Autor: Brent Weeks
Tradução: Fernanda Abreu
Livro #1 da série Anjo da Noite
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 432
Para Durzo Blint, matar é uma arte... e ele é o artista mais talentoso da cidade. Temido por muitos, Durzo é uma lenda viva com as mãos manchadas de sangue e nenhuma culpa pelas vítimas que deixa pelo caminho. Esse mundo sombrio também não é novidade para o jovem Azoth. Sobrevivendo entre becos sujos, ele aprendeu que a esperança é uma piada. Pelas regras das guildas, crianças são agredidas e surradas todos os dias. Tentar contestar essa realidade seria um risco alto demais. Mas quando a morte se torna questão de tempo para ele e seus amigos, Azoth se vê forçado a vencer o medo e agarrar a chance de virar um derramador, um assassino. Ele precisa se tornar discípulo de Durzo Blint. Para ser aceito, o garoto abandona sua antiga vida e abraça uma nova identidade. Ao se tornar Kylar Stern, ele aprenderá a transitar no mundo dos nobres, sobreviver às magias de seus inimigos e cultivar uma amizade muito especial: a da escuridão.
Azoth, como toda criança que não tem um lar em sua cidade, é um garoto de guilda. Precisa roubar e pagar uma taxa para ter ao menos um local para dormir, mesmo que o lugar não seja nada confortável e ele tenha que se aquecer com o calor do corpo de outras crianças. Aos 11 anos, convive de perto com a violência e já presenciou muitos abusos. Seu sonho é sair daquela vida e se tornar um derramador, para nunca mais precisar sentir medo.
Um derramador é um tipo especial de assassino. Um que tem acesso ao Talento, ou seja, que usa magia em seus serviços e por isso quando aceita um trabalho seu alvo não tem como escapar. Azoth quer se tornar o aprendiz do melhor deles, Durzo Blint, uma lenda viva. E está disposto a aceitar todas as condições que lhe forem impostas para isso.
Quem frequenta o blog deve saber que fantasia é meu gênero preferido. Falou em magia eu já quero ler. Mas tinha uma ideia completamente diferente dessa obra. Algo essencial no gênero para mim é a construção do universo, a explicação de porque as coisas são como são, e achei que faltou muito disso. Algumas explicações foram fornecidas aos poucos, mas foi complicado juntar as migalhas que o autor forneceu. Só no final consegui entender pelo menos um pouquinho sobre o porque das coisas, mas ainda faltam muitos detalhes sobre a estrutura do mundo e como ele funciona exatamente. Mas trata-se de uma série, então talvez isso melhore.
Outra coisa que eu não esperava era tanta violência, tanto sangue. Sim, eu sei, o garoto quer se tornar um tipo especial de assassino, mas justamente por isso eu esperava algo diferente. Pensei que os assassinatos fossem cometidos com magia, mas não é o caso, os derramadores usam a magia para coisas como ter mais velocidade e passarem despercebidos, mas matam com armas comuns. Algumas cenas de violência são descritas, em outros casos temos a descrição apenas do ambiente após as mortes, mas não são descrições nada agradáveis em nenhum dos casos. Fora que enquanto Azoth está na guilda temos violência de vários tipos contra crianças. Achei o livro bem forte.
Infelizmente, também não consegui me apegar aos personagens, que são muitos. Da maior parte deles não sabemos quase nada e fiquei confusa com tanta gente. E achei as passagens de tempo bem bruscas, de um capítulo para o outro vinha a informação de que Azoth tinha alguns anos a mais e eu ficava com a sensação de que tinha perdido alguma coisa.
Apesar dos pesares, alguns personagens acabaram despertando meu interesse no final do enredo, e vou continuar a leitura da série porque quero saber o que acontecerá com eles depois dos acontecimentos finais deste primeiro volume. O segundo livro da série tem previsão de lançamento ainda para esse ano. Espero gostar mais da leitura dele, já que esse livro não funcionou muito bem para mim.
Oie
ResponderExcluirGosto muito de fantasia.
Achei sua resenha bem sincera, e acredito que vc vá gostar qdo ler o seguinte.
Ótima resenha.
Bjs
É ruim quando o autor nos dá um monte de personagem, mas nenhuma informação né? Eu achei a capa do livro incrível quando vi que seria lançado e quase peguei para ler, mas fugi, pq já estava com outras duas séries de mesmo gênero engatadas pra não misturar tudo... rs. Uma pena ele não ter funcionado bem contigo, espero que nas próximas leituras vc tenha uma visão mais positiva sobre a trama.
ResponderExcluirRaissa Nantes
Olá
ResponderExcluirTambém gosto bastante de fantasias, mas realmente é um gênero dificil, depende muito de como entramos no mundo e a linha entre descrever de mais ou de menis é bem pessoal. Ainda não li o livro, e me irrita um pouco ser série, mas a sinopse é tão bacana que eu vou dar uma chance.
Pela premissa parecia ser muito bom, mas particularmente eu não curto histórias com muitos personagens e sem muitos detalhes sobre eles e sobre o "funcionamento do mundo deles". Prefiro ser apresentada ao mundo onde a história irá se passar logo no começo do livro do que conhecendo as coisas ao poucos como você mencionou.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirNo ponto de dizer que fantasia é seu gênero favorito e que é só falar em magia que já quer o livro, somos iguais.
Adorei a premissa da obra e fiquei bem curiosa para conhecer mais sobre a personalidade desse derramador de sangue que parece fazer um trabalho impecável e sem remorso. A capa é maravilhosa.
http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/
Olha, eu não curto muito fantasia/magia, então já comecei a resenha receosa, mas com as coisas que você falou, sei que não é para mim... Esse lance de não se apegar aos personagens por não ter muita profundidade me preocupa muito. Li recentemente um livro assim e foi meio complicado. E concordo com você, acho que em livros e filmes do gênero, o universo precisa ser muito bem descrito e explorado, uma pena que ele peque nisso também. Acho que não leria esse livro :/
ResponderExcluirParticipe do sorteio de O ERRO no Instagram: @ourbravenewblog
ourbravenewblog.weebly.com
Oie!
ResponderExcluirEu ainda não li o livro, e estou bem curiosa com a trama. Quem sabe eu acabe gostando do livro, mesmo com os pontos negativos.
Bjks!
histórias sem Fim
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia a obra, mas apesar de adorar fantasia, a premissa não me atraiu.
Lendo sua resenha e analisando os pontos que você ressaltou, como por exemplo a questão das explicações serem picadas e o fato de não ter conseguido se conectar aos personagens, vejo que não é uma leitura que me agradaria.
Ótima resenha.
Beijos.
Li
literalizandosonhos.blogspot.com.br
Oi Ju.
ResponderExcluirTambém tinha uma ideia completamente diferente dessa obra.Eu já havia lido uma resenha que informava sobre os assassinatos, mas não sabia que havia muitos personagens. Isso não me incomoda desde que eles são destacados e fáceis de serem lembrados. Caso apareça uma oportunidade eu vou ler, mas não será rapidamente. Ótima resenha.
Bjos
Eu não me importaria com essa parte mais descritiva e violenta da trama, acho que até deixa a leitura mais diferenciada, digamos assim, e empolgante. rsrs
ResponderExcluirEstou com o livro na estante há um tempinho, acho que você me atiçou para querer ler logo. :P
beijos
www.apenasumvicio.com
Olá,
ResponderExcluirEu gosto de fantasia, mas não leio muitas. Para eu ler um livro do gênero ele tem que ser bem indicado ou eu gostar da sinopse (ou capa, porque sou dessas que pira numa capa bonita jahaha). Confesso que eu tinha um interesse por esse livro, mas ao descobri que se tratava de uma série, a vontade desceu pelo ralo. Sabe uma pessoa que começou a ler 1000 séries e não terminou nem metade? Sou eu! Por isso, deixarei a dica para um outro momento :)
Beijos,
entreoculoselivros.blogspot.com
Sabe que eu gostei do livro ser extremamente sangrento? Quer dizer, já que estamos falando de um assassino que considera a vida vazia e transformou a morte em um arte, ela tem que estar presente (isso foi o que me fez desistir de Trono de Vidro que ela é a maior assassina e demorou tanto para matar alguem que eu larguei a leitura). É um livro forte, concordo com você.
ResponderExcluirMas eu fiquei meio confusa com tantos detalhes e tantas coisas - achei que era por eu não ler muita fantasia - e talvez por não ler tanta que eu tenha gostado bem mais da leitura do que você.
Beijinhos,
Lica
Amores e Livros
Oi, Ju!
ResponderExcluirNão sou muito fã do gênero fantasia, mas abro algumas exceções as vezes. Acho que toda a parte descritiva sobre a trama pode me fazer ter uma certa empolgação com a leitura.
Gostei bastante da resenha, você ressaltou pontos que eu estava precisando saber sobre a obra. Obrigada!
Sucesso com o blog sempre!
Beijos, Belle.
floraliteraria.blogspot.com
Oi Juju, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirO autor criou um universo cruel para as crianças. Eles sobreviviam em condições abusivas sub-humanas e a melhor opção era se tornar um assassino? Não iria gostar de viver nesse mundo, risos... Que pena que o livro não correspondeu às suas expectativas e que os personagens não conseguiram lhe cativar. Vamos torcer para que o próximo livro melhore mesmo. Gostei muito da sua sinceridade, como sempre. A resenha ficou muito bem argumentada, está ótima!!!
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Oi Ju, assim como você percebi diversas falhas no enredo, e por diversas vezes pensei em abandonar o livro, porém fiquei feliz em ter persistido porque o final nos deixa meio de queixo caído e quero saber qual o destino destes personagens. Foi complicado para mim sentir empatia pelos personagens também, mas aindA Assim achei este um bom livro. Mas espero que melhore nos próximos
ResponderExcluirOi Ju! Também sou apaixonada por fantasia, logo no início da sua resenha fiquei animada. Mas, quando você falou sobre a caracterização do ambiente da história, já fiquei sem vontade de ler. É muito importante, para mim, que o local/ambiente seja bem detalhado na história, que crie aquela imagem na minha cabeça. Beijos!
ResponderExcluirEntre Livros e Pergaminhos
Poxa que pena, eu li algumas criticas citando mesmo esse amontoado de personagens e confusão do enredo, o que é uma pena, pois a trama tem um fundo legal. Não sabia que a violencia era tanta. Apesar de gostar de fantasia, não sei se leria esse livro e a série, ainda mais por conta das criticas, mas quem sabe futuramente?
ResponderExcluirhttp://www.daimaginacaoaescrita.com/
Particularmente não gosto de livros desse gênero, então não posso dizer que leria. Adorei sua resenha, foi bem sincera e soube demonstrar bem suas impressões, muito bom!
ResponderExcluirOiii, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não li o livro, mas depois da sua resenha, pude conhecer um pouquinho. E eu também esperava uma história totalmente diferente. Achei que ela envolvesse mais fantasia mesmo e não tanta violência :P
Mas acho que ainda assim, leria o livro. Não no momento, porque minha pilha de leituras já está enorme, mas quem sabe um dia :)
Beijooos
https://profissao-escritor.blogspot.com.br/
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirConfesso que mesmo depois de ler a sua resenha e entender a sua opinião, coloquei o livro na minha lista de futuras leituras. Amo o gênero fantasia e não resisto quando vejo um novo livro. Sendo assim, se vou gostar o não, só o futuro vai dizer...
Adorei a resenha.
Abraços
http://www.viciadosemleitura.blog.br/
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirEu vi este livro quando foi lançado. Como leio pouca fantasia não me interessei por ele. Mas acho a capa linda e gostei da premissa. Parece ser uma leitura envolvente. Pena não ter lhe agradado tanto. Boas leituras.
beijos
Oi! Sou fã de fantasia, mas saber que o livro é muito violento me desanimou... e isso de ter dezenas de personagens complica o entendimento mesmo... não curto muito isso. Espero que goste do segundo volume :D
ResponderExcluirbjs - Papierllon
Eu tenho visto bons comentários sobre esse livro e até tenho curiosidade com ele, só não sei como seria a minha experiência com a leitura, imagino que boa pois gosto bastante dessa temática
ResponderExcluir