Autora: J. K. Rowling
Tradução: Izabel Aleixo/ Maria Helena Rouanet
Editora: Nova Fronteira
Sinopse: Quando Barry Fairbrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque. A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra. Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos… Pagford não é o que parece ser à primeira vista. A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? Com muito humor negro, instigante e constantemente surpreendente, Morte Súbita é o primeiro livro para adultos de J.K. Rowling, autora de mais de 450 milhões de exemplares vendidos. (Fonte: skoob)
Comecei 2014 com uma grande decepção literária, infelizmente. E ainda foi uma decepção causada por J. K. Rowling, o que fez com que ela fosse ainda pior.
Em Morte Súbita, somos apresentados aos moradores de duas cidades vizinhas: Pagford e Yarvil. Há uma rivalidade muito antiga entre os habitantes dos dois locais. Uma boa parte dos moradores de Pagford, principalmente os que pertencem à classe mais rica, quer se livrar de uma parte da cidade chamada Fields, que foi construída por Yarvil no território deles. É um bairro pobre, em que eles consideram que reside a maior parte dos marginais e drogados da região. Graças à existência de Fields, eles também precisam conviver com uma clínica de reabilitação que consideram um mal desnecessário.
Barry Fairbrother nasceu em Fields, e acabou se tornando um cidadão respeitável de Pagford. É terminantemente contra a entrega do bairro a Yarvil, pois acredita que, caso isso aconteça, as crianças do lugar não terão oportunidades de ter uma vida melhor, como ele teve. Mas Barry morre repentinamente, e seus opositores querem aproveitar a oportunidade para se livrar de Fields de uma vez por todas.
A história de Morte Súbita é bem construída. As personagens são ricas, todas com muitos problemas para resolver. A autora partiu de uma boa ideia, mostrar a hipocrisia do ser humano, o que cada um esconde dentro de si. Todo o tempo, eu fiquei com o início de Anna Kariênina na cabeça: "Todas as famílias felizes se parecem; cada família infeliz é infeliz à sua maneira.". Porque a maior parte das personagens é extremamente infeliz, embora nem sempre isso fique claro para os outros.
Não tenho muito a dizer sobre o livro. O tempo todo eu pensava: "falta muito?". A história me deixou completamente entediada, não sei bem o motivo disso, só sei que achei Morte Súbita bem chato e arrastado. E não esperem um final feliz, as tragédias aumentam com o decorrer da narrativa. Só torço para que quem decidir ler não se decepcione tanto quanto eu me decepcionei. Estou deprimida até agora.
O maior erro de noventa e nove por cento das pessoas é ter vergonha de serem quem são, é mentir a esse respeito, fingindo ser alguém diferente. (...) O mais difícil, a verdadeira glória era ser quem a gente realmente é, mesmo quando se trata de uma pessoa cruel ou perigosa, aliás, especialmente nesses casos.
Oi Ju,
ResponderExcluirA partir de agora, fiquei meio receosa em ler esse livro, tenho ele na minha estante mas acho que não lerei agora, tenho tantos livros na frente, e também não quero me decepcionar.
Mayla
http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/
Estou com esse livro em inglês aqui em casa para ser lido há tempos. Porém quero acompanhá-lo com o audio book e eu nunca consigo tempo pra ler do jeito que eu venho planejando... Espero gostar da leitura xD
ResponderExcluirAbraços!
www.umomt.com
Noossa Ju!!! Esse livro parece ser frustante mesmo!!! Nunc ali nada da J.K ( Nem mesmo Harry Potter, hehe, na verdade comecei a ler e achei entediante).
ResponderExcluirAChei interessante o tem que a autora aborda: hipocrisia humana, mas ainda assim não pretendo ler esse livro!!!!
Beijos!!!
meudiariojk.blogspot.com.br
Depois que eu vi toda essa balbúrdia com relação a um novo livro de J.K. Rowling, fiquei com um pé atrás, e esperei ter bastantes resenhas para decidir finalmente se leria ou não. Ainda bem que gastei meu precioso dinheirinho com outros livros, pois além de ser um gênero que não me apetece, ficar entediada em uma leitura é complicado demais.
ResponderExcluirBeijo,
Pamela.
http://odiariodoleitor.blogspot.com.br
Quando eu vi que esse livro era da J.K eu ia comprar
ResponderExcluirmas depois olhei pra capa e pensei "Que merda de capa é essa?"
Ai eu não comprei e depois pelas resenhas que eu li perdi a vontade mesmo
USIHDAISUHDIUASD
Mas enfim, falei falei e falei e não falei nada IUSHDUAISD
Beijos <3
http://lendocomaolly.blogspot.com
Já tinha ouvido falar que o livro é meio massante...
ResponderExcluirEntão ainda estou em dúvida enquanto a leitura...
Mas disseram que O Chamado do Cuco supera em muito Morte Súbita...
Beijos...
http://ceciliabraz.blogspot.com.br/
Oi flor,
ResponderExcluirEstou lendo muitas resenhas com opiniões bem semelhantes a sua, que estão lendo mas a leitura não flui e chega se entendiante mesmo, juro que tinha ficado super empolgada quando o livro foi lançado, mas agora fiquei com o pé atrás.
Parabéns pela resenha.
Beijos
Mari - Stories And Advice
Ju entendo sua decepção por que foi assim que me senti o tempo todo que li esse livro, que por sinal abandonei na metade por já não aguentar mais.
ResponderExcluirInfelizmente a ideia da J.K tinha tudo para dar certo, e não deu em nada ficou foi cansativo e ainda estou em duvida se aconteceu mesmo algumas coisas.
http://loucaescrivaninha.blogspot.com.br/
Olá Ju como vai ?
ResponderExcluirBom estou querendo MUITO ler Morte Súbita, mas já li muitas resenhas negativas, claro que isto não influencio em nada minha vontade de ler este livro ao contrário me deixou mais intrigado. Mas eu gostaria de saber porque a história de deixou tão entediada ? Gostaria de saber mais dos seus argumentos e porque você achou que o livro não foi tão bom. Acho que nesse ponto você poderia ter desenvolvido mais (leve esta opinião como uma crítica construtiva).
Beijos, Carlos.
http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/
Carlos, como eu já disse na resenha, não consegui identificar os motivos. Quando eu sei, eu digo, rs, mas dessa vez foi um mistério até pra mim.
ExcluirBeijo!
Não tenho muito interesse nesse livro, acho que pelo fato dele não ser meu estilo de leitura. Prefiro coisas mais leves, divertidas. Adoro a série HP, mas não sei se planejo ler mais alguma coisa do que a J.K. escrever.
ResponderExcluirmemorias-de-leitura.blogspot.com
Oi Ju!
ResponderExcluirSabe que não tenho vontade de ler esse livro?
Que lembre, essa foi a primeira resenha negativa que li.
É tão chato quando as expectativas não são alcançadas...
Bj!
http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/
Oi Ju!!
ResponderExcluirTo com esse livro a ummmmmm ano para ler! Desde o natal passado quando lançou!
Mas eu li tantas resenhas negativas que to empurrando a leitura! Espero ler logo e tirar minhas conclusões!
Beijos
Oi Ju,
ResponderExcluirtudo bem?
mais uma para a lista. Só leio comentários negativos sobre esse livro. Por isso, nunca me interessei em fazer sua leitura.Uma pena mesmo. Será que ela vai ser autora de um sucesso só?
Beijos.
cila-leitora voraz
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Ah, que pena que você se decepcionou com o livro! Tenho ele na minha estante desde o lançamento mas até hoje não tive coragem de pegar pra ler justamente por medo de não gostar. Pelo menos não vou ler com altas expectativas rs'
ResponderExcluirBeijo,
Naty.
Agora que vi a resenha,
ResponderExcluirentão.. troquei no skoob não gostei do livro e sinceramente? Eu entendo você viu.
Beijinhos
www.intheskyblog.blogspot.com.br
Ju esse é um livro que nunca me atraiu, e já começou pela capa, quando li a sinopse nada de empolgante, e ao ler algumas resenhas continuei sem empolgação.
ResponderExcluirÉ triste começar o ano já com leituras decepcionantes, mas isso faz parte da nossa vida de leitora.
Beijos.
Leituras da Paty
Nossa Ju!
ResponderExcluirEu tenho esse livro aqui, será uma das minhas próximas leituras. O tema parecer ser bacana, mas a autora ter conseguido deixar arrastado e monótono é fogo!
Irei ler sem muita expectativa!
Beijinhos
Oie Ju
ResponderExcluirNossa, eu senti exatamente essas coisas quando estava lendo Morte Súbita, na verdade eu abandonei. A história não conseguiu me prender e achei bem entendiante mesmo. Foi uma decepção pra mim em 2013. Entendo sua frustração e parabéns pela resenha.
Jéssica
www.leitorasempre.com
Amo J.K Rowling,mas compartilho da mesma sensação que vc o livro é muito lento e fiquei entediada. A única diferença foi que eu fechei o livro e guardei no armário,e não acabei de ler até hj! Beijos
ResponderExcluirCaramba Ju, que chato essa decepção! Lembro de ter visto um post seu no facebook falando disso... Bem chato quando temos expectativas e o livro não corresponde a elas.
ResponderExcluirEu não li Harry Potter (juro! acho que sou a única no mundo rss), então não conheço a escrita da Rowling. Mas pelos filmes vejo que é uma autora bastante criativa e que sabe cativar o público. Uma pena que Morte Súbita não tenha sido nem ao menos uma distração para os fãs da autora.
Sarah to com você eu também nunca li Harry Potter, não porque eu não quero, desde que eu vi o lançamento de Morte Subita eu não me interessei, então eu acho que no fim eu teria o mesmo pensamento que você, Ju.
ResponderExcluirBeijos.