terça-feira, 17 de janeiro de 2017

[Resenha - Universo dos Livros] Star Wars: a ascensão e a queda de Darth Vader

Postado por Ju às 23:30
Aconselho que pule a sinopse caso não conheça a história de Darth Vader. A parte da resenha que possui spoilers (só para quem não conhece a história do personagem) está sinalizada.


Título: Star Wars - a ascensão e a queda de Darth Vader
Autor: Ryder Windham
Tradução: Felipe CF Vieira
Editora: Universo dos Livros
(Selo Universo Geek)
Número de páginas: 208
Essa é a história de Darth Vader como nunca foi contada: sob o seu próprio ponto de vista. Conheça sua trajetória desde a infância como escravo em Tatooine junto à mãe; o treinamento como Padawan para se transformar no Jedi escolhido para derrotar a Força e, por fim, como se deu a transição para o Lado Sombrio a fim de salvar seus entes queridos. Entenda tudo o que ocorreu por trás dos eventos que levaram o garoto Anakin Skywalker a ascender como Darth Vader e se tornar temido por uma galáxia inteira e além…

Se você viveu até hoje em uma galáxia muito, muito distante, e não sabe quem Darth Vader era antes de adotar esse nome nem o que aconteceu para que ele se tornasse um Lorde Sith e abraçasse o Lado Sombrio da Força (sim, mudaram a expressão na tradução)… bem, preciso avisar que neste caso a resenha com certeza conterá spoilers a respeito do universo de Star Wars. Caso queira evitá-los, é só pular a parte sinalizada a seguir.


***** INÍCIO DOS SPOILERS *****

Este livro começa com a chegada de Anakin Skywalker a Tatooine, que a propósito já acontece com o garotinho presenciando a morte de um escravo que tenta fugir - sendo que ele mesmo é também um escravo que não tem a menor ideia do destino que o espera; e acompanha toda a sua trajetória até mostrar as últimas consequências de suas escolhas depois de se tornar Darth Vader.

Quem já viu os filmes, sabe que Anakin é uma criança extremamente carismática, inteligente e de bom coração, além de conseguir ter um certo contato com a Força mesmo antes de ser treinado. Mas algumas coisas que acontecem em sua vida o fazem ter muita raiva, e ele acaba se tornando suscetível a crer que o bem e o mal não eram como queriam lhe fazer acreditar. Comete muitos erros e atrocidades, só que tudo começa porque, em um momento de extrema fragilidade e desejo de recuperar a felicidade, acaba tomando um caminho sem volta.

Ele acreditava que tinha sido o destino de Anakin deixar Tatooine e se tornar um Jedi, assim como ele tinha sido destinado a tudo que aconteceu depois disso. Era inútil especular sobre como sua vida poderia ter sido diferente.

***** FIM DOS SPOILERS *****

A narrativa alterna entre momentos bem detalhados, que são os essenciais para nos mostrar a trajetória do protagonista, e momentos em que os acontecimentos são relatados bem rapidamente, só mesmo para não deixarem de ser citados. Não me lembro bem de todos os filmes de Star Wars já lançados, mas posso afirmar que o livro é extremamente fiel à parte de que me recordo, que corresponde a pouco mais que a primeira metade da obra.

Achei a leitura muito visual, pude rever alguns dos filmes da saga praticamente inteiros na minha cabeça, me pareceu que em vários trechos o autor se dedicou mesmo a descrever as cenas com todos os pormenores. Isso fez com que eu me envolvesse completamente com essas partes.

Acredito que Darth Vader é o vilão que mais tenho dificuldade de odiar. Acho a história de vida dele muito tocante, do início ao fim. É um personagem que se mostra realmente humano no começo e que, quando parece que perde essa humanidade por seu coração ser destroçado, continuamos querendo colocar no colo e dizer que vai ficar tudo bem. Mesmo quando ele fazia coisas imperdoáveis, eu não conseguia desejar o mal dele porque me lembrava de tudo o que já tinha acontecido. Ao mesmo tempo, claro que não dá pra dizer que tomou as atitudes certas.

O medo da perda é um caminho para o Lado Sombrio. (...) A morte é uma perda natural da vida. (...) Alegre-se por aqueles ao seu redor que se transformam na Força. Lamentá-los não deve. Sua falta não sinta. O apego leva ao ciúme. Uma sombra da ganância isso é. (...) Treine para se desapegar de tudo o que você tem medo de perder.

Gosto muito da capa do livro. A diagramação também foi bem feita, é simples mas pensada para proporcionar uma boa experiência de leitura, com novos capítulos sempre iniciando em uma nova página da direita. As folhas são amarelas e a fonte tem um bom tamanho. Não me lembro de ter encontrado erros. É um livro que com certeza guardarei com todo carinho, uma forma de ter na estante momentos especiais da saga.

28 comentários:

  1. Oi Ju!
    Pulei a parte dos spoilers pq só vi 3 dos filmes de Star Wars, mas adoro a série.
    Acho, como vc, que o Darth é um vilão muito amado. Conheço um pouco do passado dele e acho que também simpatizo haha
    Bj

    ResponderExcluir
  2. BOm!
    Eu não conheço absolutamente nada sobre star wars, nada mesmo hahaha então tudo será sempre spoiler kkkkkkkk.
    Mas que bom que curtiu o livro, acho que é uma leitura visual por conta dos filmes e por ser bem descritivos.
    Adoro livros com páginas amareladas, isso é sempre bom.
    Não é um livro que eu leria, mas que bom que gostou.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Vader é realmente um vilão muito carismático não tem como não gostar dele, gostei muito de saber que o livro é bem visual. É mais um que vai para a coleção

    ResponderExcluir
  4. oi
    Comecei a ler esta livro :D e estou bem animada com a leitura. A arte da capa é sensacional :)
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Oiii Ju, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse, por isso irei pular a dica. Mas, parabéns pela sua resenha que ficou incrível garota.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  6. Oiii!!

    Eu não acompanho essa série... Na realidade, nunca curti SW maaas sempre que vejo uma obra nova fico feliz pelos fãs é muito bom saber que conseguiu visualizar alguns momentos dá obra como no filme.
    As capas dá Universo são amorzinho demais!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oie
    Eu sou super fã de Star Wars e amo o Darth Vader heheh
    Gostei da resenha, eu não estava tão interessada em ler esse livro é agora estou.
    Dica anotada
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Adorei saber suas impressões, porém esse universo infelizmente não consegue despertar em mim curiosidade.
    Tentei assistir a alguns dos filmes da franquia mas não me agradaram e desde então não busquei ler ou assistir mais nada. Por enquanto não pretendo fazer a leitura.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi linda,

    Esse é o livro que falta na minha coleção haha.
    Vader é meu personagem predileto, porque ele não é mau e sim foi levado por conselhos errados e suas emoções subjugaram sua razão e assim foi para o Lado Negro da Força - que também seria minha escolha - e assim virou um dos vilões mais conhecidos no mundo.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Sou fã de Star Wars e estou doida para ler este livro desde que soube do lançamento.
    Darth Vader é um dos meus vilões favoritos, e como a obra retrata a história pelo seu ponto de vista, me deixa ainda mais interessada em ler.
    Gostei muito da resenha e dos pontos que você ressaltou. Acredito que seja uma obra que tem tudo para me agradar.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Eu gosto bastante de Star Wars, mas confesso que ainda falta saber muita coisa da saga.
    Ainda não conheço muito bem a história do Vader e esse livro vai ser ótimo para suprir essa necessidade.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Olha, não tem quem no mundo me faça gostar de Star Wars! hhuhuahuahuaua
    Meu marido, os amigos dele e metade de minhas amigas tem um desejo absurdo de me matar por causa disso! huahuahuahu
    Mesmo lendo sua resenha (que está ótima, por sinal), ainda não consegui querer ler...
    Acho que não nasci com o Dom..

    Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Gente eu sempre me perco nesse universo. Sério, acho legal ele ter uma renca de fãs mas confesso que não me atrai. Suas impressões sobre o livro ficaram muito boas. Parabéns pela bela resenha e sua sinceridade.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Confesso que não sou fã do universo do Star Wars, por isso talvez não curta muito a leitura. Mas confesso também que nunca dei uma oportunidade, quem sabe com os livros, isso se crie?!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    A capa é show mesmo! Mas Star Wars não é para mim, acho a saga fantástica, mas pra mim já deu! Adorei seu post e que bom que vc gosta!

    ResponderExcluir
  16. Toda vez que me deparo com resenha desses livros, me vem meu namorado na cabeça "Vc precisa ver os filmes!!!!". Preciso mesmo, pra conhecer. ^^

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Esse é o tipo de vilão que não conseguimos odiar, e por mais que seja estranho, até torcemos por ele. Eu gosto da história de Star Wars, e é claro gosto também do Darth vader.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Me julgue, mas não consigo gostar de SW. Não sei, algo nela não me prende... enfim, adorei sua resenha. Como sempre, a editora dando um show de edição.

    ResponderExcluir
  19. Não consigo ver ele tanto como vilão, e acho que é por conhecer sua história e saber como ele se tornou aquilo. Então suas ações não me deixam com ódio como com outros vilões, sabe? Gostei de saber que esse livro conta mais sobre ele, quero muito ler.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  20. Oie!
    Não sabia que tinham lançado esse livro e fico feliz que conta a história que também é mostrada nos filmes, e não uma romanceada e diferente. Já foi pra minha lista de desejados!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. A capa é realmente muito bonita.
    É tanto livro desse universo que eu fico completamente perdida hahaha. Esse eu acho que ainda não conhecia... Acho sensacional quando nos deparamos com leituras mais visuais, ainda mais nesse caso, uma história tão marcante e icônica no cinema. Sua resenha ficou ótima, e obrigada por ter avisado dos spoilers, não é todo mundo que faz hahaha. Beijos!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Ju, tudo bem?

    Menina, acredita que eu já até tentei assistir a alguns filmes de Star Wars, mas não me chamou nem um pouco a minha atenção. Tudo bem que este tem um grande diferencial e é contado de acordo com o que o próprio Darth Vader, mas mesmo assim não vou aceitar a dica de hoje, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Apesar da diagramação linda, e do enredo que caminha tão bem. O universo de Star Wars nunca conseguiu me encantar pela leitura de algum dos livros ou ver os filmes, é algo tão complexo que prefiro continuar fugindo.. Adorei sua resenha dessa obra.

    ResponderExcluir
  24. Oi Ju.

    Gostei bastante da sua resenha, pois gosto dos filmes, mas confesso que ainda não li nenhum livro de Star Wars. Por isso sua resenha deixou uma vontade de conferir como é a versão literária.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá tudo bem? Vou falar de uma coisa que você meio que vai querer me matar rsrs Eu nunca vi nenhum filme de Star Wars acredita?? Preciso ver o quanto antes e peguei esse seu post como um aprendizado sobre a série. Beijos

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Acho esse livro uma aquisição totalmente necessária para os amantes desse mundo. Infelizmente, não sou tão fã assim a ponto de querer ler mais sobre a histórias dos personagens, então o livro não me chamou a atenção. Mas adorei a sua resenha e tenho certeza que a obra agradará muitas pessoas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Olá,

    Eis aí uma série pela qual não tenho o mínimo interesse. Diferente de outras pessoas não cresci lendo Stars Wars, pelo contrário nunca nem me passou pela cabeça ler algo do tipo. Até tentei assisti os filmes, porém não rolou. Por isso, deixo a dica passar.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi Juju, sua linda, tudo bem?
    Eu sempre preferi os vilões, geralmente são os personagens mais fortes, desafiantes, construídos de forma fantástica e possuem uma carga dramática muito grande. Se fosse atriz, eu lutaria sempre para fazer a vilã, risos...Eu vi os filmes faz muito tempo, lembro muito pouco da história, preciso realmente rever todos eles, porque é uma saga que me marcou muito, tenho muito carinho por ela. Tenho certeza de que irei amar o livro, porque ele consegue nos transportar fielmente para o universo deles!!!!! Adorei a resenha!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo