segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

[Resenha - Dracaena] A Lenda do Lago Dourado

Postado por Ju às 19:30
Título: A Lenda do Lago Dourado
Autor: Edson Vanzella Pereira
Editora: Dracaena

Sinopse: Os Baltimore são uma típica família de uma pequena e pacata cidade norte-americana. Tudo muda para eles quando o filho mais velho, David, com 15 anos de idade, passa em primeiro lugar no Concurso nacional de Superinteligentes do Governo Americano. Reconhecido como o novo grande gênio da nação, ele é contratado pelo governo para uma carreira de cientista. Mas, em sua primeira missão, envolve-se em um misterioso acidente que o deixa entre a vida e a morte. Srta. Marshall, agente do governo, responsável pela missão, sente-se culpada pela tragédia. Max, o irmão mais novo de David, com a ajuda da Srta. Marshal, começa a investigar secretamente as circunstâncias daquele trágico e enigmático acontecimento. Na procura por respostas, eles se envolvem em aventuras perigosas, eletrizantes, e acabam descobrindo que, por trás de fatos aparentemente sem ligação, há uma trama cruel em curso. Como pano de fundo, ainda temos uma misteriosa lenda envolvendo um lago conhecido como Lago Dourado, que vai eleger nada menos do que o próprio Max para uma missão vital ao lhe transmitir o Poder da Luz: localizar e destruir o Agente Negro, que é o mentor intelectual desse complô maligno que está pronto para eclodir. (Fonte: skoob)

Os Baltimore vivem em Morangovilles (eu adorei esse nome! rs), uma pequena cidade dos Estados Unidos. David, o irmão mais velho, desde pequeno demostra uma inteligência acima do comum. Mas até ele e sua família se surpreendem com a classificação maravilhosa que ele atinge no programa de Superdotados, que tem como objetivo encontrar os maiores talentos do país e colocá-los trabalhando para o governo. É criada uma denominação nova para David: agente zero. Mas, infelizmente, sua carreira é interrompida bruscamente já em sua primeira missão, quando ele é atingido por uma bala no meio de um tiroteio no Rio de Janeiro.

Esse foi um fato que me incomodou. O livro é nacional. O autor escolheu ambientar a história nos Estados Unidos. Por que a tragédia tinha que acontecer no Brasil? Nos Estados Unidos nenhuma tragédia acontece, nenhum atentado? Tudo bem que existe um motivo para o autor ter feito essa cena se passar em outro país, mas mesmo assim achei desnecessário. 

A história de A Lenda do Lago Dourado tem seu foco na família Baltimore. Além de David, conhecemos seu irmão, pouco mais novo que ele, Max; sua irmãzinha, Peggy; e os pais, Peter e Lisa. E é quando Peter decide contar uma história para sua filha que o destino dessa família começa a tomar um novo rumo. Estou falando da lenda do lago dourado.

Dizia a lenda que dentro daquele lago havia uma caverna submersa, que dava passagem para outra dimensão do universo. (...) Só encontraria esse portal a pessoa capaz de perceber uma luz dourada, que brota das profundezas do lago e indica o caminho. O escolhido deveria mergulhar na direção indicada pelos raios, que conduz ao interior de uma caverna. Ali se localizaria (...) um cajado brilhante com forte luminosidade. Ao encontrar e segurar firme esse cajado nas mãos, ocorreria uma enorme transferência de energia a essa pessoa, que passaria a ser dotada de incríveis poderes.

Claro que eu gostei da lenda! *-* 

Max Baltimore é escolhido para ser um Agente da Luz. Sua inteligência é aumentada de forma absurda, e sua capacidade física também. Ele aproveita para absorver todos os acontecimentos possíveis porque, junto com seus "superpoderes", ele ganha a missão de derrotar a Fraternidade da Escuridão. Para isso, terá que descobrir quem é o Agente Negro, o portador de todo o mal do universo.

Vocês não tem ideia dos planos mirabolantes que o Max inventa. Na maior parte do tempo, até que eu consegui acreditar que tudo aquilo era possível. Mas o autor cometeu alguns exageros, tipo fazer algumas personagens andarem 50 km sem comerem nem beberem nada... Ou fazer uma pessoa pular de uma cachoeira daquelas mega lotadas de água, e cair perfeitamente no lugar em que precisaria estar.

Talvez por conta desses exageros, eu não tenha entrado completamente na história. Tudo bem que, depois de um certo tempo de leitura, eu não conseguia mais parar de ler. Mas não me envolvi realmente com as personagens, fazia pouca diferença para mim se elas vivessem ou morressem. Só no finalzinho da última página senti uma leve comoção.

A narrativa é bem ágil, em nenhum momento me cansei dela. Indico para leitores que gostem de acompanhar a luta do bem contra o mal, que sejam fãs de livros com bastante ação, e que não façam questão de se emocionar profundamente.

A atitude de uma pessoa é igual ao leme de um navio. Mudando o leme, muda-se o rumo do navio. Mudando a atitude, muda-se o rumo da vida. É simples, não é?

27 comentários:

  1. Ju, gostei não! hahahahahaha
    Concordo com você que um livro nacional tem que fazer de tudo para amenizar as coisas "brabas" que acontecem aqui.
    Bem, não leria, não é meu estilo!
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    Até gostei da lenda e tudo , mas eu goste de me emocionar, de sentir a história!
    Então não me chamou tanta atenção!
    Gostei muito da resenha e da sua rescrita como sempre!!
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito de livros de ação,mas também fiquei incomodada com essa parte do tiroteio ser justo no RJ,por isso,não sei se leria.Mas achei super legal a lenda haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ai Ju, também não curti. Achei uma mistureba de coisas, como se o autor quisesse atirar para todo lado para agradar, sabe? No fim, parece que o enredo se perde.
    E me surpreendi ao ver que o autor é brasileiro e o livro nacional! Pela capa e sinopse, pensava que fosse americano... Mais um ponto negativo: a impressão é que ele quis atingir diretamente o público estrangeiro, quando poderia aproveitar mil outras ideias e cativar o público nacional.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi flor,
    As vezes é bom uma leitura assim que flui rápida, repleta de ação (para aqueles que estão acostumados com leituras mais calmas, assim como eu hehe). Gosto muito dessa luta infinita do bem contra o mal em livros, mas algo que me deixou com o pé atras foi esses exageros do escritor.
    De qualquer forma acredito que deva ser uma leitura válida.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha, o livro parece ser legal, mas não impactante. Bem, só posso tirar minha conclusão, lendo. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju,

    Quando vi a capa do livro, pensei em uma historia totalmente diferente, parece que a historia não é bem o meu tipo preferido, acho que não leria, o livro é brasileiro e se passa no Estados Unidos, estranho, sei lá, mas assim a resenha foi ótima, mas como disse acho que não leria mesmo.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Jú esse livro tem todos os elementos de que eu gosto, ou seja, junta tudo e você tem AÇÂO! Bem isso vendo pela perspectiva de sua resenha, vou me informar mais sobre o livro e provavelmente estará em uma de minhas estantes, virtual ou física!

    Abraço
    Claudinei Barbosa
    http://resenhandoecontando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a resenha, parabéns, o livro parece assim, ser bem massa, mas não me chamou muita atenção, mas garanto pesquisar mais sobre ele, quem sabe não gosto?!
    xoxo

    http://fevereira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Fora os clássicos literários, li poucos livros nacionais contemporâneos. Tenho um pouco de resistência ainda, apesar de saber que no Brasil temos ótimos escritores, afinal, Machado de Assis é meu autor favorito. Mas dos livros mais modernos ainda tenho receio. Mas gostei da sugestão :)
    (Retribuindo o coment e a visitinha, Bjos)

    http://fevereira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie Ju,
    Recebi esse livro em parceria com a editora e vou ler em breve. Eu gosto de histórias de ação, mas não curto muito quando não consigo me aprofundar com os personagens. Eu vou ler esse livro, mas com receio agora. Um ponto a favor do livro é que gosto de luta do bem contra o mal, então vamos ver o que acho do livro. Parabéns pela resenha!

    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  12. Ju, adoro livros sobre lendas, profecias, fantasias etc. E a história central do livro parece muito boa, eu também adorei a lenda, pena que não houve a aprofundação com o personagem, é tão ruim quando isso acontece.
    Adoro livros de ação, e como não recuso nenhum livro, eu leria sim, mas só se eu ganhasse o livro haha. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi , tudo bom?
    Bom na verdade não curti! Mais e bom sempre ler algo diferente do que estamos acostumado a ler, certo? então eu achei que foi uma mistura de muitas coisas porém diferente!!! O nome do livro e muito legal
    bjos

    www.perversastyle.blogspot.com
    http://www.youtube.com/watch?v=_eOs1S8vXWM

    ResponderExcluir
  14. Oiê flor tudo bem???
    Não podia deixar de ler essa resenha,porque me fez lembrar que estou com esse livro aqui também para ler... rsrrs.. Pelo o que você disse ele não é o tipo de livro que tem comoção e sim muita aventura, vou ser sincera gosto do conjunto rsrsrs, mas eu vou ler para tirar minhas próprias conclusões rsrsrrs. Mas o importante é que você gostou e isso ficou nítido em toda a resenha. Xero!!!
    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?? então, não gostei da capa do livro, e apesar da sinopse ser bem interessante, não conseguiu chamar a minha atenção rs, mas gostei da sua resenha, você escreve muito bem rs
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju.
    Eu gosto de livros que emocionam, mas preciso estar na vibe pra ler, não é qualquer momento que desce livros assim.
    Gostei da questão colocada, o autor poderia ter invertido as coisas, a história se passar no RJ e o tiroteio acontecer nos EUA, afinal aquilo lá não é a perfeição, e crimes ediondos acontecem.
    Li a sinopse, li sua opinião e concluí que é um livro que não despertou meu interesse.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  17. Oi Ju,
    tudo bem?
    Estou com esse livro por aqui para ler na fila. Eu também gostei da lenda, e adoro livros com ação. Uma pena que não tenha se envolvido muito com os personagens, mas se não atrapalhou a leitura, acho que vou gostar
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi querida, tudo bom?
    Eu tenho esse livro aqui mas ainda não tive vontade de ler, acredita? Uma amiga leu e me falou a mesma coisa que você escreveu, que foi desnecessário o autor trazer o desastre aqui pro Brasil. Acredito que isso dá uma "caída" na visão do Brasil, que já não é tão boa. Gosto de nacionais que engrandecem nosso país, e nem precisa puxar saco, sabe?

    Pelo menos você gostou da lenda, me inspirou um pouco *-*

    Beijos,
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, vi esse lançamento da Dracaena e como a capa é importante pra mim,
    não me chamou atenção. Bem, não fui atrás de nada sobre esse livro ele não atraiu minha atenção, o que posso dizer, é que é uma narrativa que gostaria de ler, mas parece que como você disse os exageros, o leitor não consiga se conectar com a historia, enfim, é um bom livro, mas não curti muito,
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá Ju!
    Estou com o livro aqui, mas ainda não li, mas fiquei passada com o que você disse, de que ele trouxe a tragédia aqui para o Brasil! Poxa já não tem tantas?
    Estou super curiosa com a lenda! Pretendo ler em fevereiro, vamos ver se consigo!
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  21. O autor deve ser fã de morangos, kkkkk
    Parece que o autor se perdeu um pouco nas fantasias ao exagerar em alguns pontos.
    Não fiquei interessada, :\

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Gostei da temática, mas não gostei muito dos exageros...
    Eu realmente fico meio perdida em livros assim...
    E parece que depois de alguns exageros tudo no livro se torna meio chato, sei lá...
    Mesmo sem ler também não gostei do fato do acidente se ter passado aqui no Rj...

    Beijos...
    http://ceciliabraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. ow, mais uma nacional que não conhecia, mas qu evai para minha lista de leitura, espero poder vim ler ele um dia, nacional são da minha prateleira. rs

    ResponderExcluir
  24. Eu estou com ele aqui para ler a um tempinho ... Eu cheguei a começar , mas a leitura me desanimou ...

    Adorei a sua resenha ! Add seu blog ao favorito ;)

    Beijos!

    www.estilogeek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Ju! Demorei mas cheguei! haha

    Então, a capa e o título do livro me chamaram muito a atenção! Um livro que eu nunca tinha ouvido falar, mas essa história de que o cenário é norte americano mas a tragédia acontece aqui no Brasil, me incomodou bastante! E gosto de livros que tocam a gente. Livros que tenham a ação, o mistério, a aventura mas também a parte humana, sabe? Que faz a gente se emocionar..

    Mas adorei sua resenha e o blog também!
    Sucesso, beijos

    http://semquererintrometer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Ju!! Quando vi a divulgação desse livro fiquei um pouco curiosa, mas depois perdi um pouco a vontade de lê-lo pelo fato do autor ser nacional e a história ser ambientada em outro país e também porque eu vi o pessoal comentado ( e comprovei isso agora através de sua resenha) que há muito exagero e as personagens são meias superficiais!!! Beijos!


    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Ju, bom eu acho que este exagero que você mencionou, é realmente um tanto broxante, mas ao ler sobre ele ser escolhido e ter suas habilidades aumentadas e tal, pode ser a explicação do exagero, ate por que é uma historia de fantasia, onde tudo pode.
    Gostei bastante do que você falou dele, achei a historia um tanto intrigante, e por isso chamou bastante a minha atenção. Vamos ver se consigo ele para ler, assim comprovo as minhas teorias criadas pela leitura de sua resenha, e as que vão por vir conforme vou lendo.
    Os quotes que você separou são otimos para atiçar quem ainda não leu. Culpada! hahahahahahahaha
    Adorei a resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    http://www.sanguecomamor.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo