Esta resenha não possui spoilers deste livro ou dos livros anteriores da série.
Título: A chave de bronze
Autoras: Holly Black | Cassandra Clare
Tradução: Rita Sussekind
Livro #3 da série Magisterium
Editora: Galera Record
Número de páginas: 272
Call, Tamara e Aaron deveriam estar preocupados com coisas normais na vida de jovens aprendizes de mago. Ao invés disso, depois da assustadora morte de um de seus colegas de classe, eles devem rastrear um terrível assassino, e arriscar suas próprias vidas no processo. O trio terá que usar toda sua força e magia para combater o mal que está escondido no Magisterium. Mas, dessa vez, o Caos irá revidar. Os livros de Cassandra Clare têm mais de 36 milhões de exemplares vendidos, traduzidos para mais de 35 línguas. No Brasil, a autora ultrapassa 1,6 milhões de exemplares vendidos. Holly Black é autora de As crônicas de Spiderwick, série de livros que ganhou uma adaptação cinematográfica.
O Magisterium é uma escola de magia frequentada por Callum, o protagonista desta série. Na verdade, ele nunca quis ir para lá. Seu pai, Alastair Hunt, se formou nela, mas passou a odiar a magia e abriu mão de utilizá-la completamente depois que sua esposa foi assassinada em uma guerra de magos.
Call foi avisado de que os magos eram seres enganadores, e o pai também lhe disse que na escola correria risco de vida, pois faziam experimentos com os alunos. O garoto tenta falhar no teste de admissão que é obrigado a fazer com todas as suas forças, mas acaba sendo escolhido pelo melhor mestre do Magisterium para ser seu aluno. Isso acontece no início do primeiro volume.
Agora, no terceiro, Call está no Ano de Bronze, o terceiro ano de estudos. Já fez descobertas alarmantes sobre si mesmo e ao mesmo tempo realizou feitos incríveis, mas o mais importante é que guarda um enorme segredo. Tem dois amigos inseparáveis que são do seu grupo de aprendizes, Aaron e Tamara. Os três ficam sabendo que um espião está infiltrado na escola, e querem a todo custo descobrir quem ele é, mesmo que seja muito perigoso investigar.
O livro tem um acontecimento bem impactante no início, mas em comparação com os volumes anteriores é o que começa de forma mais lenta. Isso porque o foco é na investigação, e Call e seus amigos não têm a menor ideia de como encontrar o espião. Só sabem que ele não tem escrúpulo algum e não se importa com quem será ferido até que alcance seu objetivo, que só não vou dizer qual é porque teria que me referir a um fato bem importante que descobrimos nos outros livros da série.
Eu, particularmente, achei que os garotos foram meio lerdos para juntar os fatos dessa vez… rs… desde o primeiro volume desconfio da pessoa que se apresentou como um grande vilão quase no final desta obra. Fiquei com o coração na mão durante um tempo, temendo pelos personagens que realmente aprendi a amar. E quis matar as autoras em dado momento, mas enfim, o que aconteceu já havia sido previsto em um dos livros anteriores. Só não sabíamos com quem aconteceria.
Agora, as últimas páginas, essas realmente me deixaram de boca aberta. Foi revelado um fato que nunca passou pela minha cabeça, embora realmente faça todo sentido. Não consigo nem acreditar que o livro terminou desse jeito, e que terei que esperar o próximo para descobrir as consequências da revelação. Torço para que os personagens de que eu gosto fiquem bem, as autoras não são lá muito misericordiosas, são capazes de fazer verdadeiras maldades com o leitor. Mesmo assim, mal vejo a hora de saber como tudo vai terminar.
Não curto livros desse gênero, me parece que são sempre as mesmas histórias. Mesmo assim, fiquei curiosa com alguns destaques que colocastes na resenha!
ResponderExcluirbjos
www.causoseprosas.com.br
Hahaha é ótimo quando nos deixam de boca aberta e ansiosas pela continuação, né? Chega a ser maldade, mas essa sensação só mostra o quanto a escrita valeu a pena. Não conhecia essa série e adorei a capa.
ResponderExcluirOi Ju.
ResponderExcluirEu li apenas o primeiro livro, mas já faz tempo, preciso reler e engrenar a série, porque a proposta é ótima.
Adorei essa dupla formada pela Cassandra e Holly.
E os personagens dessa série são cativantes mesmo, Call sempre me deixa com o coração na mão...mas sério que eles estão lerdinhos dessa vez?rsrsrs
Como esse livro termina com um enorme cliffhanger pelo que notei, acho que vou esperar o lançamento do seguinte, não quero ficar na mão dessas autoras malvadas.
Beijos e até mais.
Leituras da Paty
Uau!
ResponderExcluirMuito bom quando uma leitura nos encanta e muitas vezes temos dificuldades em colocar em palavras pra que todo mundo sinta aquilo que sentimos ao lê-la.
Adorei sua resenha e aguçou muito minha curiosidade para conhecer mais da obra que até então não conhecia.
Obrigada pela dica!
Beijos!
https://bookobsessionresenhas.blogspot.com.br/
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirJá li um conto da Holly Black e li um livro da Cassandra Clare, então não tenho dúvidas de que essa série seja realmente boa e que valha a pena. Já tinha visto outra resenha desse livro e como você, a pessoa também havia se surpreendido com o desfecho e ficado ansiosa pelo próximo livro. Adoro histórias juvenis que envolvem magia, então creio que a série iria me agradar e espero gostar quando tiver a oportunidade de ler.
Beijos! ♥
Eu nunca li nada da Holy, apenas da cassandra e não foi uma experiência tão boa. Como esse livro é mais a minha pegada acho que sem dúvida eu irei amar. Acho essas capas uma fofura e segue um padrão que é muito bom por sinal. Espero que saia logo o próximo que que as autoras tenha tido misericórdia com os seus personagens. Até mais ver.
ResponderExcluirBjks
Oie! Eu não li nem o primeiro e ja tem o terceiro! kkkk Isso da lerdeza do inicio do livro e do pessoal juntar os fatos, olha por experiencia própria de quem acompanha os livros da Tia Clare isso é bem normal dela, em um livro começa super rápido os personagens são bem espertos e em outro a narrativa é devagar, os personagens não tem a mesma desenvoltura e por assim vai é bem normal dela!
ResponderExcluirBjss
Oie...
ResponderExcluirAdorei sua resenha!
Não tenho interesse em ler essa série, pois, realmente não curto o gênero, mas, pela sua resenha vejo que a história irá agradar os fãs do gênero porque a autora soube construir muito bem a historia.
Beijos
Essa série não me interessou muito porque a minha experiencia com as autoras não é positiva, então deixei passar e caramba, já estão no terceiro livro!!!
ResponderExcluirAcho interessante quando o leitor já juntou todas as peças, mas os personagens não. Não tem como não achar que eles são lerdos... rs
MEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Olá!!
ResponderExcluirEu já vi algumas resenhas desse livro e até o momento não me atraiu, tento mas a fantasia não me prende. A capa tenho que confessar é muito bonita e bem trabalhada. Parabéns pela sua resenha, é possível perceber que o livro deixou você doidinha!
Abraços
Olá Ju,
ResponderExcluirInfelizmente, não tenho vontade de ler esse livro. Minhas experiências com as autoras não foram legais.
Achei bem legal, entretanto, a premissa do livro e ri muito quando você disse que os personagens foram lerdos para juntar as peças dessa vez, mas achei bem legal você ter ficado com o coração na mão em alguns momentos.
Vou deixar a dica passar.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Eu tenho muita vontade de ler esses livros, embora evito livros em série, mas amo Cassandra Clare e isso já me animou, ainda não conheço Holly Black. Vou ler com certeza!
ResponderExcluirOieee, quero muito ler esse livro, principalmente pela cassandra, amo a escrita dela! espero poder conhecer a Holley tbm!
ResponderExcluirBjs
http://www.leituraentreamigas.com.br/
Oi Ju,
ResponderExcluirTem alguém que não goste dessa série. Só aparece resenha positiva para mim e claro que desperta logo meu interesse.
Vi que esse livro é o mais fino da série até agora e nossa, se termina desse jeito impactante imagino a ansiedade para ler o próximo.
Já conheço a escrita da Cassandra, então em parte devo gostar desse livro. Vamos ver se a combinação com a da Holley vai me conquistar.
Bjs,
Garotas de Papel
Oiee, tudo bem? Eu li apenas o primeiro da serie até agora e foi uma leitura mega envolvente para mim, gosto muito da escrita de ambas as autoras. Eu quero muuuito ler o segundo logo, mas não sei quando terei a oportunidade. A Chave de Bronze parece ser mega legal, e fiquei curiosíssima com esse final!
ResponderExcluirBeijos!
Sempre escuto comentários sobre essa obra e nunca me interesse em ler, até agora. O suspense feito por você para que não tivesse nenhum spoiler me deixou extremamente curiosa e fiquei intrigada para saber o que irá acontecer nos outros e como é essa escola que pode ser tão terrível a ponto de fazer experimentos com alunos... Só não gostei do fato da trama começar devagar nesse e eles serem lerdos k mas creio que lerei a série porque você me convenceu!
ResponderExcluirUm beijo
www.brookebells.com
Oi.
ResponderExcluirAinda não li essa série, mas pretendo ler, já está na minha lista há algum tempo.
E simplesmente amei o fato de você ter conseguido resenhar o terceiro volume sem dar spoiler dos volumes anteriores.
Bom saber que os personagens são cativantes e que são levantados mistérios que serão solucionados ao longo de toda a série, mesmo que um desses mistérios tenha sido previsível.
Sou suspeita pra falar porque tenho uma queda por livros assim, mas uau! Já entrou na minha lista, toda a serie.
ResponderExcluirBjs
Eu nunca vi esse livro mas na hora que eu li escola de magia, eu pensei: inspiração em Harry Potter?? Sei que pode não ter nada a ver mas eu achei parecida. Mesmo assim estou lendo coisas diferentes do que eu lia e quero ler esse livro. Beijos
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ResponderExcluirConhecendo essa série por aqui e já me apaixonei pelo enredo e pela fantasia presente nos livros. Escola de Magia sempre tem mundo a contar, e os personagens parecem-me muito bem construídos. Anotei a dica e pretendo ler o primeiro livro em breve.
Sempre quis conhecer essa série, essa capa me dá a sensação de Harry Potter! Apesar disso, tenho muita vontade de ler essa série, pois gosto da escrita da Cassandra e da Holly Black (embora só tenha lido um livro dela). Achei ótima sua resenha sem spoilers! Os abomino! Abraços!
ResponderExcluirOie
ResponderExcluirTudo bom?
Nossa adorei sua resenha principalmente por não ter spoiler, você explicou muito bem e fiquei aqui me perguntando qual seria esse grande segredo e quem seria o espião.
Beijos
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirTem um motivo gigantesco para eu querer ler essa série logo e me sentir triste por ainda não ter conseguido. Tudo que envolve o nome da Cassandre Clare me conquista. Sou apaixonada por ela desde instrumentos mortais. Saber suas considerações sobre a obra me deixou ainda mais ansiosa e fique curiosa para sabet o o que acontece no final desse livro que te deixou de boca aberta.
Bjs
Oiee ^^
ResponderExcluirSabe que eu não tenho muita curiosidade de ler esses livros? Até parecem legais e interessantes, mas não me chamam muito a atenção. Isso porque eu não gosto muito de magia...hehe' mas fico feliz em saber que o livro é bom (apesar da lerdeza dos personagens e do começo lento).
MilkMilks ♥
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Oi Ju,
ResponderExcluirAcho bem legal quando a história consegue nos surpreender e nos deixar de olhos arregalados por uma nova descoberta, isso torna a leitura bem mais envolvente. Espero que a próxima leitura alcance duas expectativas.
Bjim!
Tammy
Já tinha ouvido falar sobre esse título e, com autoras tão talentosas, claro que me chamou a atenção.
ResponderExcluirGostei bastante do enredo e adorei atenção a sua resenha, sem spoilers do jeito que eu gosto.
O que mais me despertou o interesse foram essas reviravoltas no final.
Gostei bastante de conferir suas impressões.
Bjs, Mila
http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br