Título: NERVE
Autora: Jeanne Ryan
Tradução: Débora Isidoro
Editora: Planeta
(Selo Outro Planeta)
Número de páginas: 304
Vee cansou de ser só mais uma garota no colégio e quer deixar os bastidores da vida para assumir seu merecido posto sob os holofotes. E o jogo online NERVE, febre nacional transmitida ao vivo, pode ser o início dessa trajetória de sucesso. Basta que ela clique no botão “Jogador” em vez de “Observador” para entrar na disputa, que propõe, a cada etapa, um desafio novo. A adolescente acaba formando uma dupla imbatível com Ian, um garoto desconhecido com quem trava contato ao se inscrever em NERVE. Juntos, vão galgando posições no jogo. Mas, conforme os dois avançam na disputa, os desafios ficam cada vez mais complexos... e perigosos.
Vee é uma garota que vive há muito tempo nos bastidores. Tem uma melhor amiga que chama muita atenção por onde passa e que se relaciona bem com todos à sua volta, podendo circular com tranquilidade entre todos os grupinhos da escola. Além disso, atualmente é a estrela da peça de teatro em que Vee é responsável pela maquiagem e pelos figurinos.
Isso não incomodaria a protagonista, mas aparentemente sua amiga resolveu que precisa ter o cara que ela deseja também. Enlouquecida de raiva, Vee acaba se inscrevendo para participar de um jogo online que promete prêmios incríveis e fama instantânea.
Trata-se do NERVE, um jogo em que os participantes precisam enfrentar desafios cada vez mais difíceis e dolorosos, que muitas vezes vão completamente contra tudo em que acreditam. Mas, a cada etapa, são oferecidos prêmios mais irresistíveis, como se quem controla o jogo conhecesse os desejos mais profundos dos jogadores. Mas será que o preço de ganhar aquelas coisas não é alto demais? É isso que nossa protagonista precisa descobrir.
Li esse livro em pouquíssimas horas, a narrativa é muito ágil e completamente viciante, mesmo que a gente precise encarar coisas completamente doentias. E o pior é que para assistir ao jogo as pessoas pagam. É incrível como os observadores não se importam em testemunhar o tipo de acontecimento a que assistem, já que no decorrer do enredo o número deles só cresce. Mas o pior é perceber que nos tornamos parte deles, por mais que todas aquelas coisas horríveis estejam sendo descritas é impossível parar de ler sem saber como tudo vai terminar.
Tive alguns problemas com a leitura. O final é bem indefinido, e não curto isso. O porque desse jogo ter surgido, a forma como é mantido, os responsáveis por ele, entre outras coisas, não foram esclarecidas. Ou seja, não faltam pontas soltas. E, para ser bem sincera, não dá nem para saber se alguns personagens mostram ou não quem são realmente.
Não tenho como negar que o livro me envolveu completamente, mas realmente não consegui me sentir satisfeita quando terminei a leitura. Fui pesquisar se haveria uma sequência, e encontrei na página da autora no Goodreads a resposta que deu a um leitor, em que disse que escreveu pensando que seria um livro único, mas que tem algumas ideias sobre o caminho que a história tomaria, e pode ser que haja uma sequência, embora não haja nada oficial sobre isso ainda. Mas o livro foi publicado no exterior em 2012, então não acredito muito nisso, embora até torça para acontecer para pelo menos conseguir ter as respostas que queria.
Olá!
ResponderExcluirTambém não curto muito pontas soltas, não dessa forma que você disse que tem nesse livro. Confesso que não conheço a autora nem a obra. Quando comecei a ler a resenha até fiquei curiosa, mas depois, ao saber do desfecho vago, meio que perdi o interesse. Não sei... o.o
Beijo!
Oi, tudo bom?
ResponderExcluirEu não sabia nada sobre esse livro e logo pela capa achei que a história não iria me chamar atenção. Enfim, me enganei totalmente, fiquei muito curiosa para ler e saber como Vee vai lidar com tudo isso.Ah! Estou seguindo (segue de volta por favor?)
Beijos:*
treslivrolatras.blogspot.com
Olá.
ResponderExcluirNão tinha ouvido falar do livro até agora e CARAMBA que premissa é essa?? Fiquei megaa curiosa. E só de saber que leu o livro em poucas horas me deixa feliz, pois realmente estou com saudade de pegar um livro e me envolver ao ponto de não parar de ler até chegar ao final. E falando em final, também não curto finais indefinido, mas ainda topo ler o livro.
Oii Ju, tudo bem? Gostei muito da tua resenha! Ultimamente tenho lido muitas críticas positivas sobre o filme, e também sobre o livro. Bom saber que ele te envolveu tanto, apesar de não ter te deixado totalmente satisfeita. Acho que lerei futuramente, gosto da premissa.
ResponderExcluirBeijos!!
Eu já acho essa coisa de jogos um pouco batida, já não leria pelo simples fato que tá na cara que é mais do mesmo. Agora falando de todas as pontas soltas e tudo o mais é que tenho certeza que não vou ler. Detesto pontas soltas e saber que ela nem pretende escrever outro livro pra tentar explicar as coisas é bem chato. A capa é linda, não tenho como negar, mas pra mim não funcionaria mesmo.
ResponderExcluirRaíssa Nantes
Oi Ju!
ResponderExcluirEu gostei do filme, não vou negar. Achei interessante a forma com eles abordaram o tema do uso abusivo das redes sociais, mas confesso que também esperava mais.
Quero ler o livro, mas não tá no topo da lista.
Abraços
David
http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/
Oie!
ResponderExcluirEu não sabia que o livro seria assim, então já posso esperar isso quando começar a leitura. Vou começar a leitura em breve, mas já sei o que esperar.
bjks!
Histórias sem Fim
Olha, eu descobri a pouco tempo a existência desse livro. Eu apenas sabia do filme! Sorte que não vi o filme primeiro... rs
ResponderExcluirFiquei curiosa pela hiatória. O negocio é ler pra saber, agora.
#Ana
https://literakaos.wordpress.com/
HAHAHAH, JÁ QUERO LER <3333 sua resenha ficou ótima, só fiquei sabendo da existencia do livro após lançarem o filme, então to louca querendo ler!
ResponderExcluirAdorei sua resenha! Não sabia da existência do livro, e agora visitando teu post, já fui logo rejeitando ele pela capa. E agora tô super interessada, que sinopse maravilhosa <33 amei! Beijos
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirEu estou morrendo de vontade de ler esse livro. Confesso que me lembrou um pouco de jogos vorazes, mas amo livros assim. Talvez tenha ficado algumas pontas soltas por planejarem uma continuação me breve?
Beijos.
http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/
Seria ótimo mas, como eu disse na resenha, não acredito que ainda vá ser lançada uma continuação. Claro que posso estar errada.
ExcluirEstava gostando da premissa do livro e tudo mais, até estava pensando em ler, mas fiquei triste com o que você achou do final. Só de saber que ficou algo em aberto e que não teremos uma sequência deixa tudo terrível. Mas essa história do jogo é simplesmente perfeita!
ResponderExcluirOlá, eu ouvi falar do filme e achei maravilhoso, quero muito assistir, e quando vi que tinha o livro também, ai que eu surtei.
ResponderExcluiro trailer do filme não passa que tem muitas coisas doentias, então pelo que vejo o livro é bem melhor, não vejo a hora de fazer a leitura.
Oie
ResponderExcluirTudo bem?
Então eu não conhecia o livro se não me engano tem uma adaptação dele neh?
Não sei se é esse mais parece enfim eu gosto de livro que envolvem jogos e esse enredo me deixou bem curiosa eu também não gosto de livros que deixam pontas soltas e me incomodam muito dá vontade de gritar para o autor sentar e escrever de novo huahuahua.
Adorei a resenha
Bju
Mary Reis
Olá!
ResponderExcluirJá tinha visto esse livro, mas nunca me interessei para ler nada dele. Só fui saber do que se trata agora. Não sei se leria agora, não me interessei mesmo conhecendo mais da obra. Quem sabe um dia...
Beijos.