sábado, 25 de janeiro de 2014

[Resenha - Bertrand Brasil] Sou Louca Por Você

Postado por Ju às 12:00

Título: Sou Louca Por Você
Autora: Federica Bosco
Tradução: Karina Jannini
Editora: Bertrand Brasil
Skoob

Sinopse: Sou Louca por Você é um romance moderno e irônico, que mescla a divertida malícia feminina com a tresloucada efervescência teen: são hilárias as aventuras (e desventuras) da protagonista! Monica tem 31 anos, vive em Nova York e é... solteira crônica! Trabalha para duas velhas solteironas amargas numa loja de tecidos e artigos finos, mas seu sonho é se tornar uma escritora como J. D. Salinger, autor pelo qual tem verdadeira paixão. Divide o apê com uma cantora negra, entendida em astrologia, e um gay que sonha em adotar um filho. Todos os encontros às escuras que seus amigos lhe arranjam sempre acabam em desastres sentimentais. Pelo menos até que... (retirada da orelha do livro)

Esse ano eu estou mesmo bem rebelde... rs... Essa é a 13ª resenha de 2014, e a 5ª que faço de um livro que não é de parceria... Mas a situação de livros não lidos aqui está simplesmente desesperadora, então tive que tomar uma atitude. É claro que os livros de parceria não foram deixados de lado, afinal, já foram postadas oito resenhas deles este mês. Só estou tentando conciliar melhor as coisas. =)

Este é um livro que eu quis ler logo que o vi pela primeira vez. É um chick-lit, achei a capa fofa, a história é curtinha e a autora é italiana (ok, não vou ficar reafirmando meu amor pela Itália). Mas o livro não se passa na Itália, e sim em Nova York. A protagonista, sim, é italiana. Como tal, é bem dramática e se deixa arrebatar por sentimentos com muita facilidade. 

Deixa seu país em busca de um sonho: quer escrever e publicar seu romance. Por trás desse sonho tem também um sonho secreto: conhecer seu escritor favorito de todos os tempos, Salinger. Para ela, só a oportunidade de vê-lo bastaria.

Queria muito saber o que sentem as pessoas seguras de si, mas tenho certeza de que não ficam paralisadas de terror como eu neste momento. Tenho medo não de fracassar, mas de conseguir de fato fazer alguma coisa na vida. Sou imbatível na autocomiseração, mas, quando alguém diz "muito bem", sempre encontro alguma desculpa para dizer que não mereço.


Gostei da Monica desde o início, mesmo que ela tenha se mostrado um tanto quanto perdida e confusa. Tem um azar fenomenal no amor, rs, e a vida em Nova York não é bem o que ela havia imaginado. Precisa de um emprego para poder ficar no país, e o único que conseguiu foi em uma loja administrada por duas solteironas que a tratam como escrava. Divide o apartamento com uma cantora que usa um sininho no tornozelo e lê a sorte, e com um gay que tem o sonho de ser pai. Pessoas que no início ela não ama tanto assim, mas que se tornam uma verdadeira família para ela no decorrer da história. 

Quando decidi dividir um apartamento, imaginava que seria como um episódio de Friends. Me chamo Monica e isso me parecia auspicioso, só que há alguns dias tem sido um verdadeiro pesadelo. (...) Mas também é verdade que, nos momentos mais difíceis, há sempre alguém disposto a ouvi-lo.

Adorei a construção das personagens. Por menor que seja a participação de algumas delas, a autora nos fornece detalhes significativos sobre cada uma. As  principais, então, conhecemos de uma forma bem profunda. Todas elas têm sonhos e desejos, já sofreram ou acabam sofrendo uma grande decepção durante a narrativa. Dá para perceber o amadurecimento delas, e isso é muito gratificante para mim em uma leitura. 

A história é bem amarrada, os fatos são bem explicados. A autora fala de amor, de amizade. Mostra que atitudes impensadas podem machucar muito pessoas que são importantes para nós. Que precisamos ter consciência de que nossas escolhas têm efeitos sobre nós e sobre os outros, e que somos responsáveis também por esses efeitos. 

Você não pode fazer todos felizes, mas isso não muda o afeto pelas pessoas que ama de verdade.

Como nem tudo é perfeito nesse mundo, também tenho algo ruim para dizer sobre o livro. Não exatamente sobre o livro, na verdade. Ele faz parte de uma série: Le avventure sentimentali di Monica.




Como esse volume chegou ao Brasil em 2010, e até hoje mais nada da autora foi publicado, só me resta concluir que os outros livros da série não vão chegar por aqui. Isso me deixa triste, porque queria acompanhar o restante da história da Monica. 

Sou Louca Por Você termina apenas indicando o início de uma nova fase na vida da protagonista, e eu realmente queria saber o que aconteceu com ela. Nem em inglês a série está disponível, então se eu quiser me arriscar a lê-la em outro idioma, terá que ser no original, em italiano. O que seria difícil, mas não impossível, já que a autora usa uma linguagem bem simples.

A leitura é uma delícia, mas é um tanto quanto frustrante ler um livro que não tem um final definido e ter que se conformar só com uma parte da história.

Na vida, o importante é nunca ter medo de ser quem se é e sempre fazer o melhor para viver serenamente consigo mesmo e com os outros.


_______________________________________________________________________

Atualização super importante e que me deixou saltitante por aqui!! *-*

A Bertrand Brasil divulgou a capa do segundo livro da série!! Ele vai se chamar O amor não é para mim. =)



Isso quer dizer que, felizmente, eu estava errada. Poderemos continuar acompanhando a série A Aventura Sentimental de Monica, e o terceiro livro também já tem título: O amor me persegue

24 comentários:

  1. Oi, achei interessante o enredo e acredito que eu iria adorar. Gosto quando tem personagem escritor. hehehe Realmente é uma pena quando acontece de lançarem um título e depois ficamos sem o restante...Mas o fato de só ter em italiano é agradável, que idioma mais lindo esse! Quero muuuito!
    Beijocas.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Ju!!
    Sou Louca por Você parece ser um livro bem descontraído, leve e que faz a gente sorrir e se emocionar!!
    A capa dele já mostra um pouquinho como é a personagem, heheh e nossa coitada, ter azar no amor não é nada bom! rsrsr Achei o livro bem interessante mesmo, principalmente pela Verônica ser simpática e os quotes também chamaram a minha atenção, mas fiquei desanimada porque não tem a continuação e nossa isso é tãaao chato :( !!!!

    Beijos!

    http://meudiariojk.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não era muito de ler check-lit mas ultimamente são os livros que mais leio.Gostei da Monica e achei super legal a contrução da ''nova familia''.Uma pena não ter a continuação da série,ia odiar se amasse o livro e não poder ler os outro livro!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju... esse tema de livro eu nunca li... mas ultimamente tenho lido excelentes resenhas sobre esse tema. A sua resenha foi show... achei a história super massa. Peguei até o primeiro quote e coloquei no facebook rsrsrsrs. Só me deixou triste, porque me interessei na história e tem continuação... só que parece que não teremos por aqui... então nem vou ler... não quero ficar com uma interrogação no final do livro. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Juju!!
    Essa história parece ser muito fofa mas poxa vida, se apegar aos personagens e não conhecer o destino deles é triste, né? Não fosse a falta da continuação, eu leria com certeza ;)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!
    Eu gostei da resenha pelo o simples fato de falar de amor e amizade esse dois pontos são os que eu mais dou valor! adoro esses tipos de resenhas de amor *_*
    e a historia e um pouco triste, né? apesar que não tera....eu gostei muito.
    bjos
    www.perversastyle.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Sua resenha foi muito boa! Enquanto lia tive uma certa visão dos personagens e realmente parece ser uma história divertida (pena ainda não terem os outros volumes disponíveis em português)... Nunca li nenhum Chick-Lit, quem sabe um dia eu acabe dando uma chance para algum livro do gênero, pode ser esse aí xD

    Abraços!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  8. Oiee Ju sua garora levada, para de ser rebelde e me dá os livros que não são de parcerias. rsrsrsr olha estou como você a diferência é que não tenho parceria :/
    Mas, livros não faltam aqui #Amém!
    Gostei de sabe sobre o livro, fiquei curiosa até descobrir que não tem os outros, então não é para mim.
    #VemSerMinhaVizinha xD
    Beliscões da Máh♥
    Cantinho da Máh

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, me interessei e goste da resenha.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Putz, que pena o restante da série não ser publicado no Brasil! Realmente é frustrante gostar de uma história e não saber seu final... Gostei bastante da sua resenha, pois só pela sinopse nem tinha ligado pro livro rs...

    ResponderExcluir
  11. Olá Ju!
    Todo italiano é dramático né? hehehehe Posso dizer isso pois tenho descendência e por isso falo alto, gesticulando e com sangue quente nas veias...hehehehe
    É uma pena que a vida dela em Nova Iorque não será o que ela imaginava, mas que mesmo assim fará grandes amigos a ponto de se tornarem sua família.
    Amo personagens bem construídos, me conquistou!
    Fiquei interessada em ler, adoro chick-lit.

    Beijinhos


    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  12. Ju, amo livros assim, cá entre nós um chick-lit de vez em quando faz bem para qualquer um ;) Adorei a história parece bem leve, boa de ler. A capa é super fofinha! Eu ri com seu comentário sobre Italia parece eu com os livros que se passam em Londres, eu amo! A unica coisa ruim é sobre a continuação, é horrivel não ver a continuação de um livro que você gostou.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi Ju!
    Estamos juntas estou no meu décimo terceiro livro esse mês! E também estou intercalando os de parceria com os meus esquecidos da estante! ahahha
    Adorei a resenha! Me deixou curiosa! Gosto de bons personagens e historias bem amarradas!
    Espero poder ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Nossa Ju, como você consegue ler tão rápido assim? Leitura dinâmica?
    Eu demoro uma vida pra resenhar principalmente quando não to afim de escrever e sem inspiração. E eu tenho somente poucas horas por dia pra me dedicar a ler e escrever.
    É muito chato quando uma série não é publicado completamente, muitas vezes eu tenho até receio de iniciar alguma e acontecer isso.
    Pelo que vejo a história é cativante e personagens convincentes, mas não darei chance a leitura porque não quero ficar frustrada como você com um final indefinido rsrsrs.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  15. Oi Ju,
    Ah esse livro me ganhou logo pela capa, sim sou fã de capas nesse estilo e as vezes me deixou enganar por elas hehe
    Mas aqui vi que não é somente a capa que é bonita, mas também a história em si, gosto de personagens de outros países ainda mais a Italia. Adoro histórias que se passam em Nova York, com toda certeza será um livro que vou e gostar muito, uma pena que a continuação ainda não tem por aqui e pelo visto não terá.. não curto quando isso acontece.
    Mesmo assim pretendo lê-lo.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  16. Parece ser um livro muito legal, e os personagens devem ser bem interessantes de se conhecer, principalmente os que moram com a protagonista. Por mais que tenha ficado interessada na história, no entanto, não leria enquanto não houvesse uma garantia de que a série terminará de ser publicada no Brasil, pois detesto começar séries e não terminá-las.

    ResponderExcluir
  17. Também tenho amor pela Itália kkkkk Adoreeei a história do livro, a capa, a personagem, tudo! Esse é um livro que eu leria sem pensar duas vezes e é péssimo saber que os outros livros dela não serão publicados =///
    Beijos!

    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Ah adoro historias assim são ótimos anti-ressaca literária, ele me pareceu ter um fundo humorístico, eu adoraria ler é só uma pena que não publiquem os outros livros :/
    #Partiu aprender italiano pra ler os outros rsrsrs

    ResponderExcluir
  19. Oi, Ju.

    Olha, esse negócio de acompanhar série é um grande problema. Eu decidi que só vou acompanhar sagas, sequências etc, se for uma grande obra, como Guerra dos Tronos, que acompanho e dá pra ter certeza que os livros 6 e 7 vão sair.

    Do mesmo jeito que você ama a Itália, eu amo os Estados Unidos e principalmente Nova Iorque. Acho que iria gostar dessa história, assim como qualquer uma que se passe nessa cidade, pois aprendo muito da cultura e da história do lugar.

    Parabéns pela resenha.

    Beijos!

    www.gnrgunnar.com.br

    ResponderExcluir
  20. Já desisti de encontrar um livro que termine em si mesmo :/ Apesar da resenha positiva que você fez, a história não me interessou o suficiente para ler :(
    P.s.: Preciso fazer como você e descer essas pilhas de livros *desespero*

    ResponderExcluir
  21. Me deu uma vontade de ler, mas saber que não tem continuação no Brasil :\

    Acho que se uma editora se propõe a publicar um livro que faz parte de uma trilogia, tem que honrar esse compromisso. Não importa se não vendeu como eles esperavam, deviam ter o respeitar os leitores que adquiriram o primeiro volume.

    ResponderExcluir
  22. Achei a capa desse livro linda, meio Marian Keyes. rsrs
    A história parece mesmo linda, Ju. Adorei a resenha e como a história foi descrita, sou apaixonado por um romance meio chick-lit docinho e acredito que iria adorar esse livro. Que pena que os outros livros não foram publicados. Mas não desanime, possa ser que na internet você ache traduzindo por fãs.
    xoxo

    ResponderExcluir
  23. Oii tudo bem?
    Nossa eu fiquei louca agora querendo esse livro
    Eu gosto desses livros que a leitura é fácil e a história não é complicada sabe *-*
    Fico imaginando aqui uma Italiana em NY SUIDHAUISDHUIASD
    Bom adorei a resenha :D

    Beijos
    http://lendocomaolly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Essas capas são mesmo muito lindas, a do primeiro livro é muito fofa!
    Adoro chick-list, os livros sempre são muito divertidos e este parece ser muito bom também, fiquei curiosa para conhecer melhor a personagem e em quais confusões ela irá se meter!
    Que bom que irá lançar aqui no Brasil o próximo volume, é muito ruim nós lermos um livro tão bom e ficarmos sem saber quando terá o próximo! :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo