terça-feira, 24 de janeiro de 2017

[Resenha - Arqueiro] O homem de São Petersburgo

Postado por Ju às 15:00
Título: O homem de São Petersburgo
Autor: Ken Follett
Tradução: A. B. Pinheiro de Lemos
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 336

A história pode estar prestes a mudar. 1914: a Alemanha se prepara para a guerra e os Aliados começam a construir suas defesas. Ambos os lados precisam da Rússia, que enfrenta graves problemas internos e vive na iminência de uma revolução. Na Inglaterra, Winston Churchill arquiteta uma negociação secreta com o príncipe Aleksei Orlov, visando a um acordo com os russos. No entanto, o anarquista Feliks Kschessinsky, um homem sem nada a perder, está disposto a tudo para impedir que seu país envie milhões de rapazes para os campos de batalha de uma guerra que nem sequer compreendem. Para isso, ele se infiltra na Inglaterra com a intenção de assassinar o príncipe e, assim, frustrar a aliança entre russos e britânicos. Um mestre da manipulação, Feliks tem várias armas a seu dispor, mas precisa enfrentar toda a força policial inglesa, um brilhante e influente lorde e o próprio Winston Churchill. Esse poderio reunido conseguiria aniquilar qualquer homem no mundo – mas será capaz de deter o homem de São Petersburgo? Costurando com maestria a narrativa ficcional à colcha da História, mais uma vez Ken Follett fala sobre assuntos universais, como paixões perdidas e reencontradas, amores e traições, ao mesmo tempo que oferece uma visão precisa sobre os acontecimentos que mudaram o mundo para sempre.

1914. Uma Guerra Mundial pode começar a qualquer momento. A Alemanha é o país com o melhor exército, e pretende lutar contra a França, de que a Inglaterra é aliada. Os ingleses não estão nem um pouco dispostos a ser dominados por outra nação, e sabem que para vencer a guerra que parece inevitável precisam de reforços. A Rússia seria o país ideal, já que poderia atacar a Alemanha por outra direção e assim forçá-la a dividir seus recursos.

Quantas guerras foram travadas para impedir a guerra? Se não tivéssemos lutado no território de outros povos, será que eles teriam precisado lutar?

Stephen Walden é um conservador que se mantém atualmente distante da política devido à presença dos liberais. Mas é solicitado diretamente pelo Czar para negociar o acordo entre as nações com o príncipe Aleksei Orlov, que a propósito é sobrinho de Walden devido a seu casamento com uma russa. Mas a negociação precisará vencer um enorme obstáculo, chamado Feliks Kschessinsky.

Ele é um anarquista que não tem nada a perder. Se oferece para matar Orlov e, com isso, impedir o acordo e fazer com que os jovens inocentes de sua pátria não sejam obrigados a lutar uma guerra que nada tem a ver com eles. Esse é o início da trama, que acaba se desmembrando e tratando de muito mais coisas que temos a impressão que tratará.

No caminho, descobriu uma coisa extraordinária a seu respeito: perdera a capacidade de sentir medo. (...) Não havia nada que desejasse, e não existia mais nada que pudesse feri-lo. (...) Seu amor não era pelas pessoas, mas pelo povo.

Levei muito mais tempo para ler o livro do que imaginei que levaria, mas não por causa de uma narrativa lenta, uma vez que o ritmo é muito bom, e sim densa. Principalmente no meu caso, que não sei nada de política nem de história. Tive que ler bem devagar para conseguir absorver todas as informações.

As personagens foram muito bem construídas e me afeiçoei a várias delas. Não consegui odiar ninguém no livro, achei que odiaria o vilão no início, mas depois comecei a sentir simpatia por ele. No final, não sabia bem o que sentir. Seus motivos até eram louváveis, só que ele é meio sádico. 

A narrativa foi muito bem construída. Algumas coisas foram fáceis de desvendar, mas isso não atrapalhou nem um pouco minha leitura. Pelo contrário, quando eu descobria algo ficava muito mais ansiosa pelas próximas páginas, querendo saber qual seria a reação das personagens quando fizessem aquela mesma descoberta. E quando elas ficavam sabendo, era como se eu estivesse descobrindo aquilo novamente, pois sentia todas as emoções que elas experimentavam.

Fazer o bem não o torna feliz, mas fazer o mal certamente o deixará infeliz.

Achei o desfecho simplesmente brilhante. Não tinha a menor ideia de como o autor conseguiria terminar as coisas de forma satisfatória, porque se me perguntassem o que eu queria que acontecesse não saberia responder. Este livro foi o primeiro do Ken Follett que li, e com certeza vou querer conhecer muitas outras obras dele.

Eles não compreendiam que um homem podia planejar as próprias ações - era só quando começava a organizar a vida dos outros que se tornava um tirano.

24 comentários:

  1. Oi, Ju!
    Nunca li nada do Ken Follett, mas pretendo um dia ler "Queda de Gigantes".
    Os livros dele parecem ser bem densos, mas espero um dia poder apreciar sua escrita. Vu deixar anotado aqui a sua dica. ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie amore,
    Já vi algumas resenhas de livros do Ken Follet e pra ser sincera não é um gênero que eu curta.
    E a história pra ser sincera não me chamou nem um pouco de atenção, então passo a dica.
    Fico feliz que você tenha gostado!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Achei sua resenha bem interessante, eu não sabia que o livro tratava sobre política, na verdade, nem imaginava.
    Muito bom o fato de os personagens estarem bem construídos, pois muitos livros hoje acabam deixando a desejar nesse quesito.
    E o final, UFA ! Amém, outro fator que vem deixando muito a desejar.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    Nunca li nada de autoria do autor, mas já ouvi maravilhas sobre sua escrita. A premissa da trama é bem interessante, principalmente depois de ler sua sincera opinião, mas não sei se leria a obra, pelo menos não por agora. Mesmo assim, já anotei a dica com muito carinho, quem sabe mais para frente eu não dê uma chance a ele?! Acho que seria um ótimo título para conhecer a escrita do Ken.

    Beijos,
    Dai | Virando a Página

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ken Follet é realmente um grande escritor. Nunca li nada dele, mas já assistir séries baseadas em seus livros e é simplesmente magnífica. Quero muito ler os seus livros em breve e esse ai me deixou com curiosidade!

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oii!!
    Até hoje não li nada do autor, mas já vi muitas opiniões positivas sobre seus livros.
    Pareceu ser um livro bem complexo, com uma trama bem amarrada. Gosto muito de histórias que envolvem política, e acredito que esse livro iria me agradar. Quem sabe eu comece a ler esse para ver se eu gosto. Achei a resenha bem clara e sem spoilers, o que é muito bom.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Nunca li um livro que tivesse essa ambientação e apesar de, como você, não saber nada de política e história, (o que com certeza faria a leitura se decorrer bem devagarzinho) eu gosto de histórias com bastante ação e esse me parece ser o caso. Dica anotada!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu ainda não li nada do Ken Follett, mas sempre vejo muitas pessoas elogiando os livros dele. Esse é um livro que eu ainda não conhecia, mas lendo sua resenha, é uma leitura que eu consideraria fazer, pois obras que tem guerra como temáticas podem ser bem interessantes.

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Eu também não li nada do Ken ainda, mas, como adoro história, sou doida para conhecer suas obras, e este é um dos primeiros livros que eu quero ler, pois gosto muito de aprender mais sobre a 2ª Guerra Mundial. Acho que aprendo mais sobre história com livros do que na escola...haha' fico feliz que tenha gostado :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  10. Tenho que confessar que livros que envolvem histórias não são muito de me conquistar. Acho que por eu não ser tão fã desse gênero, esse livro não me conquistou tanto quanto eu gostaria. Gostei de saber que a demora não foi por causa de uma narrativa lenta, mas sim densa, acredito que para quem gosta deve ser uma ótima experiência. Mesmo que eu não seja muito fã, acredito que deve ser uma ótima leitura, principalmente com toda essa história. Mas deixarei passar a dica por enquanto, quem sabe um dia leia, mas acho que essa não fará muito minha praia. Parabéns pela resenha!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  11. Olá ♥
    Não conhecia o livro, mas não me senti tão instigada por ele. Creio que seria uma leitura massante para mim. Vendo suas considerações o livro tem alguns critérios que me chamam atenção, como por exemplo: O fato dos personagens serem bem construídos, creio que não leria, pois iria me embaralhar toda. Fico feliz que a leitura funcionou para você, sua resenha está ótima ♥
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ju

    Eu até que tenho um embasamento histórico e político satisfatório, mas não curto muito ler livros do gênero. Mas eu leio muitas críticas positivas sobre os livros do autor, então bate aquela curiosidade.
    Que bom que apesar da lentidão da leitura você curtiu!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá! Que bom que a narrativa tem um ritmo bom e é bem construída, que os personagens são bem construídos, que você não teve ódio por ninguém no livro - as vezes eu também gosto dos vilões -, e que você acho o desfecho simplesmente brilhante. Gostei de conhecer a obras, saber sua opinião em relação a ela, sua resenha além de me apresentar o livro me deixou curiosa para ler também, dica anotada. Beijos'

    ResponderExcluir
  14. Olá, estou com este livro aqui, e agradeço sua resenhas satisfatória da história, pois me deixou ainda mais animado para inicia-lo. Que legal que o autor conseguiu criar um desfecho que te agradou e conseguiu resolver os mistérios contidos no enredo do livro. Apesar de você ter descoberto logo alguns mistérios, acredito que tudo se encaminha muito bem.

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Nunca li nada do Ken, apesar de ser um autor bem comentado.
    Ainda não tive oportunidade de conhecer sua escrita mas acredito que leria esse livro sem problema. A sinopse me chamou atenção e suas impressões positivas me deixaram bem curiosa. Tenho uma queda por histórias que se passam na guerra e já vou anotar aqui a dica.
    Bela resenha
    Bjo

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Nunca li nada do autor, mas estou bem interessada nessa obra em particular principalmente por causa desse contexto histórico que ela tem, que eu gosto muito. Não imagino qual seja o desfecho, mas saber que te agradou bastante me deixa bem confiante para realizar essa leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Conheço o autor e só ouço elogios, mas nunca li nada dele; fique encantada em saber que a história tinha esse foco mais histórico (minha parte da história favorita por sinal) e político, quero muito ler esse livro pra saber mais da decorrência da história nesse período.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Juliana, tudo bem,? (De novo, XD.)
    Ken Follett é nobreza pura quando se trata de romance histórico. Dificilmente algum livro dele é ruim e com certeza esse é mais um dos maravilhosos, especialmente porque Primeira Guerra é um tema bem pouco tratado na literatura atual, pelo menos o que eu tenho visto.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Tenho um livro deste autor já há alguns anos mas ainda não consegui incluílo em minha meta de leitura

    Adorei a sua resenha, conseguiu me fazer gostar do livro sem nem lê-lo, ainda! Gosto de livros que se passam na 2GM, ainda mais com uma trama brilhante e uma escrita tão impressionante que parece ser a de Ken Follet! Empolgada!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não costumo ler livros desse tipo, mas que acho interessante histórias sobre guerras, por isso fiquei curiosa enquanto lia sua resenha. Assim como você não sei muito sobre política e nem história, logo acho que minha leitura também teria que ser mais devagar. Além disso, eu gostei de saber que os personagem s são bem construídos e o desfecho é brilhante.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. Olá
    não é um gênero que aprecio mas mesmo assim reconheço que tem um enredo muito interessante e rico, com certeza uns amigos vão adorar, bela resenha

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Ken Follet é um dos escritores na qual as capas sempre rondam pela internet, mas que eu sei pouco sobre os seus livros. Esse, felizmente, é no qual já vi bastantes resenha e me interesso muito para ler, visto que adoro livros que se passam em grandes momentos da história.

    ResponderExcluir
  23. Todos falam que esse autor é maravilhoso, mas nunca li nada dele. Também estou pensando se leria esse livro em específico porque não gosto de livros que se passam entre guerras. Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi! Tudo bem?

    Ja li e ouvi inúmeros elogios a respeito desta obra mas nunca tive oportunidade de ler! Na verdade sou um pouco atrasada e nunca li absolutamente nada do Ken Follett ):

    Por hora estou a procura de narrativas bem construídas e desfechos surpreendentes. Creio que esta obra será perfeita para minhas pretensões!

    Abraços :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo