quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

[Resenha - Farol Literário] Morra por mim

Postado por Ju às 20:00
Título: Morra por mim
Livro #1 da série
Autora: Amy Plum
Tradução: Martha Argel

Sinopse: Quando os pais de Kate morrem em um trágico acidente de carro, ela deixa sua vida para trás e vai morar com os avós em Paris. Para ela, a única maneira de sobreviver à dor é se jogar nos livros e na arte parisiense - até conhecer Vincent. Misterioso, charmoso e muito bonito, Vincent ameaça derreter seu coração com apenas um sorriso. No entanto, Kate descobre que ele tem uma missão muito especial na Terra, e que está envolvido em uma guerra que vem sendo travada há séculos. Ela logo percebe que, se seguir seu coração, pode nunca mais viver a salvo novamente. (Fonte: site da editora)

Nem sei por onde começar essa resenha... vocês não têm ideia de como eu fiquei fascinada por Morra por mim. A primeira vez que vi esse livro foi na Bienal do Rio de 2013, a capa dele é espetacular, simplesmente me puxou até ele. Aí li a sinopse e me interessei mais ainda. Nem acredito que demorei tanto a ler...

Eu sei que esse não é o primeiro livro que eu digo a vocês que é incrível, mas ele tem um diferencial bem importante. Pelo menos para mim, ele trouxe algo inédito. Trouxe seres sobrenaturais dos quais eu nunca tinha ouvido falar, e que me encantaram profundamente. A autora nos apresenta a uma raça formada por seres do bem e do mal. Claro que eu só gostei dos do bem... rs... Não vou dizer quem são eles, nem o que fazem. Só posso dizer que encaram uma vida bem difícil, e ganharam minha admiração eterna. 

- Não pode falar sobre nós a ninguém. Não que alguém fosse acreditar em você, mas tentamos ficar o máximo possível abaixo do radar.
Olhei-o, intrigada.
Você já ouviu falar de vampiros? - perguntou, com um sorriso misterioso.
Fiz que sim com a cabeça.
- Já ouviu falar de lobisomens? 
- Claro.
- Já tinha ouvido falar de nós?
Abanei a cabeça, numa negativa.
- É isso que se chama "ficar abaixo do radar", cara Kate. Nós somos bons nisso.

Pois é. Minha recusa em falar deles me deixa numa situação complicada para fazer a resenha. Mas é que foi tão fantástico ir descobrindo as coisas aos poucos que não quero tirar nem um pouco do prazer de vocês com a leitura. Desde o início da história, Morra por mim me fez sorrir. Eu sentia surgir nos meus lábios aquele sorriso que vem direto do coração. Depois veio também um pouquinho de sofrimento e de angústia, mas valeu a pena. Tem alguns trechos com bastante ação também, com direito a lutas de espadas! *-* Não consigo pensar em alguém para quem eu não indicaria esse livro. É completo e perfeito.

Amei algumas personagens, odiei outras. Mas são todas muitíssimo bem construídas, é muito fácil enxergá-las durante a leitura. Aliás, a autora nos presenteia também com uma viagem por Paris. Adorei o jeito que ela descreveu a cidade, fiquei com muita vontade de visitá-la.

Bom, eu não disse ainda nenhuma palavra sobre a história, né? Ok, vou falar só um pouquinho de algumas personagens importantes. 

Kate é uma adolescente do Brooklyn que acaba de perder os pais. Sua irmã, Georgia, só um pouco mais velha que ela, decide que as duas se mudarão para Paris para morar com os avós. As garotas já estão acostumadas à cidade, uma vez que se habituaram a passar as férias lá. Falam francês fluentemente e isso facilita sua ambientação. Cada uma decide enfrentar a dor profunda que sente de um jeito: Georgia se enturma logo e passa a frequentar as melhores festas da cidade tantos dias da semana quanto possível; Kate, após um período de intenso isolamento, começa a passar seus dias em um café, com seus livros (ela ama ler! *-*). É nesse café que Kate conhece Vincent, o homem perfeito. E, como eu não posso falar sobre o Vincent nem sobre as pessoas ligadas a ele, ficamos por aqui... rs...

Ele se recostou para trás na cadeira, com aquele jeito francês elegante. Mas havia algo frio e duro na expressão de seu rosto, sugerindo que a postura tranquila era só uma fachada. Não que ele parecesse cruel. Era mais como se fosse... perigoso.

Acredito que tenha dado para perceber que eu estou falando sério sobre o quanto o livro me agradou. O final não é do tipo desesperador, pelo contrário, ele acalma o coração. Mas, mesmo assim, quero muito que a continuação seja lançada logo! Não vejo a hora de passar mais algum tempo com os seres extraordinários que conheci. Espero, mesmo, que vocês leiam e se apaixonem.

Resenha postada no skoob.

24 comentários:

  1. Bem interessante, meio que um DRAMA, e tipo amo drama, e ainda por cima tem uma dose de guerra, que deixará qualquer um apaixonado pelo livro, ansioso para ler aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não classificaria como drama não, Bruno... rs... tem um pouquinho, mas não é a característica principal. Quanto à guerra, a maior parte das pessoas não tem consciência dela, mas ela existe!

      Excluir
  2. Oi flor,
    Menina esse livro me ganhou primeiro pela capa também, quando vi ele na livraria foi um amor a primeira vista rs, depois li a sinopse e resolvi compra-lo.
    Adoro livros nesse gênero, com toda certeza vou adora a leitura, ainda mais com esses personagem que nos encantam, por serem diferentes do comum, gosto disso na leitura.
    Amo quando autores consegue nos mostrar outros lugares em sua história, com uma riqueza de detalhes que aqui parece ter, ainda mais em Paris.
    Não sei ainda porque ainda não li esse livro também hehe, será minha leitura nesse ano.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, não é linda demais essa capa? Acho que você vai gostar sim, depois me conta se conhecia esses seres sobrenaturais que aparecem no livro... rs...

      Beijo!

      Excluir
  3. Olá, igual a você também fiquei fascinada pela capa do livro.
    Sempre olho a capa para depois ler a sinopse, a capa é linda um vermelho
    bem vivo. Não tive oportunidade de compra-lo ainda, mas espero que esse ano
    consigo, estou aflita para ler, pois adoro esse tipo de narrativa,

    bjs
    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Solange, espero que você possa comprá-lo logo, é muito bom! *-*

      Beijo!

      Excluir
  4. Uau sua resenha me deixou bem curiosa, tanto mistério? Quero saber que seres são esses? rs
    Eu nem tinha dado mto bola para esse livro quando foi lançado, mas agora pelo que vc escreveu ele parece diferente da maioria desse gênero, adoro quando os autores inovam e tb adora qndo a protagonista ama ler, acho que a gente se identifica, né?. A capa é muto bonita.

    Aline Lima
    http://alinenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super me identifiquei com a Kate carregando sua sacola de livros por todos os lados! rs... E é bem diferente sim, leia! =)

      Excluir
  5. Oi Ju,


    Desde quando eu li a Resenha da Patty do Coração de Tinta, eu fiquei apaixonada por esse livro, e agora a cada resenha que leio fico com mias vontade de ler, quero saber logo que ser é esse, se não é vampiro e nem lobisomem é o quê? E Paris meu sonho é conhecer Paris, espero ler esse livro em breve.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não posso contar, prometi pro Vincent... u.u

      Excluir
  6. Olá Ju!
    Como assim seres sobrenaturais que você nunca ouviu falar???
    Aguçou ainda mais minha curiosidade, pois estou doida para ler esse livro desde que foi lançado!
    Quero saber os mistérios dessa história!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha visto uma pessoa falar que era um livro de vampiros, e estava super mal-humorada com isso, porque eu considerava a informação um spoiler... rs... Aí minha surpresa foi ainda maior!! hehe... Leia que vale a pena! =)

      Excluir
  7. Oi, eu ganhei esse livro de amigo secreto e estou louco para ler kkkkkkk, amei a capa dele, é muito linda haha

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Sabe Ju, você me conhece , sabe o quanto eu amo livros desse gênero. E agora que você mencionou que o livro é tudo de bom, estou um tanto nervosa e braba com você. Serio, eu não tenho o livro aqui para matar meu desejo desenfreado de querer ler ele agora.Hahahahahahahaha
    Mas tá chega, não vou ficar aqui me auto mutilando. Eu sei que você é uma leitora que não consegue dizer ou sentir que a leitura não foi legal, pois sou assim também, mas tem aqueles livros que nos pegam de um jeito que é impossível não amar e gostar mais, ainda mais com este diferencial que você mencionou.
    Bom eu estou louca por este livro desde que vi o lançamento dele, ai para ajudar o livro estava caro, então acabei adiando a compra, que esta até hoje.
    Hei espera um momento, porque você não quer falar sobre os personagens? Olá? Eu necessito saber mais deles, e que seres diferentes são esse por qual você se apaixonou? Viu só como você é cruel.Hahahahahaha
    Flor eu amei a resenha, é uma pena eu não ter o livro, mas assim que der(espero que não demore) vou ter meu livrinho aqui.

    Beijokas Ana Zuky

    http://www.sanguecomamor.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, eu sofro, mas tem leituras que realmente não são legais e aí preciso dizer, mesmo que me doa muito... rs... Mas esse livro, ele é perfeito!!

      Não sou cruel, cruel seria contar!!! hahaha... Espero que você consiga ler logo!!! Aí me conta se já conhecia os seres diferentes pelos quais eu me apaixonei... rs...

      Beijo!

      Excluir
  9. Ju essa resenha foi maldade pra mim! Vc já sabe que eu sou apaixonada por livros sobrenaturais neh!! E vc coloca mais um no meu radar!!! Fiquei bem curiosa! Que tipo de sobrenatural novo? Será que eu conheço? Ai meu deus! Tenho que ler essa série agora! Mais uma série para mim! hahahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oie Ju! desde que vi a divulgação desse livro fiquei mega curiosa e piorou mais ainda quando você me presenteou com um marcador, rsrs.
    Achei fascinante o fato do livro trabalhar com seres diferentes, isso é muito bom, já que o ultimamente o seres sobrenaturais andam meio clichês e poxa fiquei morrendo de curiosidade pra conhecer o Vicent!!! Kate parece ser uma garota adorável! Acho que se eu sofresse uma grande perda agiria como ela: Solidão e livros!!! Mesmo sem falar muito sobre o livro, você faz qualquer um ficar louco por ele! Ótima resenha! beijos!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Uma menina da minha escola comprou na Bienal...
    Quando eu a vi lendo enchi de perguntas...rs'
    E ela me disse que estava gostando muito e que parecia ser incrível(ela ainda estava no começo)...
    Desde então acabei me esquecendo um pouco do livro...
    Mas agora, achei muita maldade da sua parte nos deixar super curiosa e quase não dá dicas...rs'

    Beijos...
    http://ceciliabraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Ju,
    tudo bem?
    Que livro é esse???? !!!!
    Já vi comentários e resenhas sobre a história, mas nunca como o seu:
    "Eu sentia surgir nos meus lábios aquele sorriso que vem direto do coração. Depois veio também um pouquinho de sofrimento e de angústia, mas valeu a pena."
    Gosto muito de suas resenhas, mas essa definitivamente me conquistou. Eu entendo o que está sentindo, eu sei que é só um livro, mas as vezes, eles não são só mais um livro.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii ju tudo bem?
    Esses Franceses com mania de derreter nosso coração *_* No meu caso são os Franceses e Ingleses... OH GOD
    Enfim, eu senti pelas suas palavras o quanto você se apaixonou por esse livro e é tão bom essa sensação né? *___*
    Eu vou adiciona-lo as próximas leituras porque não quero desperdiçar e pelo que você disse na resenha é um ótimo livro :D

    Beijinhos,
    http://lendocomaolly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Capa maravilhosa,to apaixonada demais! Vou incluir no topo da minha lista de desejos porque senti pela sua empolgação que o livro deve ser realente bom e super acho que esses seres sobrenaturais vão me encantar *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Quando vi a capa já achei linda. Realmente ela atrai muito! Dá vontade imediata de pegar e folhear. Aí, lendo sua resenha... pre-ci-so ler! Fiquei super curiosa!! Mas ai, seres sobrenaturais... são aliens? Morro de medo! Mas se ficam entre os vampiros e os lobisomens aí já parece mais legal... Seriam zumbis? rs...
    bjo!!

    ResponderExcluir
  16. Como assim Ju, você veio a bienal do RJ ano passado? E eu perdi de te encontrar? Que triste.
    Eu tenho apenas o primeiro livro dessa série, mas não li.
    Mas que resenha é essa menina, nenhum pequeno detalhe a mais sobre a história....quer me deixar louca de curiosidade?!rsrsrs...conseguiu

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  17. Ju, a capa desse livro é perfeita, desde o ano passado eu estava interessada nele, e a sua resenha só fez aumentar a curiosidade. Adoro seres sobrenaturais haha.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo