Título: Eu estou aqui
Autora: Clélie Avit
Tradução: Marcos Marcionilo
Editora: Rocco
Número de páginas: 288
Vencedor do prêmio Nouveau Talent 2015, Eu estou aqui, da professora e escritora francesa Clélie Avit, é uma emocionante história de amor e superação que tem início quando Thibault, ainda se recuperando de um divórcio que levou embora suas esperanças, entra por acaso no quarto errado do hospital onde fora visitar o irmão. No leito, uma mulher dorme e ele encontra uma paz que há muito não sentia. Em coma há cinco meses, Elsa sofreu um acidente numa escalada, e a família já não acredita em sua recuperação. Mas, tomado por um sentimento que ele mal consegue definir, Thibault passa a visitá-la sempre que possível e, a cada dia, aumenta sua certeza de que está apaixonado por Elsa e de que ela ouve cada uma de suas palavras. Uma declaração de amor à vida e aos pequenos gestos que são capazes de transformá-la. O livro chega ao Brasil pela coleção <3 Curti, do selo Fábrica231, dedicada a histórias românticas com final feliz.
Em Eu estou aqui, acompanhamos a história pelo ponto de vista de dois narradores: Elsa e Thibault. Elsa sofreu um acidente e está em coma há aproximadamente 20 semanas, sendo que há 6 voltou a ouvir tudo o que acontece ao seu redor, embora ninguém tenha se dado conta disso. O irmão de Thibault matou duas garotas de 14 anos ao dirigir embriagado, e está hospitalizado para se recuperar do acidente, antes de enfrentar seu julgamento, em um quarto bem próximo ao de Elsa.
Thibault se recusa a visitar o irmão, sempre leva sua mãe mas não entra no quarto, já que não consegue perdoá-lo pela atitude irresponsável e com consequências irreversíveis. Um dia, tentando sair logo daquele andar, abre uma porta que pensa ser a da escada, e acaba percebendo que na verdade entrou no quarto de outra paciente. Lendo o prontuário, descobre o básico sobre ela, e pensa que como está em coma não vai se incomodar com sua presença - aquele quarto passa a ser o refúgio de Thibault, que começa a se interessar cada vez mais por Elsa e torce para que um dia possa conhecê-la de verdade.
A narrativa desse livro é extremamente fluida, e a leitura me fez sentir várias coisas: encanto pelo sentimento que começava a surgir entre Elsa e Thibault; ódio do médico que via a paciente apenas como um pedaço de carne que não devia estar ocupando um leito; agonia e quase desespero por saber que a Elsa escutava tudo ao seu redor, inclusive as pessoas discutindo sobre sua vida ou morte.
O livro não tem foco apenas nessa situação. Embora grande parte do enredo se passe no quarto da Elsa no hospital, como a narrativa é alternada entre ela e Thibault acompanhamos a vida dele fora de lá também: seu relacionamento com a mãe; com o melhor amigo, a esposa desse amigo e sua afilhada; um pouco sobre como a situação estava afetando sua vida pessoal em geral e no trabalho.
Sei que pode parecer estranho um cara se apaixonar por uma garota em coma, mas Elsa era exatamente o que Thibault precisava para curar seu coração. E ele fornece a ela a esperança de um futuro. A construção do sentimento entre eles é palpável, é muito fácil acreditar que um relacionamento entre os dois poderia existir.
O livro pertence à Coleção <3 Curti, destinada a histórias românticas com finais felizes, mas não sei se ele merecia fazer parte dela. Não é que o final seja triste, mas ele está longe de ser completamente feliz. E senti muita falta de um epílogo, acho que a presença de um poderia ter me deixado muito mais satisfeita. Achei bem abrupto o jeito que as coisas terminaram, eu realmente precisava de um pouco mais. Mesmo assim, gostei bastante da leitura, só faltou um pouquinho para que se tornasse espetacular.
Olá
ResponderExcluirAdorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro. Sua resenha é a primeira que leio, apesar de já conhecer pela capa. Confesso que, num primeiro momento, não fiquei interessada, mas agora gostaria de ler sim. .
Boas leituras (sempre <3)!
Beijos, Fer
www.segredosemlivros.com
Olá!
ResponderExcluirO livro parece ser muito bom e fiquei meio receosa com o final abrupto, seria algo fora da minha zona de conforto, mas parece ser uma obra que vale a leitura. Adorei seus comentários sobre o título.
Beijos, Lari.
Segredosdeumacerejeira.blogspot.com
Mocinho que se apaixona por uma moça em coma? Interessante, embora tenha outros livros com temáticas parecidas. Gostei de você ter dito que a leitura foi extremamente fluida. Fiquei curiosa. Vou ler. Obrigada pela dica. Beijos
ResponderExcluiroie, a princípio quando vi essa sinopse nos lançamentos ela não me chamou atenção, mas agora lendo sua resenha percebi que pode ser sim uma história muito bacana, principalmente por abordar a situação de uma mulher em coma. Fiquei bem intrigada, pena que o final não foi muito satisfatório e que faltou o epílogo, eu também sempre quero epílogos nos livros.
ResponderExcluirOi Juju, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirEu gostei muito da trama se passar dentro do hospital, gosto muito de séries com médicos e acho que nunca li um livro com esse cenário. Deve ser agoniante ela não poder se comunicar, cheguei a pensar na síndrome do encarceramento que vi em um seriado médico. Fiquei com o coração apertado quando disse que o final não é completamente feliz, pois desejei que ela ficasse curada e que eles ficassem juntos no final, um sendo a salvação do outro. Ainda não tinha visto esse livro, mas foi para a lista com certeza. Sua resenha ficou ótima!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Estou muito triste e sem vontade de ler porque em sinopse nenhuma dizia que ele tinha esposa, então imagino que esse "final não completamente feliz" os dois não fiquem juntos não. Claro que isso não é o foco de toda santa história, mas poxa, só de ler sua resenha eu já quis que ela acordasse e ficasse com ele.
ResponderExcluirSei lá.
De qualquer forma, amei sua honestidade na resenha.
Beijos,
Bi.
- www.naogostodeunicornios.com
Bianca, demorei a entender seu comentário, ele não tem esposa... Até li a resenha novamente para ver de onde poderia ter vindo essa confusão, mas a única esposa citada é a do amigo, até mudei um pouco o texto para ficar mais claro. Você me entendeu mal, não deixe de ler por causa dessa impressão errada.
ExcluirEu recebi essa semana e depois da sua resenha acho que precisarei colocar na frente de outras leituras. Adorei a história, e é muito bom saber que é uma leitura fluída. Só fiquei meio assim de saber do final abrupto... :(
ResponderExcluirbeijos
www.apenasumvicio.com
Olá...
ResponderExcluirDe todos os livros que a Rocco lançou neste ano, o que mais me atraiu foi EU ESTOU AQUI, não vejo a hora de iniciar a leitura ;)
Concordo com você em relação ao epílogo, pois, daria uma clareada para o leitor, mas, ainda quero ler!
Beijos
Olá Ju,
ResponderExcluirJá vi muito esse livro por aí, mas a sua é a primeira resenha que leio.
Gostei muito de ler suas impressões e achei a premissa bem interessante, pois sempre me perguntei se pessoas em coma escutavam ou não e gostei de saber que a protagonista escuta.
Gostei muito de saber que o protagonista começa a se envolver com ela e estou me perguntando o que acontece e como é esse final que não te agradou completamente. Uma pena que tenha sido corrido.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Confesso que achei muito estranho o cara se apaixonar por uma mulher em coma, como assim gente? hahah. Fora isso, achei interessante poder acompanhar o questionamento que rondava a personagem através de outras pessoas. Deve ter sido agoniante, mas adoraria ler.
ResponderExcluirOlá, Ju.
ResponderExcluirJá tinha visto a capa desse livro por aí, mas é a primeira vez que me detenho para ler uma resenha dele.
A sua resenha deu uma visão geral do que encontar no livro e por tudo que foi exposto, sinto que vou gostar de fazer essa leitura. Assim como você, já fiquei com raiva desse médico insensível.
Abraços.
Minhas Impressões
Estava mesmo querendo saber um pouco mais sobre esse livro... Principalmente porque achei a sinopse curiosa mas a capa horrível...
ResponderExcluirPena que ele não chegou ao ponto de ser incrível. Isso acabou me desanimando um pouco e me deixando confusa se quero ou não ler o livro. Não sei se é o tipo de livro que irei gostar, mas tenho a sensação de que se eu sentir essa mesma falta que você no final, ficarei bem mais decepcionada e frustrada com o livro, sabe?
Beijinhos,
Lica
Amores e Livros
Olá,
ResponderExcluirFico um pouco chateada por saber que o livro termina de forma tão abrupta e nem ao menos tem um epílogo. Acredito que ficaria como você sentindo falta de alguma coisa a mais no final.
É bom saber que o sentimento entre os personagens é palpável e achei intrigante a forma como esse sentimento aparece para Thibault.
http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/
Oi Ju.
ResponderExcluirAinda não tinha lido uma resenha deste livro e fiquei bastante interessada em conhecer a história inteira. Gosto de livros que mistura os sentimentos pelos personagens. Sento que vou gostar da trama.
Dica anotada.
Bjos
Oi Ju, estou lendo esse livro neste momento e para ser sincera estou achando a narrativa muito truncada, direta, não consegui me conectar com os personagens ainda e isso está me incomodando. Mas espero sinceramente que melhore e que pena que termina assim tão abruptamente, de qualquer forma vou continuar a leitura e espero ter um saldo positivo no final
ResponderExcluiroie!
ResponderExcluirEita que eu não sabia que a história era assim. Relamente, como alguém se apaixona por uma pessoa em coma. Só lendo o livro para eu descobrir isso rs. Dica anotada para conferir essa trama.
Bjks!
Histórias sem fim
Olá! Adorei a sua resenha: super objetiva sem deixar de fornecer os dados mais importantes e interessantes. Me interessei pela história do livro e fiquei curiosa para saber como foi construída essa paixão entre os personagens, já que Elsa está em coma. Também fiquei pensando no que seria um final esperado para essa história e como ele se deu, para te deixar querendo um pouco mais. Vou procurar para leitura, por sua indicação.
ResponderExcluirBeijos!
Karla Samira
http://pacoteliterario.blogspot.com.br/
Olá, Ju! Já havia lido sobre o livro e não em interessei muito pela história, porque pensei exatamente isso: Como pode ser provável uma pessoa se apaixonar por alguém que está em coma, assim sem conhecê-la bem? Pode ser que eu esteja precisando mesmo me render à leitura para entender, né?rs
ResponderExcluirParabéns pela resenha!
Beijos,
Yohana Sanfer
http://www.papelpalavracoracao.com.br/
Oi!
ResponderExcluirEsse livro parece ser bastante diferente, pelo fato de a protagonista que está em coma ter seu ponto de vista narrado e, ao mesmo tempo em que isso me deixa curiosa também me deixa um pouco agoniada, mas fiquei bastante intrigada com a trama como um todo, que achei bem singular.
Beijos!
Gostei bastante dessa história. É totalmente diferente de tudo que li ou já ouvi falar.
ResponderExcluirRealmente, é um pouco estranho esse nascimento de um sentimento quando uma das partes nem ao menos pode se expressar. Mas tudo é possível, não é mesmo.
Fiquei bastante curiosa.
Espero em breve poder ler esse livro.
Parabéns pela resenha. Está maravilhosa.
Bjs, Mila
http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/
Olá, tudo bem? Olha eu gostei bastante da sua resenha, mas não sei se seria um livro que leria em algum momento, acredito que o livro não faz muito meu gênero, não gosto de livros onde existem personagens em coma, eles me remetem a um momento muito triste da minha vida, então prefiro passar a leitura adiante.
ResponderExcluirOi Ju, tudo bem?
ResponderExcluirEu não conhecia esse livro e adorei sua resenha. Fiquei aqui agoniada com a Elsa e coitada da mesma, não deve ser fácil ficar escutando e não pode fazer nada.
Já Thibault também lida com algo muito forte,e agora estou curiosa quanto ao final e espero ler assim que possível, mesmo que a leitura não tenha sido espetacular.
Achei a capa muito linda.
Beijos!
Olá! Apesar de não ter gostado da capa , adorei a resenha ! Fico imaginando a agonia da Elsa em ter que ouvir os outros falando da vida dela sem poder reagir! Achei muito interessante, principalmente porque tem romance . Abraços
ResponderExcluirUmparadoxoliterario.blogspot.com
Oi, tudo bem? Já tinha visto esse livro por aí, mas não cheguei a ler a sinopse. Essa é a primeira vez que leio ela e também uma resenha a respeito. Não tenho costume de ler esse tipo de livro, mas venho despertando um certo interesse, para poder saber da zona de conforto. Parece uma história muito bonita, apesar da ambientação e da situação em que ela começou. Realmente é estranho um cara se apaixonar por alguém que está em coma, mas pela sua resenha, parece que a autora conseguiu conquistar os leitores. Gostei de saber que tem o ponto de vista dos dois personagens. Uma pena só o final não ter sido como você esperava, mas talvez eu dê uma chance ao livro para tirar minhas conclusões. Boa dica, beijos.
ResponderExcluirOlá, gostei da resenha, mas achei bem estranho um amor entre um homem e uma mulher em coma, apesar disso pelo que você passou percebi que o livro consegue explicar o porque daquele amor. Realmente um epilogo é um ponto forte para livros assim, melhor que terminar de uma forma direta e chata.
ResponderExcluir