sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

[Resenha - Rocco] Fellside: estranhos visitantes

Postado por Ju às 15:00
Título: Fellside - estranhos visitantes
Autor: M. R. Carey
Tradução: Caco Ishak
Editora: Rocco
Número de páginas: 464

Uma história de terror moderna, perturbadora e emocionante, assinada pelo mestre dos quadrinhos M. R. Carey, pseudônimo de Mike Carey, roteirista de sucessos como X-Men e Hellblazer e autor do cultuado A menina que tinha dons, adaptado para a telona pela Warner Bros (ainda sem previsão de estreia no Brasil). Em seu segundo romance, Carey conta a história de uma mulher que vive em Fellside, uma prisão de segurança máxima localizada nos confins da Inglaterra. Acusada de ter incendiado o seu apartamento e matado por acidente uma criança, Jess Moulson vive afundada em culpa e medo, e sabe que não pode confiar em ninguém ali. Até que começa a ouvir a voz de uma criança. Uma criança morta, que tem uma mensagem para Jess.

Jess Moulson é viciada em heroína e isso já fez com que perdesse várias coisas em sua vida. Mas quando aparentemente causa um incêndio em seu apartamento com o objetivo de matar seu namorado, e ao invés disso é acusada de matar o vizinho de 10 anos, não consegue aguentar a culpa. Mesmo que não se lembre de nada, acredita que merece ser castigada, e por isso praticamente confessa e é condenada.

Para cumprir sua pena é enviada a Fellside, mais especificamente para o bloco de segurança máxima da prisão. Acaba descobrindo que viver lá não será tão simples, existe toda uma estrutura extraoficial. Além disso, parece que o garoto que ela matou está de volta, e que por algum motivo precisa de sua ajuda.

Confesso que comecei a ler esse livro com certo receio. Sou muito medrosa e além disso uma amiga me disse que tinha gostado muito, mas que havia algumas cenas bem violentas. Por isso, além de me preparar psicologicamente, tratei de preparar o estômago. Acabou que felizmente a violência acabou sendo bem mais fácil de encarar do que eu imaginava.

Me envolvi desde o começo com o enredo e, mesmo que o livro tenha quase 500 páginas, li rapidamente. A narrativa é muito ágil, fluida e envolvente, era difícil interromper a leitura. Algumas das personagens, inclusive a protagonista, me cativaram bastante. Outras ganharam todo o meu ódio. De qualquer maneira, não houve nenhuma personagem que não me causou algum tipo de reação.

O livro mostra o quanto não é fácil a vida dentro de uma prisão. E nem se trata de um daqueles presídios lotados de que ouvimos falar, e sim de um com apenas duas detentas por cela. Mas o lugar é controlado por uma das presas, que tem várias pessoas em sua folha de pagamento, inclusive agentes penitenciários. É mostrado de forma bem crua que não tem como alguém ficar seguro em um lugar assim caso mexa com as pessoas erradas - ou caso apenas se recuse a desempenhar o papel que lhe for reservado.

Minha expectativa era de encontrar algo diferente, achei que a parte sobrenatural fosse ser trabalhada de outro jeito. Acabou que, na minha opinião, essa parte até fez com que o foco saísse um pouco da protagonista. Não acho que isso seja ruim, só foi algo inesperado. A única coisa que me incomodou um pouco foi o final da obra, mas só porque algumas coisas ficaram em aberto, e não curto quando isso acontece. A maior parte das personagens teve um destino bem claro, mas não todas elas, e fiquei um pouco frustrada isso.

Não considerei terror, e sim um suspense. O livro passa longe de ser leve, mas também é bem menos pesado do que imaginei que seria. Algumas coisas me surpreenderam, mas o mistério principal consegui desvendar antes de ser explicado. Mesmo assim, acabei gostando bastante da leitura. 

Acabamos nos acostumando a não ser ninguém. A não ter nada. Quando somos obrigados a retomar algum tipo de vida, é assustador. Dá uma sensação de que talvez seja demais para a gente. (...) Mas é bobagem ficar com medo daquilo que mais queremos na vida.

27 comentários:

  1. Oi, Ju!
    Comprei esse livro recentemente e estou louca para ler. ^^
    Essa parte sobre não se meter com as pessoas erradas bem coisa de filme, mas imagino que até na vida real também seja assim.
    É chato quando a gente quer saber mais e o livro termina com essas pontas abertas. Espero gostar quando eu vier a ler.
    Você já leu "A Menina Que Tinha Dons", que também é do autor? Também quero ler esse.
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie! Tudo bem? Não conhecia o livro, mas me interessei por ele principalmente por essas partes que você citou por serem inesperadas, e também não gosto de finais onde nem tudo é claro, mas pelo outro lado isso faz com que nossa criatividade trabalhe bastante imaginando as coisas e esperando as vezes uma continuação!
    Já anotei aqui o nome!
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu fiquei conhecendo a pouco tempo opor meu ode uma resenha e fiquei b surpreso em saber que era o escritor da obra, pois eu tenho muita vontade de ler sua outra obra que foi tão bem recebida aqui no Brasil. Adorei ler as suas opiniões e sua sinceridade a respeito de qual geneelhro se encaixa a obra. Acho essa capa um arraso. Espero poder ler as duas obras do cara ainda esse ano, até mais ver
    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Achei a premissa bem forte e já comecei a odiar a protagonista logo no primeiro parágrafo da sua resenha... rs
    Fiquei imaginando o enredo dentro da prisão e acho que teria os mesmos receios que você, sobre cenas brutais de violência, mas como você pontuou na resenha, que dá pra encarar, vou anotar a dica., para ler.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, ótima resenha.
    Já conhecia o livro e é uma leitura que considero fazer, apesar de você ter mencionado um final meio aberto, o que me desagrada um pouco.
    Achei interessante o fato de a protagonista estar presa e o fantasma do menino que ela matou precisar de sua ajuda.

    ResponderExcluir
  6. Oie

    Logo de cara já gostei da capa!
    Gozado que a maioria dos livros que falam que é terror acaba sendo um suspense. Gostei da premissa desse e acho ótimo quando os personagens despertam sentimentos na gente, sendo de amor ou de ódio. Pena que o final ficou com algumas pontas soltas.
    Mesmo assim fiquei curiosa e já até acrescentei no meu skoob.
    Parabéns pela resenha.

    bjs
    Fernanda Y.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Que bom que a violência acabou sendo bem mais fácil de encarar do que você imaginava. E que o livro te envolveu e fez ler rapidamente. Muito bom saber que a narrativa é ágil, envolvente e flui bem. Não li nada do gênero, mas já filme e séries onde a vida de um personagem se passava dentro de uma prisão, realmente não é nada fácil. Que pena que o final te incomodou um pouco, coisas em aberto incomoda mesmo. Beijos'

    ResponderExcluir
  8. oie, eu gosto desses livros que transmitem essa vida nos presídios. Também achei bem interessante essa parte mais sobrenatural onde a protagonista acha que o menino volta para assombrá-la, pena que o final não ficou tão bem fechadinho, e isso geralmente é muito frustrante.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    De cara a capa já me ganhou e a resenha me deixou ainda mais curiosa. Adoro livros de terror e acho que vou gostar desse ainda mais com esse toque sobrenatural em que a protagonista acredita que o menino volta pra perturbá-la. Agora o que me deixou preocupada foi o final, que não foi bem fechado. Dizem que os meios justificam os fins mas e quando os fins não justificam os meios como fazer?

    beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Desconhecia a obra, mas achei a premissa bem interessante.
    Sou bem medrosa também, mas fiquei intrigada para saber se a protagonista realmente havia matado o garoto e o que ele queria já que estava de volta.
    É bom saber que alguns dos personagens te cativaram bastante.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Até então, eu desconhecia esse livro, mas a fiquei bem curiosa. O gênero não é o que costumo ler, mas a sinopse e a sua resenha me instigaram bastante. O que achei ruim foi a questão do final aberto, isso me deixou com o pé atrás. Contudo, essa é uma dica que vou anotar, com certeza, é bom sair da zona de conforto, né?! Parabéns pela bela resenha!

    Beijos,
    Dai | Virando a Página

    ResponderExcluir
  12. Olá ♥
    Não conhecia o livro , mas achei a premissa interessante. Confesso que só lendo a sinopse eu já ia descartar o livro, pois se sugere que o livro seja de terror, mas lendo sua resenha parece está mais para o lado do suspense do que para o próprio terror. A premissa me deixou bem curiosa em saber o que se acontece nesse presidio. Adorei sua resenha espero em breve poder fazer a leitura.

    ResponderExcluir
  13. Poxa, confesso que me chateio quando o mistério principal é descoberto antes da hora. E pelo que li na resenha, esperava algo realmente sobrenatural, embora a perspectiva do que se passa em uma cadeia também seja interessante.
    Às vezes nossas expectativas atrapalham na hora da leitura, mas que bom que isso não te prejudicou tanto assim :)

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju.
    Assim como você, eu sou bem medrosa.
    Livros que envolvam sobrenatural eu não curto muito e passo longe. Mesmo esse trazendo uma discussão que acho bacana, que é a real situação dentro dos presídios, esse eu vou deixar passar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia esse livro, mas achei a premissa muito boa mesmo. Gosto de livros mais pesados e faz um tempo que ando lendo coisas leves, então acho que to pronta para a leitura! hahahaha :D
    Beijos e até logo! ;)

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju!
    Nunca tinha visto esse livro e achei bem interessante sua resenha!
    Pelo resumo, me faz pensar que a personagem nem cometeu o crime né? Essa coisa de não se lembrar e confessar por culpa sempre dá nisso.
    Achei interessante trabalhar essa parte sobrenatural ao mesmo tempo que mostra a realidade de uma prisão. Se ela acha difícil viver lá, imagine nos presidios daqui rs

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Me encantei muito com a premissa mesmo não conhecendo a obra, adoro obras que envolvam penitenciárias e o sistema penal, acho bem interessante misturar o real com esse lado sobrenatural, quero muito saber como a autora trabalhou isso nesse contexto; fico animada por você conseguir se conectar com alguns personagens, espero conseguir obter minhas próprias impressões sobre a obra.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Juju!!!
    Ainda bem que a leitura te envolveu, porque o livro é grandão! Não sabia que essa história continha um elemento sobrenatural (confesso que não tinha lido a sinopse até o final rsrsrs). Também acho chato quando o final de um livro não termina fechadinho, e olha que esse aí nem faz parte de uma série!
    Beijos... Elis Culceag.​
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  19. Oi Ju,

    Acho a capa desse livro super instigante! Eu to bem curiosa para lê-lo, mas ainda nem fui atrás. To buscando ler mais suspenses esse ano e esse parece ser uma boa, mesmo tendo sido um pouco diferente do que você esperava. Espero ler logo e gostar!

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Gostei desse livro só porque o autor foi roteirista do x-men.
    Brincadeira. Gostei da sua resenha, e mesmo que eu não seja muito fã de violência, da pra encarar. Sempre gostei muito de tudo que envolvesse prisão de segurança máxima.
    Obrigada pela dica. Esse vou ler com toda certeza.

    ResponderExcluir
  21. Oi Juliana, tudo bem?
    Livros que se passam em prisões de segurança máxima não são muito comuns por aí, motivo pelo qual eu já gostei. Além da proposta bem interessante embora eu admita que quando tem crianças no meio, eu fique bem sentida, já que dificilmente a gente não se comove com elas.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Sou bem medrosa quando se trata de livros de terror, mas já que você disse que se trata de suspense, vou confiar em você UAHSU
    Enfim, amo livros com essa temática. Já me falaram do livro e eu estou com certas expectativas quanto a ele.
    Sua resenha ficou maravilhosa e me convenceu de que preciso arrumar um tempo para ler a obra.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Eu achei que o livro realmente caminharia mais para o terror propriamente dito, aprece aqueles filmes que assistimos pelo trailer, mas quando vemos é só um mero suspense. Apesar de gostar como o enredo se desenrole, não leria, justamente para não me deparar com este final com perguntas em aberto.

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não costumo ler suspenses, mas fiquei curiosa com a premissa desse livro. Nunca li nada que falasse sobre a vida em uma prisão e pela sua resenha tudo foi muito bem trabalhado, embora o final não tenha te agradado tanto. Enfim, vou marcar a dica, pois embora não faça meu tipo, fiquei curiosa.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  25. Li outras resenhas desse livro e estou simplesmente curiosa para le-lo!

    Não parece ser muito violento... Tá que imaginei meio que Orange is the new black, vai entender... Acredito que já que não teve ponto final para alguns personagens, talvez surja algo aí...

    Ótima resenha!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  26. Oi tudo bem? Não conhecia o livro, não sei eu leria pois sou um pouco medrosa também, mas como você disse que está mais pra suspense acho que até dá pra encarar, ótima resenha!

    Bjos, Dri

    http://deixeclarear.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oie
    Não conhecia o livro e pelo que entendi é mais um suspense pra saber quem realmente matou o.menino.
    Gostei dá sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo