quarta-feira, 26 de agosto de 2015

[Resenha - Novo Conceito] Para Continuar

Postado por Ju às 17:00
Título: Para Continuar
Autor: Felipe Colbert

Envolver-se com a jovem Ayako é a oportunidade perfeita para Leonardo César esquecer a sua vida tediosa e perigosamente limitada, tudo por culpa do seu coração defeituoso. Enquanto isso, com a ajuda de seu avô, Ayako tem a difícil missão de manter inacessível um porão de dimensões que vão além da loja de luminárias que ela gerencia, repleto de milhares de lanternas orientais, cujo mistério envolve os habitantes do bairro da Liberdade. A partir dos crescentes encontros entre Leonardo e Ayako, uma nova lanterna surgirá para os dois. Eles terão que protegê-la com afinco, ou tudo que construíram juntos poderá desaparecer a qualquer momento. O que ninguém conseguiria prever é que Ho, um jovem chinês também apaixonado por Ayako, colocaria em risco o futuro desse objeto. E com ele, o sentimento mais importante que dois seres humanos já experimentaram.

Amei os livros do Felipe que li antes desse, e solicitei Para Continuar sem nem mesmo ler a sinopse. Infelizmente, não tive uma experiência tão boa quanto das outras vezes... a história não conseguiu me conquistar da forma que imaginei que conseguiria. 

Leonardo tem 20 anos e está na faculdade. Precisa conviver com restrições devido a um problema de coração. Mas pode fazer muitas coisas normalmente e um dia, no metrô, dá de cara com uma garota que o fascina completamente. Senta ao lado dela e tenta puxar conversa, até perceber que ela está usando fones de ouvido. Então toca de leve seu braço e pergunta o que está ouvindo... acaba conseguindo dividir os fones por um curto período, e ouve uma música oriental bem calma e tranquila... até que o fone é retirado do ouvido dele e a garota que o encantou desce apressada na estação Liberdade. 

Leonardo não consegue aceitar nunca mais vê-la, e passa a procurá-la no metrô. Depois de um tempo, tromba com ela novamente e a segue. Sabendo onde trabalha, um dia visita a loja e descobre seu nome - Ayako. A partir daí, um relacionamento que precisa enfrentar obstáculos complicados começa a se delinear.

Confesso para vocês que as coisas já começaram mal para mim. Essa coisa de amor à primeira vista é difícil de me convencer. Já na primeira página Léo diz: "sinto que aqui está a razão pela qual eu finalmente declararia guerra à minha vida tediosa e limitada". Sinceramente, achei um pouco demais. E depois esse negócio de seguir a Ayako, aparecer no trabalho dela... eu ficaria com medo dessa pessoa maluca.

O jovem chinês citado na sinopse, Ho, tem algum problema que não consegui identificar exatamente, mas é certo que tem a idade mental bem baixa. É apaixonado pela Ayako sem que ela lhe dê nenhuma esperança. Não consegui dar um desconto para ele por causa da deficiência, o achei completamente irritante, egoísta e sem noção. Pode até ter um bom coração, mas não tem a menor ideia de como deixar os outros viverem a própria vida. Cada vez que ele aparecia eu queria jogar o livro na parede - e ele apareceu muitas vezes. E o pior é que ainda tem um primo totalmente do mal que só o fazia se tornar a cada dia pior.

O que achei que valeu a pena foi a história por trás das lanternas orientais. Foi a parte que achei mais fofa no enredo. Gostei da relação entre Ayako e seu avô, e do segredo que eles dividiam - que, bem, na verdade não é um mistério enorme, desde o início eu entendi exatamente o que queriam dizer as lanternas, mas só bem para a frente no livro foi explicado exatamente como o porão em que elas eram mantidas funcionava.

Adorei a capa e a diagramação também. As lanternas estão presentes no início de cada capítulo e dragões orientais aparecem de vez em quando para dividir partes deles. Achei o ritmo inicial bem lento, mas claro que isso pode ter acontecido devido à minha birra com o amor relâmpago. Depois consegui me interessar mais pela história e a narrativa me pareceu mais ágil.

Não ter curtido muito esse livro não me faz querer menos ler novas obras do Felipe, realmente sou fã do autor, embora dessa vez a leitura não tenha funcionado bem para mim. Aconselho que leiam para tirar suas próprias conclusões.

15 comentários:

  1. Oiii!

    Eu teria medo de um cara me seguindo no metro SHAUHSUAHSU. Acho que essa foi a resenha mais "negativa" que li para essa obra, todo mundo estava morrendo de amores e como eu não conheço a escrita, não sei o que esperar da obra, mas fiquei bem curiosa em relação a ela.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi ju, depois de ler sua resenha estou bem feliz de não ter solicitado o livro, não acho que iria gostar então nem me dei ao trabalho, mas confesso que a mitologia das lanternas me chamou atenção e fiquei curiosa para saber do que se trata, mas vou pesquisar no google, mais fácil kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Nunca li nada do autor, mas tenho muita vontade.
    Realmente, esse exagero do amor a primeira vista incomoda mesmo.
    Espero ler algo do autor em breve, mas acho que não vou começar por esse livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oiiii tuddo bem?

    Então gostei muito da sua resenha, bem elaborada, porem não e um livro que me chame muito a atenção um cara me seguindo? nemmm gosto disso não kkkk Mais quem sabe um dia eu leia ne.

    Beijos
    Mundo B

    ResponderExcluir
  5. Pensei seriamente em solicitar o livro, mas confesso que depois da sua resenha eu seria bem parcial. Fico feliz em ter apostado em outro kkkkkk essa história de amor à primeira vista feat perseguição comigo também não rola!

    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ju essas perseguições e amores instantâneos realmente nem sempre convencem uma pena, a sinopse em si não havia chamado minha atenção, lendo sua resenha, confirmei que o livro não é para esse momento de minhas leituras. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Juju, sua linda, tudo bem
    Eu sempre quis ler um livro do autor, mas fico dividida, porque não importa o livro, sempre tem gente que gosta e gente que não gosta. Então, na média, acaba não me atraindo, eu receio não ser o público alvo desse autor. Mas gostei muito da frase que colocaram na capa do livro: quando o amor acontece uma luz se acende. Isso é muito romântico.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju, eu também me irritaria com esse amor relâmpago, já achei péssima a forma como essa"paixão" aconteceu só de ler a sua resenha. Com certeza eu surtaria com um louco me seguindo, nem posso imaginar isso. Embora você tenha dito que a história foi melhorando, não consegui sentir interesse pelo livro, tanto que nem solicitei para a editora. Por enquanto passo essa dica.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  9. Olaaa
    Parece ser um bom livro pena qur nao foi tão bom assim pra você, espero que tenha melhores experiências na próxima com o autor, espero ler em breve e gostar.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  10. Olá Ju, eu também não consegui me convencer com esse amor relâmpagos e ainda com ele seguindo ela, bom eu não curti muito o enredo do livro e não pretendo lê-lo por hora, mas quem sabe no futuro.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  11. Oieee!
    Q pena q não foi legal sua experiência.
    Ainda não li nada do autor e por isso fiquei meio assim de solicitar e acabei não solicitando o livro, achei a história meio clichê.
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  12. Que pena que você não curtiu muito!
    Ainda não li nada do autor, mas pretendo ler este!

    Beijinhoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu não me interessei muito pelo livro, e sua resenha me fez decidir que é melhor conhecer a escrita do autor por outros livros, rs. Também não gosto de romances instantâneos, nunca me convencem, rs,
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?
    Quando a NC mandou a sinopse desse livro eu não me interessei muito e sua resenha só me desanimou mais. Esse cara é meio psicopata e não curto personagens assim também...hahaha.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Achei a capa linda, eu adoro essas lanternas orientais, mas não conheço o significado, acho que teria que ler o livro para descobrir! Que pena que essa história não te cativou, mas eu penso como você, não é porque não curtimos um livro do autor que não vamos querer ler o restante da obra! Eu também não acredito muito nessas paixões avassaladoras a primeira vista e me incomoda quando as coisas acontecem muito rápido na história, acho que é o caso deste livro né! De toda forma, fiquei curiosa para ler e descobrir o segredo que a personagem partilha com o avô e o significado por trás das lanternas orientais!

    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo