Autora: Lara Avery
Tradução: Flávia Souto Maior
Editora: Seguinte
Número de páginas: 352
Skoob
Sammie sempre teve um plano: se formar no ensino médio como a melhor aluna da classe e sair da cidade pequena onde mora o mais rápido possível. E nada vai ficar em seu caminho — nem mesmo uma rara doença genética que aos poucos vai apagar sua memória e acabar com sua saúde física. Ela só precisa de um novo plano. É assim que Sammie começa a escrever o livro de memórias: anotações para ela mesma poder ler no futuro e jamais esquecer. Ali, a garota registra cada detalhe de seu primeiro encontro perfeito com Stuart, um jovem escritor por quem sempre foi apaixonada, e admite o quanto sente falta de Cooper, seu melhor amigo de infância de quem acabou se afastando. Porém, mesmo com esse registro diário, manter suas lembranças e conquistar seus sonhos pode ser mais difícil do que ela esperava.
Sammie McCoy é uma garota que gosta de sua vida muito bem planejada. Sempre traçou metas e levou a sério seus objetivos e não seria, agora, aos 18 anos, que deixaria de se concentrar neles. Está para se formar no ensino médio, já foi aceita na Universidade de Nova York e depois pretende estudar direito em Harvard. Mas parece que a vida não concorda com seu planejamento.
Sammie descobre que é portadora de uma doença genética, a Niemann-Pick tipo C (NP-C). O que isso quer dizer? Bem, a doença não costuma se manifestar em alguém com a idade dela. Normalmente aparece em crianças que costumam viver no máximo até os vinte anos, sendo que uma parte delas não passa dos dez. É uma espécie de demência, Sammie vai se esquecer de algumas coisas no início, depois de muitas. Ninguém sabe exatamente como a evolução da enfermidade será, porém uma coisa é certa: ela é fatal.
Só que nossa protagonista não dá o braço a torcer. Está disposta a lutar contra a NP-C com todas as suas armas e conquistar tudo o que lhe for possível. Nem cogita a ideia de abrir mão de seus planos e, para realizá-los, decide que precisa ajudar a Sam do futuro a nunca se esquecer de quem é. Para isso, começa a escrever um livro de memórias, não omitindo nada de sua rotina e ainda compartilhando algumas lembranças. Este livro é isso, o livro de memórias de Sammie.
O otimismo gera responsabilidade. Não estou me iludindo: sei que estou doente. Mas não vou me preparar para o fracasso.
Acho que vocês já devem ter notado que trata-se de uma história intensa. Logo no início já me senti dentro do enredo, ler o que a garota escrevia me deixou bem orgulhosa dela o tempo todo. Ela não se lamenta, não se entrega. Busca sempre dar o máximo de si e seguir em frente da melhor maneira possível.
Talvez a gente dependa demais de outras pessoas para definir o que é sucesso. (...) Talvez a gente compartilhe demais as coisas. Talvez seja por isso que coisas boas perdem um pouco a graça, porque sempre revelamos tudo.
Doeu muito em mim ler a narrativa de Sammie à medida que o enredo se desenrolava. Claro que começam a surgir sintomas, e não é fácil para ninguém lidar com eles. Mas a família da protagonista (os pais e seus três irmãos) mostra o quanto o amor entre eles é forte; até as crianças mais novas, a seu modo, conseguem compreender o que Sammie está passando.
Você não precisa ser nada além de você mesma.
Também temos outros personagens que são bem presentes na narrativa: Cooper, o amigo de infância da garota, de quem acabou se afastando sem saber exatamente porque, e Stuart, um ex-aluno de seu colégio que ela sempre admirou e por quem nutriu por bastante tempo uma paixão platônica. E sim, temos uma espécie de triângulo amoroso, mas bem de leve. Felizmente não chegou a me incomodar.
Amo a capa do livro, que representa muito bem a protagonista, tanto fisicamente quanto transmitindo a sensação do esquecimento. As folhas são amarelas e a fonte tem um tamanho ótimo. Nem sempre as palavras foram escritas corretamente, nem a pontuação feita direito, mas não se trata de um problema de revisão, representa o estado da mente da protagonista. Isso faz doer ainda mais o coração, ver uma garota que sempre prezou tanto pelo conhecimento adquirido não conseguir muitas vezes escrever textos simples.
Foi um leitura que eu teria feito bem rapidamente se tivesse me permitido chegar logo ao fim. Mas quando faltavam umas cem páginas comecei a economizá-las, até chegar ao ponto de pegar outro livro e interromper a leitura desse, tudo por causa do medo de encarar o final da história. O livro me fez sorrir em vários momentos e também me emocionou bastante, chegando a me fazer chorar algumas vezes. Com certeza recomendo.
Quanto mais você ganha, quanto mais pessoas precisa derrotar ou deixar para trás, menor o seu mundo fica.
Esse foi definitivamente um dos melhores livros que li em 2016, no começo achei a protagonista um pouco mimada e egoista, mas conforme o final se aproximava fiquei com o coração na mão, as ultimas páginas me deram até falta de ar, a autora teve uma sensibilidade enorme ao escrever essa história.
ResponderExcluirOlá ♥
ResponderExcluirSó vejo resenhas positivas sobre esse livro, o enredo me agrada bastante. Saber que a estória é bem intensa me deixa com mais vontade de ler ainda. Assim como você quando me apego muito há um livro assim que percebo que está chegando ao fim, começo ler devagar.A capa do livro é maravilhosa toda trabalhada nos detalhes. Amei a resenha e espero em breve poder fazer a leitura ♥
Oie! Tudo bem? Nossa quanto mais eu leio resenhas desse livro, mais o quero para mim só encontrei resenhas positivas espero que quando eu realizar a leitura dele goste tanto quanto você!
ResponderExcluirBjss
Parece mesmo uma leitura bem intensa, tudo começando pelo título do livro. Gostei da forma que a personagem foi apresentada e como ela decidiu lutar conta a doença, acho que eu também me veria completamente envolvida. Já queria ler o livro, agora quero ainda mais.
ResponderExcluirUm abraço!
Parágrafos & Travessões
Nossa parece ser uma leitura bastante tensa, já me senti interessada. Eu li um livro da autora Jodi Piccoult "A menina de Vidro" que também sofria de uma doença rara que fiquei tipo vc protelando a leitura. Gostaria muito de ler este.
ResponderExcluirBjs
Oiee ^^
ResponderExcluirVer a Sammy lutando contra a doença e o esquecimento é de partir o coração, né? Eu fiquei completamente encantada com esse livor, mas ele mexeu muito comigo, e foi impossível não me apaixonar pelos personagens. Um dos melhores livros que já li.
MilkMilks ♥
Milkshake de Palavras
Oii
ResponderExcluirEsse parece um tipo de livro que sei que vou adorar, já anotei desde já na minha listinha pois adoro livros do tipo, cheios de intensidade e daquele tipo que vc quer chegar ao fim e ao mesmo tempo não tem coragem, gostei da sua resenha, me deixou animada pra ler. Beijos
Oie,
ResponderExcluirEu já li uma outra resenha e fiquei com vontade de ler, mas a forma como você escreveu sobre esse livro me deixou completamente louca para ler já. Se te fez chorar não duvido nada que eu irei ficar com o choro descontrolado.
Achei muito interessante das palavras escritas errada e pontuação, acho que esse simples toque que a autora deu, nos aproxima mais ainda da personagem e da realidade dela.
Bjs,
Garotas de Papel
Oi!
ResponderExcluirEu tenho visto muitos comentários sobre esse livro, uns positivos e outros não. Fiquei curiosa, porque confio no seu gosto e se você até economizou páginas, haha, é porque vale a pena. Espero ler esse ano ainda. Parabéns pela resenha, me parece ser realmente uma obra emocionante.
beijos!
Oiee, só posso dizer que esse livro me levou as lágrimas, pois mesmo sabendo que ia terminar de uma forma triste eu não estava preparada para ele, simplesmente perfeito em sua construção, indico para todos <3
ResponderExcluirBjs
www.leituraentreamigas.com.br
Olá!
ResponderExcluirTenho muita vontade em ler esse livro porque se trata de um assunto muito triste, mas ao mesmo tempo gostei de ver que a protagonista não se faz de coitada e corre atrás das coisas que quer. Adorei a sua resenha e pretendo poder ler em breve.
Beijos.
Olá,tudo bem?
ResponderExcluirFico muito interessado nesta leitura, conferindo esta sua resenha. A personagem me parece bem carismática, e que busca vencer seus desafios e obstáculos. Acredito que faria o mesmo que você e economizaria as páginas para não chegar logo ao final da trama, e que trama hein? Espero ler em breve.
A cada resenha que leio desse livro, me dá mais e mais vontade de ler...
ResponderExcluirMas foi a primeira vez que ouvi falar nesses pequenos detalhes na escrita, nos pequenos erros, que a autora fez de propósito para representar as perdas de memória da protagonista... Achei a ideia sensacional e imagino que a doença tenha sido tratada o tempo todo com delicadeza e cuidado.
Parabéns pela resenha!
Um beijo.
www.asmeninasqueleemlivros.com
Tenho certeza que irei chorar muito quando ler esse livro... Ainda não tenho ele, pretendo adquirir, mas no momento estou tentando não ler nada muito pesado, no sentido drama sabe?
ResponderExcluirEsse tipo de história sempre altera a nossa forma de enxergar o mundo.
Eu sabia que esse livro era tocante sim, mas essa é a primeira resenha que me dá tanto detalhes assim. Acho que agora eu fiquei até mais curiosa com esse livro ainda. Beijos
ResponderExcluirOi.
ResponderExcluirEu já li algumas resenhas sobre esse livro e já estava interessada, agora mais ainda.
Não sei porque, mas o clichê do triângulo amoroso não me incomoda.
Realmente deve partir o coração passar pela evolução da doença junto com a personagem.
É uma leitura que pretendo fazer.
Olá!
ResponderExcluirMais uma resenha positiva que leio sobre este livro. É tão bom assim mesmo?
Se for, só vejo uma alternativa. Irei ler com certeza.
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu já vi esse livro por ai, mas nunca parei para saber mais sobre ele e agora lendo sua resenha fiquei realmente bem animada, porque gosto bastante de histórias que abordem alguma doença e ainda não li nada abordando essa. E essa protagonista parece ser muito cativante, então imagino que deva ser bem interessante acompanhar a história dela mesmo. Enfim, gostei bastante da sua resenha e espero ler esse livro em breve.
Beijos :*
Olá,
ResponderExcluirJá vi várias resenhas bem positivas sobre a obra e a cada uma fico ainda mais intrigada para conferir o quão forte é essa protagonista que luta contra a doença não querendo perder suas memórias e não dá o braço a torcer de forma alguma.
A capa é muito bonita e desde o lançamento que me interessei em fazer essa leitura, porém ainda não consegui.
LEITURA DESCONTROLADA
Li várias resenhas desse livro, (e eu mesma fiz uma) e foi uma das minhas melhores leituras de 2016. Amei a Sammie, sua força e determinação. A família dela também é linda.
ResponderExcluirFoi realmente tocante, a ponto de você esquecer a doença que ela portava e focar-se na videla. Amei demais esse livro!
Abraços!
www.asmeninasqueleemlivros.com
Oie
ResponderExcluirTudo bom?
Ultimamente tenho lido várias resenhas desse livro é todas com opiniões favoráveis a obra.
Achei bem interessante interessante a premissa do livro e gostaria de ler para acompanhar essa evolução dá personagem principal com sua doença.
Beijos
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEssr livro me fez lembrar um pouco do livro Para Sempre Alice , embora sejam doenças diferentes as duas são degenerativas e o mais legal é a protagonista se manter forte e lutar contra a doença. Gosto muito de personagens fortes e já vou deixar a dica anotada.
Bjs