Título: Príncipe da Noite
Autor: Germano Pereira
Editora: Novas Páginas
Toda manhã, o psicanalista Gabriel se surpreende ao acordar: sempre encontra uma mulher diferente dormindo ao seu lado. Ele nunca se lembra do seu nome, nem da maneira como a conheceu. A única coisa que resta de suas aventuras noturnas é um lapso de memória. Mas esta noite tudo se repetirá: quando cruzar com uma bela mulher, na noite seguinte, perderá o controle de quem é, porque o seu outro “eu” é capaz de tudo para satisfazer seus desejos mais primitivos. Mantendo esse segredo somente para si, Gabriel leva uma vida aparentemente normal na grande Londres, ouvindo diariamente os problemas de seus pacientes, enquanto tenta fugir das loucuras de sua ex-namorada. Mas nada é verdadeiramente normal para um homem que pode ser controlado pelo Príncipe da Noite...
Príncipe da Noite conta a história de Gabriel, um cara completamente perturbado, na minha opinião. Ele é psicanalista e tem lapsos de memória há muitos anos, mas só recentemente percebeu que esses lapsos aumentaram consideravelmente, e isso começou a atrapalhar sua vida. Vive acordando ao lado de mulheres que nunca viu antes. Sabe que sua vida é dividida com um outro ser: o Príncipe da Noite, que muitas vezes o domina sem que ele tenha a menor chance de resistir. Seu "outro eu" é muito mais forte que ele.
Não consegui me envolver com o livro. Não gostei da linguagem utilizada, que é bem complexa e cheia de comparações - comparações tão confusas quanto o cérebro do personagem principal. Se houve um grande mistério, foi só para o Gabriel, porque desde o início eu sabia o que ele levou praticamente o livro inteiro para descobrir.
Na minha opinião, a personalidade original de Gabriel é tão ruim quanto sua outra personalidade. Ele odiava pensar que o Príncipe da Noite destruía o coração de quantas mulheres fosse possível mas, ao mesmo tempo, não conseguia deixar de aproveitar os breves momentos que conseguia vislumbrar, em que o "príncipe" estava com mulheres com quem ele nem sonharia estar. Nunca pediu ajuda, apesar de desconfiar que tinha um transtorno psicológico grave. Em resumo, um covarde.
Embora eu tenha tido sérios problemas com o personagem principal, e também com o mistério que para mim não foi mistério algum, o livro acabou me prendendo sem que eu percebesse. O interfone aqui em casa tocou ao mesmo tempo que o telefone em uma cena e eu dei um pulo de tão assustada! rs... Foi uma boa ideia, mas não gostei do desenvolvimento. Se o "príncipe" participasse mais diretamente de mais cenas, talvez fosse mais fácil acompanhar a história e, talvez, eu tivesse conseguido gostar um pouquinho do Gabriel.
Gostei muito da capa e achei que combinou com o enredo. As folhas são amarelas e a fonte tem um tamanho bom. Não encontrei erros de diagramação ou de revisão. Infelizmente, não foi uma leitura que me agradou, mas isso não quer dizer que não agradará vocês.
OIee Ju! É muito ruim quando não nos envolvemos totalmente com um livro,né? Dá uma sensação de tempo perdido...enfim, tenho esse livro e quero ler para saber o que acho.
ResponderExcluirBeijos!
Monólogo de Julieta
Já não gostei desse Gabriel pelo o que você disse. O enredo também não me deixou muito interessado :(
ResponderExcluirAlguma hora pegarei ele para ler, e verei o que eu acho.
David - Leitor Compulsivo (www.leitorcompulsivo.com)
Eu não curti essa capa e a sinopse do livro nunca me chamou a atenção. Eu sempre espero que resenhas possam me fazer mudar de ideia, mas nao foi o caso hahaha
ResponderExcluirÉ ruim quando não nos envolvemos com o livro, mas faz parte dessa nossa vida de blogueiro né rs
Beeijinho. Dreeh
Blog Mais que Livros
Que pena que você não agradou da leitura. A resenha ficou ótima, talvez algum dia eu procure esse livro para poder ler e tirar minhas conclusões ;)
ResponderExcluirAté mais!
Math // de-livro-em-livro.blogspot.com
Eu não conhecia esse livro Ju, mas a capa me encantou, tão linda, tão envolvente.
ResponderExcluirO enredo desse livro não chamou minha atenção, e agora ciente dos pontos que você ressaltou, prefiro não dar chance pra Gabriel, to evitando gastar meu tempo em leituras mornas.
Beijos.
Leituras da Paty
Oi Ju, tudo bem?
ResponderExcluirQue pena, quando li a sinopse, pensei que leria uma trama de suspense psicológico, que gosto muito e é difícil de achar. Como você disse, parecia uma boa ideia, pena que o autor não soube agradar.
Beijinhos.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Ola Ju é tao ruim quando o livro não nos prende , a leitura fica pesada e lenta . Mas estamos aqui para ler e deixar nossa impressão , com certeza sua próxima leitura será viciante .
ResponderExcluirabraços
Joyce
Oie Ju,
ResponderExcluirEsse livro nunca me chamou atenção, e agora depois de sua resenha, só me confirmou o que eu já pensava sobre o livro, acho a capa bem legal, mas mesmo assim o livro não faz meu tipo. Imagino o susto que deve ter levado hahah.
Mayla
Mas gente, quem é esse autor que eu nunca ouvi falar? o.O Normalmente a galera da NC nacional é bem divulgada, mas eu não conhecia nem o escritor nem o livro. Cruzes! Não me interessei pelo enredo, ainda mais com tanta previsibilidade.
ResponderExcluirEu ri com vc falando do susto com o telefone. Sou dessas! Nem leio suspense/policial à noite ou no escuro pra não ficar achando que qualquer barulhinho é um perigo. kkkkkk
Beijinhos!
Giulia - Prazer, me chamo Livro
Oi Ju,
ResponderExcluirMistério que não é mistério é muito ruim, você falou em prender, eu amei sua resenha e estava adorando o enredo do livro até você falar esses pontos fracos. Realmente, se ele não procurou ajuda ele é tão culpando quanto sua outra personalidade e covarde tb.
Mas gostei do enredo, vou acrescentar à minha lista de desejados.
Beijos,
--
Priscila Yume
http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/
Oi, Ju!
ResponderExcluirEu vou ser bem sincero: eu tenho um certo preconceito com relação às capas da Novo Conceito. Elas são sempre tão extravagantes... enfim! Pelo que você descreveu na sua resenha, o livro não faz muito o meu gênero e parece ser um tanto quanto monótono, porém bem trabalhado. Adorei todos os pontos que você explorou, desde o enredo até os atributos do exemplar físico!
Até logo,
Sérgio H.
www.decaranasletras.blogspot.com
Olá Ju
ResponderExcluirNão achei a capa muito bonita não. Achei agradável.
Bem a sinopse, me despertou um interesse, e achei muito
bom de sua parte resenhar com tanta verdade. Gostei de sua sinceridade
apontando vários pontos. Acho que daria tudo pra dar certo essa narrativa,
uma pena ter ido por outro caminho.
bjs
http://www.loveebookss.com.br/
Oieee, ainda não conhecia este livro rsrs, achei a capa muito linda, mas a história não chamou minha atenção, acho que eu não leria, adorei sua sinceridade na resenha rs foi uma pena que você não tenha gostado do livro rs, Abraços.
ResponderExcluirAh, se tem algo que eu detesto é não ter essa sensação. Eu adoro ler e sentir aquele gostinho de quero mais, ou até esmo sentir falta dos personagens e da história. É como perda de tempo. Mas apesar disso, não conhecia os livro e adorei a capa!
ResponderExcluirbeijos!
www.cinefilandobr.blogspot.com
Olá!
ResponderExcluirEu detestei esse livro. Tinha recebido ele por book tour, mas não consegui chegar nem na metade do livro. Ele é muito chato e desconexo.
Adorei a sua resenha.
Beijinhos!
http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/
Oi Juju!
ResponderExcluirJá aconteceu de eu não gostar do protagonista, e isso derruba a leitura para mim! Achei legal que vc tomou um susto, eu me mato de medo quando to lendo suspenses aqui na sala e a casa começa a estalar. ahhahahaa
Gostei da capa e foi uma novidade para mim essa obra, não conhecia. Pena que não curtiu a leitura!
Grande beijo!
Paulinha Juliana - Overdose Literária
http://overdoselite.blogspot.com.br/