quarta-feira, 12 de outubro de 2016

[Resenha - Novo Conceito] O lado mais sombrio

Postado por Ju às 11:00
Título: O lado mais sombrio
Autora: A. G. Howard
Tradução: Denise Tavares Gonçalves
Livro #1 da trilogia Splintered
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 368
Skoob


Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino - terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas. Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer. Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real - o superprotetor Jeb -, mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas. Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa...

Alyssa Gardner é uma adolescente com vários problemas a enfrentar. Faltando um ano para completar o ensino médio, ainda sofre bullying devido a sua descendência. Isso porque ela é tataraneta de Alice Liddell, a garota que inspirou Lewis Carroll a escrever Alice no País das Maravilhas. Sua mãe foi internada há vários anos devido a um transtorno mental, e a garota tem muito medo de ir pelo mesmo caminho. O fato dela ouvir insetos e plantas falando não a deixa nem um pouco mais tranquila.

Até que um dia percebe que a mãe não é tão louca quanto aparenta; que elas têm muito em comum, mas existe uma explicação para aquilo. Alyssa terá que entrar na toca do coelho e vencer vários desafios para conseguir a união de sua família de volta.

Li Alice no País das Maravilhas faz alguns anos, e não me lembro de detalhes do enredo. Mas lembro que era tudo muito maluco e O lado mais sombrio vai pelo mesmo caminho. E sim, isso é um elogio. A autora recriou o universo de Lewis Carroll lhe dando o toque sombrio que o título promete. Mas sombrio não quer dizer que tenha se tornado assustador, não esperem por isso.

Amo a capa deste livro, é muito linda. A editora caprichou na diagramação, todas as páginas têm detalhes de plantas e os inícios dos capítulos ficaram ainda mais bonitos. A fonte é de um tamanho que torna a leitura bem confortável, e as folhas são amarelas.

A narrativa é bem fluida e em alguns momentos se torna até um pouco frenética; o livro é repleto de ação e cheio de reviravoltas. Os personagens foram bem trabalhados e o enredo também, só uma coisa me desagradou: o fato de um triângulo amoroso estar presente. Sério, nunca vou entender porque os autores amam tanto esse recurso, e não consegui entender a confusão da Alyssa, já que odiei um dos caras envolvidos.

Mas, mesmo assim, foi uma leitura de que gostei bastante. Para minha felicidade o primeiro volume teve um final bem fechado, com abertura para uma continuação sim, mas sem deixar o leitor aflito esperando por ela. De qualquer maneira, esta trilogia já foi finalizada, então em breve trarei as resenhas dos outros volumes para vocês.

15 comentários:

  1. Oi
    Sua resenha está muito boa.
    O livro é bem maluco, assim como o que o inspirou.
    Já li os seguintes. Achei que o geral são bons.
    Depois quero ver o que vc achou dos seguintes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Adoro releitura de clássicos e morro de vontade de ler essa pois toda resenha e indicação que leio é recheada de elogios. Vejo muita pessoas reclamando dos triângulos amorosos mas não me incomodo, na verdade até gosto desde que seja bem estruturado e com personagens cativantes, mas infelizmente não parece ser esse o caso.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  3. Oii Ju, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra em si não despertou meu interesse, mas parabéns pela resenha que ficou incrivel.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi oi
    Adoro Alice, e estou bem curiosa com essa releitura, essa coisa da loucura que envolve a família da protagonista, tudo isso me deixa bem curiosa mesmo.
    Mas por incrível que pareça não consigo gostar das capas dessa série, tem algo que me incomoda demais, vai entender.

    ResponderExcluir
  5. A capa realmente é show, muito bonita. Eu já aprendi a digerir detalhes no enredo que fogem da minha vontade rsrs Fiquei muito curioso com a trama, quero ler essa trilogia.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju! Li também Alice há muito tempo atrás! E tenho curiosidade em ler esse livro, ver a história com outra protagonista deve ser bem legal, a capa é linda demais mesmo. TAmbém não gosto de triângulos amorosos. Beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  7. Oii,

    Acredita que fiz uma troca no Skoob desse livro?? rs. Estou bem curiosa para conhecer mais da história. Ainda mais porque recebi o terceiro livro da trilogia.

    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiii!

    Sou doida pelos livros dessa série, confesso que em grande parte devido as capas, lindíssimas! Sua resenha me fez ficar com mais vontade de ter e ler esse livro e o anterior, claro. Bom saber que o fato de ser mais sombrio não puxa pra um terro, por exemplo, o que me faria fugir deles. XD

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi o que você quis dizer com livro anterior, esse é o primeiro da trilogia... É uma releitura de Alice, talvez você tenha se referido ao clássico...

      Excluir
  9. Oie Ju, tudo bem? Apesar de não gostar muito de releituras assim eu sempre tive curiosidade em ler essa trilogia! O fato de ter um triângulo amoroso me desanima um pouco, pois também tenho problemas com isso e, assim como você, não entendo por que os autores insistem em colocar isso nos livros, especialmente nos de fantasia. Gostei demais da resenha! Vou aguardar sua opinião sobre os próximos.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. OI
    Eu adorei esse livro e toda essa série, no último achei o final corrido, faltou mais detalhes ou páginas mesmo. Sobre o triângulo amoroso, recomendo que leia os livros seguintes de peito aberto, porque tudo vai fazer sentido, até mesmo a confusão da menina do skate e acredite, vai ser até mesmo coerente se a gente pensar nesse universo que a Howard criou!
    Espero que goste dos próximos!

    Talita - viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Estou morrendo de vontade de ler esse livro, apesar de não curtir muito a história original de Alice. Gosto de narrativas fluídas e até mesmo frenéticas, nos faz não querer parar de ler.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. As vezes me pergunto qual a necessidade das autoras em colocar triângulo amoroso? As vezes isso quebra totalmente um livro bom e parece que esse entra nessa questão. Confesso que hoje tenho receio de entrar em livros assim, mas a questão de recriar Alice me fez abrir um pouco e talvez querer o enredo. Dica anotada (;
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Opa! Adorei sua resenha e essa trilogia foi finalizada e curti ultra sua resenha, já quero ler e conferir essa obra. Bora marcar na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    Nunca li Alice no País das Maravilhas, mas pretendo ler em breve. Esse livro também está na minha lista, li muitas resenhas positivas e acho que vou curtir, a premissa do livro é muito boa e saber que a leitura é fluida me deixa ainda mais animada.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. =)

Os comentários são moderados, mas sua opinião logo será publicada!

Sejam sempre muito bem-vindos!

 

Entre Palcos e Livros Copyright © 2014 Design by Rebecca Barboza RêVivendo