Título: Tentativas de fazer algo da vida
Autor: Hendrik Groen
Tradução: Mariângela Guimarães
Editora: Planeta
Número de páginas: 368
Hendrik Groen pode ser velho, mas nem de longe está morto – e não planeja ser enterrado tão cedo. Seus passeios estão ficando mais curtos porque as pernas já não dão conta, as visitas ao médico se tornaram mais frequentes do que gostaria. É nesse momento da vida que se pergunta se não há nada mais a fazer além de tomar chá fraco e cuidar de flores. Quando o novo ano começa, ele toma uma decisão: escreverá todos os dias um diário, contando os altos e baixos de sua rotina num asilo em Amsterdã. O resultado é um olhar terno e hilário sobre a terceira idade, mas é também um devastador retrato de uma parcela da população esquecida pela família e pela sociedade.
Hendrik Groen é um pseudônimo. É também o nome do protagonista deste livro. Acompanhamos, através de seu diário, tudo o que viveu durante o ano de 2013. Livros com esse formato sempre me envolvem muito, principalmente quando a personagem principal é cativante como Hendrik. Ele é um senhor de 83 anos que já avisa logo de cara que não gosta de velhos. Durante sua narrativa, descobrimos que não é bem verdade… ele só não gosta de certo tipo de velho, como normalmente nós também não gostamos de certo tipo de pessoa, não importando a idade.
Eu, Hendrikus Gerardus Groen, sou sempre correto, atencioso, simpático, educado e prestativo. Não que eu realmente seja tudo isso, mas não me atrevo a ser diferente. Quase nunca digo o que quero dizer. Sempre escolho o caminho mais seguro. Minha especialidade: agradar gregos e troianos. (...) Vou acabar numa espiral de depressão, pensei. Foi aí que tomei a decisão de também dar voz ao verdadeiro Hendrik Groen: durante um ano inteiro, darei minha opinião, sem censura, sobre a vida neste lar de idosos no norte de Amsterdã.
Então, como o protagonista já avisa no quote acima, ele mora em um lar de idosos em Amsterdã. Nunca recebe visitas, e só bem para a frente no diário descobrimos porque. Não tem muita paciência com resmungos e lamentações, e por isso leva uma vida bem solitária, exceto por alguns poucos amigos que conhece já há muitos anos: Evert, que mora em um lar ligado à casa de repouso, e portanto usa as áreas comuns e participa das atividades, e Anja, sua espiã no escritório da diretoria. Hendrik convive o necessário com os outros moradores para não parecer antipático, mas não faz isso com prazer.
Bonito nome, “sala de estar”, mas vende gato por lebre. “Salão RRR” seria melhor. Os três erres significando: resmungar, reclamar e ridicularizar. Tarefas diárias, para alguns.
Hendrik nos fala sobre a vida na casa de repouso e com isso critica a assistência social a idosos em seu país. E ainda nos diz que tende a piorar consideravelmente, sendo acessível a bem menos pessoas, já que os planos são de reduzir de forma drástica o número de instituições existentes.
Ele também comenta sobre a política em geral, tanto na Holanda quanto em outras partes do mundo. Durante o ano, Hendrik passa por vários estados de humor, o que é inevitável devido a tudo que tem que enfrentar. Descobre que não precisa passar tanto tempo sozinho ao dar chance para pessoas com interesses comuns fazerem parte de sua vida, mas tornando-se amigo de mais gente também tem mais motivos para se preocupar, já que problemas de saúde não são nada incomuns.
A diagramação é simples mas bem feita, as folhas são amareladas e não encontrei erros durante a leitura. A fonte tem um tamanho ótimo e contribuiu para que a leitura fluísse ainda melhor. Gosto muito da capa, o rosto colocado nela ficou bem expressivo e até acho que pode se referir a certo momento da narrativa.
Embora eu não concorde com todas as opiniões do protagonista, me identifiquei com a maior parte delas. Acabei chegando ao final querendo mais e felizmente minha vontade poderá ser satisfeita, já que uma continuação do diário foi publicada no exterior em 2016.
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirApesar do gênero não fazer muito a minha linha de leituras, gostei bastante da sua resenha, vou ser sincera ao dizer que eu talvez não leria, mas quem sabe né?!
Um beijo.
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirAchei super interessante a premissa do livro, sempre me encanta obras com esse estilo. Acho que adoraria Hendrik, e para falar a verdade, estou super curiosa para conhecer melhor o seu mundo. Fico feliz que a leitura tenha sido satisfatória para você, é bom quando chegamos ao fim do livro querendo mais, principalmente quando tem mais rsrsr. Adorei a resenha, e espero ter uma oportunidade conhecer a obra em breve.
Beijos,
Dai | Virando a Página
Oii
ResponderExcluirEu amo esses livros onde a personagem principal é o narrador, aliás, eu não entendi bem se a personagem é ficção ou um auto retrato do autor... rsrs
Vou curti muito esse livro.
Bjoo
Como o autor escreve com um pseudônimo e não revela sua identidade, ninguém sabe... Rs...
ExcluirNão sou de ler esses livros, prefiro os do ficção, mas a história desse parece ser tão interessante que eu fiquei um pouco curiosa, quem sabe eu não saia da minha zona de conforto, e acabe pegando ele.
ResponderExcluirParabéns pela resenha.
Beijos!!!
http://follow-and-breath.blogspot.com.br/
Olá!!
ResponderExcluirGostei da sua resenha, eu achei muito legal!! A história parece ser muito cativante e o melhor de tudo é que você gostou e que terá continuação. fiquei interessada em conhecer mais a fundo essa história. Parabéns pelo post e boa leitura!!!
bEIJOS!!
Olá tudo bem?
ResponderExcluirAdorei sua resenha, muito bem detalhada e os quotes que você selecionou são muito bons, mas não sei se leria, apesar de ter ficado bem curiosa a respeito de Hendrick e saber mais como é estar em sua pele. Que bom que foi uma boa leitura pra você, é tão bom quando pegamos um livro pra ler e ele atende as nossas expectativas! Vou deixar anotado, quem sabe não mude de ideia.
beijinhos
http://leiturize-se.blogspot.com.br/
Oi Ju! Não costumo ler esse tipo de gênero, mas sua resenha me deixou interessada em ler. Deu para perceber que é possível tirar algumas reflexões, é o protagonista me fez gostar dele, deve ser um personagem interessante. Parabéns pela resenha. Beijos!
ResponderExcluirOie amore,
ResponderExcluirAdoro esses livros diários, traz tanta coisa legal....Só não curti muito por conta da idade do protagonista... mas, vou deixar em segundo plano aqui anotado, num outro momento tento ler.
Que bom você gostou!
Beijokas!
Oii
ResponderExcluirPara ser sincera, nunca li nada desse gênero e nem parecido mas tenho muita vontade. Ainda não conhecia esse livro mas sua resenha me deixou bem curiosa, quero conhecer mais a vida desse senhor rsrs
Beijos
Não conhecia essa obra, e em um primeiro momento achei que essa leitura não é pra mim, mas conforme comecei a ler a resenha achei interessante. Quero conhecer esse protagonista, e descobrir porque ele não recebe visitas, rs.
ResponderExcluirbeijos
www.apenasumvicio.com
Oi Ju!
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas quando comecei a ler a resenha e vi que era escrito em forma de diário me interessei na hora. Simplesmente adoro quando o livro é escrito dessa forma, acabo me sentindo mais próxima do protagonista e da história, como se estivesse vivenciando tudo aquilo em tempo real.
Acredito que, por conta da idade, muito daquilo que ele acredita vai de encontro aos nossos pensamentos e ideais. Mas não deixa de ser uma leitura bem interessante. E que bacana que vai ter continuação.
Beijos
Olá Ju!
ResponderExcluirAinda não conhecia esse livro, mas não fiquei muito interessada nele, infelizmente. Acho que é uma obra ok, mas não é pra mim.
Entretanto, achei legal você concordar e discordar de algumas atitudes do protagonista e que terá continuação.
Beijos!
Quando eu vi a divulgação do lançamento desse livro não pensei que ele poderia ser tão interessante. Agora, lendo sua resenha e sabendo um pouco mais fiquei curiosa e querendo ver se concordo ou não com as ideias apresentadas no livro. Coloquei ele na lista!!!
ResponderExcluirBeijinhos,
Lica
Oi, tudo bem? Nunca li livros em diários, não é algo que me interesse muito, mas a personalidade desse personagem me chamou a atenção, embora o "cenário" não seja muito atraente para mim, creio que ele tenha coisas interessantes a dizer. Talvez desse uma chance :)
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirPelo que entendi da resenha, o livro me parece uma biografia, até hoje só li a de Mandela, que fi bem interessante, mas pela sua resenha acredito que o autor tenha te conquistado kkkk, mas por enquanto eu passo.
Beijokas
Olá,
ResponderExcluirAchei interessante a leitura de um diário no qual o personagem é um homem idoso. Normalmente encontramos esse tipo de livros com personagens femininos, sendo crianças ou adolescentes. Porém não me interessei muito pela história. Os temas abordados não me interessaram.
Beijos,
Delírios Literários da Snow