quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

[Resenha - Planeta] O órfão de Hitler

Postado por Ju às 14:00
Título: O órfão de Hitler
Autor: Paul Dowswell
Tradução: Edmundo Barreiros
Editora: Planeta
Número de páginas: 272
Skoob


Piotr é um menino polonês quando os nazistas invadem seu país e matam seus pais. Seu destino parece traçado: viver num orfanato, sendo depois oferecido para trabalho escravo. Mas seus olhos azuis, seu cabelo loiro e sua pele clara fazem dele um exemplo da raça pura, um modelo para a Juventude Hitlerista. Então, os alemães o entregam a uma família nazista. Só que Piotr, que nunca deixa de se sentir estrangeiro junto a sua nova família, começa a formar seus próprios conceitos sobre o que vê e o que lhe é dito. Ele não quer ser um nazista. E então assume um risco – o mais perigoso que poderia escolher na Berlim de 1942. Vencedor de seis prêmios e finalista de outros dezesseis, este romance de Paul Dowswell parte de uma pesquisa meticulosa para uma narrativa cheia de reviravoltas, trazendo à tona um ângulo diferente dos horrores da Alemanha nazista.


O órfão de Hitler conta a história de Piotr Bruck, garoto de descendência alemã nascido e criado em uma fazenda na Polônia. Ao perder os pais, acaba em um orfanato em Varsóvia. É a época da Segunda Guerra Mundial, e os nazistas dominaram o país. Mas algumas coisas fazem com que Piotr ganhe uma segunda chance: sua aparência ariana impecável e sua fluência na língua alemã. 

Ao ser avaliado pelo “Departamento de Raça e Povoamento”, imediatamente definem que ele é o candidato perfeito para ser recuperado pela comunidade nacional alemã. O garoto logo ganha uma nova família, e passa a viver plenamente a realidade do nazismo, mas do lado dos opressores, e não dos oprimidos.

Já li vários livros com essa época como pano de fundo, mas acredito que nunca havia me deparado com uma obra que mostrasse as coisas pelo ângulo que essa mostra, com o foco em uma “perfeita família alemã”, em que todos fazem tudo o que é pedido deles para que a Alemanha possa se tornar a nação suprema vislumbrada por Hitler. É de enlouquecer acompanhar a rotina da família em que Piotr - agora Peter - foi parar.

As crianças parecem ser até mais fanáticas que os próprios pais, sempre atentas a algum sinal de traição à pátria. No decorrer da obra ficamos sabendo que alguns membros da família fizeram coisas bem difíceis, praticamente impossíveis, de serem perdoadas. Foi a primeira vez que ouvi falar de alguns fatos, parece que sempre descobrirei um novo horror que acontecia durante o nazismo de que não tinha conhecimento.

Peter precisa se policiar o tempo todo, não só em casa como também na escola e, claro, na Juventude Hitlerista. Ele com certeza não aprova toda aquela idolatria e muito menos a perseguição aos judeus, que nunca entendeu. Mas é um adolescente de apenas 13 anos e sabe que aquela é sua única chance de sobreviver. Felizmente, acaba descobrindo que nem todos são tão fanáticos como tentam parecer, mas o contato com essas pessoas acaba fazendo com que ele enverede por um caminho bem arriscado.

A leitura foi tranquila durante boa parte do tempo, mesmo que em alguns momentos eu tenha tido vontade de entrar na história só para fazer algumas pessoas acordarem ou até mesmo sofrerem bastante. Mas houve um momento em que a tensão chegou e não foi mais embora. Fiquei agoniada enquanto os acontecimentos se desenrolavam, torcendo muito para dar tudo certo para as pessoas que se tornaram queridas para mim.

A leitura realmente me envolveu e várias personagens me cativaram de verdade, principalmente as que mostraram seu desprendimento e sua generosidade. Nem todos tiveram um final feliz, mas pelo menos não houve dúvida sobre o destino de nenhuma das personagens principais. Gostei bastante do livro.

20 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Adorei a resenha, e fiquei meio triste por não ter comprado quando tive chance, mas já anotei para compras futuras.
    A premissa nbão havia despertado o meu interesse, de inicio.
    Mas sua resenha me deixou bem curiosa.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Amei o jeito que você falou sobre o livro!!! Adoro livros com a 2ª Guerra Mundial como pano de fundo, mesmo que o Nazismo seja uma coisa detestável né?!! Eu fiquei curiosa pra ler o livro e descobrir se é uma história ficcional ou baseada em fatos reais, porque aquele povo era louco, então nunca se sabe né...

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!

    Não conhecia esse livro fiquei muito interessada em ler. Sua resenha esta muito legal, conseguiu me prender na leitura do inicio ao fim. Já esta super anotado esse livro na minha lista. Parabéns pelo post!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, tudo bem?

    Eu sou suspeita para falar de obras que tem como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial. Todas as obras que li até hoje me encantaram, me machucaram e me ensinaram muitas lições valiosas. Nçao conhecia esse livro e acho que não li uma obra que possua a visão da família perfeita alemã, então creio que seria bem curioso. Irei procurar sobre o livro e ler o quanto antes!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Que legal que gostou da leitura e achou ela proveitosa. Já li muitos livros históricos e relacionados a esse período trágico então hoje evito ler sobre, mas gostei de conferir a tua resenha e saber que nesse livro o assunto foi abordado sobre um ângulo diferente.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oii...
    Nossa!!! Que livro, heim. Amo livros que se passam na segunda guerra... Ameeie
    Já anotei a dica aqui na minha listinha de próximas leituras.
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Essa é a segunda resenha que eu vejo falando desse livro - será um sinal? E pela segunda vez, os comentários são positivos. Estou começando a me convencer de que o preciso na minha estante, kkk.
    Beijos e amei a resenha!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ju!
    Tenho um certo interesse por enredos que envolvam a Segunda Guerra Mundial e o holocausto em geral, mas ironicamente não leio ou assisto muito à respeito. Ainda que a capa desse livro não tenha me atraído de qualquer forma ao longo de sua divulgação, de repente paro agora para pensar em fazer sua leitura, depois de uma resenha tão instigante como a sua. Já tive a impressão, em outras obras, de que as crianças, por vezes, são mais exigentes nas leis do regime do que muitos adultos mesmo, e por ter essa visão daqueles que oprimem, como você bem falou, fiquei interessada de verdade na leitura. Já vou adicionar no Skoob para lê-lo um dia que tiver a oportunidade. Valeu a dica!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Não o conhecia, mas fiquei perplexa com a premissa! Li alguns livros com esse pano de fundo, mas sempre me surpreendo com as barbáries cometidas nesse tempo... Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  10. Livros desse tipo parecem muito densos, tenho a impressão de que passaria bastante raiva e sufoco ao ler, mas não deixa de ser uma história super interessante. Anotei a dica!

    ResponderExcluir
  11. Olá Ju,
    Que bom que você gostou desse livro. Eu tenho muita vontade de ler ele, mas tenho medo do que vou achar, sabe? Essa questão de querer entrar no livro para mudar algumas coisas é uma coisa que, meu Deus, me incomoda em alguns momentos. Mas, apesar disso, considerando que você gostou, e que o final foi assim, fiquei curiosa para saber o que eu acharia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro e gostei bastante. Também nunca li nada relacionado a 2å Guerra pelo ponto de vista dos alemães, na verdade eu evito livros e filmes com essa temática, mas esse me deixou muito curiosa!
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Adoro tramas que retratam sobre esse período da História, e nunca li nada em que a visão era do lado opressor, fiquei bastante curiosa e interessada em entender esse lado. Realmente deve ser uma leitura que agonia o leitor, mas que acaba sendo importante para saber mais sobre esse período.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Eu gosto muito de livros que possuem como pano de fundo a segunda guerra mundial, mas confesso que quando me deparei a primeira vez com esse livro fiquei com receio do que iria encontrar, como você mesma disse, sempre tem algo novo que ainda não sabíamos sobre esse marco tão trite na nossa história.
    Gostei muito da sua resenha, e fiquei tentada a me arriscar nessa leitura, parabéns.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  15. OI!

    Li esse livro e amei, foi maravilhoso acompanhar a guerra através do olhar de um menino polonês que vai viver no seio de uma família tradicional socialista nacional e vai precisar se conscientizar que o nazismo é o melhor. Amar é pouco, a obra é maravilhosa. Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito de livros que tenham esta época como pano de fundo histórico, mas acho que é o primeiro a contar a história do ponto de vista dos Arianos, mesmo que o protagonista não fosse essencialmente um. só isso, por si, já me deixou muito interessada na obra. Gosto de ler estes livros para saber o quanto a humanidade é falha, e imprevisível. Gostei da indicação!

    ResponderExcluir
  17. Olá, fiquei sabendo do lançamento dessa obra, quero muito ler. Adorei a resenha!

    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Amo livro que tem o nazismo e a Segunda Guerra como cenário, principalmente quando trazem um retrato tão realista com esse feito por Paul Dowswell. Ainda não tive a oportunidade mas quero muito!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Wow, que resenha "massa". Esses livros da época do nazismo estão em alta né? Comecei um mas parei, preciso continuar pra poder me familiarizar mais haha. Amei esse livro, sua resenha, a capa dele. Gostei bastante, me cativou hehe.

    www.ocristaocriativo.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?
    Eu gosto bastante da temática que envolve a Segunda Guerra. Não gosto de livros tristes, e por isso nunca li A Menina que Roubava Livros ou O Menino do Pijama Listrado. Mas O Órfão de Hitler me chamou a atenção por mostrar um outro lado, dentre tantos, do Nazismo.
    Um livro que eu com certeza lerei.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo