Título: Evoluir é simples, nós é que complicamos
Autor: Manolo Quesada
Dividida em nove capítulos, a obra aborda de maneira bastante singela e objetiva como o ser humano pode... evoluir sem complicar! O autor se apoia em vários textos bíblicos, passagens das obras básicas de Allan Kardec e pensadores em geral, e convida a todos a ter uma postura de reflexão e mudança perante sua existência terrena, sempre com o objetivo de progredir, melhorar e evoluir. Evoluir é simples, nos é que complicamos é um convite para que estejamos abertos às ocasiões e momentos oportunos que a vida nos oferece, tanto para o plano terreno como para o plano celestial, visto que “passamos por diversas fases, todas necessárias, pois precisamos aproveitar todas as oportunidades para efetivar em nós todas as coisas que já temos e que ainda não descobrimos”, assim nos esclarece de modo muito generoso o autor.
Antes de falar mais especificamente sobre o livro, vou falar sobre princípios da doutrina espírita que acredito que nortearam seu desenvolvimento.
O espiritismo tem como crença fundamental a reencarnação, que nada mais é do que cada espírito viver várias vidas diferentes no mundo material e, entre elas, retornar à sua "verdadeira" existência, que ocorre no mundo espiritual. A reencarnação não é infinita, acontece com o objetivo de fazer com que cada indivíduo evolua até alcançar a categoria de espírito puro, que é o mais próximo que pode almejar chegar da perfeição. Porque perfeito mesmo, só Deus.
As encarnações podem acontecer na Terra, ou em outras moradas; que sim, no espiritismo entendemos como outros planetas, que servem como vários níveis de uma escola, cada um tendo algo a oferecer dependendo do estágio em que o planeta e o espírito se encontram. Os corpos utilizados em outros planetas têm densidades diferentes dos corpos que são utilizados na Terra, tornando-se o ser "mais espírito e menos matéria" à medida que se desenvolve moralmente e intelectualmente. Enfim, isso é o básico, sei que é confuso e vai parecer loucura para muita gente à primeira vista, mas se alguém ler esse livro sem nunca ter ouvido falar disso vai ficar um tanto quanto perdido... rs... O autor explica isso de forma melhor e mais completa do que eu.
Manolo fala do que nos ajuda e do que nos atrapalha nesta busca pela evolução, nesta tentativa de nos tornarmos pessoas melhores a cada dia. É até difícil dizer mais que isso para vocês, mas ele fala da importância do amor; do que devemos exercitar, como a vontade, a consciência, a humildade, e a capacidade de manter bons pensamentos; do que devemos combater, como o orgulho (e suas diversas faces) e o egoísmo.
O nosso caminho evolutivo é marcado por mudanças. Todas essas mudanças vão ocorrendo quase imperceptivelmente. Não acordamos, de um dia para o outro, transformados em seres melhores, mas vamos melhorando um pouco a cada despertar. De vez em quando, nos pegamos fazendo coisas melhores, as quais não fazíamos com muita frequência. Gostamos disso e continuamos a fazer e é esse exercício o grande responsável pelas nossas mudanças.
Contextualiza um pouco as coisas, dizendo porque o Deus que conhecemos no tempo de Moisés parecia tão impiedoso, e o Deus que conhecemos no Novo Testamento, através das palavras e exemplos de Jesus, parece tão diferente. Ressalta a importância do autoconhecimento, para que possamos evoluir com mais rapidez.
Foi uma leitura que gostei bastante, o livro é curto, tem apenas 182 páginas, mas possui um conteúdo bem rico abordado sempre com objetividade.
Ju amo esse livros, e vou concordar com a Título do livro, muitas vezes complicamos demais, nosso desejo de evoluir é sempre diário, hoje ser melhor do que fomos ontem. O fato de trazer textos de Alan Kardec deixa o livro com mais conteúdo. Já está indo para minha lista. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirApesar de concordar com a mensagem de amor, de que devemos sim exercitar a humildade e procurar sempre fazer o bem e de forma descomplicada, essa não é uma leitura que me agradaria, pois não sou muito fã de livros com temáticas religiosas, independente se é cristã, espírita ou qualquer outra, pois penso que cada um deve acreditar no que quer, e tentar embasar livros com essa temática é de certa forma tentar convencer o que é certo e errado, mesmo que tais livros sejam voltados para pessoas que compartilham a mesma crença. Mas isso é só opinião pessoal mesmo rsrs
Abraços,
Matheus Braga
Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/
Oi Ju, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha, mas não faz muito meu estilo... não sei se eu acredito em reencarnação, mas meus pais acreditam e acho uma crença interessante. Gosto da mensagem que o livro passa, a importância do amor, de fazer o bem, manter bons pensamentos. Quem sabe um dia eu resolva dá uma chance para livros assim. Gostei bastante do quote que você selecionou.
ResponderExcluirBeijinhos,
Rafa // Vamos Falar de Livros?
Oi Ju,
ResponderExcluirlivros com temas espiritas não são livros que muitos aceitam ou querem ler, mas acredito que eles tem muito a oferecer nos ensinando o que não conhecemos, mas infelizmente não são todos que aceitam isso.
Gostei da sua introdução em explicar sobre reencarnação para que seus leitores entendam o assunto que este livro está tratando.
Como todos os outros que trazem assuntos como este, me interessei e espero poder ler, e são apenas 186 paginas, uma leitura rápida e que tem seu valor.
Beijokas Ana Zuky
SA Revista
Não consigo me interessar por livros do gênero, nem com muito esforço, nem a capa me atrai...
ResponderExcluirMe parece que você gostou e achou a leitura válida. Isso é sempre bom, quando a leitura é produtiva.
Café com Letras
as vezes o ser humano complica as coisas sem necessidade né.
ResponderExcluirbom essa é um leitura que terei de pular pq não é muito meu estilo coisas da doutrina espirita.
apoio algumas coisas que eles fazem para ajudar pessoas, e alguns pensamentos, mas não é um assunto que eu goste de ler sabe Ju.
Seguindo o Coelho Branco
Oi Juju, sua linda tudo bem?
ResponderExcluirSempre tive essa mesma percepção, de que temos um Deus mais severo no antigo testamento e um mais amoroso no novo. E ainda tem o apocalipse que dá medo, risos... Independentemente de religião, eu gosto de aprender, gosto de livros que abram a minha visão e esse parece ser um deles. Gostei da dica.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Só o título eu já achei impactante porque é a mais pura verdade. Com certeza o amor é essencial na vida de cada um. Apesar do livro não fazer o meu estilo por não ser essa a religião que professo, acho que a mensagem de mudança deve ser bem bacana.
ResponderExcluirbeijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Oi Jú,
ResponderExcluirAmei a explicação que você deu para situar seus leitores, nada como falar do que acreditamos e isso deu muito mais credibilidade à obra. Eu creio que existe um Deus Supremo e Energias diversas presentes no Universo que agem o tempo inteiro. No passado eu frequentava uma igreja evangélica, mas hoje valorizo alguns preceitos de algumas religiões e crenças. Acredito na vida eterna e que estamos aqui de passagem,
Bom, gostei muito da sua resenha e de saber que a obra traz muitos ensinamentos e mostra Deus no velho e no novo testamento explicando o motivo de agir diferente nestes dois tempos. Também acredito que o autoconhecimento é super importante para o nosso desenvolvimento e para as pessoas que estão no nosso entorno.
Enfim, tenho certeza que sta obra auxiliará muita gente e tem público cativo, o que é muito bom.
Beijos
Tânia Bueno
www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br
Oi Ju, tudo bem?
ResponderExcluirAcho que não leria o livro pois além de não gostar dessa temática, não acredito em certas coisas que ela aborda, então acho que a leitura não me agradaria.
Bjs, Glaucia.
www.maisquelivros.com
Oi Ju, tudo bem??
ResponderExcluirO titulo do livro é bem interessante, mas não curto livros dessa temática... acredito que eles podem trazer muitas reflexões e aprendizados, mas não tenho paciência para ler, parece que eu não me adéquo a eles e não sinto aquele encaixe pela leitura sabe. Pelo menos você gostou... percebo que você gosta dessa temática... xero!!