Título: O Peculiar
Autor: Stefan Bachmann
Tradução: Viviane Diniz
Livro #1 da série O Peculiar
Editora: Galera Record
Não seja notado e não será enforcado. É sob esta lei que os Peculiares, crianças nascidas da união entre mortais e fadas, vivem. Após a invasão do mundo pelos seres mágicos, as fadas foram aceitas, mas os mestiços não têm lugar. E os irmãos Barthy e Hettie vivem com medo. Tudo piora quando Peculiares são encontrados boiando no Tâmisa. Mas os irmãos estão seguros nos cortiços das fadas em Bath, não? Provavelmente... Se não fosse pela misteriosa dama que aparece no Beco do Velho Corvo.
O Peculiar é do gênero steampunk, como vocês podem perceber pela capa. A obra está repleta de criaturas mecânicas, como o pardal em destaque na ilustração. Existem autômatos de vários tipos, como os cavalos que conduzem as carruagens. E um dirigível tem uma participação toda especial.
Ambientado em Londres, nos mostra um mundo pós-guerra entre humanos e fadas. As fadas invadiram, mas acabaram sendo derrotadas, e a maior parte delas (fadas dos dois sexos) têm trabalhos que pagam muito pouco e vivem em cortiços. Mas em situação muito pior que as fadas estão os mestiços, os peculiares. Nascidos de relacionamentos entre fadas e humanos, são apelidados de medonhos, todos os consideram muito feios e os evitam. E eles devem evitar a todos também, ou podem acabar na forca.
Bartholomew e Hettie são peculiares. Crianças que vivem com medo de serem descobertas. E quando peculiares começam a aparecer mortos no rio Tâmisa (de uma forma bem assustadora e sem explicação, por sinal) o medo das crianças atinge um nível muito mais alto. Principalmente o de Barthy, já que ele resolveu espionar por uma janelinha que imaginava que nunca chamaria a atenção, e acabou vendo o que não devia.
Adiei a leitura deste livro por bastante tempo, porque vi várias resenhas negativas. Contra todas as minhas expectativas, acabei gostando muito! Achei que não fosse gostar quando iniciei a leitura, porque só comecei a entender alguma coisa que o autor dizia quando cheguei no capítulo 2 (quer dizer que fiquei muito confusa durante o prólogo e o capítulo 1, mas não foi tanto tempo assim, afinal). Mas acabei sendo envolvida pela história e fiquei muito curiosa para desvendar todos os mistérios que surgiam. E não desvendei todos, várias coisas ficaram para ser esclarecidas na continuação, que felizmente já foi publicada e é o último livro. Sim, são só dois livros, praticamente um milagre, rs, e como o segundo foi publicado no exterior em 2013, não acredito que exista chance do autor mudar de ideia e resolver continuar a história.
No início do livro, acompanhamos as trajetórias de Barthy e do Sr. Jelliby em capítulos alternados, mas em determinado momento elas se cruzam. O Sr. Jelliby é um dos heróis mais intrigantes que já conheci, porque no começo da história o conhecemos como um senhor completamente acomodado, que só quer terminar suas obrigações o mais rápido possível e poder ficar em sua casa em paz, mas acaba descobrindo completamente por acidente um plano diabólico para o qual não pode fechar os olhos. E aí ele se transforma, e se torna uma pessoa corajosa e disposta a ir até as últimas consequências para fazer o que é certo.
O autor é músico, e no site da série vocês podem conferir algumas composições feitas especialmente para o livro. Gostei muito de como o enredo e as personagens foram trabalhados e estou realmente ansiosa para conhecer o desfecho da história. Logo trarei a resenha de Não-Sei-Quê para vocês.
Oi Ju!
ResponderExcluirÉ um enredo bem curioso o deste livro. Assim como você, vi resenhas bem negativas,e acabei desanimando, mas sempre, querendo comprovar por mim mesmo. O cenario dele me lembra muito Anjo Mecânico. Até a capa em si, e o fato de tratar sobre robos. A diferença está na centralidade da historia. Enquanto que Clare puxa mais ao sobrenatural, esse tem um lado bem distopico ne? <3 Curiosidade não me falta e assim que der, quero comprovar por mim mesmo a experiencia da leitura. A capa sem duvidas e linda.
Abraços
David Andrade
http://www.olimpicoliterario.com/
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirA capa desse livor é linda, o alto relevo e tudo mais dão um charme a mais à obra. Adoro histórias que envolvem algo meio steampunk, pois gosto muito desse tipo de tecnologia a vapor e máquias a carvão. Eu ia ler esse livro, mas um dos meus resenhistas pegou primeiro e já até leu Não Sei O Que, que por sinal gostou muito. É ruim quando amamos uma série e queremos mais livros mas o autor decide parar, não é mesmo? Pelo que vi, todas as respostas foram dadas no segundo volume. Espero um dia conseguir ler.
Abraços,
Matheus Braga
Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/
Oi Ju!
ResponderExcluirAté hoje só li um livro do gênero steampunk e gostei bastante, depois dele fiquei interessada em conhecer mais livros desse gênero!
Uau, que interessante essa história, achei bem legal ela se passar em Londres num mundo pós-guerra!
Sério que são dois livros? Pensei que era um volume só!
Adorei a resenha!
Beijos... Samantha Culceag.
Só pra Menores
Oi Juju, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirDepois da série do Protetorado, me apaixonei pelo gênero steampunk. E esse livro também tem dirigível??? Não é o máximo??? Gostei do que o autor fez. Ao criar os peculiares, em minha opinião, ele falou do preconceito, de pessoas diferentes serem julgadas pelos outros. Na hora já fiquei com vontade protegê-los. Ah, mas o que me deixou empolgada com a leitura, foram os mistérios e o que fez uma pessoa que nunca quis se envolver com nada se levantar e lutar. Sua resenha ficou ótima, mas um para minha lista, não vejo a hora de ler.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Oi Ju, essa é a primeira resenha deste livro que eu leio e fiquei super curiosa para conhecer essa história. Nunca li nada do gênero steampunk, então acho que esse livro seria ótimo para começar. Sem falar que acho essa capa linda! Mais um livro para a lista de desejados.
ResponderExcluirBjs, Glaucia.
www.maisquelivros.com
Ju essa é a primeira resenha que eu leio desse livro e foi positiva de fato, pq as outras geralmente costumam me assustar e muito!
ResponderExcluireu nunca li nada no gênero do steampunk, mas não me falta vontade.
pelo fato de ter criaturas sobrenaturais envolvidas eu sou bem curiosa pra ler, se for dar uma lida ainda esse ano espero gostar assim como vc.
Seguindo o Coelho Branco
Oi Ju, tudo bem??
ResponderExcluirAchei a capa do livro bem bonitinha... essa temática está começando a avançar no mundo literário, mas ainda não senti vontade de ler... o enredo não me atrai muito... pode ser que eu mude de ideia em outro livro sei lá... mas nesse momento não rola...mas que bom que você gostou... e que não esperava que fosse gostar tanto... xero!
Oi Ju.
ResponderExcluirA única coisa que me encanta é essa capa, já li outras resenhas e não me enganei quanto ao enredo, ele não é pra mim.não gosto de steampunk.
Tem autores que tem esse costume de tornar a história confusa no início, não gosto disso, é meu teste de paciência até me conectar com tudo.
Beijos.
Leituras da Paty
Oi Ju, tudo bem? Estou começando a ler livros steampunk e estou gostando bastante. Acho a sinopse desse bem interessante e diferente, adoro essa capa e os peculiares parecem ser bem interessantes. Além disso existe um mistério sobre o que tem acontecido com eles para aparecerem mortos. Gostei dos capítulos alternados e acho que vou gostar do Sr. Jelliby, por ele não ser aquele típico herói.
ResponderExcluirQue bom que você se surpreendeu com a leitura, mesmo tendo ficado bem confusa no início e que ótimo que são só dois livros.
Beijinhos,
Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?
Só eu acho esse enredo meio estranho? Já li várias resenhas, algumas positivas, outras nem tanto, e nenhuma delas me convenceu. Nem a ler, nem a não ler hahaha
ResponderExcluirPorém, eu amo essa capa <3
Sempre que vejo, penso nos filmes das Disney.. acho que se existisse uma adaptação eu com certeza assistiria.
Beijiinhos ;*
Andressa - Blog Mais que Livros
Oi Ju,
ResponderExcluira capa é muito fofa, eu amei ela e achei muito lindinha. Já a história, não imaginava que teria este mistério e muito menos fadas e os mestiços. Imaginei que seria um steampunk dos mesmos. rs
Mas gostei desta jogada de colocar o dois gêneros num só, o steampunk com a fantasia, alem é claro do mistério e suspense por causa das mortes e o medo dos pequenos. Estou curiosa para saber o que está acontecendo e levando eles a morte.
O bom disso tudo é que é uma duologia, então não será necessário aquela espera danada para as continuações. rs
Beijokas Ana Zuky
SA Revista
Oi, Ju!
ResponderExcluirA capa é bem legal... eu gostei!
O fato da história se passar em Londres já meio que me ganhou, agora o enredo em si... Não me parece tão bom assim. Não a ponto de me deixar com vontade de ler. Eu até meio que senti pena das crianças peculiares, mas sei lá... não me parece muito empolgante. Não senti vontade de ler.
Beijinhos!
Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.
Ser só dois livros, e os dois estarem lançados, já me deixa mais feliz haha! Nunca peguei nenhum livro steampunk pra ler, estou com o Protetorado da Sombrinha pra comprar pq me parece mto legal, mas esperei sair tds, e agora to esperando dinheiro haha! QUem sabe n coloco esse pra minha lista tb? =D Gostei bastante da resenha, mas prometo nao ler com muitas expectativas, so pq vc ja leu varias resenhas negativas hahaha
ResponderExcluirOi Ju,
ResponderExcluireu só vim me interessar por esse livro esse ano com a chegada do segundo, ele parece ser bem legal e eu tive a sorte de só ler resenhas positivas. Espero não demorar para adquirir a obra e tirar minhas próprias conclusões. Será bom também pois será meu primeiro livro steampunk
Italo T - Eu li, e você?
http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/
Oi Juliana, tudo bem?
ResponderExcluirLi poucos livros do gênero steampunk, mas os poucos que li, eu curti bastante. Acho o gênero bem diferente. Às vezes é bom não termos muita expectativa com o livro porque acabamos nos surpreendendo. Fiquei curiosa para ler a série
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Oie, Ju!
ResponderExcluirÉ uma introdução bem legal para o gênero que quero começar a ler: steampunk. Eu adorei, adorei demais! Esses livros infanto-juvenis sempre me atraíram ao infinito e além. Tanto que se você ver minha estante, tenho muitos livros do estilo. E a maioria é da Galera Record mesmo! Esse selo é demais.
Com carinho,
Celly.
Me Livrando: Livre-se você também!