quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

[Resenha - Arqueiro] As cordas mágicas

Postado por Ju às 15:00
Título: As cordas mágicas
Autor: Mitch Albom
Tradução: Lúcia Brito
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 352

Francisco Presto nasceu numa pequena cidade da Espanha em plena guerra civil. Com a infância marcada por tragédias, Frankie se torna pupilo de um professor de música cego, que se dedica a lhe ensinar tudo o que sabe. Ao completar 9 anos, ele foge para os Estados Unidos carregando consigo apenas seus bens mais preciosos: um violão e seis cordas mágicas. Com um talento fora do comum para tocar e cantar, Frankie rapidamente alcança o estrelato e influencia o cenário musical do século XX, apresentando-se ao lado de nomes consagrados como Elvis Presley e Little Richards. No entanto, seu dom se transforma em um terrível fardo quando ele percebe que pode afetar o futuro das pessoas: uma corda de seu violão fica azul cada vez que uma vida é alterada. No auge do sucesso, assombrado por seus erros e por seu estranho poder, Frankie sai de cena por anos, apenas para ressurgir para um espetacular e misterioso adeus.

Frankie Presto, um grande nome da música, faleceu. A narradora de trechos deste livro está presente em seu enterro esperando por sua alma. Ou pelo menos por uma enorme parte dela. Não, não é a morte. É a Música, que lhe concedeu um talento extraordinário.

Por mais bem utilizada que eu seja, sou um empréstimo, não uma posse. Você me devolve ao partir.

Frankie, ou Francisco, como nasceu, morreu de forma intrigante. Ele estava tocando em um festival, e a multidão que compunha a plateia viu seu corpo ascender até uma viga e depois cair inerte no palco. Claro que ninguém morre assim, por isso está acontecendo uma investigação de assassinato.

Na verdade, Frankie estava afastado da música há muito tempo. Então, ao mesmo tempo que a Música nos narra toda a trajetória de sua vida e nos explica porque aquilo aconteceu, e porque afinal ele estava tocando quando morreu mesmo que não fizesse isso há anos, conhecemos várias pessoas que fizeram parte de sua história em diversos momentos enquanto concedem entrevistas para uma rede de televisão.

O livro conta uma história delicada e encantadora. O protagonista não tem uma vida nada fácil, precisa lidar com o abandono várias vezes. Erra muito, mas claro que também acerta. É uma personagem que mesmo que tenha se tornado uma estrela, nunca esqueceu sua humanidade.

E sobre o título… bem, ele é literal. Frankie possui cordas mágicas, mesmo que não saiba do poder que elas carregam no início e depois não consiga entender bem como esse poder funciona. Tudo o que ele percebe é que aquelas cordas conseguem alterar vidas, e que cada uma só pode ser usada para esse fim uma única vez. Como o violão tem seis cordas, a obra é dividida em seis partes, que mostram como elas foram utilizadas.

O autor inseriu no livro várias personagens baseadas em astros da música reais, sendo que, para as pessoas citadas que ainda estão vivas, ele realmente pediu permissão para inseri-las na história. Não entendo nada de música, menos ainda de música internacional, então muita gente citada eu não conhecia. Isso não prejudicou minha leitura, mas acredito que quem tem mais conhecimento sobre o assunto vai ter uma relação ainda mais especial com a obra.

Aliás, adorei o cuidado que tiveram em traduzir trechos de músicas ou apenas palavras ou expressões em outras línguas que aparecem no decorrer da narrativa. É muito chato quando simplesmente deixam essas partes na língua original e o leitor precisa se virar para entender.

Marquei tantos quotes que o livro vai ganhar uma segunda postagem para que eu possa mostrá-los para vocês. Seria impossível encaixar todos na resenha e acredito que uma obra que promove tantas boas reflexões merece esse destaque. Foi uma leitura que me envolveu do início ao fim; que me deixou engasgada e com o coração ao mesmo tempo partido e cheio de esperança quando a finalizei. Não consigo explicar melhor do que isso, vocês terão que ler para entender o que eu quero dizer.

Todo mundo entra numa banda nesta vida. E a forma como você toca sempre afeta alguém. Às vezes, afeta o mundo.

28 comentários:

  1. Oi, Ju!
    Imagino que deva ser um livro lindo com tantos quotes. Gostaria de vê-los com numa próxima postagem. Só não sei se eu leria o livro, mas obrigada pela dica!
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Oiii,

    Nunca tinha lido nada sobre o livro, e também acho que nunca li nada parecido, uma história narrada pela musica? Achei bem interessante, mas eu não sou muito fã de livros que se iniciam em determinado ponto e ai contam a história que aconteceu antes rs

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Ola Ju lindona,achei a premissa desse livro muito interessante, sua resenha me deixou curiosa para conhecer as seis histórias das cordas mágicas e pelo visto as emoções tomam conta do leitor. Vou ler com certeza.beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  4. Eu já vi essa capa por aí e a simplicidade e elegância dela já tinha me chamado atenção, mas depois dessa resenha ela definitivamente vai entrar na minha lista. Um livro que desperta tantas emoções assim só pode ser incrível mesmo!
    Espero poder conferir o livro em breve e vou ficar aguardando seu post com quotes!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  5. Oie! Estou aguardando ansiosamente que o meu exemplar chegue! Quero muito ler esse livro e tenho quase certeza absoluta que irei gostar dela!
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Oiee, essa deve ser a milésima resenha que vejo do livro.. brinks, mas e tanta gente falando que preciso correr e ler também!

    bjs jany

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu não conhecia o livro e confesso que não faz muito o meu tipo de romance, mas ainda bem que gostaste! :)

    QUe bom que gostaste tanto das quotes e mensagens passadas pelo livro, e ainda que as traduções das musicas não tenham deixado a desejar! :) E sempre ótimo!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju! Estou morrendo de vontade de ler esse livro, já que gosto de tudo que envolva música. Adoro um romance bem escrito adicionando a musica ainda... pediu para se bom! abraços

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, nunca nem tinha ouvido falar, mas achei interessante. Não sei porque, mas me veio na cabeça Johnny Cash. Não sei se esse é o propósito do livro, mas as letras das músicas do Cash conseguem tocar na alma, seria essa a magia presente nas cordas mágicas? Não um poder oculto e misterioso, do tipo sobrenatural; mas aquele da música mesmo?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, no caso desse livro é um poder diferente mesmo. ;)

      Excluir
  10. Oi, Ju!
    Engraçado que, apenas pela premissa, não me interessei logo que o livro foi divulgado, mas pela sua resenha agora fiquei levemente balançada, principalmente por saber que as tais cordas mágicas são literais assim e por descobrir como cada uma delas foi utilizada no decorrer das seis partes. Não é bem uma premissa que me atraia em geral, mas é interessante e vou pensar com carinho se a faço ou não, mas, de qualquer forma, valeu a dica e incentivo indireto também! =)
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
  11. Assim como a Sâmmy eu não tinha me interessado pela obra quando li a sinopse, só depois que comecei a conferir as resenhas que foram saindo que me interessei pela trama. Achei bem diferente, e aparenta ser bastante envolvente. Gostei de saber que o autor colocou personagens inspirados em músicos, bem interessante mesmo!
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Já fiquei curiosa com o livro. Quando disse que e uma história que traz momentos de reflexão, me chamou bastante a atençãop.
    Adorei essa dica.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Adoro livros que envolvem o cenário musical. É como apreciar duas artes ao mesmo tempo: a escrita e a música.
    Achei bem doido esse enredo, mas como tenho uma grande queda por livros com uma pitada de sobrenatural também, já fiquei intrigada. Me remeteu ao enredo de O Violino, dá Anne Rice.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Confesso que não costumo ler esse tipo de livro, mas um como esse seria ótimo para sair da zona de conforto. Achei a premissa interessante e gostaria de ter uma leitura/experiência envolvente e reflexiva como você. Obrigada pela dica, beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Nunca havia ouvido falar desse livro e achei ele bem diferente. Confesso que algumas coisas eu não entendi bem, acho que só lendo mesmo para a mente clarear bem para a história. Porém, não é algo que eu costumo ler, não sei se me aventuraria.

    Abraços, Lara.
    Psiu, Vem Ler!

    ResponderExcluir
  16. Não pedi o livro porque achei a sinopse bem sem graça, mas nitidamente me enganei... saber que o livro é narrado pela música me deu uma visão completamente diferente da história, vou tentar ler em breve.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem? Já tinha ouvido falar sobre esse livro, interessante que seja a música a contar a história, mas confesso que, fora isso, não vejo nada que atraia muito a minha atenção a ponto de realizar a leitura, fica pra uma próxima vez hahaha. Beijos!!

    ResponderExcluir
  18. Dês que eu soube desse lançamento eu senti que ia ser uma história e tanto! Lendo sua resenha fico ainda mais animada para ler essa história que é narrada pela música, algo um tanto inovador e que espero que o autor tenha explorado muito bem!
    Animada e desejando loucamente ler!!!! <3

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Fiquei bastante interessado nesta obra, até porque o autor inseriu astros da m´sucia, reais para que ficasse mais próximo do leitor. Gostei de como o personagem descobre seu sonho e dom, e acredito que gostaria muito da leitura. A m´sucia narrar a história? Nada mais que original e inovador.

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Desde o lançamento estou intrigada para fazer a leitura da obra, mas ainda não consegui.
    Frankie passou realmente por muita coisa e quero saber como ele conseguiu superar todos os obstáculos e abandonos que sofreu. Fico feliz em saber que a leitura te prendeu do início ao fim e que fará uma postagem com os quotes e reflexões!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  21. Oi.

    Conheci esse livro essa semana e tinha adorado o enredo dele. Estou bem ansiosa para realizar a leitura, mas antes preciso comprar o livro. Só espero que eu consiga fazer isso o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  22. Eu acho muito legal o fato da música ser a narradora dessa história e o fato de haver essa mistura de personagens fictícios com personalidades de verdade, do mundo real.
    Não sabia que cada corda do violão tinha esse poder!

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bom?
    Estou louca para ler esse livro desde que fora anunciado como o Forrest Gump dos livros! Fiquei super curiosa com essa premissa de que as cordas podem mudar vidas, mas só podem ser usadas uma vez. Outra coisa que gostei de saber também foram as traduções dos trechos de músicas e das referências musicais trazidas pelo livro. Já anotei a sugestão aqui! Amei sua resenha!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Comecei a gostar do livro logo que vi que se passa na Espanha! Achei a ideia de colocar a própria Música como narradora incrível e é ótimo saber que as traduções foram feitas com zelo. Amei a resenha e já amei o livro só de conhecer <3
    Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Não é a primeira resenha incrível que leio deste livro.
    Já estou com ele na lista. Achei a ideia de colocar a música como narradora incrível.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  26. Tenho lido boas resenhas desse livro, embora a capa não me empolgue muito e nem a sinopse.

    Com as resenhas até que me atrai por ele, pois a narrativa da Música parece encantadora, como a música deve ser. Provavelmente estará na minha próxima lista de aquisições!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  27. Oie, Ju!
    Eu fiquei empolgada com a história após ler a sinopse, antes não dava nada. E sua resenha me deixou mega curiosa, parecer uma história linda e eu tenho uma paixão por música, não sei viver sem, então tê-la como narradora é fantástico! Estou mesmo muito curiosa sobre esse livro, estranho nunca ter lido nada sobre ele
    bjus

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo