sábado, 18 de janeiro de 2014

[Resenha - Suma de Letras] Marina

Postado por Ju às 13:30
Tìtulo: Marina
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Tradução: Eliana Aguiar
Editora: Suma de Letras

Sinopse: Neste livro, Zafón constrói um suspense envolvente em que Barcelona é a cidade-personagem, por onde o estudante de internato Óscar Drai, de 15 anos, passa todo o seu tempo livre, andando pelas ruas e se encantando com a arquitetura de seus casarões. É um desses antigos casarões aparentemente abandonados que chama a atenção de Oscar, que logo se aventura a entrar na casa. Lá dentro, o jovem se encanta com o som de uma belíssima voz e por um relógio de bolso quebrado e muito antigo. Mas ele se assusta com uma inesperada presença na sala de estar e foge, assustado, levando o relógio. Dias depois, ao retornar à casa para devolver o objeto roubado, conhece Marina, a jovem de olhos cinzentos que o leva a um cemitério, onde uma mulher coberta por um manto negro visita uma sepultura sem nome, sempre à mesma data, à mesma hora. Os dois passam então a tentar desvendar o mistério que ronda a mulher do cemitério, passando por palacetes e estufas abandonadas, lutando contra manequins vivos e se defrontando com o mesmo símbolo - uma mariposa negra - diversas vezes, nas mais aventurosas situações por entre os cantos remotos de Barcelona. Tudo isso pelos olhos de Oscar, o menino solitário que se apaixona por Marina e tudo o que a envolve, passando a conviver dia e noite com a falta de eletricidade do casarão, o amigável e doente pai da garota, Germán, o gato Kafka, e a coleção de pinturas espectrais da sala de retratos. Em Marina, o leitor é tragado para dentro de uma investigação cheia de mistérios, conhecendo, a cada capítulo, novas pistas e personagens de uma intrincada história sobre um imigrante de Praga que fez fama e fortuna em Barcelona e teve com sua bela esposa um fim trágico. Ou pelo menos é o que todos imaginam que tenha acontecido, a não ser por Oscar e Marina, que vão correr em busca da verdade - antes de saber que é ela que vai ao encontro deles, como declara um dos complexos personagens do livro. (Fonte: skoob)

Sempre tive curiosidade de ler algum livro do Zafón. Todo mundo fala muito bem da escrita do autor, e eu precisava conhecê-la. Esse livro seria uma das minhas leituras da Maratona Literária (eu optaria pelo desafio, e ele seria meu livro com menos de 240 páginas). Acabei não me inscrevendo, mas como é um livro curto (189 páginas) decidi ler mesmo assim.

Mas não é porque o livro é curto que a leitura foi rápida. Demorei um pouco para terminá-lo, principalmente porque sou uma pessoa muito medrosa e o livro me assustou bastante. Não era uma coisa para a qual eu estava preparada. 

A vida costuma nos oferecer exatamente aquilo que não buscamos.


Marina tem uns trechos bem macabros. Quando me deparava com um deles, depois de algumas páginas tinha que interromper a leitura para respirar um pouco e me recuperar... rs... Várias vezes fiquei sem fôlego. O livro tem cenas com bastante ação, e não dá para o leitor saber quem é "amigo" dos protagonistas e quem é "inimigo", até quase o fim da história.

Nossas personagens principais, Marina e Óscar, são dois adolescentes que decidem investigar um grande mistério, sem ter a menor ideia da profundidade da história que irão encontrar. Até cogitei abandonar o livro por causa das cenas macabras, mas a escrita do Zafón é tão genial que eu simplesmente não consegui fazer isso. Construí uma relação de amor e ódio com a história, queria ler e não queria, mas não foi possível deixar de acompanhar os acontecimentos. O autor vai desvendando o mistério aos poucos, à medida que nos apresenta novas personagens, que vão revelando pedaços de um quebra-cabeça.

A verdade não pode ser encontrada. (...) É ela quem nos encontra. (...) A verdade está sempre a salvo das pessoas.

Antes do início da narrativa, temos uma nota do autor, que diz que esse livro foi publicado como juvenil, mas que ele pretendia que atingisse pessoas de qualquer idade. Na minha opinião, ele cumpriu seu objetivo, uma vez que Marina realmente coloca a gente para refletir. 

O tempo faz com o corpo o que a estupidez faz com a alma. (...) Apodrece. (...) Somos frágeis. Criaturas passageiras. Tudo o que resta de nós são as nossas ações, o bem e o mal que fazemos a nossos semelhantes.

Temos uma personagem que acredita que pode fazer o trabalho de Deus. Uma pessoa completamente desesperada e obcecada. No fim, é um pouco compreendida. O autor nos mostra que não podemos julgar as atitudes de alguém até que vivamos uma situação parecida. Não quer dizer que eu não considere essa pessoa maluca e maníaca. Só consigo pensar que perdeu o controle de si mesma, e isso é muito triste.

- Quem não sabe para onde vai não chega a lugar nenhum.

Vou querer ler outros livros do autor, espero que eu consiga fazer isso logo. E vocês, já leram algo do Zafón? Me contem! =)

Resenha postada no skoob.

17 comentários:

  1. Oi Ju!

    Eu simplesmente amo esse livro. Ainda não li outros do Zafón, mas mesmo assim posso dizer que ele é genial. A escrita é fantástica e o livro não é previsível. Chorei horrores no final. rs

    Beijos!

    http://roendolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Ju,
    Eu morro de curiosidade com esse livro, mas também sou medrosa e acabo deixando ele pra depois.. Mas já que você conseguiu, estou tomando coragem para ler também.
    A escrita do autor ser tão boa a ponto de te fazer continuar com a leitura mesmo com medo é uma ótima coisa, me animou bastante!
    Assim que achar alguma promoção irei comprá-lo com certeza! (:

    http://depoisdeumlivro.blogspot.com.br/
    espero a sua visita (:

    ResponderExcluir
  3. Nossa Ju, adorei sua resenha, o livro parece bem interessante. Já vi alguns filmes desse estilo, mas nunca li nada assim. A escrita do Záfon parece brilhante, tô louca para ler algum livro dele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju! No fim das contas vc gostou neh!
    Mesmo com medo foi uma leitura boa! Eu amo esse Autor e leia sim! Tem outros livros maravilhoso dele! Marina foi uma grande e bonita surpresa para mim!
    Beijos
    Muito boa resenha!

    ResponderExcluir
  5. Olá Ju!

    Nunca li nada de Zafón e sou muito curioso para conhecer a narrativa e a escrita do autor. Quando você disse que o livro te assustou bastante, eu pensei "caramba, deve ser muito bom". Adoro livros que dão medos, e mais ainda que tem uns trechos macabros. Este seria um bom começo para ler Zafón.

    http://momentoliterario1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!!! Nunca li nada do Zafón, mas eu realmente quero esse livro, já vi ele por 10,00 reais, mas não comprei por ser edição econômica(sou dessas). Eu já tinha curiosidade sem nem ter lido resenhas e agora quero mais ainda!!
    parabéns pelo blog, adorei!!

    Bjinhos da Sil!!!
    http://livrosemimimi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nada do Zafón, mas morro de curiosidade porque todo mundo fala bem dos livros dele, rsrsr. Mas fiquei um pouquinho assustada pelo fato de ter algumas partes medonhas, mas acredito que seja um bom livro e achei interessante o fato dele nos transmitir algumas reflexões como julgar as atitudes dos outros!!!

    Beijos!!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito de livros que nos fazem refletir,são meus livros prediletos pq posso extrair algo deles.Não tinha escutado falar sobre esse livro apesar de já ter escutado falar bastante do Záfon.Curti muito a resenha,entrará para minha listinha de desejos!
    Beijinhos ;D

    ResponderExcluir
  9. Marina também foi o primeiro livro que li do Zafón, e tive exatamente as mesmas sensações que vc! Comecei lendo pensando que era mais leve, não estava preparada para as surpresas. E também fiquei com medo em vários trechos! Mas realmente não dá pra deixar de lado. Eu adorei. E já tenho vários outros dele na estante esperando a vez! :)

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, querida!
    Bom, como você quero muito ler algo do Zafón, tem uns dois livros dele na minha lista, mas com certeza este não lerei, sou medrosa demaisss e não me arrisco, prefiro leituras mais leves que não desperte em mim "medo". Mas, com certeza comprarei esta obra para os meus sobrinhos e sobrinhas que amam este tipo de leitura e assim não fico com culpa por não prestigiar um autor tão bom.
    Amei a sua resenha, bem como dos trechos que você nos presenteou e uma dos que mais gostei foi "O tempo faz com o corpo o que a estupidez faz com a alma. (...) Apodrece. (...) Somos frágeis. Criaturas passageiras. Tudo o que resta de nós são as nossas ações, o bem e o mal que fazemos a nossos semelhantes.", muito verdadeiro.

    Bjs
    Tânia Bueno
    http://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Também sempre ouço só elogios da escrita do autor, cada dia fico mais curiosa pela leitura de seus livros, já li diversas resenhas, mas a sua foi a que me abriu os olhos para o fato do livro ser um tanto macabro, esperava um leitura mais densa, mas não algo assustado como você descreveu aqui.
    Gosto de leituras que nos tiram um pouco o fôlego, repleto de ação, mas com uma dosagem menor que encontramos aqui rs. Outro detalhe que me ganhou aqui foi a parte de mistério, que é desvendado aos poucos no decorre da leitura.
    Claro que tenho ler esse livro, igualmente como você fez, com pausas nas partes mais fortes hehe.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  12. Oi Jú. Bom, eu sou suspeita pra falar do Zafón, porque sou completamente apaixonada pela escrita dele. Ele é fantástico, cria um suspense como ninguém, mesmo Marina não sendo meu estilo de livro, porque também acho ele meio macabro, eu amei, não tem como não ficar curiosa com o final. Os outros livros dele são mais leves, mas a escrita dele sempre tem pssagens bem fortes, espero que você goste. Meu preferido é A sombra do vento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ai, todo mundo fala tão bem dos livros do Zafón que olha, cada resenha que eu leio, minha vontade fica cada dia maior!

    ResponderExcluir
  14. Oi Ju

    Eu ainda não li nada do Zafón, mas já li várias críticas muito positivas, principamente do livro que vc resenhou.
    Fiquei muito interessada em ler essa história macabra que Marina e Oscar enfrentam!

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Trechos macabros (medo) eu não tinha lido nada do Zafón, mas fiquei curiosa pra ler Marina, só não sei se tenho coragem rsrsrs. A proposito, adorei a resenha.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  16. Oiee Ju =)
    eu já li esse livro, fiquei arrepiada de medo, sim sou medrosa até na leitura, contudo Zafón é um autor que faz eu colocar meus medo de lado, achei a estória eletrizante, mas se quer uma dica, leia: A Sombra do Vento na minha humilde opinião é O MELHOR LIVROS DELE <3
    meu favorito de todos os tempo!

    ResponderExcluir
  17. Esse livro é mais uma das obras-primas do Zafón. Realmente tem o toque meio macabro que é característico dos livros dele, e tem várias coisas que te deixam perturbado com a leitura. É mais um livro que é impossível de parar de ler!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo