nos provocam risadas. O que mais me encanta quando vejo algum nacional, é quando as locações são nacionais também. Adoro isso. Vou procurar por ele. :)

    Café com Letras

    ResponderExcluir
  12. Olá Ju, eu já estava com vontade de ler esse livro, ele parece ter uma boa carga de drama e boas cenas de comedia *--* Espero poder lê-lo em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Ótima resenha! N faz mto o estilo de livro q eu geralmente leio mas parece bem legal, vou colocar na minha lista de compras *--*
    bjss

    http://nossaspaixoesopsnossoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu já estava mega curiosa sobre o livro e após ler sua resenha e ter visto você falar que foi uma das melhores leituras do ano, aumentou ainda mais meu interesse!
    Vou comprar urgente! xD
    Ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei a capa do livro , mas confesso que fiquei tentando entender a ligação dela com o titulo hahhaha , e só consegui depois que li a sinopse e a resenha . Enfim , a premissa do livro me atraiu bastante e eu fiquei bem afim de lê-lo , espero que consiga fazer isso em breve.

    Beijos , Anna

    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju!

    Preciso desse livro, sério. Achei a capa sensacional, pulei a sinopse, confesso. Mas adorei a sua resenha. Apesar de você querer torcer o pescoço da Babi em alguns momentos, rs. Quero conhecer a história do garoto dos olhos azuis <3 Parabéns pela resenha!

    Beijos
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ju, achei essa capa muito lindinha! A premissa da história me interessou muito porque amo romance! Só há um fato da história que me lembrou muito o livro Azul da Cor do Mar, mas o restante da história é bem diferente. Vou adicioná-lo a minha listinha de desejados!

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo