quarta-feira, 9 de julho de 2014

[Resenha - Novo Conceito] Enquanto a chuva caía

Postado por Ju às 14:00
Título: Enquanto a chuva caía
Autora: Christine M.
Editora: Novas Páginas

Erik não procura mais a garota dos seus sonhos. Vive em busca de adrenalina e de uma razão para continuar cumprindo tarefas obscuras. Ele sabe que é muito bom no que faz e não vê nada que possa ser melhor do que os seus dias repletos de perigo. O que Erik não esperava é que sua paixão por correr riscos seria a sua ruína. Ameaçado, ele precisa fugir para o exterior e viver disfarçado de cidadão comum, trabalhando como advogado em uma grande empresa. Marina comanda o império da família depois de seu pai ter sucumbido ao mal de Alzheimer. Precisa suportar ver os pais tombarem diante da ação implacável do tempo, enquanto ainda carrega a ferida provocada pela morte do jovem marido. Com o comando das empresas nas mãos, ela percebe que nem todas as atividades da corporação obedecem aos manuais de boa conduta. Quando ambos se encontram, presente e passado se misturam, dando início a um mistério arrebatador que os atrai a uma paixão incontrolável. No entanto, os segredos, cedo ou tarde, virão à tona e os colocarão em lados opostos da balança. Nenhum dos dois é inocente, mas será que eles aceitarão as verdades que tanto se empenham em esconder? É possível construir um futuro mesmo depois de descobrir que nesta história não há mocinha nem herói?

Enquanto a chuva caía conta a história de Marina, uma garota que de repente precisa assumir o império da família após seu pai ter sido diagnosticado com Alzheimer, e sua mãe ter precisado se ausentar do trabalho para cuidar dele. Conta também a história de Erik, um cara que se define com um "informante com benefícios" da polícia. Ele ajuda em investigações, e também usa meios nada ortodoxos (e nem um pouco legais, nos dois sentidos da palavra) para cuidar de situações em que a polícia se descobre de mãos atadas. Duas pessoas que sabem que têm um lado obscuro, mas se esforçam para viver bem mesmo com a presença dele.

É na bagunça das minhas identidades que eu sei quem sou. Talvez nos acostumemos com qualquer rotina, qualquer vida, e acabemos criando involuntariamente uma teia em volta de tudo que consideramos nosso. Talvez fiquemos cegos, trancados ali, iludidos pela segurança que parece oferecer tudo o que nos é familiar. Não importa: para o bem ou para o mal, a gente quer o que já conhece, o que não gera receios ou insegurança.

A narrativa é em primeira pessoa, intercalada entre Erik e Marina. Isso nos permite conhecer mais as personagens, com certeza, mas também me incomodou. Eu gosto de livros que nos trazem belas lições, é uma das coisas que mais curto em uma leitura. Acontece que descobri que essas lições têm muito mais valor para mim quando são mostradas, e não ditas. 

Li trechos bem longos de reflexões das personagens, em que o conteúdo era realmente muito legal, mas esses trechos não me tocaram. Não é que Erik e Marina não cresçam durante a leitura, e não se tornem pessoas melhores e completas. Isso acontece. Está sendo complicado demais explicar o que senti para vocês, mas é que eu preferia que acontecimentos, e não pensamentos apenas, os fizessem chegar a todas aquelas conclusões. Sim, eles foram influenciados pelas próprias vidas, mas eu preferia que eles me mostrassem mais que contassem. Acho que é isso. É o melhor que posso fazer para explicar, sinto muito por não conseguir ser clara a esse respeito.

Mas o livro tem muitos pontos fortes. Ele deixa o clichê um pouco de lado e nos apresenta a uma garota que viveu os momentos mais felizes da sua vida no meio da chuva. Marina até encara com desconfiança dias lindos demais, pois as coisas ruins que acontecem com ela sempre são acompanhadas pelo sol brilhando em um maravilhoso céu azul, provando que sua infelicidade não fará o mundo parar. 

- Eu tenho vários medos, mas prefiro fingir que não, porque eu acho que isso me deixa a salvo.

A autora conseguiu me fazer desconfiar das pessoas erradas, fiquei meio neurótica... rs... Criou personagens imperfeitas, mais próximas da realidade. E essas personagens, no geral, aceitam que têm muito a melhorar, mas não se lamentam, correm atrás disso. Alguns trechos me arrancaram um sorriso bobo. Achei muito interessante ter sido utilizado o recurso de deixar as personagens conversarem diretamente com o leitor algumas vezes. O amor, a amizade e as relações familiares têm destaque na narrativa, e é dada uma grande importância a essas três coisas.

Ele fica perto o suficiente para me socorrer e longe o bastante para me fazer acreditar que minhas imensas e ridículas quedas são apenas escorregões corriqueiros. Acho que essa é a melhor definição de amigo que eu consigo imaginar.

A edição está linda. Amei demais a capa, escolheram uma foto bem expressiva. A diagramação também está ótima, a letra tem o tamanho ideal e as páginas são amarelas. Só me lembro de ter encontrado um erro de ortografia no livro, então considero a revisão excelente.

Achei a história realmente muito boa, mas não me agradou muito a forma como foi trabalhada. Mas só li resenhas super positivas a respeito da obra, então aconselho que vocês leiam, de qualquer maneira, para tirar suas próprias conclusões.

- Aprendi que não adianta querer evitar as coisas ruins; elas vêm de um jeito ou de outro. Então, pra quê adiar as boas? Essas sim podem acabar não vindo nunca.


23 comentários:

  1. Adoro livros que me fazem desconfiar de uma pessoa totalmente diferente da que vai ser a vilã ou que provocou o grande acontecimento do livro, gosto de ficar com o queixo caído rsrsrs. Entendi o que você quis dizer com querer que os personagens vivessem as lições e não que elas aparecessem em seus pensamentos apenas!
    Beijos
    Porão da Liesel

    ResponderExcluir
  2. Oie Ju
    Eu li Enquanto a Chuva Caía recentemente é gostei muito. O ponto negativo pra mim foi essa intercalação, que não era avisada e isso me atrapalhou,porém eu gostei da história. Também gostei muito da capa, representa muito bem a história. Recomendo que você leia Sob a luz dos seus olhos, o primeiro livro da autora, é muito bom.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  3. gente que livro esse mulherrrrr??????
    fiquei assim meio perdida na sinopse,e um livro que ao meu ver acho que devemos ter muita concentração ao ler para entender a historia que por sinal super envolvente ,ta ai um livro que quero ler adoreiii
    MIL BEIJOS
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  4. hahahahaha Adorei o fato de ter te deixado neurótica... significa que a leitura é envolvente... fiquei interessada!

    http://corujicesnomundo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Se surpreender com personagens, desconfiar dos errados, vê-los evoluir deixou o livro bem envolvente.
    Bjús, Cih
    http://quadrofeminino.com

    ResponderExcluir
  6. Não curto muito historias com doenças e essas coisas, fica massante, me sinto meio mal sabe?
    hahahaha

    www.umbigosemfundo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju! Achei sua resenha muito honesta.. estou ansiosa ainda para ler por que acho que a história deve ser bo, mesmo tento algumas falhas. Também a edição e a capa muito bonitas!

    Beijos, Paola
    uma-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é nacional? Faz tempo que não leio um mistério, bateu mó vontade d eler aqui. Bj
    http://coisasdebelaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii! Então, adorei saber que a autora criou personagens mais próximos da realidade, com defeitos, falhas.. gosto muito de personagens assim! Estou bem curiosa para realizar essa leitura, ainda mais após sua resenha ^^'

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  10. Eu também só tenho lido resenhas positivas sobre esse livro, mas mesmo não fiquei com vontade de ler. A capa não me pegou e nem a sinopse, então, passei ele no momento. A autora é bem conhecida, com outros livros lançados por outra editora, mas eu não a conheço e por enquanto, não vou conhecer.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  11. Oie,
    li outro livro da autora e gostei bastante, então estou curiosa para ler este.
    Adorei sua resenha. O livro parece ser muito fofo

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  12. Achei o enredo interessante e a sua resenha está muito boa...levantando todos os pontos fortes e fracos do livro....Mas, como você sugeriu, vou ler para chegar a uma conclusão. bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju,

    Como você, eu também só li resenhas positivas sobre esse livro, a capa é muito lindo, imagino que pessoalmente deve ser mais, sempre é legal os personagens serem mais próximos da realidade, não é que eu esteja cansada de personagens perfeitos, mas é que é demais ás vezes.

    Mayla

    ResponderExcluir
  14. Quero muito ler o livro, entendi seu ponto de vista. E é meio chato quando a forma como a história foi trabalhada não nos convence.
    Até mais. http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Aah, Ju, eu amei EACC! ♥ Sou meio suspeita quando se trata da Chris, porque ela foi a única que me fez chorar por mais de 2 páginas. Gostei dessa imperfeição das personagens e também fiquei perdida com minhas suspeitas. Mas amei o casal protagonista e a forma como o relacionamento deles se deu. Que bom que vc gostou, mesmo não tendo te atingido da mesma forma que a mim.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  16. Oláaa!
    Estou doida para ler esse livro. Assim como você, só li resenhas positivas dele, mas é bom saber que você não amou o livro... é bom ler opiniões diferentes, assim não ficamos com expectativas tão altas, né?!
    Nada mais frustrante do que ler um livro com expectativas altas de mais e se decepcionar.

    Parabéns pela resenha.

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Ju, tudo bem?
    Alzheimer é uma doença muito, mas muito triste, acho que triste nem é palavra, é horrível, devastadora. E o título do livro explicado na sua resenha me emocionou, a vida da protagonista não deve ser fácil.
    Ju, talvez seja por isso que ela faça tanta reflexão, e tente melhorar, evoluir, começando a refletir sobre a vida.
    Eu nem li o livro e estou defendendo, risos... é porque esse tema mexe comigo. Quero muito ler, apesar disso, não sei se serei convencida ou não, mas só pelo assunto, e por esse mistério já gostei.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Esse livro tem tudo pra prender minha atenção, um misto de romance e suspense, mais um pra entrar pra minha listinha

    ResponderExcluir
  19. Oi Juuuuuuu
    Apesar de não ter te agradado muito quanto ao mostrar e não citar! Entendo essa parte! O livro ainda está na minha lista! Estou bem curiosa para ler essa história e a autora é muito elogiada por ai! Espero que o próximo livro dela, vc ame!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Ju.
    Eu ja li EACC e amei a história.
    A Chris soube nos prender do começo ao fim. Os personagens são bem contruidos. Adorei o Erik com aqule humor sarcástico.
    Beijinhos!
    www.eraumavezolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Ai Ju, eu estou louca para ler esse livro *---*
    Adoro quando os autores conseguem enganar a gente hahaha
    Eu também prefiro que as mudanças sejam com atitudes, mas acredito que eu não vá me incomodar tanto quanto você

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  22. Oi Ju.
    Nossa mesmo você axhando que a história poderia ser de uma maneira diferente, estou mega curiosa com a leitura e doids para conhecer esses segredos.
    Adorei sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo