sábado, 18 de abril de 2015

[Resenha - Belas-Letras] Insana: Meu Mês de Loucura

Postado por Ju às 23:30
Título: Insana - Meu Mês de Loucura
Autora: Susannah Cahalan
Tradução: Bruno Mattos
Editora: Belas-Letras

Uma jovem jornalista com uma carreira promissora em Nova York se vê aprisionada em sua própria insanidade com uma doença que nenhum médico consegue diagnosticar. A rotina no jornal onde ela trabalha é substituída por inexplicáveis alucinações, surtos e ataques de paranoia – os mesmos sinais atribuídos a casos de possessão. Poderia se tratar de um episódio de House, mas é a história de Susannah Cahalan, que escreve com impressionante riqueza de detalhes o período de terror em que se transforma em desconhecida para si mesma e seus familiares. Sem poder contar com a memória para escrever sua reportagem mais difícil, Susannah recorre aos próprios rascunhos do período em que esteve doente, além de relatos de médicos, familiares, namorado e documentos para construir um drama psicológico sobre os caminhos misteriosos e assustadores do nosso próprio cérebro.

Susannah é uma jornalista que está vivendo uma ótima fase, tanto no jornal em que trabalha quanto em sua vida pessoal. Mas, de repente, as coisas começam a mudar. Ela começa a ter dores de cabeça, sintomas de gripe, uma dormência estranha, pulso acelerado, perda de concentração e, o que lhe parece mais grave: torna-se paranoica e começa a ter alucinações. Vê imagens e cores de uma forma esquisita em alguns momentos, estranha coisas completamente corriqueiras e familiares. Passa a se sentir uma irresponsável no trabalho, simplesmente não consegue se concentrar, tem surtos maníacos e eventualmente mania de grandeza. Não consegue se reconhecer mais, nem entender o que está acontecendo, mas está disposta a descobrir.

Eu, particularmente, não acho que contar a doença que ela teve seja spoiler. Mas, como alguém pode considerar assim, vou deixar com a fonte branca. Quem quiser saber, selecione. Susannah foi diagnosticada com encefalite autoimune de receptor anti-NMDA, depois de quase um mês internada. Nunca ouviu falar disso? Eu também nunca tinha ouvido falar antes do livro. Resumidamente: é uma doença em que o corpo ataca o cérebro. 

A doença havia sido descoberta em 2007, e ela diz que deu sorte por encontrar as pessoas que encontrou em seu caminho, de estar nas mãos de um " Dr. House da vida real". Muitas pessoas, mesmo hoje, continuam sem diagnóstico. O primeiro médico com quem teve contato disse que o que ela tinha era apenas uma síndrome de abstinência porque estava bebendo demais, o que não estava acontecendo... e nem quis lhe dar atenção depois que ela, já curada, o procurou para falar sobre o que teve realmente.

Antes de escrever o livro, Susannah escreveu um artigo para o jornal em que trabalha até hoje, o New York Post. Depois, o artigo acabou se transformando em livro. Acredito que o objetivo da autora seja alertar para essa doença que, muitas vezes, não é identificada; por isso não considero spoiler contar que doença é essa, afinal. Tem tratamento, apesar de ser um tratamento caro e complexo, mas as chances de sucesso estão diretamente ligadas à rapidez do diagnóstico - claro que há exceções, a medicina não é bem uma ciência exata, ou não teríamos tantos casos de erros médicos por aí. 25% das pessoas, mesmo diagnosticadas corretamente, acabam nunca recuperando sua personalidade, ou até mesmo falecendo. O que quer dizer que muita gente acaba morrendo dela sem ter a menor ideia disso. Até o diagnóstico exige procedimentos complexos e caros... provavelmente, ainda está longe o dia em que será fácil identificá-la. E o que achei ainda mais cruel, foi que a doença volta em 20% dos casos - e não existe um prazo para que isso aconteça. A pessoa pode viver o resto de sua vida com essa incerteza.

Susannah, felizmente, teve o apoio da família e do namorado para lutar uma árdua batalha. Poderia ter sido diagnosticada com uma doença psiquiátrica aleatória e nunca receber o tratamento correto. Todos lutaram por ela. O mais incrível é que, para escrever o artigo e o livro, teve que recorrer às lembranças dos outros, a anotações em diários, e a vídeos do hospital em que esteve internada, porque não guarda basicamente nenhuma lembrança do tempo da internação. A doença afetou sua memória, no que se tratava de novos fatos, e só depois de deixar o hospital ela voltou a conseguir se lembrar de acontecimentos recentes.

Devorei grande parte do livro, do início até quando o tratamento foi iniciado, mesmo com todos os termos médicos. Uma das minhas séries preferidas é House, então não tenho nenhum problema com terminologias estranhas, mesmo que eu não as entenda... a autora fez um bom trabalho, procurou explicar sempre o que estava sendo dito, mas chegou um momento em que comecei a achar os detalhes da história um pouco cansativos, e aí minha leitura se tornou mais lenta. Mesmo assim, gostei bastante.

E adivinhem só? Insana vai virar filme! Segundo informações fornecidas pela editora, as gravações do longa estão previstas para iniciar no próximo mês. A atriz Dakota Fanning interpretará Susannah Cahalan e Will Poulter, de As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada, será o namorado de Susannah no filme. A obra será dirigida pelo diretor Gerard Barrett, cujo mais recente filme, Glassland, foi prestigiado no Festival 'Sundance'. A produção do filme ficará por conta de Charlize Theron, Beth Kono e equipe.

18 comentários:

  1. Oi Ju
    Tudo bem ? Bem não que sua resenha esteja ruim , na verdade esta bem contagiante . Mas sei lá não me interresei na historia .
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Ju, tudo bom?

    Nossa, antes mesmo de terminar de ler a tua resenha eu já pensei: - Uau, isso parece história de filme. Muito bom, adorei e já senti vontade de ler, gosto de livros assim. Parabéns pela resenha e pelo blog, é lindo.

    Beijocas,

    Ana - Bookzonthetable
    www.bookzonthetable.com.br
    @Bookzonthetable - Instagram

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não conhecia esse livro e nunca li nada com essa temática.
    Mas pela sua resenha, fiquei bem curiosa com essa historia
    E é bom saber que vai virar filme, se não consegui ler pelo menos vou poder assistir
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Mal sabia do livro e já tá virando filme hahaha
    Olha, sua resenha me despertou curiosidade, mas estou dando prioridade para os livros que quero muito, muito mesmo, ler por agora.
    Mas deixarei anotadinho!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Hey, tudo bem?

    Olha, não conhecia o livro, mas só a sinopse já me interessou bastante e a sua resenha só me fez ficar mais curiosa para ler esse livro, até porque não li nada assim ainda e parece ser uma leitura muio legal. Fico feliz que vá virar filme pois tem tudo o que é necessário para o mesmo. Espero que essa adaptação consiga passar a mensagem do livro.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!
    Gente, que história louca!!Fiquei muito curiosa para ler, ainda mais por saber que aconteceu de verdade! E. pior, essa doença pode atacar qualquer um, imagina que pesadelo??
    E ela foi muito forte ao escrever sobre sua própria doença, ainda mais que não tinha lembrança nenhuma desse período.
    Quero muito ler o livro e fiquei animada em saber que vai ter filme!!
    Obrigada pela dica!!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiee...
    A história é muito doida.. fiquei tipo :0
    Não faz meu estilo, acho que não leria esse livro.
    Mas que bom que você gostou... Quem sabe eu vejo o filme.kkkkkkkkkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que livro louco! haha
    Confesso que pensei em um episódio de Dr. House mesmo rsrsrsrs
    Já tinha houvido falar dessa doença, não me lembro onde..
    Parece ser um livro muito bom, rico em detalhes sobre a doença e como a pessoa fica. Vou anotar a dica, mesmo não fazendo muito meu estilo ;D

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  9. Oi! Tudo bem?

    Que dica incrível! Não conhecia esse livro, mas só a doença da protagonista deve valer a leitura pelas informações a seu respeito. Parece ser bem forte!

    Saber, também, que devorou o livro até o momento em que os detalhes começaram a soar chatinhos, me deixou entusiasmada. Quem sabe não o leia?

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros | Doce Sabor dos Livros no Facebook
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Gente, esse livro daria um filme muito legal. Como aquele Paranoia que é estreado pelo Shia LaBeouf. ^^
    Eu gostaria de ver ele nas telonas. Obrigado pela dica. vou procurar mais sobre ele.

    www.sonhosemtinta.com.br

    ResponderExcluir
  11. Me chamou muito a atenção, entrou para a lista.

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju,
    sinceramente eu não leria lendo somente a sinopse, mas depois da sua resenha, juro que fiquei curiosa para saber mais sobre está doença, que pode atingir muitos, que ate morrem por causa disso, sem saber.
    Legal a proposta do livro em alertar o pessoal sobre ela, mesmo sendo caro os tratamentos e exames, mas isso serve para alertar a turma e ate o ministério publico da saúde sobre.
    O mais legal disso, foi saber que vai ter uma adaptação. Com certeza vou ler e ver o filme.

    Beijokas Ana Zuky
    SA Revista

    ResponderExcluir
  13. Nossa, eu não conhecia esse livro! Que história forte! Quero muito saber mais sobre isso tudo e ter um filme vai ser um alerta para todos sobre a doença. E gente, ter a Dakota interpretando a protagonista vai ser demais! Ela é uma excelente atriz!

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju! Saudades bonita, como você está?

    A princípio a capa me faria seguir em frente sem dar muita atenção, rs. Mas depois que li a sinopse e a resenha mudei de ideia. Fiquei curiosa para saber mais sobre a doença. Não sabia que iria virar filme, adorei que a Dakota irá interpretá-la.

    Beijos
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju, tudo bem??

    Quero ler muito esse livro... e assim como você amo a série House... nossa simplesmente adoro... preciso conhecer essa história e saber um pouco mais dessa doença.. o nome é bem estranho... viu e remete medo e tensão... não consigo imaginar como é viver com algo que não se sabe o que é... e que te faz sofrer... fiquei imensamente curiosa para descobrir essa história... mesmo com a parte que você achou cansativa... tenho lido muitas resenhas do livro bem inspiradoras mesmo fugindo da temática que costumo ler. Que bom que vai virar filme e mesmo sem ter lido o livro achei a escolha da Dakota perfeita porque a considero uma ótima atriz... adoro ela na verdade rs... xero!1

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?

    Esse não faz meu estilo favorito de livro, pois não curto muito livros "vida real", principalmente se é a história de vida da autora. Imagina que pesado que deve ser ter essa doença, ter seu próprio corpo te atacando O_O. Esse não é um livro que leria, mas ao ver que será adaptado e que a Dakota tá no papel, já me interessei mais pela obra, por isso devo ler antes de ir ver a adaptação.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Fico só na parte do filme quando sair. rs Sinceramente, achei uma palhaçada essa coisa de não contar o nome da doença, como se isso fosse me deixar supercuriosa. Quando li outras resenhas, simplesmente ignorei e nem me abalei com a informação, mas agora ao saber pela sua, fiquei um tiquinho curiosa. É tipo o caso da ELA, que ninguém conhecia e muita gente acabou descobrindo o que era, os sintomas e tal naquela campanha do balde de gelo. Muito mais fácil atiçar o povo com um nome estranho, que ninguém nunca deve ter ouvido falar, do que nesse suspense barato.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  18. Achei a temática do livro meeega interessante. Tenho que admitir que adoro ler esses tipos de livro e por esse, e outros motivos, acho que apostaria em Insana.
    Espero, então, poder assistir o filme em breve! Fiquei bem ansiosa para lidar com essa história doida haha

    Beijos
    Leticia Lançanova

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo