terça-feira, 7 de abril de 2015

[Resenha - Jangada] Timestorm

Postado por Ju às 22:00
Esta resenha não possui spoilers deste livro ou dos livros anteriores da trilogia. Caso você não tenha lido os outros volumes, aconselho que pule a sinopse.


Título: Timestorm
Autora: Julie Cross
Tradução: Denise de C. Rocha Delela
Livro #3 da Trilogia Tempest
Editora: Jangada

A batalha entre o Tempest e o Eyewall, as duas divisões da CIA que combatem as ameaças relacionadas a viagens no tempo, chega a uma conclusão chocante neste último livro da trilogia Tempest. Agora, a busca pela sobrevivência estende os limites da história, tanto no passado quanto no futuro, e o mundo que Jackson Meyer conhecia se torna um lugar marcado para sempre pelos efeitos nocivos das viagens no tempo. Quando Jackson escapa das garras da morte depois da sua mais longa viagem, ele se vê cercado não só pelas pessoas que ama - seu pai; sua irmã, Courtney, e sua namorada, Holly -, mas também pelos primeiros viajantes no tempo do projeto Tempest. Enquanto descobre mais sobre as origens da viagem no tempo e a época em que foi parar, ele constata que precisa deter os experimentos de Thomas e do Dr. Ludwig na sede do Eyewall. O que se inicia como um plano de fuga torna-se uma guerra entre o tempo e a humanidade, entre o livre-arbítrio e a paz. Trata-se de uma batalha que Jackson foi destinado a travar e da qual não pensa em desistir. Nada o deterá. Nem ninguém.

Eu estava super ansiosa para ler Timestorm, mas só quando ele chegou percebi que a história dessa trilogia é tão complexa que, devido à minha péssima memória, precisaria reler os dois livros anteriores. Então demorou um pouquinho para a resenha sair, mas aqui estou para contar a vocês o que achei do desfecho dessa que é uma das minhas trilogias do coração.

A trilogia Tempest conta a história de Jackson, um garoto que acidentalmente descobre que tem o poder de viajar no tempo, e que acaba usando esse poder de forma um tanto quanto descontrolada no início. Isso causa mil confusões nos Estados Unidos, onde a história se concentra.

Neste terceiro volume, achei que tivemos menos ação. É que tudo o que ficou sem explicação nos volumes anteriores precisou ser explicado, então a autora nos mostrou muitos fatos novos e também nos apresentou a novos e importantíssimos personagens. Nos outros livros, era tanta viagem no tempo que eu às vezes precisava parar para recapitular e entender o que estava acontecendo, e quando e onde os fatos estavam se desenrolando. Em Timestorm, a maior parte da narrativa se passa em uma única época e local.

Mas não é porque a autora colocou menos ação neste livro que ele se tornou menos angustiante - tive que fazer muitas pausas, porque a cada revelação feita ficava mais difícil acreditar que eu aguentaria chegar viva ao final da leitura. Ela brincou demais com o meu coração, principalmente no final. Era assim, eu achava que ia terminar de um jeito, aí vinha uma reviravolta e mudava as coisas; depois outra, e outra... gente, sério, toda a ação que ela não colocou no início do livro, colocou no fim, e eu chegava a perder o ar de tanto que me desesperava. 

As personagens evoluíram muito, em vários sentidos. Digamos que tanto em sua capacidade de relacionar-se, quanto como pessoas e profissionais - alguns descobrem que são capazes de coisas mais que incríveis. Algo que tem muito destaque neste livro é o "bem maior". O fato de que sacrifícios precisariam ser feitos para que todo um povo pudesse ter um mundo melhor em que viver. Confesso que o tal do bem maior me enlouqueceu. Me apego demais e realmente não queria perder ninguém para o bem do universo... rs...

Mas a autora soube trabalhar isso de forma perfeita, e não tive como ficar brava com ela em nenhum momento. Tudo o que aconteceu realmente precisava acontecer, e as explicações são tão bem fornecidas que foi impossível não aceitar os fatos. 

A trilogia terminou de um jeito que me deixou muito satisfeita, não foram deixadas pontas soltas. Os três livros me encantaram. Viagem no tempo é um dos meus temas preferidos, e a Julie foi a primeira autora que me fez refletir sobre o quanto é realmente perigoso tentar mudar o destino com a ajuda deste artifício. Ok, sei que isso não existe... mas acabei de sair desse mundo alternativo, então aceitem que eu vou levar um tempo para me desligar. Enfim, vou sentir saudades de todo esse universo criado pela autora, espero um dia conseguir reler a trilogia.

13 comentários:

  1. Oi Ju!
    Comprei 'Tempest' na bienal do ano passado mas ainda não tive tempo para começar a ler. Aliás, eu comprei sem nem saber que era uma trilogia, então acho que vou esperar um pouco para começar a ler. Você comentou que nesse livro temos menos cenas de ação, mas acho que a autora precisa disso, não é mesmo? Era necessário explicar fatos e acontecimentos... Fiquei imaginando tudo o que aconteceu pra te deixar com o coração tão apertado :') Nunca li nada da autora, mas a narrativa dela parece ser bem envolvente e emocionante.

    Beijos
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  2. Oii Ju, adoro viagem no tempo!! Acabei de marcar Tempest como futura leitura, a história parece super envolvente. Como também tenho um certo probleminha de lembrar as coisas, principalmente nomes de personagens, acho que leria a trilogia em sequencia para não deixar passar nada!
    Beijos
    Porão da Liesel

    ResponderExcluir
  3. Ola Ju lindona essas viagens no tempo sempre me encantam , adorei a capa e saber que a trilogia acaba sem deixar pontas soltas é perfeito . Já anotei para ler toda a trilogia, como todos foram lançados fica mais fácil. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, nunca pensei que diria isso mas fiquei com vontade de ler essa trilogia. Digo isso pois já tinha visto Tempest pelas livrarias mas nunca tinha me interessado. Fiquei aqui vidrada na resenha querendo saber o que vai acontecer. Mas fiquei mais feliz ainda em saber que a autora fechou a trilogia de forma satisfatória. Vou procurar Tempest para ler futuramente.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ju!
    Desde que lançou essa série que fiquei doida pra ler, mas não consegui até hoje.
    E ver que já saiu o último livro e o quanto foi tão maravilhosa a série só me deixa chateada por ainda não ter lido. Pelo que li a leitura realmente te deixou em êxtase, é sempre uma delicia quando uma história nos envolve assim, que demora tanto pra que nos desliguemos dela. Preciso mesmo ler a série.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  6. Ai Ju, fiquei angustiada com essa coisa de perder algum personagem para um bem maior.
    Não li nenhum dessa série, por falta de tempo mesmo, mas vendo que o desfecho foi muito bom, espero conseguir incluí-lo logo na fila. Adoro histórias com viagem n tempo, mudança da linha temporal, etc....
    As capas são lindas e chamativas.
    Super desejado!
    Beijos
    Chrys Audi
    www.todasascoisasdomeumundo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju, eu já tinha lido uma resenha sobre o primeiro livro. E ela tinha sido bastante positiva :D
    Caramba, a história deve ser bem complexa para ter que reler os outros livros :o
    Ah, que bom que a autora terminou o último livro de uma forma bacana, né?
    Curti muito :D
    Acho que iria gostar de ler *-*
    Bjs
    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Jum

    bom saber que os personagens evoluem ao longo da série. Tenho curiosidade de ler, mas, confesso que não seria por agora. Nem sabia que o último volume tinha sido lançado =P Achei a capa beeeem feinha, mas...Que bom que a trilogia te deixou satisfeita

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    Nossa, depois de uma resenha dessa, mesmo que esse assunto também não fosse um dos meus preferidos eu estaria louca para ler. Adoro quando o autor nos engana, nos deixa ansiosos, e tira nossa fala com reviravoltas.
    Perigoso? Sim, mudar definitivamente é perigoso, pois eu tenho a noção de que afeta tudo e a todos ao nosso redor. Ju viajar no tempo pode até ser fictício, mas nossas escolhas, hoje representam esse papel. Então, já pensou no que teria acontecido se la atrás tivesse dito sim ao invés de não? E vice-versa? Por esse motivo esse assunto sempre me fascinou.
    Adorei!!!!! Não vejo a hora de ler.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju!
    Apesar desse tema ser algo que me intriga e no qual gosto muito (Doctor Who <3) acredita que nunca li nada do tipo. Preciso dessa trilogia para ontem. O paradoxo da viagem no tempo é incrível, às vezes me pego pensando se alguém tivesse feito algo diferente o quanto isso afetaria o futuro. Enfim, é um tema que gosto muito.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju,

    Que Trilogia mais inquietante!! Concordo com você tentar modificar o tempo, o destino e afins é muito perigoso, creio que por ser desconhecido então, ações impensadas para quem tem o dom de viajar o tempo como o Jackson, pode realmente provocar grandes alvoroços.
    Fiquei feliz que o final tenha agradado você e que a autora não tenha deixado pontas soltas, isto nos dá a sensação de um fechamento com chave de outro.
    Gostaria muito de ler esta Trilogia, até porque já foi lançada integralmente no Brasil, sou daquelas leitoras que não suporta ficar esperando. hahahaha

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha. Tenho muita vontade de ler essa trilogia. Viagem no tempo é um tema que me interessa bastante e pelo que já li nas resenhas a autora soube trabalhar bem esse tema. Acho que ficaria meio confusa nos primeiros livros com tantas ações ocorrendo em lugares e tempos diferentes, mas acho que lendo com calma, dá para pegar bem. É tão bom quando terminamos uma trilogia com a sensação de que foi um ótimo desfecho, que não ficou ponta solta e foi condizente com os livros anteriores, mas dá uma saudadinha dos personagens.

    Com certeza quero ler, mas vou ter que comprar os três de uma vez... porque pelo que você disse, tem muita coisa acontecendo, então é bom ler junto para não esquecer de nada.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  13. Para tudo! Jura que vc releu os 2 primeiros? Tu é doida, Juuuuu!!!!
    Eu tô louca pra ler essa trilogia, mas nunca tá em promo e não sorte em sorteio (falando nisso, pede pra Jangada no níver do seu blog :D). Lembro de vc na bienal surtando com os brindes de Tempest. kkkkkkkkkkk
    Acho que vou gostar porque também curto o tema de viagens no tempo. E sendo um livro com final redondinho, como não querer? Brigada por adicionar mais 3 na minha já tão enorme lista. (y) hahahaha
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo