sexta-feira, 3 de abril de 2015

[Resenha - Pandorga] Cartas para Palavra

Postado por Ju às 17:00
Título: Cartas para Palavra
Autor: Adriano Gilberti
Editora: Pandorga

Quanto tempo dura um amor? Os mais realistas dizem que o tempo de duas almas proporcional a vontade de fazer funcionar um relacionamento. Os românticos reclamam a eternidade para um verdadeiro amor. Mas ninguém discute a certeza de que, na disposição de amar, o homem encontra seu sentimento mais sublime. E nem os anos envelhecidos por inúmeras décadas conseguem apagar algo que tenha surgido pela beleza de duas pessoas que vivenciaram este amor. Quase um século depois que Miguel e Priscila se conheceram, o sentimento se transforma em um conjunto de dados, para virar algo que chamamos de história, e assim, curioso ponto de interesse de estudiosos. E mesmo que duas pessoas comuns e anônimas possam ganhar o curioso destino de uma referência histórica, ainda assim, serão apenas um homem e uma mulher buscando apaixonadamente fazer valer o seu direito de amar.

Vocês não têm ideia da surpresa que foi encontrar Cartas para Palavra entre os lançamentos da Pandorga. Quando bati o olho no nome do autor, tive certeza de que o conhecia, Adriano Gilberti não é um nome comum. E sim, eu realmente o conheço, apesar de ter perdido o contato há muitos anos... estudamos teatro juntos! O livro já tinha chamado a minha atenção pela capa e pela sinopse, mas saber que foi escrito por uma pessoa que respeito e admiro me fez querer lê-lo ainda mais.

Relendo a sinopse agora, a entendo muito melhor. Isso porque este livro é algo tão diferente que não passou pela minha cabeça do que se tratava. Vou tentar contar resumidamente para vocês. No final do século XXI, surgiu o interesse de entender mais sobre uma geração anterior, a Geração X, e para isso os registros da primeira metade do século começaram a ser pesquisados (sim, vocês entenderam certo, a primeira metade do século XXI vai de 2001 a 2050, o que faz esse livro ser um livro do futuro! rs)

Foram encontradas dentro de um "antigo aparelho eletrodoméstico" várias cartas de Miguel, escritas para destinatários diversos: uma samambaia, um televisor velho, uma bolinha de tênis... sendo o destinatário principal, e que considero mais importante: a Palavra. Os estudiosos concluíram que valia a pena pesquisar uma geração tendo como base os escritos desse indivíduo.

Espero sinceramente que entenda que a escrita tem alma de vento. Deixe o que vier correr pelas janelas de seu apartamento sem a intenção de guardar o que nasce em seu íntimo.

Como dito na sinopse, existe um romance no livro. Mas ele não é o foco, pelo menos não foi a impressão que tive. O foco é a Palavra, a forma como ela é essencial para a raça humana. A Palavra toma forma neste romance e nos mostra que também tem sentimentos. Nada a faz mais feliz que encontrar alguém que faça bom uso dela, que escreva com o coração.

Palavra é assim: diz do gênero feminino. Possa eu classificá-la como mulher de têmperas. Trate-a mal e verá as malas prontas no final do dia. Mas o que eu faço? Já pedi em casamento. Já tratei com carinho e papel de seda. Já mudei a gramatura e até, malgrado, comprei um computador para me sentir mais "modernoso". Já ofereci meu mundo de pensamentos, mas a dama argumenta liberdade.

E, por falar em coração, não é por não ser o foco que o amor deixou de ser abordado. A história de Miguel e Priscila prova que o destino é capaz de fazer planos para nossas vidas que nós nunca pensaríamos em fazer.

A escrita do Adriano me envolveu desde o início. Acreditei em cada linha que li. Me senti realmente como uma cidadã do futuro pesquisando sobre um tempo que não tive a oportunidade de viver, achei isso incrível. Para uma apaixonada por viagens no tempo, ter a impressão de que você se encontra no futuro é algo espetacular. Não faltam críticas à forma com que o homem trata hoje seu semelhante e o planeta.

As cartas contam grande parte da história, mas também temos conversas no msn, no whatsapp, e-mails, telefonemas, poemas e esclarecimentos feitos pelo compilador da história (os esclarecimentos foram escritos em 2095). No final, foi colocada uma "ficha técnica", que nos permite conhecer a equipe de pesquisadores envolvidos, incluindo o coordenador da "Pesquisa em Tecnologias Arcaicas", incluindo aí algumas coisas que citei no início do parágrafo.

O livro está lindo. Encontrei apenas um erro, ou seja, revisão praticamente perfeita. As folhas são amarelas, a fonte de um tamanho confortável. Assim que ele chegou, percebi um detalhe na orelha da contracapa que me deixou enlouquecida.


É ou não é muita maldade colocar essa carta aí e dizer pra só ler depois de terminar o livro? rs... 

Não sou fã de notas de rodapé, nunca fui. Normalmente, considero que elas me tiram do clima da leitura, mas não foi o que aconteceu nesse livro. Como eu disse lá no início, é um livro do futuro, então eu ficava bem ansiosa para que elas aparecessem, principalmente quando eram sobre anos posteriores a 2015... Achei impressionante a forma como seu uso foi bem trabalhado, eu não sentia que minha leitura estava sendo interrompida, apenas enriquecida. Sim, agora acho que é por isso que notas de rodapé existem. Mas na maior parte das vezes não acredito que cumpram seu objetivo.

Se você é um apaixonado pelos livros, e consequentemente pela Palavra, não pode deixar de conhecer essa história. Sinto que não consegui transmitir o quanto o livro me encantou, mas fiz o que pude. Espero que vocês leiam e amem tanto quanto eu. E tem mais: esse livro não é apenas um livro. Mas vou deixar vocês curiosos, isso é assunto para outra postagem.

Creio, por ingenuidade, que livros são geometrias encantadas. Dentro daquelas dimensões encorpadas em celulose, sinto que todas as distâncias têm o passo dos olhos que percorrem os parágrafos. Sinto que, ali, tenho as asas de Ícaro. A extensão da longa cauda do cometa Halley. A incerteza dos céticos. A segurança dos dogmáticos. A lágrima do aprender que apenas não se permite borrar os livros, mas deve umedecer nossas almas de sentimentos que valham a pena. 

18 comentários:

  1. Gostei da resenha Ju. Muito bacana você ver entre os lançamentos da editora um livro escrito por um ex-colega de faculdade, hein? Achei o mote da história bem interessante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Que livro diferente Ju!
    Pela capa e sinopse, eu nunca poderia imaginar que a história se passa no futuro! E essa carta "selada" destinada a ser lida somente no final me deixaria coçando de curiosidade!!! Na verdade, a coceira já começou rsrsrs...
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  3. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    Feliz Páscoa!!!!
    Ah, você sabe que sou apaixonada por cartas!!!!! Quando entrei no blog e vi o nome do livro e essa foto, fiquei toda empolgada. Antes de mais nada: maldade a sua colocar esse leia depois que o livro terminar e não nos contar o que estava escrito lá!!!
    Ah, as cartas!!!! Você viajou para o passado para entendê-lo pelo o que estava sendo contado nelas. As cartas são atemporais. Fiquei super curiosa com os destinatários das cartas, mais que enredo diferente, como cidadã do futuro iria querer investigar também. Adorei sua resenha!!!!! Você encontrou algo surpreendente, original e me conquistou completamente.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii Ju, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha, e deve ter sido legal quando você reconheceu o autor e que estudaram teatro juntos. Achei bem diferente, por se passar no futuro, gosto muito de viagens no tempo, mas ter o foco principal nas palavras, e como elas são importantes, e elas falam por si próprias. Deve ser realmente bem gostoso de se ler! Adorei os quotes e fiquei muito, mas muito curiosa com esse envelope ai. Parece ser uma história completamente original.

    Beijinhos,

    Rafa // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ju!
    Que incrível reencontrar um colega nas páginas de um livro. Fiquei bastante intrigado com esse lance do "livro do futuro". A capa também está linda, muito chamativa. E como sempre, sua resenha impecável.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ju!
    Nossa, só a capa e sinopse já chamam a atenção mesmo. Mas o livro parece ter te fisgado de vez.
    E como assim um livro do futuro que investiga o agora!? rsrss
    Deve ser mesmo sensacional, fiquei mesmo bem curiosa.
    E essa carta pra ler no final... Que maldade, hein! Eu como mega curiosa que sou, não sei se aguentaria esperar. rsrsrs

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  7. Muito boa esta resenha! Ainda não acabei de ler o livro, então estava morrendo de medo de ler e descobrir algo antes de chegar ao final. Mas ainda bem que não tinha nenhum spoiler! hehehe. Estou amando o livro!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju,

    Amei a sua resenha!!! A capa não sei porque me lembrou Central do Brasil. Amo cartas, de receber e escrever. É interessantes o que fica guardado/marcado em nossa história, não é? Não por acaso você tinha a sensação de conhecer o livro, o nome do autor... isto é maravilhoso.
    Agora, para tudo, como você acredito nesta coisa do destino ou de alguém um Ser Superior trabalhando para que as coisas aconteçam e na maioria das vezes os surpreendendo.
    Gosta de obras que abordam o futuro e nos levam para lá, ainda que não tenhamos a intensão de mergulhar, isto realmente é graças ao talento e competência do autor.

    beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju, tudo bem??
    Nossa eu senti o quanto você gostou do livro... o quanto ele te encantou e te preencheu... eu fiquei bem curiosa por ele viu... achei linda a capa... e ler um livro que tem um dos focos a palavra é genial e ler um livro futurístico é melhor ainda... gostei de sua sinceridade e o brilho com o qual escreveu essa resenha... vejo poucas pessoas empolgadas... no mundo literário rs... xero!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Ju!
    Meu Deus, eu estou completamente interessada nesse livro. Você deixou aquele suspense no ar e eu estou louca para saber o que tem na carta que só se pode ler depois de terminar o livro rs Não conhecia o autor nem a obra, mas definitivamente vou procurar esse livro, vai entrar na minha lista de leitura desse ano :D
    Ótima resenha! Parabéns!

    Luz e literatura!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oiii
    Adorei sua resenha! Deve ter sido incrível reconhecer o autor e ver que ele estudou teatro com você. E ainda mais ler uma obra de uma pessoa, digamos, próxima, que você admira, é muito bom!
    O livro me deixou bastante interessada, gosto de livros que se passam no futuro. Mas gostei ainda mais que o foco do livro é a palavra.
    E aquele envelope? Não iria aguentar até o final da leitura para ver o que tem dentro kkk
    Vou anotar para ler esse livro em breve!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ai Juh, que maldade comigo <3 Só digo que quero muito ler!
    E que bacana descobrir que vocês se conhecem! Imagina como será o encontro na bienal rs

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  13. Não gosto muito de romances, e estou meio dividida no "se leio" e "se não leio" para com esse livro. Gosto de livros que tenham cartas, mas esses que envolvem conversas em redes-sociais não me convencem. Mesmo que o livro seja bom e a narrativa envolvente, não sei se leria se estivesse com mais opções na estante. Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Não conhecia o livro, mas me interessei bastante. A premissa parece um tanto quanto diferente e sua resenha me despertou curiosidade de lê-lo.
    Um livro onde o foco é a Palavra é no mínimo, interessante!
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju, tudo bom?

    UAU! Se fala sobre cartas eu já gostei muito, lendo a resenha e sua opinião então.. Adorei, vou procura-lo, gosto muito de livros assim.

    Beijocas,
    Ana - www.bookzonthetable.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju!
    Você tem razão, pela sinopse do livro não se pode entender nada do que ele se trata!
    Porém, depois que você explicou o enredo ficou mais fácil!
    Me interessei pela história! :) E que coincidência ela ter sido escrita por seu amigo! Essas coincidências da vida são muito legais e inesperadas!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu não me interessaria pelo livro só vendo a capa ou o título, mas a sinopse e principalmente sua resenha me fizeram mudar de ideia. Gostei da proposta e da criatividade de ir ao futuro e falar do presente. E concordo que é muita maldade colocar essa orelha. Eu ia querer abrir logo. :| hahahaha
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo